Novidades na ortografia
da língua portuguesa do brasil
José Pereira da
Silva (UERJ)
pereira@filologia.org.br
Apesar de toda a grita relativamente ao Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa, muito pouco se modifica a ortografia da língua portuguesa, principalmente para nós, brasileiros.
Além de considerar que ortografia só é problema para quem deseja ou precisa utilizar a língua escrita padrão ou oficial, é bom lembrar que as alterações que chegam atingem menos de uma em cada duzentas palavras, o que nem será percebido por quem erra muito mais do que isto na ortografia que deseja preservar com tanto fervor.
Alguns livros que começam a sair não devem ser difundidos entre nossos alunos, pois trazem mais confusão interpretativa do que informações e orientações seguras.
Esta polêmica não deve ir além das salas de aula dos cursos superiores de Letras ou afins, pois trará desconforto para os professores e para os alunos no ensino fundamental e médio, uma vez que as alterações são insignificantes e serão assimiladas tranqüilamente no período planejado para sua implementação.
As principais alterações são bastante racionais, como a queda do acento nos hiatos em “ôo” e “êem”, por exemplo; e outras provêm de acordo, pois somos muitos usuários da língua portuguesa escrita, que tem numerosas variações nas diversas regiões e países em que é a língua oficial.
Exemplificaremos no pôster todas as mudanças da ortografia.