1.
A
alusão como proposta de ler e escrever no gênero romance
Amanda
Maria Nascimento Gomes
.............................................................................................
1 – 19
2.
A
APLICAÇÃO DO ESTUDO DO CÓDIGO BIBLIOGRÁFICO NAS EDIÇÕES DO SÉCULO XIX DE
PAPÉIS AVULSOS DE MACHADO DE ASSIS
Fabiana da Costa Ferraz Patueli...............................................................................................
20 – 27
3.
A
circunfixação em português
Caio Cesar Castro da Silva
......................................................................................................
28 – 37
4.
A
CONCORDÂNCIA DE NÚMERO NO SINTAGMA NOMINAL NA FALA DOS ESTUDANTES DA REDE
PÚBLICA DE ENSINO DE SANTO ANTÔNIO DE JESUS-BA
Dayane Moreira Lemos
............................................................................................................
38 – 51
5.
A
Concordância Verbal no Português Popular de Salvador
Welton Rodrigues
Santos.........................................................................................................
52 – 71
6.
A
CONSTRUÇÃO DO PÚBLICO LEITOR EM TABLOIDES DO RIO DE JANEIRO
Michelle
Martins de Mattos Rangel
............................................................................................
72 – 83
7.
A
DIGLOSSIA ÁRABE: UMA APRECIAÇÃO DO HASSANIYYA COMO REPRESENTANTE DA VERTENTE
BAIXA NO BINÁRIO DIGLÓSSICO
Elias
Mendes
Gomes
...............................................................................................................
84 – 96
8.
A
escrita nos autos de querela do século XIX: do passado ao presente
Emilia Maria Peixoto Farias
/ Expedito Eloísio Ximenes / Patrícia de Oliveira Batista /
Katharine Silva de Oliveira
Soares......................................................................................................................
97 – 108
9.
A evolução da linguagem em a turma da mônica
Luciana
da Costa
Quintal.......................................................................................................
109- 124
10.
A
FACE OCULTA DO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: UM ESTUDO DE CASO
Sinéia Maia Teles Silveira
/ Sônia Maia Teles Xavier
................................................................ 125 – 145
11.
A
femme fatale em “Tarde”, de Olavo Bilac
Armando Rabelo Soares Neto
...............................................................................................
146 – 160
12.
A
HETEROGENEIDADE DO DISCURSO EM OURO, INCENSO E MIRRA, DE ALÍPIO
MENDES
Geysa Silva
........................................................................................................................
161 – 168
13.
A ILUSTRE CASA DE RAMIRES
ANÁLISE DE VARIANTES (1895
– 1900)
Ânderson Rodrigues Marins
..................................................................................................
169 – 182
14.
A importância da formação e do desenvolvimento
dos mocambos para a recife dos anos 1930 e 1940
Jacqueline
de Cássia Pinheiro
...............................................................................................
183 – 190
15.
A
importância da leitura nas escolas brasileiras contemporâneas
Vagner Aparecido de Moura
.................................................................................................
191 – 207
16.
A importância de pesquisas em estratégias de
aprendizagem no ensino de lín guas estrangeiras
Márcio Luiz Corrêa Vilaça
.....................................................................................................
208 – 220
17.
A importância do paratexto na edição do texto teatral vegetal vigiado, de
nivalda costa
Débora de Souza / Rosa Borges dos Santos
...........................................................................
221 – 231
18.
A
importância dos quadros e parâmetros linguísticos para o ensino e
aprendizagem de línguas
Carmem Praxedes
..............................................................................................................
232 – 249
19.
A
infuência da oralidade na produção textual escrita
Tays Angélica
Rezende........................................................................................................
250 – 257
20.
A
INTERNET NO ENSINO DE ESPANHOL PARA ALUNOS BRASILEIROS
Beatriz Pereira da Silva
.......................................................................................................
258 – 290
21.
A
LINGUAGEM ANÁRQUICA DE ROLAND BARTHES EM DOIS MOMENTOS: AULA E O
GRAU ZERO DA ESCRITA
Regina Céli Alves da Silva
....................................................................................................
291 – 302
22.
A
LINGUÍSTICA E O ENSINO DO PORTUGUÊS: INSTRUMENTOS PARA PROFESSORES DA
EDUCAÇÃO BÁSICA
Patrícia
Ribeiro de Andrade
..................................................................................................
303 – 312
23.
A
MULTIPLICIDADE SEMÂNTICA DO VERBO ‘TER’ PLENO À LUZ DA SEMÂNTICA COGNITIVA
Diogo Pinheiro
....................................................................................................................
313 – 325
24.
A PRODUÇÃO TEXTUAL SOB A PERSPECTIVA DA RETEXTUALIZAÇÃO EM
UMA CLASSE DO ENSINO MÉDIO
José Ricardo Carvalho
.........................................................................................................
326 – 333
25.
A QUESTÃO DO MECENATO NA ANTIGUIDADE E NO RENASCIMENTO PORTUGUÊS
Márcio Luiz
Moitinha Ribeiro
.................................................................................................
334 – 340
26.
A QUESTÃO DO MÉTODO NO ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA: SÉCULO
XIX
Márcia A. G. Molina
.............................................................................................................
341 – 353
27.
A RELEVÂNCIA DAS MANIFESTAÇÕES CULTURAIS NA AULA DE LÍNGUA PORTUGUESA
Cláudia
Cristina Marques dos Santos
.....................................................................................
354 – 361
28.
A RESPEITO DA MUDANÇA HISTÓRICA NAS CONSTRUÇÕES PARASSINTÉTICAS /A...ECER/
E /EN...ECER
Caio Cesar Castro da
Silva...................................................................................................
362 – 370
29.
A
Retórica em O Crime do Padre Amaro
Ânderson Rodrigues
Marins...................................................................................................
371 – 379
30.
A
sedução discursiva da música Créu
Vagner Aparecido de Mour
...................................................................................................
380 – 398
31.
A
SELEÇÃO LEXICAL COMO ESTRATÉGIA ARGUMENTATIVA NOS TEXTOS PUBLICITÁRIOS
Marcia de Oliveira Gomes
....................................................................................................
399 – 407
32.
A
UNIDADE LEXICAL NO DISCURSO ETNOLITERÁRIO
Maria Margarida de Andrade
................................................................................................
408 – 418
33.
A
unidade lexical no Discurso Publicitário Regional
Nelly
Carvalho....................................................................................................................
419 – 424
34.
A variação fonética das vogais médias prE e
postônicas no léxico de Montes Claros/MG
Patrícia Goulart Tondineli
.....................................................................................................
425 – 438
35.
A
variação linguística em dois livros didáticos de língua portuguesa
Michelle de Oliveira
.............................................................................................................
439 – 452
36.
Algumas musas de ébano de Gregório de Mattos: hinário crioulo: Versos em
fragmentos
Ruy Magalhães de Araujo
....................................................................................................
453 – 464
37.
ANÁLISE DE AMBIGUIDADE LEXICAL EM MÚSICAS
Adriana
Hotz
Tavares..........................................................................................................
465 – 475
38.
Anúncios e letreiros do comércio popular: gêneros em discussão
Osvaldo
Barreto Oliveira Júnior
............................................................................................
476 – 500
39.
Aportes sociolinguísticos à prática do professor – implicações na sala de
aula
Consuelo Domenici Mozzer Pinto / Lucia Furtado de Mendonça
Cyranka .................................... 501 – 513
40.
Aprendendo português com textos de humor
Claudia Moura da Rocha / Darcilia M. P. Simões
..................................................................... 514 –
527
41.
Aristóteles e peirce: os substratos para a
compreensão lógica dos processos semióticos
Luiz Roberto Peel Furtado de Oliveira
....................................................................................
528 – 534
42.
ARNALDO ANTUNES, INFERENCIAÇÃO E SENTIMENTO: FUNDAMENTOS
SEMIOLINGUÍSTICOS PARA AULA DE LEITURA
Beatriz dos Santos Feres
......................................................................................................
535 – 547
43.
As canções dizem mais: desvendando as metáforas presentes nas músicas
sertanejas
Josiane Silveira Coimbra / Margareth Myriam da Rocha / Nívia de
Souza Costa / Tays Angélica Rezende
..........................................................................................................................................548 – 559
44.
AS
MARIAS NA MACROTOPONÍMIA SERGIPANA: A IGREJA E O PODER
Cezar Alexandre Neri Santos
................................................................................................
560 – 573
45.
As metáforas do amor em revistas para
adolescentes
Ana Paula Ferreira
..............................................................................................................
574 – 583
46.
AS
METAMORFOSES DA MULHER NA POESIA BRASILEIRA FINISSECULAR
Juliana Pêgas Costa
.............................................................................................................
584 – 592
47.
Aspectos do português do brasil nas letras da música popular brasileira
Maria Aparecida Rocha Gouvêa
............................................................................................
593 – 602
48.
Aspectos sintáticos do latim tardio- o caso do discurso aduersus
iudaeos, de tertuliano
Renata Pereira Bastos / Luís Carlos Carpinetti
........................................................................ 603
– 611
49.
Aspectos sintáticos do texto de São Jerônimo Contra Iohannem
Hierosolymitanum Episcopum ad Pammachium
Ana Luíza Silva de Freitas
/ Luís Carlos Carpinetti
................................................................... 612 –
619
50.
BREVES CONSIDERAÇÕES SOBRE O INGLÊS ANTIGO
João Bittencourt de Oliveira
.................................................................................................
620 – 644
51.
CAMINHOS TEÓRICOS E PRÁTICOS EM ANÁLISE CRÍTICA DO DISCURSO
Cleide Emília Faye Pedrosa
/ Derli Machado de Oliveira / Taysa Mércia dos Santos Souza
Damaceno 646 – 691
52.
Cartas do leitor: a construção do ethos como espelho da cidadania
Lygia Maria Gonçalves Trouche
............................................................................................
692 – 704
53.
Ciência e vida moderna na dialética musical de Gilberto Gil
Beatriz Pereira da Silva
.......................................................................................................
705 – 740
54.
COMO E POR QUE TRABALHAR COM O TEXTO PUBLICITÁRIO EM SALA DE AULA
Ilana da Silva Rebello Viegas
...............................................................................................
741 – 756
55.
COMO FUNCIONA O DISCURSO DO GÊNERO DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA?
Urbano Cavalcante
Filho......................................................................................................
757 – 770
56.
Como se padece no paraíso representação da figura materna em três falas
Lucineide Lima de Paulo
.......................................................................................................
771 – 784
57.
COMPONENTES ESTRUTURAIS DOS REPERTÓRIOS DE UMA OBRA LEXICOGRÁFICA
Valéria Cristina de Abreu Vale Caetano
.................................................................................
785 – 799
58.
Compreensão de textos narrativos e argumentativos dialógicos por leitores do
ensino fundamental: resultados da pesquisa
Antonia
Valdelice de Sousa
..................................................................................................
800 – 814
59.
Conservação e preservação dos
acervos documentais baianos
e o trabalho filológico
Maria da conceição Reis Teixeira
..........................................................................................
815 – 826
60.
Construções locativas na fala culta: um estudo variacionista
Elaine M.
Thomé Viegas
.......................................................................................................
827 – 836
61.
CONTRIBUIÇÕES AO DICIONÁRIO ETIMOLÓGICO DA LÍNGUA PORTUGUESA, DE
ANTÔNIO GERALDO DA CUNHA: AS PALAVRAS COGNATAS EM FOCO
Messias dos Santos Santana
.................................................................................................
837 – 847
62.
CRÍTICA TEXTUAL E CRÍTICA DE PROCESSO: EDIÇÃO E ESTUDO DO TEXTO TEATRAL
Rosa Borges dos
Santo.........................................................................................................
848 – 865
63.
CULTURA PARTILHADA E PUBLICIDADE USOS LEXICAIS NO DISCURSO PUBLICITÁRIO
Nelly
Carvalho
....................................................................................................................
866 – 875
64.
DA
CIÊNCIA À DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA: NATUREZA E FUNCIONALIDADE DO DISCURSO
Urbano Cavalcante Filho
......................................................................................................
876 – 891
65.
De dido à matrona de éfeso
Amós Coêlho da Silva
..........................................................................................................
892 – 898
66.
De Preto à AfroDescendente: implicações terminológicas
José Geraldo da Rocha
........................................................................................................
899 – 907
67.
DISCURSOS DE POSSE DOS PRESIDENTES DO STF AS MANIFESTAÇÕES LINGUÍSTICAS E O
ETHOS DO PODER JUDICIÁRIO
Claudia Maria Gil Silva
.........................................................................................................
908 – 917
68.
Disparidades críticas sobre a obra de Gil Vicente
Rafael Santana Gomes
........................................................................................................
918 – 924
69.
DO
SILENCIAMENTO DE LÍNGUAS: ALGUMAS REFLEXÕES DISCURSIVAS SOBRE A LEI 6.001
Marcos Lúcio de S. Góis
.......................................................................................................
925 – 940
70.
Edição e estudo dos processos argumentativos de documentos manuscritos da
Cidade do Salvador
Gilberto Nazareno Telles Sobral
............................................................................................
941 – 949
71.
Ensino de língua portuguesa na escola básica gêneros e sequências textuais
Vania L. R. Dutra / Gustavo Listo
..........................................................................................
950 – 962
72.
Entre informação e ficção, a escritura
literária e o espaço de discursividade dos folhetins nos periódicos do
século XIX
Vera Maria Aragão de Souza Sanchez
...................................................................................
963 – 971
73.
Estratégias argumentativas em Silva Jardim (Século XIX)
Márcia A G Molina
...............................................................................................................
972 – 980
74.
EXISTE MESMO UMA FACULDADE DE LINGUAGEM INATA E ESPECÍFICA? ALGUNS
PROBLEMAS
Zinda Vasconcellos
..............................................................................................................
981 – 992
75.
Expressão e sentidos no tratamento da
apicultura por Varrão e Virgílio
Matheus Trevizam
.............................................................................................................
993 – 1004 |