Estratégias enunciativo-discursivas
do gênero carta:
uma abordagem diacrônica

Luciana Paiva de Vilhena Leite
vilhena_lu@yahoo.com.br

 

Esta pesquisa objetiva estudar qualitativamente e quantitativamente as estratégias discursivas  presentes em textos de cartas em um período que compreende o século XVI ao século XX no Brasil.

O estudo alia as perspectivas teóricas da Semântica Lingüística (Ducrot, 1987), da Teoria Semiolingüística do Discurso (Charaudeau, 1983), da Teoria da Enunciação Lingüística (Benveniste, 1989; Bakhtin ([1969]2006) e do enfoque variacionista laboviano (Labov, 1972), este último como suporte teórico-metodológico.

Partindo-se do pressuposto de que o gênero carta abrange uma grande faixa de temporalidade, já que, durante séculos, a começar pela carta de Pero Vaz de Caminha, ela teve importante papel no campo da intercomunicação entre enunciadores, observa-se que tais discursos contêm "marcas" enunciativo-discursivas que revelam não só as relações discursivas, mas também as relações sociais que se estabelecem entre os participantes do ato enunciativo.

Os corpora analisados contam, então, com cartas produzidas no Brasil num período que abarca do século XVI ao século XX, totalizando 25 textos estudados e divididos conforme sejam oficiais ou não oficiais. Tais textos são analisados de acordo com duas etapas complementares: a primeira qualitativa, que objetiva a avaliação da completude discursiva dos textos epistolares e a segunda quantitativa - à luz do enfoque variacionista quantitativo - cujo objetivo é selecionar variáveis relevantes em função de uma variável dependente, ainda que o fenômeno estudado não seja variável stricto sensu. Essa segunda etapa visa à quantificação de estratégias consideradas relevantes pelos enunciadores do discurso das cartas conforme desejem aproximar-se ou distanciar-se de seus enunciatários no jogo enunciativo instaurado.

O estudo pretende contribuir, ainda, para que sejam "desvendadas" as relações sócio-discursivas existentes entre os missivistas no decorrer da história do português no Brasil.