Estudo sobre a Variação
do Significado Lexical
em Textos Antigos do Português do Brasil

Suelen da Fonseca Antunes
suelenatunes@yahoo.com.br

 

O estudo sobre a variação do significado lexical em textos antigos do Português apresenta diversos fatores que influenciam na modificação do valor significativo das palavras no tempo.

Este trabalho visa a observar e ordenar as modificações (variações) sofridas pelo significado lexical em diferentes sincronias, através de alguns exemplos retirados de textos  escritos, como jornais e obras literárias (do português atual até o século XVI), que sejam suscetíveis de explicação, à luz de lexicógrafos e especialistas consagrados na área, como Antônio Houaiss e Sílvio Elia. Os vocábulos que sofreram mudança de significado em distintos estados da língua foram classificados no Quadro Geral, proposto por Felix Restrepo (1946), em: Variação das Coisas, Intervenção do Sentimento, Movimento dos Vocábulos, por Figuras de Linguagem e Influências Sociais e Históricas.

A comparação entre palavras, em sincronias distintas, desperta no leitor "um olhar reflexivo" em relação às mudanças e às conservações da Língua Portuguesa do Brasil.