O ensino de LE
nas Orientações Curriculares Nacionais
para o ensino médio: um estudo discursivo

Maria Cecília do Nascimento Bevilaqua (UERJ)
cecilia.bevilaqua@gmail.com

 

O presente estudo, que participa de pesquisas que articulam linguagem e trabalho, orienta-se pelo objetivo geral de contribuir para o entendimento de discursos sobre o fazer profissional do professor e, para tal, volta-se para textos prescritivos de seu trabalho. Com base no princípio de que toda a atividade de linguagem está em interação permanente com as situações sociais no interior das quais é produzida, interessamo-nos nesta pesquisa pelo estudo de textos regularmente vistos como constituídos em situação externa ao trabalho de ensino stricto sensu e que garantem a circulação de sentidos atribuíveis a essa prática.  A seleção do corpus de análise considera nossa condição como professora de espanhol e o conseqüente interesse de contribuir para o aprofundamento da compreensão do trabalho do professor de línguas estrangeiras no contexto atual. Desse modo, voltamo-nos para o texto das Orientações Curriculares Nacionais para o ensino médio (OCN), publicado em 2006. Com o foco nas relações interdiscursivas que perpassam esses prescritos, destacamos o propósito de observar como se constroem sentidos relativos ao trabalho do professor de línguas estrangeiras e de que modo memórias discursivas são mobilizadas nesse processo.  A análise do corpus fundamenta-se nos pressupostos da Análise do Discurso de base enunciativa, com ênfase nos conceitos de alteridade discursiva e negação polêmica.  Os resultados alcançados permitem, além de refletir sobre posições enunciativas identificadas no corpus, aprofundar conhecimentos acerca dos modos de constituição de textos prefigurativos da atividade do professor.