Os recursos midiáticos responsáveis
pela constante renovação do Ethos:
Uma análise do ORKUT

Verônica Aparecida de Oliveira Aquino
veaoa@ig.com.br

 

A noção de Ethos provém da retórica, deslocando-se na pragmática e na análise do discurso. O ethos representa o estilo que o orador deve usar para captar a atenção e ganhar a confiança de seu auditório. Desta forma, abordamos a noção de Ethos vinculando-a a questão do perfil (profile), como um dos principais constituintes do site.

No ORKUT, o orador dá uma representação de sua pessoa através da competência lingüística, do conhecimento de mundo e da própria apresentação pessoal. Assim, ocorre um estreitamento entre os limites da  esfera privada e os da esfera pública. Tal fenômeno é impulsionado pela necessidade do ser humano se tornar um ser social, se auto-afirmar e provar para o outro suas capacidades e posses. Barthes marca essa característica: "São os traços do ethos que o orador deve mostrar ao auditório para causar uma boa impressão. (Barthes, 1966, p.212- apud Mainguenau, 1999, p. 77).

Desta forma, abordamos o modo que os oradores produzem sua imagem, como constroem valores sociais e éticos ligados a valores humanos. Abordamos também a busca incessante pela confiança de seu auditório e o desejo de se mostrar sempre simpático, expressado através de recados e depoimentos, enviados a pessoas de pouco convívio; que expressam afetos profundos.

 A conclusão que chegamos foi que as mudanças do Ethos ocorrem devido à necessidade de co-respondência com o auditório; que os usuários buscam apoiar seus discursos através de imagens (fotografias), contradizendo o que dizia Aristóteles "o ethos constitui-se na mais importante das provas" e que não ocorre ética em relação à descrição do Ethos, ou seja, no mesmo site de relacionamento pode existir pessoas diferentes que compartilham o mesmo perfil.