Diacronia da Literatura Comparada
rumo à Crítica

Lilian Cristina Granziera
(FIMI/C.E.LITTERAL-Mogi Guaçu-SP)
liliancg@ig.com.br
Maria Suzett Biembengut Santade
(UMinho-Pt/ UERJ/ FIMI e FMPFM-Mogi Guaçu-SP)
suzett.santade@terra.com.br

 

Este trabalho trata da Literatura Comparada como uma disciplina que se legitimou no século XIX, tendo seus alicerces em uma prática empírica de Literatura, e em uma cultura literária, mediante pesquisa teórica. Pretende-se demonstrar a evolução desta disciplina, desde Brunel, Pichois e Rousseau, que chegam a caracterizar a LC como um instrumento de cultura geral com duas vocações essenciais: como iniciação do humanismo sob todas as suas formas, e como ciência, até a idéia de que a comparação não é um fim, mas um meio cuja finalidade é a Crítica, já que não é apenas comparação, ou seja, não é apenas o procedimento mental que favorece a generalização ou a diferenciação que a particulariza, sendo um recurso analítico e interpretativo. A maioridade da LC se apoiava em ideais positivistas e visava à história dos intercâmbios literários internacionais, à pesquisa das fontes e das influências, individuais ou gerais, ao estudo dos temas e dos motivos, à história geral da literatura ocidental, de suas épocas e de seus gêneros literários. A situação da LC no Pós-Guerra conferiu-lhe o estatuto de disciplina internacional, universal, coincidindo com um momento de expansão de toda a teoria maturada anteriormente, iniciando-se a era dos Congressos Internacionais, cujos temas pairavam sobre: os métodos, os estilos, as críticas, as relações com as outras formas de expressão artísticas e outros de grande generalidade. No Brasil, Tasso de Oliveira, professor da Faculdade de Filosofia do Instituto Lafayette, depois Faculdade de Filosofia e Letras da Universidade da Guanabara, publicou, em 1931, Literatura Comparada. Seguido a estas obras, há de se considerar o trabalho acurado de professores universitários e pesquisadores da LC, tanto no sentido de divulgação da disciplina, quanto da realização de estudos compartilhados em eventos acadêmicos e publicações especializadas. Pretendemos, assim, operacionalizar um levantamento dos métodos de pesquisa até então utilizados.