verificação da intervenção
do fonoaudiólogo no processo variável
de apagamento do fonema /r/
por crianças com alteração de fala
em belo horizonte e região

Ana Paula Teixeira
anateixeira2005@ibest.com.br

 

Este trabalho analisa a relevância prestada à variação lingüística no parecer da avaliação fonoaudiológica da fala de crianças de seis a dez anos em Belo Horizonte e região. Para direcionar esse estudo, descreve-se o fenômeno da variação: manutenção/cancelamento do /R/ final em nominais e indícios do cancelamento do /R/ (medial) na fala das crianças, e ainda sua repercussão entre profissionais fonoaudiólogos. O apagamento do /R/ final recebe atenção do meio fonoaudiológico, no entanto, há pouco ou nenhum reconhecimento da variação inerente a esse fonema. Investigam-se as características da variação na produção do segmento /R/ em posição final de sílaba tanto em dados coletados na pesquisa em andamento (amostras de fala de crianças e avaliações fonoaudiológicas) quanto em estudos já realizados dentro da área de variação e mudança lingüística, lingüística histórica, fonética e fonologia, aquisição de linguagem e fonoaudiologia Será também contemplada a questão que envolve o impasse entre a abordagem neogramática e a difusionista. O assunto referente à variação manutenção/cancelamento do /R/ já foi proposto por diversos autores, que caracterizam o cancelamento como vulgarismo ou variedade das classes desprivilegiadas e por outros estudiosos que discutem um processo de mudança lingüística para o fenômeno do cancelamento do /R/ e ainda postulam as formas de implementação. A pesquisa da variação/mudança lingüística com crianças pode esclarecer questões sobre a implementação da mudança lingüística, sobre os processos de aquisição de linguagem e ainda obter dados que contribuem para melhoria do ensino e dos tratamentos fonoaudiológicos.