O computador na sala de aula
a importância do letramento digital
na construção do conhecimento
um estudo de caso
Vanessa Lacerda da Silva
v.rangel@yahoo.com.br
Este trabalho deseja apresentar algumas peculiaridades da leitura no computador, destacando problemas e vantagens para a formação do hábito leitor, à luz dos pressupostos da Análise do Discurso. Por meio de um estudo de caso, alunos do 5º ano do Ensino Fundamental têm sido acompanhados em um trabalho quinzenal, cujo objetivo é desenvolver habilidades de leitura por meio de atividades que visam à familiarização com diferentes fontes de informação. Ao comparar as atividades de leitura no computador de alunos novatos e antigos na escola, esperava-se perceber a importância do trabalho de letramento para a exploração das vantagens que o computador oferece, já que o ambiente virtual oferece recursos hipermodais que dariam subsídios para o enriquecimento do processo leitor, em oposição aos demais suportes, graças à estrutura hipertextual, própria do ambiente virtual, que otimizaria a reunião de unidades de informação de natureza diferente, tais como texto verbal, som e imagem, trazendo vantagens significativas para a leitura na tela. Nesse sentido, ao se contrapor a experiência dos alunos antigos na escola e dos novatos, foi percebido que, apesar dos benefícios oferecidos pelo computador, a busca pela informação no ambiente virtual poderá apresentar algumas dificuldades, comprometendo-se assim o processo. Tais empecilhos estão intimamente ligados ao letramento, especialmente ao digital, já que algumas particularidades do ambiente virtual impedem que o leitor excluído digitalmente e com baixa proficiência leitora explore os inúmeros benefícios disponibilizados pelo computador. Esse é um indício, portanto, de que a utilização cautelosa dessa fonte de informação, enquanto suporte para o ensino, faz-se necessária, a fim de que tal recurso didático não se transforme em objeto de repúdio na formação do aluno.