Variação e discurso e sua
produtividade
na prática didática de português
Darcilia Simões (UERJ/PUCSP/FBCJ)
darcilia@simoes.com
Nosso
grupo vem desenvolvendo estudos e pesquisas com a meta de aperfeiçoar as
práticas didáticas de língua portuguesa. Tendo em conta as a prática linguageira,
temos orientado teses, dissertações e monografias que discutem questões
emergentes das salas de aula. Aplicando matrizes lingüístico-semióticas, temos
podido testar e validar hipóteses que apostam na produtividade do conhecimento
da variação lingüística na produção de textos, como materialização de discursos,
uma vez que os fatos lingüístico-expressionais caracterizam os falantes e devem
assim serem interpretados.
Temos na Sociolingüística uma forte aliada na descrição da expressão verbal em
diálogo com as marcas sociais. Por isso, temos analisado textos da linguagem
cotidiana, observando-lhes as escolhas praticadas pelos falantes-autores, para
em seguida confrontá-la com formas da língua padrão, visando a concretizar a
hipótese do poliglota em sua própria língua, por meio do contato direto com
textos que representem as várias falas brasileiras. Nessa perspectiva levamos a
termo dois projetos de Iniciação Científica que examinaram a comunicação
lingüística por meio de letras de música.