A utilização da Internet
nas aulas de Língua Portuguesa

Aurora de Jesus Rodrigues
aurorajesus@uol.com.br

 

O presente trabalho tem por objetivo evidenciar como a utilização da Internet, durante as aulas presenciais de língua portuguesa, pode melhorar o desempenho dos alunos do ensino fundamental. Numa escola municipal selecionamos 20 informantes da 5.ª série, de 11 a 13 anos, interessados em participar desta pesquisa sobre a utilização da Internet nas aulas de língua portuguesa. Todos os alunos foram submetidos a um teste diagnóstico, envolvendo redação e interpretação de texto. Cinqüenta por cento dos participantes foram malsucedidos. Durante um mês, os alunos selecionados participaram de diferentes atividades on-line supervisionadas e corrigidas pelo professor responsável, tais como: acesso a textos jornalísticos; envio de mensagens aos colegas sobre a compreensão dos conteúdos lidos, dentre outras. Ao término da pesquisa, os alunos foram submetidos a um teste semelhante ao primeiro. Setenta e cinco por cento dos alunos apresentaram um desempenho superior àquele da situação diagnóstica.