O ensino de língua portuguesa
para os alunos do PEC-G (UFRJ):
relato de experiência

Milena Maximo
milenamaximo@yahoo.com.br

 

Esta comunicação tem por objetivo relatar minha experiência como professora de PLE no Programa Estudante Convênio de Graduação (PEC-G) da UFRJ, no ano de 2008. Sendo o curso ministrado por cinco professoras, cada uma é responsável por enfocar determinada(s) habilidade(s) e/ou aspectos relevantes para a aprendizagem do português pelos alunos estrangeiros. A ênfase do meu trabalho, dentro da abordagem comunicativa que norteia as aulas, está nos atos de fala, que constituem uma base importante para o uso efetivo da língua, e nos elementos gramaticais que podem figurar na composição de tais atos. Além de utilizar a coleção Avenida Brasil, textos autênticos, como, por exemplo, músicas, contos e tirinhas, fazem parte das aulas, por não apenas introduzirem ou apresentarem elementos lingüísticos novos, mas também por se prestarem a um trabalho profícuo de produção oral e escrita, oferecendo aos aprendizes recortes da realidade sociocultural brasileira e a oportunidade de refletir sobre semelhanças e diferenças culturais.