O jornal na sala de aula
e a formação do leitor-cidadão
Heloísa Helena da Cruz Aguiar
heloisaguiar@oi.com.br
O uso do jornal na sala de aula mostra-se um recurso comprovadamente útil no desenvolvimento de um processo pedagógico comprometido com a cidadania. A escola pode fazer com que os estudantes compreendam a sociedade, seus modos e seus costumes e o jornal é uma ferramenta muito útil para expressar uma leitura da realidade social, seu desenvolvimento, suas contradições e suas necessidades.
Esse veículo é uma forma de a escola deixar-se influenciar pelas questões do mundo prático que nem sempre ficam tão visíveis. Ao produzir uma leitura dos fatos que transforma em notícia, facilita-se a compreensão das coisas do mundo, tornando os alunos capazes de nele se inserirem como cidadãos.
Ao trabalhar com o jornal em sala de aula, notou-se maior interesse e participação dos alunos, por conseguirem encontrar relação mais próxima entre o conteúdo pedagógico e a sua realidade. Com o propósito de estimular essa participação, estabeleceu-se uma parceria com o projeto do jornal O Globo - "Quem lê jornal sabe mais", em que, diariamente, a escola recebe alguns exemplares do jornal, que são usados por todos os professores, de todas as disciplinas. Dessa forma, cria-se o hábito da leitura, estimula-se a formação da opinião, a crítica e afasta-se o mito de que a matéria não faz parte do cotidiano do indivíduo.
Assim, o presente trabalho tem por fim apresentar os resultados dessa prática e incentivar o uso dessa ferramenta tão acessível e útil para que o ensino de Língua Portuguesa seja mais prazeroso e menos distante do cotidiano dos alunos.