Othon Moacyr Garcia:
um precursor dos estudos de discurso
no Brasil

Vera Lúcia Paredes Silva
veraparedes@terra.com.br

 

O livro de Othon Moacyr Garcia Comunicação em prosa moderna é inovador desde o título. Antes mesmo de os estudos de língua portuguesa passarem a intitular-se  estudos de Comunicação e Expressão, já o autor valorizava a língua como meio de comunicação, os aspectos de clareza no pensamento e conseqüentemente na forma de expressão como elementos  motivadores do aprendizado da escrita em língua materna.

O subtítulo: aprenda a escrever aprendendo a pensar é primoroso. Enfatiza o que deve estar realmente subjacente à tarefa da escritura _ o pensamento bem formulado, colocando em segundo plano as preocupações de ordem gramatical (no sentido estrito) predominantes na época.

Suas formulações sobre os gêneros de discurso num período em que o assunto dizia respeito principalmente  à literatura reforçam seu caráter precursor, e ainda são valiosa fonte de consulta até os dias de hoje.

Além disso, no campo das articulações de orações  (especialmente no que diz respeito às orações adverbiais) ele aponta o caminho das correspondências semânticas, abrangendo desde a oração até as locuções e palavras equivalentes.

Resta-nos ainda mencionar suas inovadoras propostas de exercícios, que também conferem um caráter prático à obra.