1.
A bailarina – o impressionismo dos discursos da imprensa carioca do século
XIX na construção do mito
Vera Mª
Aragão de S.
Sanchez................................................................................................................................
1
2.
A cantiga de amor e o amor nas cantigas
Sandra Regina Marcelino
Pinto...............................................................................................................................
13
3.
A CIRCULARIDADE DO DISCURSO RELATADO INFANTIL
Ana
Cristina Opitz.................................................................................................................................................
22
4.
A CLASSIFICAÇÃO DE PALAVRAS NA GRAMÁTICA DE CELSO CUNHA & LINDLEY CINTRA:
ANÁLISE DOS CRITÉRIOS ADOTADOS
Mônica Gomes da
Silva.........................................................................................................................................
33
5.
A COMPETÊNCIA GRAMATICAL NO ENSINO DO ESPANHOL COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA
Valéria Jane Siqueira
Loureiro................................................................................................................................
41
6.
A Constituição Retórica do Discurso de Posse do Barack Obama
Mariangélica de Lima
Rodrigues.............................................................................................................................
54
7.
A Construção da Memória Operacionalização e Instrumentalização
Edina Regina P. Panichi.........................................................................................................................................
64
8.
A CONSTRUÇÃO DO SUJEITO ATRAVÉS DA LEITURA
Valeria Cristina de Abreu Vale
Caetano...................................................................................................................
72
9.
A DESPALATALIZAÇÃO DE /λ/ NA FALA DA ZONA URBANA DE RIO BRANCO (AC)
Lindinalva Messias do Nascimento Chaves /
Francisca Eleni Silva de
Melo................................................................... 84
10.
A educação humanística de José de Anchieta
Leonardo F. Kaltner..............................................................................................................................................
99
11.
A Importância da Leitura nos Textos Argumentativos
Luci Mary Melo
Leon............................................................................................................................................
106
12.
A IMPORTÂNCIA DO ATO DE LER DOS ALUNOS DA EJA
José
Enildo Elias
Bezerra.....................................................................................................................................
109
13.
A IMPORTÂNCIA DO ENSINO-APRENDIZAGEM DA LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS (LIBRAS)
PARA O DESENVOLVIMENTO COGNITIVO DO DEFICIENTE AUDITIVO
Daisy
Mara Moreira de Oliveira
/ Derli Machado de
Oliveira.....................................................................................
116
14.
A interculturalidade e seus reflexos na produção de textos de alunos
descendentes de pomeranos
Tatiani
Ramos....................................................................................................................................................
125
15.
A INTERTEXTUALIDADE NA FORMAÇÃO DE UM LEITOR CRÍTICO
Carmen Elena das
Chagas...................................................................................................................................
132
16.
A leitura de textos em quadrinhos: uma proposta de análise
Márcia Leite Pereira dos
Santos............................................................................................................................
139
17.
A LÍNGUA INGLESA E OS JOVENS NA CONTEMPORANEIDADE: NOVAS FORMAS DE
LETRAMENTO?
Luciana Maria Saldanha Kuenerz..........................................................................................................................
152
18.
A linguagem da ética na ficção de j.M. Coetzee
Ana Maria
Abrahão dos Santos
Oliveira.................................................................................................................
160
19.
A Linguagem do Existencialismo Trompete, Jazz e Patafísica
Deise Quintiliano
Pereira......................................................................................................................................
174
20.
A MULTIFUNCIONALIDADE DO ELEMENTO MAS NA FALA E NA ESCRITA
Paulo Henrique
Duque.........................................................................................................................................
180
21.
A OCORRÊNCIA DA POLISSEMIA NOS NOMES DE EMPRESAS DE TELEFONIA
Rosana de Vilhena
Lima......................................................................................................................................
210
22.
A Oralidade e intencionalidade no e-mail corporativo
Danielle Guglieri Lima / Mayara Iida do
Nascimento...............................................................................................
220
23.
A ORALIDADE NA ESCRITA: MARCAS DA LÍNGUA FALADA EM TEXTOS ESCOLARES
Paulo
de Tarso
Galembeck..................................................................................................................................
238
24.
A POÉTICA DA LUZ E A REPRESENTAÇÃO DO OBJETO LÍRICO FEMININO EM
POETAS DOS SÉCULOS XII E XIII
Delia Cambeiro / Anne Caroline de Morais Santos / Vinicius
Suliano.........................................................................
249
25.
AS LINGUAGENS DA MONSTRUOSIDADE ENTRE O MUNDO MEDIEVAL E MODERNO
Cristina Maria Teixeira
Martinho...........................................................................................................................
260
26.
A POSIÇÃO DE ‘LÁ’ NA PROJEÇÃO NOMINAL:
CONTRIBUIÇÕES PARA O MAPEAMENTO DA ESTRUTURA FUNCIONAL
Bruna Karla
Pereira............................................................................................................................................
276
27.
A produção de sentido do consumo
Eneus Trindade / Rafael Araújo Lavor
Moreira.......................................................................................................
288
28.
A PRODUÇÃO TEXTUAL DE TRABALHADORES DO SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL
José Enildo Elias
Bezerra.....................................................................................................................................
305
29.
A REINVENÇÃO DA ALFABETIZAÇÃO
Zinda
Vasconcellos.............................................................................................................................................
316
30.
A SELEÇÃO LEXICAL NA ELABORAÇÃO DO DISCURSO LITERÁRIO: UM JOGO ENTRE A
OPACIDADE E A TRANSPARÊNCIA DA LÍNGUA
Anete Mariza Torres Di
Gregório...........................................................................................................................
329
31.
A TERRITORIALIDADE DA LÍNGUA INGLESA-AMERICANA E A MULTITERRITORIALIDADE
GEOLINGUÍSTICA
Diego Barbosa da
Silva........................................................................................................................................
340
32.
A VISÃO SINTÁTICA DE MAXIMINO MACIEL
Ânderson Rodrigues
Marins..................................................................................................................................
352
33.
ALGUNS ASPECTOS MORFOSSINTÁTICOS DO IRLANDÊS
João
Bittencourt de
Oliveira.................................................................................................................................
362
34.
ANÁLISE CRÍTICA DA GRAMÁTICA DA LÍNGUA PORTUGUESA IMPLÍCITA NO NOVO
DICIONÁRIO AURÉLIO
Carlos Alberto Gonçalves
Lopes...........................................................................................................................
385
35.
ANDAM SUSSURRANDO EM VERSOS E TROVAS QUE EU TÔ ME GUARDANDO PARA QUANDO O
CARNAVAL CHEGAR
Camila Leite Oliver
Carneiro................................................................................................................................
393
36.
ANTERO DE QUENTAL: A VOZ DA REVOLUÇÃO
André Luiz Alves Caldas
Amora............................................................................................................................
402
37.
AS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS COMO GÊNERO TEXTUAL: CARACTERÍSTICAS DE UM GÊNERO
HÍBRIDO
Kátia Regina Franco / Mônica Lopes Smiderle de
Oliveira........................................................................................
414
38.
As origens literárias machadianas: um olhar cultural.
Welton da Silva
Cordeiro.....................................................................................................................................
426
39.
AS SEQUÊNCIAS TEXTUAIS NO ENSINO DA LEITURA EM LÍNGUA ITALIANA
Olga
Alejandra
Mordente.....................................................................................................................................
435
40.
ASPECTOS DO TEXTO LATINO DA ENCÍCLICA SPE SALVI
Nestor Dockhorn.................................................................................................................................................
459
41.
Campo, quintal e cidade em angústia, de graciliano ramos
Victoria
Saramago..............................................................................................................................................
465
42.
Capitão Cueca: leitura, discurso e metáfora... eis a questão
Tânia Regina Pinto de
Almeida.............................................................................................................................
476
43.
Imagens contemporâneas: abordagens acerca da análise da imagem
Elis Crokidakis
Castro..........................................................................................................................................
497
44.
Cinema e literatura: a arte de contar histórias
Patrícia Margarida Farias Coelho
/ Vanderson Fernandes dos
Santos........................................................................
503
45.
COMENTÁRIOS AO ACORDO ORTOGRÁFICO
Camillo
Cavalcanti..............................................................................................................................................
517
46.
COMPETÊNCIA PARA LER O MENINO MAIS BONITO DO MUNDO
Beatriz dos Santos
Feres.....................................................................................................................................
526
47.
DIALOGISMO BAKHTINIANO EM ESAÚ E JACÓ
Ânderson Rodrigues
Marins..................................................................................................................................
539
48.
Educação e mercado: a comodificação das práticas discursivas das
universidades públicas
Derli Machado de
Oliveira....................................................................................................................................
545
49.
E-mail:
um gênero textual a ser apresentado na escola
Cassia
Teixeira...................................................................................................................................................
557
50.
Estratégias de captação e de sedução no discurso publicitário
Rosane Santos Mauro Monnerat............................................................................................................................
567
51.
Estratégias poéticas en poemas de mujeres del siglo XX
Mg. Beatriz Elisa Moyan.......................................................................................................................................
575
52.
Estudos historiográficos e o ensino de língua portuguesa
Sônia Maria
Nogueira..........................................................................................................................................
582
53.
EXTINÇÃO, PRESERVAÇÃO E VITALIDADE DAS LÍNGUAS: UMA PROPOSTA BRASILEIRA PARA
AS LÍNGUAS MINORITÁRIAS
Diego Barbosa da
Silva........................................................................................................................................
599
54.
“FALCÃO” - MENINOS DO TRÁFICO: O SUJEITO SOCIALMENTE DESPRESTIGIADO EM
PRÁTICAS DISCURSIVAS PRESTIGIADAS
Tania Regina Castelliano......................................................................................................................................
611
55.
Feirão da fé o processo de comodificação da prática discursiva da igreja
universal
Derli Machado de Oliveira
/ Cleide Emília Faye
Pedrosa..........................................................................................
622
56.
GÊNERO DISCURSIVO E LEITURA NO LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA NO ENSINO
MÉDIO
Marly
Aparecida
Fernandes..................................................................................................................................
634
57.
Gramaticalização da construção Sintagma Verbal + locativo: o caso da unidade
pré-fabricada ‘vamos lá’
Ana Cláudia Machado dos
Santos..........................................................................................................................
644
58.
HUMOR E TEXTUALIDADE
Claudia Moura da
Rocha......................................................................................................................................
657
59.
Imagens contemporâneas: abordagens acerca da análise da imagem
Elis
Crokidakis
Castro..........................................................................................................................................
670
60.
João do rio: um dândi da vida moderna
Rodrigo da Costa
Araújo......................................................................................................................................
676
61.
LEITURA E INTERPRETAÇÃO NA SALA DE AULA: FORMAMOS LEITORES OU LEDORES?
Ilana da Silva Rebello Viegas...............................................................................................................................
692
62.
LÍNGUA E IDENTIDADE NACIONAL a construção de imaginários pelas políticas
linguísticas
Thereza Maria Zavarese
Soares...........................................................................................................................
704
63.
LINGUAGEM E PODER: UMA ANÁLISE DO DISCURSO ATRAVÉS DA ENTONAÇÃO DOS
CANDIDATOS À PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA EM 2006
Tania Regina Castelliano......................................................................................................................................
717
64.
Memórias da emília
e minhas memórias de lobato: luciana sandroni relê monteiro lobato e
segue formando o gosto pela leitura literária
Patrícia Kátia da Costa
Pina.................................................................................................................................
727
65.
NOTÍCIAS DOS MORROS CAPIXABAS
Rosana de Vilhena
Lima......................................................................................................................................
738
66.
NOVO DOCUMENTO HISTÓRICO DE TRÊS S
Edson Sendin
Magalhães......................................................................................................................................
746
67.
O Acordo: A relevância da tradição nas normas ortográficas
Vanessa Stutzel
Ganem.......................................................................................................................................
755
68.
O BRUXO DO COSME VELHO: NOVAS ANÁLISES DA CORRESPONDÊNCIA MACHADIANA
ASPECTOS DA VIDA LITERÁRIA E GRAFIA DE VIDA
Tatiana de Oliveira Miguez / Fátima Cristina Dias
Rocha..........................................................................................
764
69.
O conhecimento “gramatical” varroniano em De re rustica II: a
etimologia
Matheus Trevizam...............................................................................................................................................
781
70.
O DESCONHECIMENTO LEXICAL COMO ENTRAVE NO PROCESSO TEXTUAL-INTERATIVO
Suely Pereira
Nunes............................................................................................................................................
791
71.
O Discurso Amoroso em Questão
Isabel Osório Tubino do Coutto............................................................................................................................
804
72.
O discurso escolar: um espaço plural para a linguagem
Ivana Acunha
Guimarães....................................................................................................................................
816
73.
O DISCURSO GAY NA TELEVISAO: UMA ANÁLISE DAS REPRESENTAÇÕES GAYS NAS NOVELAS
Leonardo Antonio
Soares.....................................................................................................................................
831
74.
O ESTUDO DOS NEOLOGISMOS A PARTIR DO GÊNERO PUBLICITÁRIO
Amanda Ferreira de
Albuquerque.........................................................................................................................
850
75.
O estudo dos nomes no contexto da BR Belém-Brasília: análise das fichas
lexicográfico-toponímicas
Karylleila dos Santos Andrade
/ Lynara Raquel
Cavalcante.....................................................................................
862
76.
O ETHOS DOS MOTORISTAS: ANÁLISE DOS TEXTOS PRESENTES NO SUPORTE PARABRISA DE
AUTOMÓVEL
Maria Aparecida Rocha
Gouvêa............................................................................................................................
874
77.
O Léxico do seringueiro acreano
Antonieta Buriti de Souza Hosokawa
/ Antonia Lopes do
Nascimento........................................................................
884
78.
O MINISTÉRIO DA SAÚDE ADVERTE: ANÁLISE DO GÊNERO TARJA PRETA NAS
EMBALAGENS DE CIGARROS
Xênia
Soares da
Silva..........................................................................................................................................
892
79.
O Perfeito numa visão morfológica, semântica e sintática nos textos
midiáticos
Eva J. Bouquard.................................................................................................................................................
919
80.
O processo da produção lexical na aprendizagem do Espanhol no extremo sul do
Brasil
Maria da Graça Carvalho do
Amaral.....................................................................................................................
930
81.
O Processo de Gramaticalização do elemento de repente
Aline Pontes / Márcia
Peterson.............................................................................................................................
937
82.
O PROCESSO DE GRAMATICALIZAÇÃO DO ITEM AGORA
Paulo Henrique
Duque.........................................................................................................................................
943
83.
O TEXTO DE QUADRINHOS E O CONTINUUM ORAL/ESCRITO
Maria da Penha Pereira
Lins.................................................................................................................................
957
84.
O uso do modo indicativo e modo subjuntivo nas orações condicionais em Latim
Luís Carlos Lima Carpinetti...................................................................................................................................
968
85.
O uso do modo indicativo e modo subjuntivo nas orações relativas em latim
Sabrina Anacleto Teixeira / Luís Carlos Lima Carpinetti
.........................................................................................
975
86.
O uso do modo indicativo e modo subjuntivo nas orações temporais em latim
Sônia Maria Ferreira de Matos / Luís Carlos Lima Carpinetti.....................................................................................
983
87.
O uso do modo subjuntivo e indicativo nas orações causais
Ana Luíza Silva de Freitas / Luís Carlos L. Carpinetti...............................................................................................
989
88.
ORALIDADE E LEITURA: UMA REFLEXÃO ACERCA DO CONTEXTO DA ENUNCIAÇÃO E DE
SEUS DESDOBRAMENTOS NO GÊNERO CONTRATO DE EMPRESAS DE ASSISTÊNCIA À SAÚDE
Hilma Ribeiro de Mendonça
Ferreira......................................................................................................................
995
89.
A
teoria da relevância no estudo de cartuns
Lorena Santana Gonçalves / Maria da Penha Pereira
Lins......................................................................................
1008
90.
Glossário neológico parcelar da obra “O Guesa”, de Joaquim de Sousa Andrade
Gisele
Alves.....................................................................................................................................................
1016
91.
O emprego do Sujeito Posposto
como Objeto: a não concordância entre Sujeito e
Verbo nos jornais de Mariana
e Ouro Preto
Paola Goussain de Souza
Lima...........................................................................................................................
1025
92.
OS MEANDROS DA ATIVIDADE EPILINGUÍSTICA NA PRODUÇÃO DE TEXTO ESCRITO
Valdirene
Pereira da
Conceição..........................................................................................................................
1037
93.
O
VOCABULÁRIO DOS POSITIVISTAS BRASILEIROS
André Campos
Mesquita....................................................................................................................................
1054
94.
PAPÉIS TEMÁTICOS E ESTUDO DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS
Nestor Dockhorn...............................................................................................................................................
1067
95.
POR
UMA POLÍTICA LINGUÍSTICA DA UNIÃO EUROPEIA? A QUESTÃO DO MULTILINGUISMO
Diego Barbosa da
Silva......................................................................................................................................
1074
96.
PREPOSIÇÃO
DE ALTERNÂNCIA NAS DUAS MODALIDADES NOS SÉCULOS XIX E XX
Elaine Marques Thomé Viegas............................................................................................................................
1084
97.
PRODUZIR TEXTOS É FÁCIL UMA ABORDAGEM DE EUGENIO COSERIU
Ana Lúcia Segadas Vianna
Abreu........................................................................................................................
1095
98.
RADIALIDADE DAS CONSTRUÇÕES DE MOVIMENTO CAUSADO PRESUMIDO OLHA SÓ,
AQUI, ALI, LÁ
Sandra
Bernardo...............................................................................................................................................
1106
99.
REFLEXÃO EM TORNO DA TRANSITIVIDADE ANÁLISE DE RELATOS DE OPINIÃO
Aline Moraes Oliveira / Carmelita Minelio da Silva Amorim /
Lúcia Helena Peyroton da Rocha................................... 1119
100.
Revistas femininas contra ou a favor da
mulher?
Flávia Cassino Esteves / Darcilia Marindir Pinto
Simões.........................................................................................
1132
101.
Saber Educação e o preço da formação
Eliana Meneses de
Melo.....................................................................................................................................
1141
102.
Sá-Carneiro: um simbolista tardio?
André Luiz Alves Caldas
Amora..........................................................................................................................
1154
103.
Subespecificação lexical: um mecanismo
analógico a serviço da interpretação
de metáforas
Ilson Rodrigues da Silva
Jr.................................................................................................................................
1172
104.
T@h @fim de tc? Hibridismo e multimodalidade
discursiva na notação escrita do
MSN-Messenger
Eveline
Cardoso................................................................................................................................................
1183
105.
TANTAS
PALAVRAS
Maria Lucia
Mexias-Simon..................................................................................................................................
1197
106.
VIAGEM PELAS LEXIAS DO TÁXI LITERÁRIO DE
ANTÔNIO TORRES
Regina Céli Alves da
Silva..................................................................................................................................
1206
107.
VIOLÊNCIA E AFETO EM PERRAULT MARCAS NO
FEMININO
Regina
Michelli..................................................................................................................................................
1218
108. OS
USOS DE “DE REPENTE” NO PORTUGUÊS BRASILEIRO
Adriano Oliveira Santos......................................................................................................................................
1227
109. REPRESENTAÇÕES
DO ETHOS FEMININO EM PUBLICIDADE COM AUTOMÓVEIS
Adriano
Oliveira Santos......................................................................................................................................
1239 |