Metodologias de pesquisa
aplicadas ao contexto
de ensino-aprendizagem de línguas
Milene Bazarim
milene_bazarim@yahoo.com.br
A proposta deste minicurso é discutir questões de ordem teórico-metodológicas que estejam relacionadas à investigação do processo de ensino-aprendizagem de línguas, bem como a influência das escolhas teórico-metodológicas tanto na construção do objeto de pesquisa quanto nas análises e resultados. Para tanto, retomaremos a reflexão a respeito dos paradigmas de pesquisa qualitativos e quantitativos e sua aplicabilidade em contextos de ensino, bem como discutiremos as diferentes abordagens qualitativas: análise documental, pesquisa-participante, pesquisa-ação, microetnografia da sala de aula. No minicurso, à luz de pesquisas contemporâneas, sobretudo do âmbito da Lingüística Aplicada, pretendemos discutir brevemente algumas visões de ciência, trabalhar a formulação de problemas, hipóteses, objetivos e perguntas de pesquisa, bem como apresentar e discutir os diferentes instrumentos de geração e coleta de registros - e suas decorrências para a pesquisa, para, por fim, ser possível a realização de um pré-projeto de pesquisa aplicada ao contexto de ensino-aprendizagem de línguas.