O Charmoso Vilão Gótico: O Vampiro

Lilian Maria Araujo da Silva
lilianmaria@superig.com.br

 

Neste evento, pretende-se fazer comentários acerca de algumas obras literárias especialmente as de origem inglesa, que trazem em suas tramas, aspectos relacionados ao que podemos denominar escrita gótica, escrita esta exaltado nos séculos anteriores, XVIII e XIX.

Pretendo trocar idéias com os ouvintes sobre idéias que o gótico oferece, mencionando as questões psicológicas inerentes aos fenômenos ligados a ele. Elementos como o sublime, o terror e o horror serão explorados nesta palestra, por serem parte de minha pesquisa, e por conseguinte, falarei sobre o fenômeno de abjeção ou repulsa.

Sendo assim, não deixarei de lançar luz sobre certas figuras, vilões, personagens obscuras, xomo os vampiros, os ditos corpos abjetos que povoam nosso imaginário. Usarei teoria e ficção como base para minha palestra. Como exemplo de teóricos da abjeção, usarei David Punter, Julia Kristeva, Sigmund Freud e Jacques Lacan. Mencionarei alguns exemplos literários mais famosos apenas para ilustrar a parte teórica.