Uma reflexão
acerca do ensino de língua materna

Milena Salles Marques Domás
Alex Swander
Tamiris Alves
milena-letras@hotmail.com

 

O ensino de Língua Portuguesa nas escolas tem se baseado exclusivamente na transmissão e exigência da norma culta. Diante disso, traremos no presente texto, algumas discussões acerca das propostas de ensino da língua materna, questionando até que ponto a norma-padrão age como instrumento de opressão e trazendo reflexões sobre um ensino de Língua Portuguesa que se paute não apenas nas regras ditadas pela Gramática Tradicional, mas que introduza novas abordagens, mais adequadas à realidade dos educandos.

Traremos nesse trabalho algumas noções sobre norma, erro e buscaremos discutir acerca da postura a ser tomada pelos professores de Língua Portuguesa, a partir de uma nova perspectiva, que não a tradicional, conservadora.

Além disso, pretendemos discutir sobre a questão do preconceito lingüístico, como mais um tema a ser tratado nas aulas, as quais, segundo a nossa proposta, se constituiriam no instrumento para a eliminação desse preconceito.

Para tanto, nos basearemos nas idéias de Capello e Coelho, Bagno e utilizaremos como referência de estudo as considerações feitas por estudiosos da área, dentre os quais estão Soares, Geraldi, Rocha e Mollica, Luft, Richter, Souza, Swander e Teixeira.