Discurso Educação:
Sociedade, Sujeitos e Mercado

Eliana Meneses de Melo (UBC-UERJ)
demelo@uol.com.br

 

 Discute o Discurso Educação nas bases conceituais da Semiótica das Culturas. São analisadas as relações de tensões e confrontos entre sujeitos e valores no discurso dos Direitos Humanos e Discurso Econômico, tendo como corpus matéria publicada no Jornal Folha de SPaulo: Desigualdade Educacional é ainda maior que a renda, de Antônio Góis (Cotidiano, 24/12/07) e Educação e Direitos Humanos, de Vernor Muñoz ( Opinião, 3/2/08). Mediante estudo das estruturas discursivas e narrativas, destaca-se os valores garantias individuais, direito sociais, pessoa/cidadania.Com a finalidade se avaliar os confrontos e tensões resultantes são estudos por um outro olhar: Mercado e Consumo.Ao ser analisado o conjunto de valores do Discurso Educação evidencia –se que implícito à cidadania, desenvolvimento humano e qualidade de vida, estão as práticas emanadas pelo sujeito mercado.Observa-se uma relação de dependência entre o que se configura objeto –valor sociedade e intencionalidades do Discurso Econômico e o sujeito mercado, na medida em que os cenários econômicos se situam no palco da Sociedade do Conhecimento, para a qual o saber/conhecimento torna-se ação estratégica: programa narrativo fundamental para que se realize a junção com objeto-valor. No espaço da economia globalizada e fluida, o sujeito –cidadão que atende as demandas sociais é possuidor de competências específicas: identificar e resolver problemas, analisar símbolos, criar e trabalhar a informação. É justamente da capacidade do sujeito-cidadão em corresponder às exigências sociais contemporâneas que se dá à vitória do sujeito mercado. Caos e Complexidade é o contexto do Discurso Educação onde os resultados de todas ações estão inter-relacionados.