Relatos de professores:
uma retrospectiva do ensino de espanhol no RJ

Maria Cecília do Nascimento Bevilaqua
cecilia.bevilaqua@gmail.com

 

A presente pesquisa, que assume a perspectiva de contribuir para estudos que articulam linguagem e trabalho, volta-se para a busca de um maior visibilidade de aspectos que marcam a memória do ensino de espanhol no contexto brasileiro. Em nosso estudo, reunimos relatos de professores do idioma que atuam no ensino universitário do Rio de Janeiro, a fim de buscar caracterizar, a partir desses enunciados, a trajetória desse ensino, bem como melhor compreender a complexidade da atividade do professor que atua na área. Na apresentação, enfocaremos aspectos teóricos e metodológicos relacionados à elaboração do dispositivo de entrevista, que considera o estudo de Rocha, Daher e Sant' Anna (2004) e metodologia proposta por Daher (1998). Ressaltamos, assim, o entendimento da entrevista como forma complexa de enunciado resultante da interação entre pesquisador e entrevistado que resulta, em determinado contexto, na atualização de diferentes vozes consideradas relevantes para a consecução de determinada atividade de pesquisa.