Cadernos do CNLF, Volume XIV, no.04
Anais do XIV CNLF (TOMO 3)

___ TOMO 3 __

 

158.   A argumentação em Orto do Esposo
Érica Juliana Santos Rocha / Sebastião Josué Votre .................................................................... 2043-2049

159.   A ARTE DA LINGOA DE IAPAM, DE JOÃO RODRIGUES “TÇUZZU”
Michele Eduarda Brasil de Sá ................................................................................................. 2050-2055

160.   A AUSÊNCIA/PRESENÇA DE ARTIGO DEFINIDO DIANTE DE ANTROPÔNIMOS NA FALA
DOS MORADORES DA ZONA RURAL DE MATIPÓ E ABRE CAMPO – MG

Andréia Almeida Mendes ...................................................................................................... 2056-2069

161.   A Autoformação com o apoio da internet dos professores de italiano
pAra estrangeiros

Paolo Torresan / Fernanda Triani ............................................................................................ 2070-2109

162.   A CONSTRUÇÃO IMPLÍCITA DE OBJETOS COGNITIVOS E DISCURSIVOS EM ATIVIDADES
INTERATIVAS ENTRE SUJEITO

Hélio Rodrigues Júnior ......................................................................................................... 2110-2123

163.   A CRIAÇÃO LEXICAL NA LITERATURA INFANTOJUVENIL: O QUE NOS MOSTRA
O
MANUAL DE DESCULPAS ESFARRAPADAS

Solange Maria Moreira de Campos .......................................................................................... 2124-2136

164.   A DESPALATALIZAÇÃO DE /ň/, NA ZONA URBANA DE RIO BRANCO (AC)
Lindinalva Messias do N. Chaves / Francisca Eleni Silva de Melo .................................................... 2137-2149

165.   A dramaturgia de ariovaldo matos: desvendando seu espólio
Mabel Meira Mota / Rosa Borges dos Santos ............................................................................. 2150-2157

166.   A EDIÇÃO DE TEXTOS PARA O ESTUDO DAS UNIDADES FRASEOLÓGICAS
DA LINGUAGEM JURÍDICA

Expedito Eloísio Ximenes ...................................................................................................... 2158-2166

167.   A FORMAÇÃO DO LÉXICO ROMÂNICO E O MITO DA ORIGEM HÍBRIDA DO INGLÊS
Miguel Afonso Linhares ........................................................................................................ 2167-2187

168.   A ICONICIDADE INTERDISCURSIVA EM “EROS UMA VEZ...” DE MILLÔR FERNANDES
Elmar Rosa de Aquino........................................................................................................... 2188-2198

169.   A ICONICIDADE LEXICAL E A NOÇÃO DE "VER COMO”
Ana Lúcia Monteiro Ramalho Poltronieri Martins / Darcilia Marindir Pinto Simões................................. 2199-2204

170.   A ICONICIDADE LEXICAL NA VALORIZAÇÃO DA LÍNGUA NACIONAL EM LETRAS-DE-MÚSICA
 BRASILEIRA

Marilza Maia de Souza de Paiva............................................................................................... 2205-2214

171.   A LEITURA NA ESCOLA: O INTERTEXTO COMO FATOR DE INTERPRETABILIDADE
Márcia Leite....................................................................................................................... 2215-2225

172.   A LEXICOGRAFIA NAS POESISIAS DE MANUEL BANDEIRA E SEUS CAMPOS SEMÂNTICOS
Luci Mary Melo Leon........................................................................................................... 2226-2231

173.   A língua portuguesa do século XVI numa perspectiva historiográfica
Jefferson Santos da Silva...................................................................................................... 2232-2238

174.   A linguagem fantástica uma experiÊncia de limites
Cristina Maria Teixeira Martinho.............................................................................................. 2239-2255

175.   A memória através do olhar do flâneur
Claudia Gonçalves Ribeiro...................................................................................................... 2256-2267

176.   A modalização como ferramenta na construção do humor crítico
Wdiônatas Andrade Santos / Elaine Cristina Medeiros Frossard....................................................... 2268-2274

177.   A MÚSICA POSITIVISMO DE NOEL ROSA E A CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS: UM ESTUDO
SEMÂNTICO-ENUNCIATIVO DA DIRETIVIDADE ARGUMENTATIVA NO PROCESSO DE LEITURA

Josegleide Elioterio dos Santos / Eliuse Sousa Silva.................................................................... 2275-2286

178.   A PRODUÇÃO DE TEXTOS ARGUMENTATIVOS NO ENSINO FUNDAMENTAL –
REFLEXÃO E PROPOSTA

Adriana Barcelos de Souza / Adriana Leite Moreira / Ana Lúcia da Silva............................................ 2287-2308

179.   ANÁLISE CRÍTICA DE ALGUNS TÓPICOS DA GRAMÁTICA NORMATIVA ADOTADA NAS
ESCOLAS BRASILEIRAS

Carlos Alberto Gonçalves Lopes.............................................................................................. 2309-2323

180.   ANÁLISE DE NEOLOGISMOS SEMÂNTICOS PRESENTES EM QUERÔ – UMA REPORTAGEM MALDITA,
DE PLÍNIO MARCOS

Ruy Maurício Azevedo Morato.................................................................................................. 2324-2337

181.   ANÁLISE DO GRAU DE VINCULAÇÃO DE ADJETIVAS NO PORTUGUÊS ARCAICO
Maria Regina Pante............................................................................................................... 2338-2346

182.   ANÁLISE SEMÂNTICA E PRAGMÁTICA DOS SIGNIFICANTES “NEGUINHO (A)”, E “NEGO (A)" NO
SÉCULO XIX E NO MUNDO CONTEMPORÂNEO

Gabriel Nascimento dos Santos / Maria D’Ajuda Alomba Ribeiro...................................................... 2347-2355

183.   As cartas ao barão de jeremoabo: abordagem léxico-semântica de documentos
pessoais do final do século xix

Eliane Santos Leite.............................................................................................................. 2356-2365

184.   AS CONSTRUÇÕES DE DESLOCAMENTO À ESQUERDA NO PB: EVIDÊNCIAS DE
ORIENTAÇÃO PARA O DISCURSO

Mayara Nicolau de Paula........................................................................................................ 2366-2376

185.   As estratégias de polidez e a organização tópica em entrevistas impressas
Maria da Penha Pereira Lins
/ Natalia Muniz Marchezi................................................................... 2377-2392

186.   As mudanças fonéticas e sociais em evidência: o novo falar carioca
Emanuelle da Fonseca Mercadante........................................................................................... 2393-2403

187.   AS PISTAS GRÁFICAS NOS ESTUDOS SOCIOLINGUÍSTICOS: DEFININDO VARIANTES GRÁFICAS
Elaine Chaves..................................................................................................................... 2404-2425

188.   AS PRÁTICAS DE AVALIAÇÃO E COMPOSIÇÃO DE CURRÍCULO E MATERIAIS DIDÁTICOS
NO ENSINO DE ESPANHOL NO NÍVEL MÉDIO DA REDE PÚBLICA –
EM BUSCA DE PRÁTICAS DE LETRAMENTO

Cícero Anastácio Araújo de Miranda.......................................................................................... 2426-2435

189.   ASSIM COMO NO ORTO DO ESPOSO
Wandercy de Carvalho.......................................................................................................... 2436-2450

190.   Blogs na escola: uma alternativa
Carmen Pimentel................................................................................................................. 2451-2459

191.   Calpúrnio sículo e suas bucólicas i, iv e vii: uma visão política do império neroniano
Ivone da Silva Rebello.......................................................................................................... 2460-2470

192.   CAUSAS E CONSEQUÊNCIAS DA DIALETAÇÃO DA LÍNGUA LATINA: UM POUCO DE HISTÓRIA
 EXTERNA DA LÍNGUA PORTUGUESA

José Mario Botelho................................................................................................................. 2471-2481

193.   Clarice e macabéa: apartes discursivos da construção/desconstrução da
identidade feminina em “a hora da estrela”, de clarice lispector

Sheila Cardoso Marchesano.................................................................................................... 2482-2489

194.   Concepções de linguagem e ensino de língua portuguesa: um olhar no livro
didático e o PCN-EM

Luciane Silva de Souza Carneiro.............................................................................................. 2490-2506

195.   Construções de contraste nos jornais de Natal As relações antonímicas
Paulo Henrique Duque........................................................................................................... 2507-2522

196.   Cordel e romances de folheto gêneros híbridos em sala de aula
Marcelo da Silva Amorim....................................................................................................... 2523-2534

197.   DE VOSSA MERCÊ A CÊ: CAMINHOS, PERCURSOS E TRILHAS
Clézio Roberto Gonçalves...................................................................................................... 2535-2550

198.   DESVENDANDO O PROCESSO DE REFERENCIAÇÃO NO GÊNERO ARTIGO DE OPINIÃO
PRODUZIDO POR ALUNOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Fátima Aparecida de Souza Maruci........................................................................................... 2551-2563

199.   DIÁRIO DE LUTO, DE ROLAND BARTHES OU A ESTÉTICA DO FRAGMENTO
Rodrigo da Costa Araújo........................................................................................................ 2564-2576

200.   DISCURSO JORNALÍSTICO E A NEGOCIAÇÃO DE UMA REALIDADE DE CRISE: A REPRESENTAÇÃO
DE ESCÂNDALOS DE CORRUPÇÃO POLÍTICA

Guilherme Rocha Brent...........................................................................................................2577-2588

201.   DISCURSOS EM TORNO DO BLOG PETROBRAS – FATOS E DADOS
Luiz Antônio Cavalcanti Monteiro...............................................................................................2589-2599

202.   Discussão é guerra: usos do conector “mas”
Naira de Almeida Velozo.........................................................................................................2600-2612

203.   DITOS POPULARES E METÁFORA CONCEPTUAL
Antonio Marcos Vieira de Oliveira............................................................................................2613-2620

204.   EM BUSCA DE NOVOS CAMINHOS: O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA PARA SURDOS
Andreza Nora
..................................................................................................................2621-2632

205.   ENTRE LABIRINTOS, MURMÚRIOS E POESIA: A PAIXÃO ENUNCIADA PELO
VIÉS FEMININO NA MITOLOGIA/LITERATURA GREGA

Dulcileide Virgínio do Nascimento
.......................................................................................2633-2638

206.   ESCRITA E INVISIBILIDADE NO ROMANCE INVISIBLE DE PAUL AUSTER
Egle Pereira da Silva
........................................................................................................2639-2643

207.   ESTRUTURAS DISCURSIVAS: O ENCAPSULAMENTO ANAFÓRICO EM REDAÇÕES DE
PRÉ-VESTIBULANDOS

Dayhane Alves Escobar Ribeiro
...........................................................................................2644-2678

208.   ESTUDO PROSÓDICO DE NARRATIVAS SEMIESPONTÂNEAS PRODUZIDAS POR
BRASILEIROS APRENDIZES DE INGLÊS COMO LE

Camila da Silva Ornellas / Fernanda Memória
.....................................................................2679-2685

209.   “EU TENHO TANTO A LHE FALAR, MAS COM PALAVRAS NÃO SEI DIZER”:
O TRABALHO COM PRODUÇÃO TEXTUAL NAS TURMAS DE EJA

Juliene Kely Zanardi
.........................................................................................................2686-2696

210.   EVIDÊNCIAS DE USOS GRAMATICALIZADOS E NÃO GRAMATICALIZADOS DE DIZ QUE EM
ORTO DO ESPOSO

Katiane de Carvalho Coelho
..............................................................................................2697-2704

211.   FENÔMENOS LINGUÍSTICOS CARACTERÍSTICOS DO PORTUGUÊS ARCAICO NA
FALA DO ALTO PANTANAL

Mirami Gonçalves Sá dos Reis
...........................................................................................2705-2714

212.   HARMONIZAÇÃO VOCÁLICA DO /e/ E DO /o/ NO MUNICÍPIO DE RIO BRANCO – ACRE
Antonieta Buriti de Souza Hosokawa / Priscila Souza da Silva
................................................2715-2727

213.   HOMEM COM USO INDEFINIDO A PARTIR DE ORTO DO ESPOSO
Juliana Regoto Rodrigues / Sebastião Josué Votre
...............................................................2728-2733

214.   IDENTIDADES EM INTERAÇÃO: UM ESTUDO SOBRE AS ESTRATÉGIAS DE
CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADES EM E-MAILS DE UM GRUPO ONLINE

Cinara Monteiro Cortez
.....................................................................................................2734-2748

215.   INFLUENCIA DA ESCRITA SOBRE A ORALIDADE: MUDANÇA DE COMPORTAMENTO
LINGUÍSTICO EM EVANGÉLICOS MENOS ESCOLARIZADOS

Max Alex de Souza Campello
............................................................................................2749-2760

216.   INTERTEXTUALIDADE EM CHARGES: UMA ABORDAGEM COGNITIVISTA
Juliana dos Santos
..........................................................................................................2761-2774

217.   LEITURA NA ESCOLA: GRAMÁTICA E EXPRESSIVIDADE
Aytel Marcelo Teixeira da Fonseca
.....................................................................................2775-2780

218.   LEVANTAMENTO LEXICAL DOS ENCAPSULADORES UTILIZADOS NAS REDAÇÕES DE
ALUNOS DO PRÉ-VESTIBULAR

Dayhane Alves Escobar Ribeiro
..........................................................................................2781-2808

219.   LÍNGUA PORTUGUESA NO VESTIBULAR: POR UMA ABORDAGEM REFLEXIVA
Aytel Marcelo Teixeira da Fonseca / Camila Mourão Dias
......................................................2809-2816

220.   LITERATURA DÁ SAMBA
Alexandre Neiv
a ..............................................................................................................2817-2824

221.   LUIS FERNANDO VERISSIMO: ESTUDO DAS ESTRATÉGIAS ARGUMENTATIVAS NAS
CRÔNICAS PUBLICADAS NO JORNAL O GLOBO

Nathália Rocha dos Santos
...............................................................................................2825-2835

222.   METÁFORA CONCEPTUAL E LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS – libras
Paula Helouise Oliveira
....................................................................................................2836-2851

223.   MÍDIA E MANIPULAÇÃO: REVISITANDO EFEITOS IDEOLÓGICOS E MARCAS HEGEMÔNICAS
DO DISCURSO PUBLICITÁRIO

João Batista da Costa Júnior / Cleide Emília Faye Pedrosa
....................................................2852-2863

224.   MORFOSSINTAXE: ENSINO A PARTIR DE GÊNEROS TEXTUAIS
Lúcia Helena Peyroton da Rocha / Aline Moraes Oliveira
.......................................................2864-2873

225.   NAZIAZENO BARBOSA, UM HOMEM PROFUNDAMENTE CORDIAL NA OBRA DE DYONÉLIO MACHADO
Aline Pereira Gonçalves
....................................................................................................2874-2882

226.   NOEL ROSA: UM COMPOSITOR COM FORTES TENDÊNCIAS MODERNISTAS
Jair Francis
.....................................................................................................................2883-2889

227.   NOVA DATAÇÃO DE PALAVRAS SUFIXADAS EM -MENTO EM TEXTOS GALEGO-PORTUGUESES
DO SÉCULO XIII

Érica Santos Soares de Freitas
...........................................................................................2890-2900