A Carteira de Machado
uma questão de valores

Regina Duarte Viana
ericlaga@ig.com.br

 

A presente investigação surgiu do desejo de aproximar Machado de Assis de alunos do ensino fundamental de uma escola municipal do Rio de Janeiro, como também de ampliar sua visão de mundo, tendo como base questões relativas a tempo e espaço.

O texto escolhido foi o conto A Carteira, por focar um personagem rodeado por um problema existencial que se aproxima de nossa realidade: pendências econômicas, oriundas de inúmeros fatores, como, por exemplo, da má gestão das economias pessoais e familiares.

Preferiu-se focar o gênero conto por suas características: brevidade e concisão temática.

Procurou-se trabalhar o conto a partir das estratégias de leitura interativa (Isabel Solé): skiming, scanning, inferência de vocabulário, conhecimento prévio, palavra-chave.

Os resultados a que chegamos foram bastante satisfatórios: os alunos passaram a amar um Machado que jamais poderiam imaginar existir, houve o envolvimento da comunidade familiar, criou-se um grupo de multiplicadores: os contadores de histórias.