158.
A
argumentação em Orto do Esposo
Érica Juliana Santos Rocha /
Sebastião Josué Votre
....................................................................
2043-2049
159.
A ARTE DA LINGOA DE IAPAM, DE
JOÃO RODRIGUES “TÇUZZU”
Michele Eduarda Brasil de Sá
.................................................................................................
2050-2055
160.
A AUSÊNCIA/PRESENÇA DE ARTIGO
DEFINIDO DIANTE DE ANTROPÔNIMOS
NA FALA
DOS MORADORES DA ZONA RURAL DE MATIPÓ E ABRE CAMPO – MG
Andréia Almeida Mendes
......................................................................................................
2056-2069
161.
A
Autoformação com o apoio da internet dos professores de italiano
pAra
estrangeiros
Paolo Torresan
/ Fernanda Triani
............................................................................................
2070-2109
162.
A CONSTRUÇÃO IMPLÍCITA DE
OBJETOS COGNITIVOS E DISCURSIVOS EM ATIVIDADES
INTERATIVAS ENTRE SUJEITO
Hélio Rodrigues
Júnior
.........................................................................................................
2110-2123
163.
A CRIAÇÃO LEXICAL NA LITERATURA
INFANTOJUVENIL: O QUE NOS MOSTRA
O
MANUAL DE DESCULPAS ESFARRAPADAS
Solange Maria Moreira de Campos
..........................................................................................
2124-2136
164.
A DESPALATALIZAÇÃO
DE /ň/, NA
ZONA URBANA DE RIO BRANCO (AC)
Lindinalva Messias do
N. Chaves / Francisca Eleni Silva de Melo
.................................................... 2137-2149
165.
A
dramaturgia de ariovaldo matos: desvendando seu espólio
Mabel Meira Mota
/ Rosa Borges dos Santos
.............................................................................
2150-2157
166.
A EDIÇÃO DE TEXTOS PARA O
ESTUDO DAS UNIDADES FRASEOLÓGICAS
DA LINGUAGEM
JURÍDICA
Expedito Eloísio Ximenes
......................................................................................................
2158-2166
167.
A FORMAÇÃO DO LÉXICO ROMÂNICO E
O MITO DA ORIGEM HÍBRIDA DO INGLÊS
Miguel Afonso Linhares
........................................................................................................
2167-2187
168.
A ICONICIDADE INTERDISCURSIVA
EM “EROS UMA VEZ...” DE MILLÔR FERNANDES
Elmar Rosa de
Aquino...........................................................................................................
2188-2198
169.
A ICONICIDADE
LEXICAL E A NOÇÃO DE "VER COMO”
Ana Lúcia Monteiro
Ramalho Poltronieri Martins
/ Darcilia Marindir Pinto Simões.................................
2199-2204
170.
A ICONICIDADE LEXICAL NA
VALORIZAÇÃO DA LÍNGUA NACIONAL EM
LETRAS-DE-MÚSICA
BRASILEIRA
Marilza Maia de Souza de
Paiva...............................................................................................
2205-2214
171.
A LEITURA NA ESCOLA: O
INTERTEXTO COMO FATOR DE INTERPRETABILIDADE
Márcia
Leite.......................................................................................................................
2215-2225
172.
A LEXICOGRAFIA NAS POESISIAS DE MANUEL BANDEIRA E SEUS CAMPOS
SEMÂNTICOS
Luci Mary Melo
Leon...........................................................................................................
2226-2231
173.
A
língua portuguesa do século XVI numa perspectiva historiográfica
Jefferson Santos da
Silva......................................................................................................
2232-2238
174.
A
linguagem fantástica uma experiÊncia de limites
Cristina Maria Teixeira
Martinho..............................................................................................
2239-2255
175.
A
memória através do olhar do flâneur
Claudia
Gonçalves
Ribeiro......................................................................................................
2256-2267
176.
A
modalização como ferramenta na construção do humor
crítico
Wdiônatas Andrade Santos
/ Elaine Cristina Medeiros Frossard.......................................................
2268-2274
177.
A MÚSICA POSITIVISMO DE
NOEL ROSA E A CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS: UM ESTUDO
SEMÂNTICO-ENUNCIATIVO DA DIRETIVIDADE ARGUMENTATIVA NO PROCESSO DE LEITURA
Josegleide Elioterio dos Santos
/ Eliuse Sousa
Silva....................................................................
2275-2286
178.
A PRODUÇÃO DE TEXTOS
ARGUMENTATIVOS NO ENSINO FUNDAMENTAL –
REFLEXÃO E PROPOSTA
Adriana Barcelos de Souza
/ Adriana Leite Moreira / Ana Lúcia da
Silva............................................ 2287-2308
179.
ANÁLISE CRÍTICA DE ALGUNS
TÓPICOS DA GRAMÁTICA NORMATIVA ADOTADA NAS
ESCOLAS BRASILEIRAS
Carlos Alberto Gonçalves
Lopes..............................................................................................
2309-2323
180.
ANÁLISE DE NEOLOGISMOS
SEMÂNTICOS PRESENTES EM QUERÔ – UMA REPORTAGEM MALDITA,
DE PLÍNIO MARCOS
Ruy Maurício Azevedo Morato..................................................................................................
2324-2337
181.
ANÁLISE DO GRAU DE VINCULAÇÃO
DE ADJETIVAS NO PORTUGUÊS ARCAICO
Maria Regina Pante...............................................................................................................
2338-2346
182.
ANÁLISE SEMÂNTICA E PRAGMÁTICA
DOS SIGNIFICANTES “NEGUINHO (A)”, E “NEGO (A)" NO
SÉCULO XIX E NO MUNDO
CONTEMPORÂNEO
Gabriel Nascimento dos Santos
/ Maria D’Ajuda Alomba
Ribeiro......................................................
2347-2355
183.
As
cartas ao barão de jeremoabo: abordagem léxico-semântica de documentos
pessoais do final do século xix
Eliane Santos
Leite..............................................................................................................
2356-2365
184.
AS CONSTRUÇÕES DE DESLOCAMENTO
À ESQUERDA NO PB: EVIDÊNCIAS DE
ORIENTAÇÃO PARA O DISCURSO
Mayara Nicolau de
Paula........................................................................................................
2366-2376
185.
As
estratégias de polidez e a organização tópica em entrevistas impressas
Maria
da Penha Pereira Lins /
Natalia Muniz
Marchezi...................................................................
2377-2392
186.
As
mudanças fonéticas e sociais em evidência: o novo falar carioca
Emanuelle da Fonseca
Mercadante...........................................................................................
2393-2403
187.
AS PISTAS GRÁFICAS NOS ESTUDOS
SOCIOLINGUÍSTICOS: DEFININDO VARIANTES GRÁFICAS
Elaine Chaves.....................................................................................................................
2404-2425
188.
AS PRÁTICAS DE AVALIAÇÃO E COMPOSIÇÃO DE
CURRÍCULO E MATERIAIS
DIDÁTICOS
NO ENSINO DE ESPANHOL NO NÍVEL MÉDIO DA REDE PÚBLICA –
EM BUSCA DE PRÁTICAS DE LETRAMENTO
Cícero Anastácio Araújo de
Miranda.......................................................................................... 2426-2435
189.
ASSIM COMO NO
ORTO DO ESPOSO
Wandercy de
Carvalho.......................................................................................................... 2436-2450
190.
Blogs
na escola: uma alternativa
Carmen
Pimentel................................................................................................................. 2451-2459
191.
Calpúrnio sículo e suas bucólicas
i, iv e vii: uma visão política do império neroniano
Ivone da Silva
Rebello.......................................................................................................... 2460-2470
192.
CAUSAS E CONSEQUÊNCIAS DA DIALETAÇÃO DA
LÍNGUA LATINA: UM POUCO DE
HISTÓRIA
EXTERNA DA LÍNGUA PORTUGUESA
José Mario
Botelho.................................................................................................................
2471-2481
193.
Clarice e macabéa: apartes discursivos
da construção/desconstrução
da
identidade feminina em “a hora da estrela”, de clarice lispector
Sheila Cardoso Marchesano.................................................................................................... 2482-2489
194.
Concepções de linguagem e ensino de
língua portuguesa:
um olhar no livro
didático e o PCN-EM
Luciane Silva de Souza
Carneiro.............................................................................................. 2490-2506
195.
Construções de contraste nos jornais de
Natal As relações antonímicas
Paulo Henrique
Duque........................................................................................................... 2507-2522
196.
Cordel e romances de folheto gêneros
híbridos em sala de aula
Marcelo da Silva
Amorim....................................................................................................... 2523-2534
197.
DE VOSSA MERCÊ A CÊ: CAMINHOS, PERCURSOS
E TRILHAS
Clézio Roberto
Gonçalves...................................................................................................... 2535-2550
198.
DESVENDANDO O PROCESSO DE REFERENCIAÇÃO
NO GÊNERO ARTIGO
DE OPINIÃO
PRODUZIDO POR ALUNOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Fátima
Aparecida de Souza Maruci...........................................................................................
2551-2563
199.
DIÁRIO DE LUTO, DE ROLAND BARTHES OU A
ESTÉTICA DO FRAGMENTO
Rodrigo da Costa
Araújo........................................................................................................ 2564-2576
200.
DISCURSO JORNALÍSTICO E A NEGOCIAÇÃO DE
UMA REALIDADE DE CRISE: A REPRESENTAÇÃO
DE ESCÂNDALOS DE CORRUPÇÃO POLÍTICA
Guilherme
Rocha Brent...........................................................................................................2577-2588
201.
DISCURSOS EM TORNO DO BLOG PETROBRAS –
FATOS E DADOS
Luiz Antônio Cavalcanti Monteiro...............................................................................................2589-2599
202.
Discussão é guerra: usos do conector
“mas”
Naira de Almeida Velozo.........................................................................................................2600-2612
203.
DITOS POPULARES E METÁFORA CONCEPTUAL
Antonio
Marcos Vieira de Oliveira............................................................................................2613-2620
204.
EM BUSCA DE NOVOS CAMINHOS: O ENSINO DE
LÍNGUA PORTUGUESA PARA SURDOS
Andreza Nora
..................................................................................................................2621-2632
205.
ENTRE LABIRINTOS, MURMÚRIOS E POESIA: A
PAIXÃO ENUNCIADA PELO
VIÉS FEMININO NA MITOLOGIA/LITERATURA GREGA
Dulcileide Virgínio do Nascimento
.......................................................................................2633-2638
206.
ESCRITA E INVISIBILIDADE NO ROMANCE
INVISIBLE DE PAUL AUSTER
Egle Pereira da Silva
........................................................................................................2639-2643
207.
ESTRUTURAS DISCURSIVAS: O ENCAPSULAMENTO
ANAFÓRICO EM REDAÇÕES DE
PRÉ-VESTIBULANDOS
Dayhane Alves Escobar Ribeiro
...........................................................................................2644-2678
208.
ESTUDO PROSÓDICO DE NARRATIVAS
SEMIESPONTÂNEAS PRODUZIDAS POR
BRASILEIROS APRENDIZES DE INGLÊS COMO LE
Camila da Silva Ornellas / Fernanda Memória
.....................................................................2679-2685
209.
“EU TENHO TANTO A LHE FALAR, MAS COM
PALAVRAS NÃO SEI DIZER”:
O TRABALHO COM PRODUÇÃO TEXTUAL NAS TURMAS DE EJA
Juliene Kely Zanardi
.........................................................................................................2686-2696
210.
EVIDÊNCIAS DE USOS GRAMATICALIZADOS E
NÃO GRAMATICALIZADOS DE DIZ QUE EM
ORTO DO ESPOSO
Katiane de Carvalho Coelho
..............................................................................................2697-2704
211.
FENÔMENOS LINGUÍSTICOS CARACTERÍSTICOS
DO PORTUGUÊS ARCAICO NA
FALA DO ALTO PANTANAL
Mirami Gonçalves Sá dos Reis
...........................................................................................2705-2714
212.
HARMONIZAÇÃO VOCÁLICA DO /e/ E DO /o/ NO
MUNICÍPIO DE RIO BRANCO – ACRE
Antonieta Buriti de Souza Hosokawa / Priscila Souza da Silva
................................................2715-2727
213.
HOMEM COM USO INDEFINIDO A PARTIR DE
ORTO DO ESPOSO
Juliana Regoto Rodrigues / Sebastião Josué Votre
...............................................................2728-2733
214.
IDENTIDADES EM INTERAÇÃO: UM ESTUDO
SOBRE AS ESTRATÉGIAS DE
CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADES EM E-MAILS DE UM GRUPO ONLINE
Cinara Monteiro Cortez
.....................................................................................................2734-2748
215.
INFLUENCIA DA ESCRITA SOBRE A ORALIDADE:
MUDANÇA DE COMPORTAMENTO
LINGUÍSTICO EM EVANGÉLICOS MENOS ESCOLARIZADOS
Max Alex de Souza Campello
............................................................................................2749-2760
216.
INTERTEXTUALIDADE EM CHARGES: UMA
ABORDAGEM COGNITIVISTA
Juliana dos Santos
..........................................................................................................2761-2774
217.
LEITURA NA ESCOLA: GRAMÁTICA E
EXPRESSIVIDADE
Aytel Marcelo Teixeira da Fonseca
.....................................................................................2775-2780
218.
LEVANTAMENTO LEXICAL DOS ENCAPSULADORES
UTILIZADOS NAS REDAÇÕES DE
ALUNOS DO PRÉ-VESTIBULAR
Dayhane Alves Escobar Ribeiro
..........................................................................................2781-2808
219.
LÍNGUA PORTUGUESA NO VESTIBULAR: POR UMA
ABORDAGEM REFLEXIVA
Aytel Marcelo Teixeira da Fonseca / Camila Mourão Dias
......................................................2809-2816
220.
LITERATURA DÁ SAMBA
Alexandre Neiva
..............................................................................................................2817-2824
221.
LUIS FERNANDO VERISSIMO: ESTUDO DAS
ESTRATÉGIAS ARGUMENTATIVAS NAS
CRÔNICAS PUBLICADAS NO JORNAL O GLOBO
Nathália Rocha dos Santos
...............................................................................................2825-2835
222.
METÁFORA CONCEPTUAL E LÍNGUA BRASILEIRA
DE SINAIS – libras
Paula Helouise Oliveira
....................................................................................................2836-2851
223.
MÍDIA E MANIPULAÇÃO: REVISITANDO EFEITOS
IDEOLÓGICOS E MARCAS HEGEMÔNICAS
DO DISCURSO PUBLICITÁRIO
João Batista da Costa Júnior / Cleide Emília Faye Pedrosa
....................................................2852-2863
224.
MORFOSSINTAXE: ENSINO A PARTIR DE
GÊNEROS TEXTUAIS
Lúcia Helena Peyroton da Rocha / Aline Moraes Oliveira
.......................................................2864-2873
225.
NAZIAZENO BARBOSA, UM HOMEM PROFUNDAMENTE CORDIAL NA OBRA DE DYONÉLIO
MACHADO
Aline Pereira Gonçalves
....................................................................................................2874-2882
226.
NOEL ROSA: UM COMPOSITOR COM FORTES TENDÊNCIAS MODERNISTAS
Jair Francis
.....................................................................................................................2883-2889
227.
NOVA DATAÇÃO DE PALAVRAS SUFIXADAS EM -MENTO EM TEXTOS GALEGO-PORTUGUESES
DO
SÉCULO XIII
Érica Santos Soares de Freitas
...........................................................................................2890-2900 |