Teoria aplicada sobre gêneros
do discurso/textuais

Sílvio Ribeiro da Silva
shivonda@gmail.com

 

Este minicurso será desenvolvido partindo da concepção teórica de gênero do discurso de Bakhtin ([1952-53]1979). A importância de uma atividade baseada na abordagem sobre gênero reside no fato de que a interação humana acontece, segundo Bakhtin, através de gêneros do discurso específicos. Sendo assim, propor o ensino de língua a partir do gênero traz benefícios ao aluno, uma vez que oferecerá a ele os mecanismos necessários para a interação e a construção de seus discursos, tanto em esfera pública quanto em esfera privada, além de o trabalho com ele ser uma extraordinária oportunidade de se lidar com a língua em seus mais diversos usos autênticos no dia-a-dia. Pleiteio, com esta atividade, desenvolver as seguintes tarefas: 1. Discutir o conceito de gênero, bem como a origem das discussões a seu respeito na academia e sua inserção no ensino de língua materna; 2. Refletir sobre o ensino de produção de textos no Ensino Fundamental (3º e 4º ciclos) tomando como objeto de ensino o gênero do discurso. Para isso, as questões a serem desenvolvidas são: 1. Gêneros de texto e de discurso - o que são? 2. Gênero e tipologia - são diferentes? 3. Por que/para que ensinar gêneros textuais/discursivos em classe? 4. A proposta de agrupamento de gêneros de Genebra.