Assaz, muito, de montão
processos de sistematização
na seleção lexical em PLE/PL2

Ida Maria da Mota Rebelo
ntrebelo@yahoo.com.br
Adriana Albuquerque
adri@puc-rio.br

 

Este trabalho tem por objetivo apresentar uma proposta de sistematização de alguns usos lexicais em Português com o objetivo de auxiliar professores e alunos de PLE/PL2 na resolução de inadequações nas escolhas de vocabulário.

O arcabouço teórico utilizado é tributário dos estudos de base semântica (Harris, 1996; Nattinger&DeCarrico, 1992) e lexical (Basílio, 1980 e 1990) que deram origem a categorizações tais como: discrepância de registro/dialeto, colocação e alteração de expressões fixas. Diante de escolhas feitas por falantes de PLE em imersão percebe-se, nos manuais de ensino, uma lacuna no que diz respeito ao tratamento dado ao vocabulário que se limita, em geral, à inclusão de listas onde os itens lexicais são apresentados de forma assistemática. Além disso, não encontramos orientações para lidar com as inadequações de seleção apresentadas pelos aprendizes. Dentro do universo alargado que envolve o ensino e aprendizagem de vocabulário em PLE, abordamos, neste trabalho, o uso das estruturas intensificadoras de adjetivo tomando por base as categorizações acima mencionadas.