PROPOSTA DE PROGRAMA DE LÍNGUA PORTUGUESA
PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA):
QUESTÕES RELEVANTES

Maria Teresa Gonçalves Pereira
mtgpereira@yahoo.com.br

 

O Projeto de Pesquisa visa a elaborar um Programa de Língua Portuguesa voltado para a Educação de Jovens e Adultos (EJA) com base no tripé Gramática, Leitura e Produção Textual desde o momento imediatamente após a Alfabetização até o Ensino Médio a partir de observações e práticas realizadas. Dominar o código lingüístico é fundamental, principalmente na EJA. O uso inadequado do idioma se constitui motivo real de exclusão social. Assim, a organização de um currículo apropriado às necessidades e aos anseios da clientela se impõe. Em função do tempo disponível menor, a solução não passa apenas por eliminar, cortar ou desfigurar conteúdos, mas verificar o que é relevante para aquele aluno com características tão peculiares, com os desdobramentos que esses conteúdos acarretam. Não há na literatura específica a sistematização dos currículos com os conteúdos das matérias. Propõe-se, então, estabelecer os fundamentos de uma Gramática para a EJA, assim como (re)dimensionar a questão da Leitura e da Produção de Textos, com as respectivas metodologias. As formulações e as práticas de um projeto educacional para a EJA devem-se ajustar aos interesses pessoais e profissionais dos alunos.