Oficina de fotografia
e a produção de saberes do cotidiano
a "invenção" de dispositivos de produção
de pistas para pesquisa no Ensino Médio

Bruno Deusdará
brunodeusdara@yahoo.com.br

 

Nesta comunicação, problematizamos a "invenção" de certos dispositivos produtores de pistas para pesquisa do cotidiano no Ensino Médio. Atualmente, nos debates que tangenciam os contornos do trabalho docente, tem-se mostrado freqüente a idéia de que todo professor deveria ser também um pesquisador. Paradoxalmente, temos assistido à proliferação de parâmetros, métodos e sistemas que pretendem oferecer recursos didáticos ao professor em sala de aula, constituindo uma imagem de docente meramente executor de roteiros previamente estabelecidos. Nesse contexto, pretendemos pôr o foco nos saberes que se produzem no cotidiano e que, muitas vezes, não ganham estatuto similar ao conferido aos conhecimentos "formais". Os textos analisados nesta comunicação foram produzidos a partir de uma proposta de oficina de fotografia com alunos do Ensino Médio de uma escola da rede pública estadual e apontam para uma tentativa de dar visibilidade a outros saberes que acabam por se apagar no cotidiano escolar.