<<<Voltar>>
Cadernos do CNLF, Volume XIII, no.04 – Atas do XIII CNLF

___ TOMO 1 __

 

1.             A bailarina – o impressionismo dos discursos da imprensa carioca do século XIX na construção do mito
Vera Mª Aragão de S. Sanchez................................................................................................................................ 1

2.             A cantiga de amor e o amor nas cantigas
Sandra Regina Marcelino Pinto............................................................................................................................... 13

3.             A CIRCULARIDADE DO DISCURSO RELATADO INFANTIL
Ana Cristina Opitz................................................................................................................................................. 22

4.             A CLASSIFICAÇÃO DE PALAVRAS NA GRAMÁTICA DE CELSO CUNHA & LINDLEY CINTRA: ANÁLISE DOS CRITÉRIOS ADOTADOS
Mônica Gomes da Silva......................................................................................................................................... 33

5.             A COMPETÊNCIA GRAMATICAL NO ENSINO DO ESPANHOL COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA
Valéria Jane Siqueira Loureiro................................................................................................................................ 41

6.             A Constituição Retórica do Discurso de Posse do Barack Obama
Mariangélica de Lima Rodrigues............................................................................................................................. 54

7.             A Construção da Memória Operacionalização e Instrumentalização
Edina Regina P. Panichi......................................................................................................................................... 64

8.             A CONSTRUÇÃO DO SUJEITO ATRAVÉS DA LEITURA
Valeria Cristina de Abreu Vale Caetano................................................................................................................... 72

9.             A DESPALATALIZAÇÃO DE /λ/ NA FALA DA ZONA URBANA DE RIO BRANCO (AC)
Lindinalva Messias do Nascimento Chaves / Francisca Eleni Silva de Melo................................................................... 84

10.         A educação humanística de José de Anchieta
Leonardo F. Kaltner.............................................................................................................................................. 99

11.         A Importância da Leitura nos Textos Argumentativos
Luci Mary Melo Leon............................................................................................................................................ 106

12.         A IMPORTÂNCIA DO ATO DE LER DOS ALUNOS DA EJA
José Enildo Elias Bezerra..................................................................................................................................... 109

13.         A IMPORTÂNCIA DO ENSINO-APRENDIZAGEM DA LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS (LIBRAS)
PARA O DESENVOLVIMENTO COGNITIVO DO DEFICIENTE AUDITIVO

Daisy Mara Moreira de Oliveira / Derli Machado de Oliveira..................................................................................... 116

14.         A interculturalidade e seus reflexos na produção de textos de alunos descendentes de pomeranos
Tatiani Ramos.................................................................................................................................................... 125

15.         A INTERTEXTUALIDADE NA FORMAÇÃO DE UM LEITOR CRÍTICO
Carmen Elena das Chagas................................................................................................................................... 132

16.         A leitura de textos em quadrinhos: uma proposta de análise
Márcia Leite Pereira dos Santos............................................................................................................................ 139

17.         A LÍNGUA INGLESA E OS JOVENS NA CONTEMPORANEIDADE: NOVAS FORMAS DE LETRAMENTO?
Luciana Maria Saldanha Kuenerz.......................................................................................................................... 152

18.         A linguagem da ética na ficção de j.M. Coetzee
Ana Maria Abrahão dos Santos Oliveira................................................................................................................. 160

19.         A Linguagem do Existencialismo Trompete, Jazz e Patafísica
Deise Quintiliano Pereira...................................................................................................................................... 174

20.         A MULTIFUNCIONALIDADE DO ELEMENTO MAS NA FALA E NA ESCRITA
Paulo Henrique Duque......................................................................................................................................... 180

21.         A OCORRÊNCIA DA POLISSEMIA NOS NOMES DE EMPRESAS DE TELEFONIA
Rosana de Vilhena Lima...................................................................................................................................... 210

22.         A Oralidade e intencionalidade no e-mail corporativo
Danielle Guglieri Lima / Mayara Iida do Nascimento............................................................................................... 220

23.         A ORALIDADE NA ESCRITA: MARCAS DA LÍNGUA FALADA EM TEXTOS ESCOLARES
Paulo de Tarso Galembeck.................................................................................................................................. 238

24.         A POÉTICA DA LUZ E A REPRESENTAÇÃO DO OBJETO LÍRICO FEMININO EM POETAS DOS SÉCULOS XII E XIII
Delia Cambeiro / Anne Caroline de Morais Santos / Vinicius Suliano......................................................................... 249

25.         AS LINGUAGENS DA MONSTRUOSIDADE ENTRE O MUNDO MEDIEVAL E MODERNO
Cristina Maria Teixeira Martinho........................................................................................................................... 260

26.         A POSIÇÃO DE ‘LÁ’ NA PROJEÇÃO NOMINAL: CONTRIBUIÇÕES PARA O MAPEAMENTO DA ESTRUTURA FUNCIONAL
Bruna Karla Pereira............................................................................................................................................ 276

27.         A produção de sentido do consumo
Eneus Trindade / Rafael Araújo Lavor Moreira....................................................................................................... 288

28.         A PRODUÇÃO TEXTUAL DE TRABALHADORES DO SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL
José Enildo Elias Bezerra..................................................................................................................................... 305

29.         A REINVENÇÃO DA ALFABETIZAÇÃO
Zinda Vasconcellos............................................................................................................................................. 316

30.         A SELEÇÃO LEXICAL NA ELABORAÇÃO DO DISCURSO LITERÁRIO: UM JOGO ENTRE A OPACIDADE E A TRANSPARÊNCIA DA LÍNGUA
Anete Mariza Torres Di Gregório........................................................................................................................... 329

31.         A TERRITORIALIDADE DA LÍNGUA INGLESA-AMERICANA E A MULTITERRITORIALIDADE GEOLINGUÍSTICA
Diego Barbosa da Silva........................................................................................................................................ 340

32.         A VISÃO SINTÁTICA DE MAXIMINO MACIEL
Ânderson Rodrigues Marins.................................................................................................................................. 352

33.         ALGUNS ASPECTOS MORFOSSINTÁTICOS DO IRLANDÊS
João Bittencourt de Oliveira................................................................................................................................. 362

34.         ANÁLISE CRÍTICA DA GRAMÁTICA DA LÍNGUA PORTUGUESA IMPLÍCITA NO NOVO DICIONÁRIO AURÉLIO
Carlos Alberto Gonçalves Lopes........................................................................................................................... 385

35.         ANDAM SUSSURRANDO EM VERSOS E TROVAS QUE EU TÔ ME GUARDANDO PARA QUANDO O CARNAVAL CHEGAR
Camila Leite Oliver Carneiro................................................................................................................................ 393

36.         ANTERO DE QUENTAL: A VOZ DA REVOLUÇÃO
André Luiz Alves Caldas Amora............................................................................................................................ 402

37.         AS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS COMO GÊNERO TEXTUAL: CARACTERÍSTICAS DE UM GÊNERO HÍBRIDO
Kátia Regina Franco / Mônica Lopes Smiderle de Oliveira........................................................................................ 414

38.         As origens literárias machadianas: um olhar cultural.
Welton da Silva Cordeiro..................................................................................................................................... 426

39.         AS SEQUÊNCIAS TEXTUAIS NO ENSINO DA LEITURA EM LÍNGUA ITALIANA
Olga Alejandra Mordente..................................................................................................................................... 435

40.         ASPECTOS DO TEXTO LATINO DA ENCÍCLICA SPE SALVI
Nestor Dockhorn................................................................................................................................................. 459

41.         Campo, quintal e cidade em angústia, de graciliano ramos
Victoria Saramago.............................................................................................................................................. 465

42.         Capitão Cueca: leitura, discurso e metáfora... eis a questão
Tânia Regina Pinto de Almeida............................................................................................................................. 476

43.         Imagens contemporâneas: abordagens acerca da análise da imagem
Elis Crokidakis Castro.......................................................................................................................................... 497

44.         Cinema e literatura: a arte de contar histórias
Patrícia Margarida Farias Coelho / Vanderson Fernandes dos Santos........................................................................ 503

45.         COMENTÁRIOS AO ACORDO ORTOGRÁFICO
Camillo Cavalcanti.............................................................................................................................................. 517

46.         COMPETÊNCIA PARA LER O MENINO MAIS BONITO DO MUNDO
Beatriz dos Santos Feres..................................................................................................................................... 526

47.         DIALOGISMO BAKHTINIANO EM ESAÚ E JACÓ
Ânderson Rodrigues Marins.................................................................................................................................. 539

48.         Educação e mercado: a comodificação das práticas discursivas das universidades públicas
Derli Machado de Oliveira.................................................................................................................................... 545

49.         E-mail: um gênero textual a ser apresentado na escola
Cassia Teixeira................................................................................................................................................... 557

50.         Estratégias de captação e de sedução no discurso publicitário
Rosane Santos Mauro Monnerat............................................................................................................................ 567

51.         Estratégias poéticas en poemas de mujeres del siglo XX
Mg. Beatriz Elisa Moyan....................................................................................................................................... 575

52.         Estudos historiográficos e o ensino de língua portuguesa
Sônia Maria Nogueira.......................................................................................................................................... 582

53.         EXTINÇÃO, PRESERVAÇÃO E VITALIDADE DAS LÍNGUAS: UMA PROPOSTA BRASILEIRA PARA AS LÍNGUAS MINORITÁRIAS
Diego Barbosa da Silva........................................................................................................................................ 599

54.         “FALCÃO” - MENINOS DO TRÁFICO: O SUJEITO SOCIALMENTE DESPRESTIGIADO EM PRÁTICAS DISCURSIVAS PRESTIGIADAS
Tania Regina Castelliano...................................................................................................................................... 611

55.         Feirão da fé o processo de comodificação da prática discursiva da igreja universal
Derli Machado de Oliveira / Cleide Emília Faye Pedrosa.......................................................................................... 622

56.         GÊNERO DISCURSIVO E LEITURA NO LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA NO ENSINO MÉDIO
Marly Aparecida Fernandes.................................................................................................................................. 634

57.         Gramaticalização da construção Sintagma Verbal + locativo: o caso da unidade pré-fabricada ‘vamos lá’
Ana Cláudia Machado dos Santos.......................................................................................................................... 644

58.         HUMOR E TEXTUALIDADE
Claudia Moura da Rocha...................................................................................................................................... 657

59.         Imagens contemporâneas: abordagens acerca da análise da imagem
Elis Crokidakis Castro.......................................................................................................................................... 670

60.         João do rio: um dândi da vida moderna
Rodrigo da Costa Araújo...................................................................................................................................... 676

61.         LEITURA E INTERPRETAÇÃO NA SALA DE AULA: FORMAMOS LEITORES OU LEDORES?
Ilana da Silva Rebello Viegas............................................................................................................................... 692

62.         LÍNGUA E IDENTIDADE NACIONAL a construção de imaginários pelas políticas linguísticas
Thereza Maria Zavarese Soares........................................................................................................................... 704

63.         LINGUAGEM E PODER: UMA ANÁLISE DO DISCURSO ATRAVÉS DA ENTONAÇÃO DOS CANDIDATOS À PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA EM 2006
Tania Regina Castelliano...................................................................................................................................... 717

64.         Memórias da emília e minhas memórias de lobato: luciana sandroni relê monteiro lobato e segue formando o gosto pela leitura literária
Patrícia Kátia da Costa Pina................................................................................................................................. 727

65.         NOTÍCIAS DOS MORROS CAPIXABAS
Rosana de Vilhena Lima...................................................................................................................................... 738

66.         NOVO DOCUMENTO HISTÓRICO DE TRÊS S
Edson Sendin Magalhães...................................................................................................................................... 746

67.         O Acordo: A relevância da tradição nas normas ortográficas
Vanessa Stutzel Ganem....................................................................................................................................... 755

68.         O BRUXO DO COSME VELHO: NOVAS ANÁLISES DA CORRESPONDÊNCIA MACHADIANA ASPECTOS DA VIDA LITERÁRIA E GRAFIA DE VIDA
Tatiana de Oliveira Miguez / Fátima Cristina Dias Rocha.......................................................................................... 764

69.         O conhecimento “gramatical” varroniano em De re rustica II: a etimologia
Matheus Trevizam............................................................................................................................................... 781

70.         O DESCONHECIMENTO LEXICAL COMO ENTRAVE NO PROCESSO TEXTUAL-INTERATIVO
Suely Pereira Nunes............................................................................................................................................ 791

71.         O Discurso Amoroso em Questão
Isabel Osório Tubino do Coutto............................................................................................................................ 804

72.         O discurso escolar: um espaço plural para a linguagem
Ivana Acunha Guimarães.................................................................................................................................... 816

73.         O DISCURSO GAY NA TELEVISAO: UMA ANÁLISE DAS REPRESENTAÇÕES GAYS NAS NOVELAS
Leonardo Antonio Soares..................................................................................................................................... 831

74.         O ESTUDO DOS NEOLOGISMOS A PARTIR DO GÊNERO PUBLICITÁRIO
Amanda Ferreira de Albuquerque......................................................................................................................... 850

75.         O estudo dos nomes no contexto da BR Belém-Brasília: análise das fichas lexicográfico-toponímicas
Karylleila dos Santos Andrade / Lynara Raquel Cavalcante..................................................................................... 862

76.         O ETHOS DOS MOTORISTAS: ANÁLISE DOS TEXTOS PRESENTES NO SUPORTE PARABRISA DE AUTOMÓVEL
Maria Aparecida Rocha Gouvêa............................................................................................................................ 874

77.         O Léxico do seringueiro acreano
Antonieta Buriti de Souza Hosokawa / Antonia Lopes do Nascimento........................................................................ 884

78.         O MINISTÉRIO DA SAÚDE ADVERTE: ANÁLISE DO GÊNERO TARJA PRETA NAS EMBALAGENS DE CIGARROS
Xênia Soares da Silva.......................................................................................................................................... 892

79.         O Perfeito numa visão morfológica, semântica e sintática nos textos midiáticos
Eva J. Bouquard................................................................................................................................................. 919

80.         O processo da produção lexical na aprendizagem do Espanhol no extremo sul do Brasil
Maria da Graça Carvalho do Amaral..................................................................................................................... 930

81.         O Processo de Gramaticalização do elemento de repente
Aline Pontes / Márcia Peterson............................................................................................................................. 937

82.         O PROCESSO DE GRAMATICALIZAÇÃO DO ITEM AGORA
Paulo Henrique Duque......................................................................................................................................... 943

83.         O TEXTO DE QUADRINHOS E O CONTINUUM ORAL/ESCRITO
Maria da Penha Pereira Lins................................................................................................................................. 957

84.         O uso do modo indicativo e modo subjuntivo nas orações condicionais em Latim
Luís Carlos Lima Carpinetti................................................................................................................................... 968

85.         O uso do modo indicativo e modo subjuntivo nas orações relativas em latim
Sabrina Anacleto Teixeira / Luís Carlos Lima Carpinetti  ......................................................................................... 975

86.         O uso do modo indicativo e modo subjuntivo nas orações temporais em latim
Sônia Maria Ferreira de Matos
/ Luís Carlos Lima Carpinetti..................................................................................... 983

87.         O uso do modo subjuntivo e indicativo nas orações causais
Ana Luíza Silva de Freitas / Luís Carlos L. Carpinetti............................................................................................... 989

88.         ORALIDADE E LEITURA: UMA REFLEXÃO ACERCA DO CONTEXTO DA ENUNCIAÇÃO E DE
SEUS DESDOBRAMENTOS NO GÊNERO CONTRATO DE EMPRESAS DE ASSISTÊNCIA À SAÚDE

Hilma Ribeiro de Mendonça Ferreira...................................................................................................................... 995

89.         A teoria da relevância no estudo de cartuns
Lorena Santana Gonçalves / Maria da Penha Pereira Lins...................................................................................... 1008

90.         Glossário neológico parcelar da obra “O Guesa”, de Joaquim de Sousa Andrade
Gisele Alves..................................................................................................................................................... 1016

91.         O emprego do Sujeito Posposto como Objeto: a não concordância entre Sujeito e
Verbo nos jornais de Mariana e Ouro Preto

Paola Goussain de Souza Lima........................................................................................................................... 1025

92.         OS MEANDROS DA ATIVIDADE EPILINGUÍSTICA NA PRODUÇÃO DE TEXTO ESCRITO
Valdirene Pereira da Conceição.......................................................................................................................... 1037

93.         O VOCABULÁRIO DOS POSITIVISTAS BRASILEIROS
André Campos Mesquita.................................................................................................................................... 1054

94.         PAPÉIS TEMÁTICOS E ESTUDO DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS
Nestor Dockhorn............................................................................................................................................... 1067

95.         POR UMA POLÍTICA LINGUÍSTICA DA UNIÃO EUROPEIA? A QUESTÃO DO MULTILINGUISMO
Diego Barbosa da Silva...................................................................................................................................... 1074

96.         PREPOSIÇÃO DE ALTERNÂNCIA NAS DUAS MODALIDADES NOS SÉCULOS XIX E XX
Elaine Marques Thomé Viegas............................................................................................................................ 1084

97.         PRODUZIR TEXTOS É FÁCIL UMA ABORDAGEM DE EUGENIO COSERIU
Ana Lúcia Segadas Vianna Abreu........................................................................................................................ 1095

98.         RADIALIDADE DAS CONSTRUÇÕES DE MOVIMENTO CAUSADO PRESUMIDO OLHA SÓ, AQUI, ALI,
Sandra Bernardo............................................................................................................................................... 1106

99.         REFLEXÃO EM TORNO DA TRANSITIVIDADE ANÁLISE DE RELATOS DE OPINIÃO
Aline Moraes Oliveira / Carmelita Minelio da Silva Amorim / Lúcia Helena Peyroton da Rocha................................... 1119

100.      Revistas femininas contra ou a favor da mulher?
Flávia Cassino Esteves / Darcilia Marindir Pinto Simões......................................................................................... 1132

101.      Saber Educação e o preço da formação
Eliana Meneses de Melo..................................................................................................................................... 1141

102.      Sá-Carneiro: um simbolista tardio?
André Luiz Alves Caldas Amora.......................................................................................................................... 1154

103.      Subespecificação lexical: um mecanismo analógico a serviço da interpretação
de metáforas

Ilson Rodrigues da Silva Jr................................................................................................................................. 1172

104.      T@h @fim de tc? Hibridismo e multimodalidade discursiva na notação escrita do
MSN-Messenger

Eveline Cardoso................................................................................................................................................ 1183

105.      TANTAS PALAVRAS
Maria Lucia Mexias-Simon.................................................................................................................................. 1197

106.        VIAGEM PELAS LEXIAS DO TÁXI LITERÁRIO DE ANTÔNIO TORRES
Regina Céli Alves da Silva.................................................................................................................................. 1206

107.        VIOLÊNCIA E AFETO EM PERRAULT MARCAS NO FEMININO
Regina Michelli.................................................................................................................................................. 1218

108.       OS USOS DE “DE REPENTE” NO PORTUGUÊS BRASILEIRO
Adriano Oliveira Santos
...................................................................................................................................... 1227

109.       REPRESENTAÇÕES DO ETHOS FEMININO EM PUBLICIDADE COM AUTOMÓVEIS
Adriano Oliveira Santos...................................................................................................................................... 1239