Variação e discurso e sua produtividade
na prática didática de português

Darcilia Simões (UERJ/PUCSP/FBCJ)
darcilia@simoes.com

 

Nosso grupo vem desenvolvendo estudos e pesquisas com a meta de aperfeiçoar as práticas didáticas de língua portuguesa. Tendo em conta as a prática linguageira, temos orientado teses, dissertações e monografias que discutem questões emergentes das salas de aula. Aplicando matrizes lingüístico-semióticas, temos podido testar e validar hipóteses que apostam na produtividade do conhecimento da variação lingüística na produção de textos, como materialização de discursos, uma vez que os fatos lingüístico-expressionais caracterizam os falantes e devem assim serem interpretados.
Temos na Sociolingüística uma forte aliada na descrição da expressão verbal em diálogo com as marcas sociais. Por isso, temos analisado textos da linguagem cotidiana, observando-lhes as escolhas praticadas pelos falantes-autores, para em seguida confrontá-la com formas da língua padrão, visando a concretizar a hipótese do poliglota em sua própria língua, por meio do contato direto com textos que representem as várias falas brasileiras. Nessa perspectiva levamos a termo dois projetos de Iniciação Científica que examinaram a comunicação lingüística por meio de letras de música.