O estudo da estilística
na graduação em letras
Darcilia Simões (UERJ/PUCSP/FBCJ)
darcilia@simoes.com
Rita de Cássia Rodrigues Oliveira
Este
trabalho propõe discussões acerca do lugar ocupado pela Estilística no âmbito
acadêmico. As propostas teóricas importadas sem o devido questionamento, e as
análises estilísticas baseadas em roteiros prontos aperfeiçoam ou prejudicam o
estudo da Estilística na graduação? Será que basta apresentar o perfil histórico
da Estilística e ditar as normas ou roteiros para futuras análises? Os teóricos
estrangeiros mais comentados são: Saussure, Bally, Marouzeau, Spitzer, Vossler,
Büller. Será que a Língua Portuguesa não propicia a formulação de uma
Estilística própria? No Brasil não há autores e estudiosos capazes de apontar o
norte para uma Estilística da Língua Portuguesa?
Questões como essas surgiram ao longo da pesquisa bibliográfica do projeto
"Matrizes técnico-teóricas para uma Estilística semiótico-funcional: modelo
aplicado", orientado pela Prof. ª Dr. ª Darcilia Marindir Pinto Simões. O
problema que o projeto pretende solucionar é a ausência de uma teoria
Estilística que responda à necessidade de uma contextualização mais ampla do
texto-objeto em língua portuguesa, contemplando-lhes não só o contexto de
produção (processo de enunciação), mas também valores funcionais e pragmáticos
que podem ser identificados com auxílio da Semiótica de orientação peirceana. A
ausência de uma matriz de análise com dimensão contemporânea torna as aulas de
português um tanto descomprometidas com o uso da língua na sociedade nacional
atual. Assim, pretende-se colaborar para o aperfeiçoamento do ensino da língua
nacional, produzindo um instrumento teórico conectado com a prática didática. A
visão crítica que se obtém com o referido projeto possibilita repensar os papéis
desempenhados, em especial, por graduandos e seus respectivos professores, além
de gerar uma nova visão sobre os estudos estilísticos.