BIBLIOTOTECAS ITINERANTES:
LITERATURA COMO FERRAMENTA
PARA O DESENVOLVIMENTO DE LEITORES

Melissa Eloá Silveira Nascimento
meleloas@hotmail.com

 

No Brasil, algumas iniciativas de acessibilização ao livro e incentivo à leitura ocorrem através de bibliotecas itinerantes. Em comunidades distantes ou que não possuem estrutura física adequada, as bibliotecas itinerantes compreendem uma forma de acessibilizar livros para pesquisas, trabalhos em classe e mais conhecimento para alunos e professores. O grande lema destas bibliotecas é o acesso à leitura de uma forma geral.

Como o próprio nome inspira, estas bibliotecas são unidades volantes que visitam comunidades levando, além da cultura da leitura, atividades de produção escrita, oral e visual. As visitas às comunidades são semanais ou mensais, algumas se revezam, cada dia estão em um lugar diferente.

O trabalho de uma biblioteca itinerante vai além do empréstimo de livros, preza pela viabilização de um espaço de troca de conhecimentos e experiências. Neste sentido, a literatura é uma ferramenta de desenvolvimento da língua materna, ou seja, a prática da leitura desenvolve competências lingüísticas importantes para formação verbal e escrita, bem como, desenvolvimento crítico.

Desta forma, o presente trabalho pretende uma abordagem de algumas experiências realizadas em bibliotecas itinerantes, apontando a prática do uso da literatura como ferramenta para o desenvolvimento de leitores.