Jornalismo Literatura
os protagonistas do discurso
pelos verbos dicendi

Tania Maria Bezerra Rodrigues
taniarodrigues@ig.com.br

 

Partindo de uma visão não-dicotômica entre o discurso literário e o jornalístico, apresentaremos as diferentes funções dos verbos dicendi detectadas a partir de falas que acompanham quatro personagens ficcionais (Iracema, Capitu, Fabiano e Macabéa) e quatro personagens sociais (o político, o esportista, o artista e o cidadão comum).

A seleção dos protagonistas de obras paradigmáticas da literarura nacional possibilita-nos uma visão histórica, seguindo os estilos de época, preconizados pela Teoria Literária.

Da mesma forma, os protagonistas da mídia impressa são aqueles que ganham maior destaque/espaço em jornais de grande circulação diária na cidade do Rio de Janeiro.

Sabemos que, quando o redator elege o verbo dicendi para mediar sua avaliação, faz uso de estratégia dissimuladora de opinião sobre o dito e/ou seu autor.

Como suporte teórico, utilizamos a noção de face, preconizada por Erving Goffman, e o Contrato de Comunicação, na visão de Patrick Charaudeau.

Apresentaremos, ao final da palestra, uma proposta didático-pedagógica para a leitura/interpretação do discurso relatado.

Assim,poderemos fornecer ao professor do idioma materno uma prática de leitura, a partir de uma "pista" textual - o verbo dicendi - procurando, através dela, imergir no imenso iceberg em que se constitui um texto.