Uma análise sócio-interativa
do gênero textual "notícia"

Anderson Godinho Silva
godinho.anderson@gmail.com

 

Apresentam-se, neste trabalho, uma descrição e uma análise do gênero textual notícia levando-se em conta não só as características lingüísticas que constituem a notícia como também os indivíduos capazes de interagir com o texto. Este estudo justifica-se pelo fato de alguns autores tratarem os gêneros textuais apenas no que tange aos elementos lingüísticos específicos a eles. Esta abordagem é comumente encontrada em livros didáticos, que, ao invés de ensinar aos alunos que ler é um processo de interação, tornam o ato da leitura algo desagradável.

Para a realização desta pesquisa, é necessário apresentar alguns autores que seguem uma perspectiva sócio-interativa, como Bazerman (2006), ou que se assemelha a esta, como Marcuschi (2002). Dessa forma, os pressupostos teóricos utilizados neste trabalho são os da abordagem sócio-interativa. Pretende-se, com esta pesquisa, i) mostrar que uma notícia pode ser observada além das informações básicas que devem compô-las e ii) que um mesmo gênero textual pode se apresentar de maneiras distintas dependendo de vários aspectos como quem produz o texto e para quem ele é produzido.

Para isto, foram contrastadas duas notícias a respeito do mesmo fato publicadas em dois jornais distintos: "O Globo" e "Meia Hora".