O anúncio classificado:
um gênero descritivo-argumentativo

Renata Palmeira
repalmeira@hotmail.com

 

Segundo definição do dicionário Aurélio, "anúncio classificado é o anúncio (mensagem publicitária veiculada na mídia) de venda, troca, etc., publicado em seção específica de jornal e / ou revista". Seguindo essa definição, este trabalho busca descrever o classificado como um gênero de discurso (Bakhtin, 1979), considerando-o ao mesmo tempo descritivo e argumentativo, ainda que, aparentemente, os anúncios pareçam somente descrever o objeto a ser vendido sem argumentar em seu favor. Contudo, pelos resultados encontrados até o momento, pode-se dizer que é, precisamente, a forma em que se dá a descrição nesses anúncios que torna visível a argumentação (Plantin, 2005), pois quando não se quer dizer algo, faz-se uso de afirmações que levam a perceber a negação que não se deseja explicitar, e isso possibilita identificar a tentativa de persuadir os leitores / compradores de estarem diante do objeto desejado.  Este trabalho visa, então, discutir o funcionamento argumentativo da descrição (Adam, 1993) no gênero dos classificados, mais especificamente nos classificados de imóveis para compra e venda, sendo seu corpus composto por anúncios classificados, referentes a apartamentos de sala e quarto no bairro de Copacabana, recortados de um jornal de grande circulação na cidade do Rio de Janeiro.