O trabalho do professor
de Espanhol Instrumental na universidade:
incentivador da leitura
ou reprodutor de estruturas gramaticais?

Antonio Ferreira da Silva Júnior (CEFET/RJ)

 

O objetivo desta comunicação será relatar, discutir e refletir os resultados obtidos após acompanhar um semestre letivo de aulas de Língua Espanhola Instrumental para Leitura em duas turmas do Curso de Graduação de Direito de uma Instituição Pública de Educação Superior do Estado do Rio de Janeiro. Seguindo os pressupostos teóricos do ensino da leitura em língua materna/ estrangeira de Kleiman (1992) e Junger (2002), analisamos o papel e o trabalho do professor durante o período em que acompanhamos sua prática docente (de maio a dezembro/ 2005), como forma de obter os créditos da disciplina “Supervisão da prática de observação” do curso de Especialização em Língua Espanhola. Para isso, analisamos a ementa da disciplina, bem como os materiais confeccionados para o curso e, por último, as respostas de um questionário aplicado ao professor da turma, de modo que pudéssemos comprovar nossas conclusões. Finalmente, esperamos, com esse trabalho, mostrar a importância de uma formação continuada por parte do professor de língua estrangeira.