Uma análise dos documentos
que prescrevem o trabalho do professor
de ensino técnico do Rio de Janeiro
Raabe Costa Alves (UERJ)
raabealves@yahoo.com.br
Este trabalho situa-se no âmbito das pesquisas voltadas para as articulações entre linguagem e o mundo do trabalho. Considerando as variadas possibilidades de abordagens para a relação linguagem/ trabalho, privilegiamos a investigação dos discursos produzidos sobre o trabalho, em específico, os discursos produzidos acerca dos saberes e competências que "devem ser" empreendidos na atividade de trabalho isto é, discursos prescritivos. Sob essa perspectiva, esta pesquisa reúne a análise dos documentos que prescrevem o trabalho do professor do ensino técnico do Rio de Janeiro, com o objetivo de analisar, nesses discursos, saberes relacionados ao exercício profissional nesse segmento. Buscamos, assim, refletir com prioridade sobre o ensino de espanhol para esse público específico, além de contribuir para a construção de novos conhecimentos sobre processos de formação e prática docente de espanhol nas escolas técnicas. Temos como marco teórico os estudos da linguagem, a partir da perspectiva enunciativa, com ênfase nos conceitos de dialogismo e gêneros do discurso (Bakhtin, 1979) e de polifonia (Ducrot, 1987). Numa primeira análise dos enunciados, buscamos identificar necessidades e problemas relacionados a esse processo de ensino.