110.
A ADJETIVAÇÃO COMO MARCA DA NEGAÇÃO DO BRASILEIRO: UM ESTUDO DE SEMÂNTICA
LEXICAL
Angélica Lino S. Moriconi................................................................................................................................................................
1252
111.
A AMBIVALÊNCIA DO CANGACEIRO E O DIALOGISMO NUM POEMA DE LITERATURA DE
CORDEL
Raymundo José da
Silva....................................................................................................................................................................
1262
112.
A ATLÂNTIDA PLATÔNICA: UMA PAISAGEM EM CRISE
Carlinda Fragale Pate Nuñez..........................................................................................................................................................
1275
113.
A AULA DE PRODUÇÃO TEXTUAL A DISTÂNCIA
Márcia A G
Molina.............................................................................................................................................................................
1285
114.
A BELA ADORMECIDA NO BOSQUE:
UM DIÁLOGO COM O FEMININO DO SER
Fábio Pratts / Regina Michelli.........................................................................................................................................................
1297
115.
A CLEMÊNCIA DE AUGUSTO, SEGUNDO O LIVRO II DOS TRISTIA
Eliana da Cunha
Lopes.....................................................................................................................................................................
1307
116.
A CONJUNÇÃO SUBORDINATIVA QUANDO: UMA ANÁLISE FUNCIONAL – DISCURSIVA
Vanessa Pernas
Ferreira...................................................................................................................................................................
1319
117.
A dramaturgia de joão augusto: alguns problemas de edição
Ludmila Antunes de
Jesus..................................................................................................................................................................
1332
118.
A EDIÇÃO DE TEXTOS DE IMPRENSA PARA ESTUDO DO TEATRO E DA CENSURA
NA DÉCADA DE SETENTA (1970)
Rosa Borges dos
Santos.....................................................................................................................................................................
1349
119.
A FORTALEZA FANTASMAL: UMA LEITURA DOS ESPAÇOS EM A VARANDA DO FRANGIPANI
DE MIA COUTO
Juliana Lannes....................................................................................................................................................................................
1361
120.
A GRAMATICALIZAÇÃO DO ITEM AGORA NO PORTUGUÊS BRASILEIRO
Elane S.
Calmon..................................................................................................................................................................................
1374
121.
A HETEROGENEIDADE DISCURSIVA E O HUMOR NAS TIRAS EM QUADRINHOS
José Ricardo Carvalho da
Silva......................................................................................................................................................
1388
122.
A IMPORTÂNCIA DOS CHAMADOS “TERMOS ACESSÓRIOS” NA CONSTRUÇÃO DE SENTIDO (S)
DOS TEXTOS PUBLICITÁRIOS
Gesieny Laurett
Neves........................................................................................................................................................................
1397
123.
ESTUDOS
HISTORIOGRÁFICOS E O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA
Sônia Maria Nogueira.......................................................................................................................................................................
1408
124.
A LEXICOGRAFIA BRASILEIRA DO SÉCULO XX: DICIONÁRIOS INAUGURAIS E TEMÁTICAS
Alexandra Feldekircher Müller /
Rosinalda Pereira
Batista / Maria da Graça Krieger.....................................................
1426
125.
A Língua Portuguesa tem quatro tipos de concordância
Francisco Dequi..................................................................................................................................................................................
1435
126.
A nova ortografia: aspectos positivos e negativos das mudanças,
referentes à acentuação gráfica
José Mario
Botelho.............................................................................................................................................................................
1446
127.
A oficina do escritor e os projetos editoriais de eulálio de miranda motta
Patrício Nunes
Barreiros...................................................................................................................................................................
1465
128.
A perífrase ir + infinitivo: um contraste entre o português e o
catalão
Paula da Costa
Souza........................................................................................................................................................................
1481
129.
REPRESENTAÇÕES DO
ETHOS FEMININO EM PUBLICIDADE COM AUTOMÓVEIS
Adriano Oliveira Santos....................................................................................................................................................................
1495
130.
A PRESENÇA DO AFETO E DA VIOLÊNCIA NO CONTO DE UM BRAVO SOLDADO
Ana Cláudia Vieira de
Oliveira.......................................................................................................................................................
1510
131.
A preservação e ameaça à face e as estratégias de polidez em entrevistas da
mídia impressa
Natalia Muniz Marchezi....................................................................................................................................................................
1521
132.
A PRESSUPOSIÇÃO LINGUÍSTICA COMO RECURSO PERSUASIVO NO GÊNERO PUBLICITÁRIO
Michelle Teixeira da
Silva................................................................................................................................................................
1529
133.
A SOCIOLINGUÍSTICA E A SALA DE AULA
Danielly Lopes de
Lima......................................................................................................................................................................
1541
134.
A TIRANIA DA CASTIDADE: UMA LEITURA COMPARATIVA DE A CASA DE BERNARDA
ALBA E
AS VIRGENS SUICIDAS
Anna Carolina de Azevedo
Caramuru............................................................................................................................................
1550
135.
A VARIAÇÃO NO FENÔMENO DA ROTULAÇÃO EM TEXTOS JORNALÍSTICOS DE NATUREZA
ARGUMENTATIVA
Amanda Beatriz Araujo de
Oliveira.................................................................................................................................................
1562
136.
A VARIEDADE REGIONAL NA SUFIXAÇÃO
Nilsa Areán-García.............................................................................................................................................................................
1573
137.
Alegorias decadentistas em Olavo Bilac
Armando
Rabelo Soares
Neto...........................................................................................................................................................
1587
138.
ALFABETIZAÇÃO: AS REPRESENTAÇÕES DOS PROFESSORES SOBRE “PROBLEMAS DE
APRENDIZAGEM”
Patrícia Nogueira da
Silva...............................................................................................................................................................
1596
139.
ALGUMAS OBSERVAÇÕES SOBRE O DISCURSO POLÍTICO NO TEXTO TEATRAL CENSURADO
Isabela Santos de Almeida /
Rosa Borges dos
Santos..................................................................................................................
1615
140.
Aprendendo com a prática reflexiva de língua estrangeira para fins
específicos
Mônica de Souza Coimbra
/ Ana Paula Moreira Duro / Joyce Ferreira de Oliveira
Kelly Cristina da Silva Bandeira / Sandra Ferreira dos Santos
Ribeiro.................................................................................
1626
141.
AS CONCEPÇÕES DO GÊNERO HISTÓRIAS EM QUADRINHOS NAS PRODUÇÕES ESCRITAS
DE CRIANÇAS ALFABETIZANDAS
Luciane Manera Magalhães /
Juliana Clara Pinton / Maria Diomara da
Silva...................................................................
1633
142.
AS FORMAS DE ARTICULAÇÃO TEXTUAL EM SAMBAS-ENREDO DA ESCOLA
DE SAMBA BEIJA-FLOR DE NILÓPOLIS
Juliana dos Santos
Barbosa.............................................................................................................................................................
1651
143.
AS RELAÇÕES DE SENTIDO PRESENTES NOS TEXTOS PUBLICITÁRIOS: ENFOQUE NOS
OUTDOORS
Marcos Roberto
Machado.................................................................................................................................................................
1664
144.
Aspectos lexicais do português falado na comunidade tirolesa da cidade de
Piracicaba – SP
Everton Altmayer Leopoldino...........................................................................................................................................................
1674
145.
Aspectos macro e microestruturais em textos de ingressos no curso
de letras uems/dourados: autoavaliação e reescrita
Geraldo José da
Silva........................................................................................................................................................................
1685
146.
BAHIA DELICIOSAMENTE HUMORÍSTICA:
UMA EDIÇÃO DO CAUSO OTOMOVE
DE EULÁLIO DE MIRANDA MOTTA
Liliane L. S.
Barreiros........................................................................................................................................................................
1699
147.
BREVE ANÁLISE DAS FORMAS DE TRATAMENTO PRESENTES EM MANUSCRITOS DO SÉCULO
XIX
Helena de
Oliveira..............................................................................................................................................................................
1709
148.
CARTAS DE LEITORES DE JORNAL COMO TEXTO ARGUMENTATIVO EM SALA DE AULA
Solange Nascimento da
Silva...........................................................................................................................................................
1724
149.
CENTENÁRIO DE ATAULFO ALVES: O MESTRE DO SAMBA CARIOCA COM SOTAQUE MINEIRO
Fabiana Castro
Carvalho.................................................................................................................................................................
1736
150.
CLASSES DE PALAVRAS E MODOS DE SIGNIFICAR EM “CARTAS DE LEITOR”
Lygia Maria Gonçalves Trouche......................................................................................................................................................
1745
151.
Conceitos metafóricos no texto bíblico e a produção no léxico da língua
Zilda Andrade L.
Santos....................................................................................................................................................................
1757
152.
Contribuições de Othon M. Garcia para a descrição do sentido das palavras
José Mario
Botelho.............................................................................................................................................................................
1770
153.
CORPO-A-CORPO COM A AUTOBIOGRAFIA: A ESCRITA DE SI EM LORDE, DE JOÃO
GILBERTO NOLL
Renan Ji................................................................................................................................................................................................
1778
154.
DE MEDEIA A JASÃO
Amós Coêlho da
Silva........................................................................................................................................................................
1794
155.
Descrição do falar evangélico do rio de janeiro
Nataniel dos Santos
Gomes...............................................................................................................................................................
1801
156.
DOMÍNIOS E INTERFERÊNCIAS DA LÍNGUA ESTRANGEIRA SOBRE A LÍNGUA MATERNA
Maria Franca Zuccarello..................................................................................................................................................................
1811
157.
Educação lingUística: competência transversal?
Carmem Praxedes
/ Alcebíades M.
Áreas.......................................................................................................................................
1824
158.
Ensino de língua portuguesa sob bases estilísticas: por uma aproximação
entre gramática e estilística
Marilza Maia S.
Paiva.......................................................................................................................................................................
1827
159.
ENTREVISTA: UM ESTUDO DO GÊNERO A PARTIR DA CONSTRUÇÃO DE FACE E DA POLIDEZ
Sílvia Bragatto
Guimarães................................................................................................................................................................
1839
160.
ESTUDO DAS VARIANTES AUTORAIS DE UM POEMA DE LUZ OBLÍQUA, DE ILDÁSIO
TAVARES,
NUMA ABORDAGEM LINGUÍSTICO-DISCURSIVA
Barbara Cristina de Carvalho Martingil da
Silva.......................................................................................................................
1855
161.
ETHOS E SEMIÓTICA: ICONICIDADE VERBAL NOS TEXTOS EMOTIVOS
Ana Maria Gini Madeira
/ Ana Lúcia Monteiro Ramalho Poltronieri Martins / Darcilia
Marindir Pinto Simões........ 1867
162.
EXTENSÃO E POSIÇÃO DE CIRCUNSTANCIAIS TEMPORAIS
Maria da Conceição de Paiva
/ Danielle Serejo Serra / Izaura Vieira
Mariano...................................................................
1880
163.
futuro simples x ir+infinitivo- uma análise diacrônica do uso de formas
verbais sintéticas e perifrásticas no português brasileiro
Christiane Miranda Buthers de
Almeida........................................................................................................................................
1892
164.
HIDRONÍMIA DO RIO DAS VELHAS: ESTUDO DE CASO
Letícia Rodrigues Guimarães
Mendes............................................................................................................................................
1907
165.
História da Literatura: conceitos e preconceitos
Eduardo da Silva de
Freitas.............................................................................................................................................................
1919
166.
HISTORICIDADE E TRADUÇÃO
NO BRASIL
Beatriz
Caldas.....................................................................................................................................................................................
1927
167.
IDENTIDADE E ENUNCIAÇÃO NA LINGUAGEM DA CRIANÇA: O PAPEL DOS PRONOMES
PESSOAIS
E DAS CONDUTAS EXPLICATIVAS
Alessandra Jacqueline Vieira
/ Alessandra Del
Ré......................................................................................................................
1934
168.
Influências mútuas de uma modalidade sobre a outra no inconsciente de um
indivíduo
com um alto grau de letramento
José Mario Botelho
/ Marcela Cockell...........................................................................................................................................
1944
169.
INTERTEXTUALIDADE: A CONSTRUÇÃO DE SENTIDO NA PUBLICIDADE VEICULADA EM
OUTDOOR
Stefania Camilo
Turco.......................................................................................................................................................................
1954
170.
INTERTEXTUALIDADE E PARÓDIA A PARTIR DE TEXTOS LITERÁRIOS
Ivone da Silva
Rebello.......................................................................................................................................................................
1967
171.
Intertextualidade em Jorge de Lima
Ataide José Mescolin
Veloso............................................................................................................................................................
1992
172.
INVESTIGANDO AS ESTRATÉGIAS LINGUÍSTICO-DISCURSIVAS CONSTITUTIVAS
DO GÊNERO TEXTUAL “SANTINHO POLÍTICO”
Priscila Lopes
Viana..........................................................................................................................................................................
2003
173.
Itinerário de Pasárgada,
de Manuel Bandeira: (re)construindo a vida e a poesia
Fátima Cristina Dias
Rocha.............................................................................................................................................................
2013
174.
LATIM: UM RETRATO DA ALMA DO PORTUGUÊS
Amós Coêlho da
Silva........................................................................................................................................................................
2028
175.
LER E ESCREVER: UMA QUESTÃO, TAMBÉM, CULTURAL
Robson Barbosa
Cavalcanti.............................................................................................................................................................
2033
176.
LETRAMENTO
LITERÁRIO: CAMINHOS E DESAFIOS
Simone Xavier de
Lima.......................................................................................................................................................................
2046
177.
letramentos possíveis: do letramento do aluno ao letramento
do professor – Qual é o mais urgente?
Carmem Praxedes................................................................................................................................................................................
2059
178.
Língua, imprensa e preconceito: considerações sobre um jornal popular do Rio
de Janeiro
Eduardo da Silva de
Freitas.............................................................................................................................................................
2072
179.
ME SEGURA QUE EU VOU DAR UM VOTO,
DE BEMVINDO SEQUEIRA: EDIÇÃO CRÍTICA E PROBLEMAS EDITORIAIS
Fabiana Prudente Correia / Rosa
Borges dos
Santos.................................................................................................................
2084
180.
METÁFORAS E ANTÍTESES COMO MARCAS DO DESENCONTRO AMOROSO NO CANCIONEIRO
POPULAR
Tatiana Alves
Soares
Caldas............................................................................................................................................................
2097
181.
METODOLOGIA DE UM TRABALHO LEXICOGRÁFICO
Nícia de Andrade Verdini Clare......................................................................................................................................................
2108
182.
MODALIDADE E ENGAJAMENTO EM EDITORIAIS
DA IMPRENSA PAULISTANA DE BAIRRO
Paulo Roberto Gonçalves
Segundo.................................................................................................................................................
2115
183.
Multimodalidade uma análise crítica contrastiva entre os discursos
do professor e do aluno
Adriana Baptista de
Souza................................................................................................................................................................
2128
184.
NA ESTICA DO BAMBA: A ARTE MALANDRA DE SE VESTIR BEM
Leandro Nascimento Cristino...........................................................................................................................................................
2142
185.
NARRATIVAS CINEMATOGRÁFICAS E DIGITAIS: APROXIMAÇÕES
Marcel Alvaro de
Amorim..................................................................................................................................................................
2156
186.
NO PRINCÍPIO, ERA O VERBO...
Elmar Rosa de
Aquino........................................................................................................................................................................
2171
187.
NOTAÇÕES FONÉTICO-EVOLUTIVAS EM TRECHOS DA "REGRA DE S. BENTO”
Miguél Eugenio
Almeida...................................................................................................................................................................
2184
188.
O AURÉLIO E O VOCABULÁRIO ERUDITO
João Bortolanza..................................................................................................................................................................................
2192
189.
O CARTÃO TELEFÔNICO COMO SUPORTE PARA GÊNEROS TEXTUAIS
Gabriela do
Couto Baroni................................................................................................................................................................
2204
190.
O Discurso e suas Reformulações: uma análise discursiva acerca da relação
de trabalho e lazer dentro da fábula “A cigarra e a formiga”
Dayhane Alves Escobar
Ribeiro.......................................................................................................................................................
2217
191.
O ensino da ortografia um estudo comparativo
José Ricardo
Carvalho......................................................................................................................................................................
2236
192.
O ENSINO DE LP NA ERA DIGITAL
Renata da Silva de
Barcellos............................................................................................................................................................
2245
193.
O ENSINO DO GÊNERO PRIMEIRA PÁGINA DE JORNAL: A AQUISIÇÃO
DOS CONHECIMENTOS TEXTUAIS E GRAMATICAIS
Heloana Cardoso / Pamela
Medeiros de Oliveira / Rosiane
Theodora de Oliveira Souza / Suzana Lima Vargas......... 2251
194.
MARCAS DA ORALIDADE EM
TEXTOS ESCOLARES
Paulo de Tarso Galembeck...............................................................................................................................................................
2266
195.
O FILÓLOGO E CRÍTICO LITERÁRIO AURÉLIO BUARQUE DE HOLANDA FERREIRA
Leodegário A. de Azevedo
Filho......................................................................................................................................................
2276
196.
O gênero diário pessoal: As múltiplas vozes em textos de alunos das séries
iniciais
Aida do Amaral Antunes
/ Natália de Paula do Nascimento / Suzana Lima
Vargas............................................................. 2279
197.
O GÊNERO REDAÇÃO ESCOLAR: POSICIONAMENTOS A PARTIR DE ESTUDO DE CASO
E REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
Marcilene Oliveira
Sampaio.............................................................................................................................................................
2294
198.
O LÉXICO DO PORTUGUÊS DO BRASIL EM DICIONÁRIOS ELETRÔNICOS DO SÉCULO XXI
Rosinalda Pereira Batista /
Alexandra Feldekircher
Müller.....................................................................................................
2305
199.
O PAPEL DAS ABREVIATURAS NO PROCESSO DE IMPLEMENTAÇÃO DO PRONOME VOCÊ
Elaine
Chaves......................................................................................................................................................................................
2315
200.
O PAPEL DO SUJEITO INDETERMINADO EM CHARGES JORNALÍSTICAS
Juliene
do Nascimento
Dantas.........................................................................................................................................................
2333
201.
O “PÓS-SOCIAL” E A LINGUAGEM: REPRESENTAÇÃO OU CONSTITUIÇÃO DO MUNDO?
Carlos Alvarez
Maia...........................................................................................................................................................................
2341
202.
O PROCESSO DE REVISÃO NO PROJETO EDIÇÃO DIPLOMÁTICA DA OBRA ATRIBUÍDA A
GREGÓRIO DE MATOS
Michelle Martins de Mattos
Rangel / José Pereira da
Silva......................................................................................................
2353
203.
O QUE A BOCA NÃO DIZ, O QUE A MÃO NÃO
ESCREVE: O AMOR QUE NÃO OUSA DIZER
SEU NOME EM OLAVO BILAC
Fernando Monteiro de Barros
Junior.............................................................................................................................................
2355
204.
O TERRITóRIO LíRICO DE AURéLIO BUARQUE DE HOLANDA FERREIRA
Mario C. Newman de
Queiroz...........................................................................................................................................................
2365
205.
O TEXTO DE QUADRINHOS E O CONTINUUM ORAL/ ESCRITO
Maria da Penha Pereira
Lins...........................................................................................................................................................
2373
206.
O USO DE RÓTULOS EM LIVROS DIDÁTICOS DE HISTÓRIA DO BRASIL EM DIFERENTES
ÉPOCAS
Gabrieli
Pereira
Bezerra...................................................................................................................................................................
2384
207.
O uso de sintagmas nominais como rótulos em entrevistas jornalísticas
Ana
Paula Pereira
Martins...............................................................................................................................................................
2395
208.
O USO DE SINTAGMAS NOMINAIS ENCAPSULADORES NOS DISCURSOS FORMAIS
Talita Moreira de
Oliveira................................................................................................................................................................
2403 |