A ABORDAGEM DE BAKHTIN E
FIORIN SOBRE LINGUAGEM E IDEOLOGIA E SUA RELAÇÃO COM A SALA DE AULA
Yoná Milhomem de Oliveira (UEMASUL), Carlos
Alberto Fonseca Santos (UEMASUL) e Inácia
Neta Brilhante de Sousa (UEMASUL)
Carta de Aceite
A ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS
COM DEFICIÊNCIA NA CIDADE DE CARDOSO MOREIRA: PERCEPÇÃO DE PAIS E PROFESSORES
Jaqueline Maria de Almeida (UENF), Liz Daiana Tito Azeredo da
Silva (UENF), Nathália Rosalino Tamy (UENF) e Eliana Crispim França
Luquetti (UENF)
Carta de Aceite
A ALFABETIZAÇÃO O TRABALHO
COM A ORALIDADE DE CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA NA CIDADE DE CARDOSO MOREIRA:
PERCEPÇÃO DE PAIS E PROFESSORES
Nathália Rosalino Tamy (UENF) e Jaqueline
Maria de Almeida (UENF)
Carta de Aceite
A ANÁLISE DISCURSIVA NA
PRODUÇÃO DE PLACAS E ANÚNCIOS
Margarida Vieira da Costa (UEMS), Adélia
Maria Evangelista Azevedo (UEMS), Adriana
Lúcia de Escobar Chaves de Barros (UEMS) e Natalina Sierra Assêncio Costa (UEMS)
Carta de Aceite
A AQUISIÇÃO DO PORTUGUÊS
COMO SEGUNDA LÍNGUA PARA OS MEBÊNGÔKRE: UMA
CONTRIBUIÇÃO PARA A EDUCAÇÃO ESCOLAR BILÍNGUE
Raimunda da Silva Nunes (UFT)
Carta de Aceite
A BIBLIOTECA COMO ESPAÇO DE
INCENTIVO PARA FORMAÇÃO DE LEITORES LITERÁRIOS
Nilo Marinho Pereira Junior
(UFT) e Valéria da Silva Medeiros (UFT)
Carta de Aceite
A CARTA DE PERO VAZ DE
CAMINHA (1967), DE JAIME CORTESÃO: SOB A ÓTICA DA HISTORIOGRAFIA LINGUÍSTICA
Viviane Lourenço Teixeira (UFF)
Carta de Aceite
A CIÊNCIA EM CONSTRUÇÃO SOB
O PRISMA DA COMPLEXIDADE
Carla Bastiani (IFTO), Karylleila
dos Santos Andrade (UFT), Fadia Rodrigues
Samra (UFT) e Camila Rodrigues Viana
(UFMA)
Carta de Aceite
A COLONIZAÇÃO PORTUGUESA NO BRASIL E O
MULTILINGUISMO DOS PRIMEIROS DOIS SÉCULOS EM TERRA BRASÍLICA
José Mario Botelho (FFP-UERJ)
Carta de Aceite
A CONSTRUÇÃO DA COERÊNCIA EM
PRODUÇÕES TEXTUAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Davi Pereira Gomes (UFT), Antonia Aparecida Pereira Borges (UFT) e Márcio Araujo de Melo (UFT)
Carta de Aceite
A CONTRIBUIÇÃO DA
LINGUÍSTICA TEXTUAL À LEITURA EM CONTEXTO PRISIONAL
Inácia Neta Brilhante
de Sousa (UFT) e Valéria da Silva Medeiros (UFT)
Carta de Aceite
A CONSTRUÇÃO DO FEMININO NA
LITERATURA INDÍGENA: IDENTIDADE E DIFERENÇA
Paola Efelli Rocha de Sousa Lima (UFT) e Walace
Rodrigues (UFT)
Carta de Aceite
A CONTRIBUIÇÃO DOS HERÓIS NA
LEITURA E NA INTERPRETAÇÃO PARA OS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO
Antônia Aparecida da Silva Lemes (SEEDUC) e Nataniel
dos Santos Gomes (UEMS)
Carta de Aceite
A CRIAÇÃO DO IMPERIAL INSTITUTO DE MENINOS
CEGOS (1854): UMA ANÁLISE HISTORIOGRÁFICA DA ALFABETIZAÇÃO PELO SISTEMA BRAILLE
Barbara Poubel dos Santos (UFF)
Carta de Aceite
A
DÍVIDA HISTÓRICA DO BRASIL COM O NEGRO: UM
OLHAR CONTEMPORÂNEO
Arthur Gallo Garcia (UENF), Anízio Antônio Pirozi (UENF), Clodoaldo Sanches Fofano (UENF) e Eliana Crispim França Luqueti (UENF)
Carta de Aceite
A EDUCAÇÃO EM LIBRAS EM
XINGUARA – PARÁ
Bonfim Queiroz Lima (UFT) e Luciana de Queiroz Lima (UFT)
Carta de Aceite
A EDUCAÇÃO INTERCULTURAL
BILÍNGUE E O PARADIGMA ESCOLAR: PERSPECTIVAS E DESAFIOS DAS COMUNIDADES INDÍGENAS
BRASILEIRAS
Karine Nafaeli Sousa Lima (UFT),
Priscila Venâncio Costa (UFT) e Rosélia Sousa Silva (UFT)
Carta de Aceite
A EDUCAÇÃO NA ROMA ANTIGA
Miguél Eugenio Almeida (UEMS)
Carta de Aceite
A ESCRITA DO RELATÓRIO DO
ESTÁGIO: ENTRE O FAZER E O SENTIR
Tânia Maria de Oliveira Rosa (UFT) e Luíza Helena Oliveira da Silva (UFT)
Carta de Aceite
A ESTRUTURAÇÃO DAS
CONSTRUÇÕES LÉXICO - GRAMATICAIS DE ALUNOS SURDOS E A MANIFESTAÇÃO DO FENÔMENO
DA TOPICALIZAÇÃO
Karine Nafaeli Sousa Lima
(UEMASUL)
Carta de Aceite
A FIGURA DA MULHER NA TOPONÍMIA URBANA
PORTUENSE
Franciele Rodovalho Ferreira (UFT) e Karylleila
dos Santos Andrade (UFT)
Carta de Aceite
A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LITERATURA NO CURSO DE
LETRAS E SUAS IMPLICAÇÕES NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA E FORMAÇÃO DE
LEITORES, SOB A LUZ DA TEORIA DA COMPLEXIDADE
Núbia Silva
dos Santos
(UFT) e Maria José de Pinho (UFT)
Carta de Aceite
A FORMAÇAO LITERÁRIA DO
LEITOR CONTEMPORÂNEO NA PERSPECTIVA DO PARADIGMA EMERGENTE
Marilene Soares da Silva (UFT) e Maria José de Pinho (UFT)
Carta de Aceite
A FOTOGRAFIA COMO MEMÓRIA,
EM “RELATO DE UM CERTO ORIENTE”, DE MILTON HATOUM
Wandercy de Carvalho (UFT)
Carta de Aceite
A GRAMÁTICA CONTEXTUALIZADA
E SUA APLICAÇÃO DE FORMA PRÁTICA NA PRODUÇÃO DE TEXTO
Ione Eler e Herler (UEMS),
Silvia Helena Barros (UEMS),
Adriana Lúcia de Escobar chaves (UEMS), Adélia
Maria Evangelista Azevedo (UEMS) e Natalina
Sierra Assencio Costa (UEMS)
Carta de Aceite
A
HEROÍNA IDEALIZADA: UMA ANÁLISE DA OBRA “IRACEMA”, DE JOSÉ DE ALENCAR
Paulo
Hernandes Gonçalves da Silva
(UFT e IFTO) e Francisco Edviges
Albuquerque (UFT)
Carta de Aceite
A HISTÓRIA EM QUADRINHOS
COMO USO PEDAGÓGICO NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E FORMAÇÃO DO LEITOR
Thaynara Martins da Silva (UEMS), Tabitha Molina Monteiro (UEMS), Josélia Pedrosa dos Reis (UEMS) e Patrícia Rodrigues Peixoto (UEMS)
Carta de Aceite
A IMPORTÂNCIA DA FORMAÇÃO
CONTINUADA NA (RE)CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE PROFISSIONAL CRÍTICA DO PROFESSOR DE
LÍNGUA PORTUGUESA NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA
Franqueslane Ferreira de Lima (UFT) e
Selma Maria Abdalla Dias Barbosa (UFT)
Carta de Aceite
A IMPORTÂNCIA DA LEITURA
INFANTOJUVENIL NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM SOB A ÓTICA DOS DOCENTES
Tatiane almeida de Souza (UENF), Luciana
dos Santos Jorge Pessanha (UENF), Luciana
da Silva Almeida (UENF), Rysian Lohse
Monteiro (UENF) e Eliana Crispim
França Luquetti (UENF)
Carta de Aceite
A IMPORTÂNCIA DA
POLISSONOGRAFIA COMO FERRAMENTA PARA O DIAGNÓSTICO DE CRIANÇAS COM TDAH NO HOSPITAL
SÃO JOSÉ DO AVAÍ: UM ESTUDO DA PREVALÊNCIA
Luciano Reis Neves (UENF), Juliana
da Conceição Sampaio Loss (UENF), Rosalee
dos Santos Crespo Istoe (UENF), Fernanda
Castro Manhães (UENF) e Raquel França
Freitas (UENF)
Carta de Aceite
A IMPORTÂNCIA DO INCENTIVO À LEITURA E ESCRITA
NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DO ALUNO
Célia Regina Alves (UEMS), Adriana
Lúcia de Escobar chaves (UEMS), Adélia
Maria Evangelista Azevedo (UEMS) e Natalina
Sierra Assencio Costa (UEMS)
Carta de Aceite
A INFLUÊNCIA DA GRAMÁTICA
PORTUGUESA NO APRENDIZADO DE INGLÊS COMO L2
Lauter Dourado da Rocha (UFRJ)
Carta de Aceite
A INFLUÊNCIA DA ORALIDADE
SOBRE A ESCRITA E SUAS MARCAS
Marcos de Jesus Santa Barbara (FFP-UERJ) e Jose
Mario Botelho (FFP-UERJ)
Carta de Aceite
A INSULAÇÃO DOS ESTUDOS DE
LINGUAGEM ÀS CONTRIBUIÇÕES COMPORTAMENTAIS
Paulo Vitor Rosa Mota (UFMS)
Carta de Aceite
A INTERDISCURSIVIDADE E A
INTERTEXTUALIDADE ENTRE AS MÚSICAS “ADMIRÁVEL GADO NOVO” E “ADMIRÁVEL CHIP NOVO”: UMA LEITURA DE ALUNOS DO NONO
ANO ESCOLAR
Rute da Silva Santos (UFT) e João de Deus Leite (UFT)
Carta de Aceite
A LEITURA DE MUNDO DOS
REFUGIADOS EM AMBIENTES DE ESCOLARIZAÇÃO BRASILEIROS: PRÁTICAS DE LETRAMENTO
LITERÁRIO EM PERSPECTIVA
Thaiane Monsores Pereira (UVA) e Silvana
Moreli Vicente Dias (UVA)
Carta de Aceite
A LEITURA ESCOLARIZADA E A
APROPRIAÇÃO DO TEXTO LITERÁRIO PELO ALUNO: SUBJETIVIDADES EM JOGO
Vanessa Maciel Silva (UFT) e Eliane
Cristina Testa (UFT)
Carta de Aceite
A LEITURA NOS DOCUMENTOS OFICIAIS DO CURSO DE LETRAS DA
UFAC
Ceildes da Silva Pereira (UFAC)
Carta de Aceite
A LÍNGUA DO “EMO” NA REGÊNCIA VERBAL DE ESTUDANTES
DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Kayla Pachêco Nunes (UFT), Luiz Roberto
Peel Furtado de Oliveira (UFT) e Andra
Martins Ribeiro (UFT)
Carta de Aceite
A LÍNGUA KOKAMA NO CONTEXTO
URBANO DE MANAUS: A MÚSICA ENQUANTO PROCESSO DE ALORIZAÇÃO-FORTALECIMENTO
LINGUÍSTICO
Ludimar Nunes Gonçalves
(UEA) e Marcos André Ferreira Estácio (UEA)
Carta de Aceite
A LÍNGUA SATERÉ-MAWÉ NA
UNIVERSIDADE: NARRATIVAS DE ESTUDANTES INDÍGENAS
Marcos André Ferreira Estácio (UEA)
Carta de Aceite
A LÍNGUA WITOTO: LUTAS E
BUSCAS DE UMA LÍNGUA EM RESISTÊNCIA
Vanderlecia Ortega dos Santos (UEA) e
Marcos André Ferreira Estácio (UEA)
Carta de Aceite
A LINGUAGEM E PENSAMENTO
COMO O INSTRUMENTO DE PODER EM VIDAS SECAS DE GRACILIANO RAMOS
Eirivania Conceição Peres do Amaral
(UEMASUL), Fernanda Carvalho dos S. Rodrigues (UEMASUL) e Giulia Alexandre
Silva de Almeida (UEMASUL)
Carta de Aceite
A LINGUAGEM NA CRIANÇA COM
ENCEFALOPATIA CRÔNICA DA INFANCIA
Moniki Aguiar Mozzer Denucci (UENF) e Carlos Henrique Medeiros de Souza (UENF)
Carta de Aceite
A LINGUAGEM NO MARKETING
DIGITAL: UM ESTUDO DOS TERMOS TÉCNICOS DA ÁREA
Taís Turaça Arantes (UERJ),
Thays Baniski Teixeira (UEMS), Hugo Augusto Turaça Leandro (UEMS) e Jéssica Rabelo Nascimento (UEMS)
Carta de Aceite
A LINGUÍSTICA E AS LÍNGUAS
DE MODALIDADE VISUOESPACIAL
Ivanete de Freitas Cerqueira (UFAC)
Carta de Aceite
A LITERATURA DE CORDEL NA
SALA DE AULA: DESCRIÇÃO DA EXPERIÊNCIA NO 1º ANO “A”, “B”, “C” e “D” DO ENSINO
MÉDIO DA ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO HENRIQUE LIMA
Darlan Machado Dorneles (UFAC) e Lindinalva
Messias do Nascimento Chaves (UFAC)
Carta de Aceite
A LITERATURA E A ARTE DA
LINGUAGEM
João Batista Cunha Silveira (UEMS)
Carta de Aceite
A LITERATURA ERGÓDICA NOS
CURRÍCULOS ESCOLARES BRASILEIROS
Layssa de Jesus Alves Duarte (UFT) e Luiz
Roberto Peel Furtado de Oliveira (UFT)
Carta de Aceite
A LITERATURA INFANTIL NAS
BORDAS
Eliane Maria de Oliveira (UEMS)
Carta de Aceite
A MISTANÁSIA EM “MORTE E
VIDA SEVERINA”
Moyana Mariano Robles (UENF), Juliana
da Conceição Sampaio Loss (UENF), Hildeliza
Lacerda Tinoco Boechat Cabral (UENF) e Carlos
Henrique Medeiros de Souza (UENF)
Carta de Aceite
A MORTE NA LITERATURA
Nãnashara Cavalcante Boehm da Silva Barbosa (UEMS)
Carta de Aceite
A PALAVRA E A MANIFESTAÇÃO
DOS SENTIMENTOS
Soeli Bento Soeli Bento Clementi (UFMT)
Carta de Aceite
A PEDAGOGIA DAS HERANÇAS: FORMAÇÃO
DOS SUJEITOS A PARTIR DA CONSTRUÇÃO DAS LINGUAGENS CONTRA-HEGEMÔNICAS
Pauline Ildefonso (UENF)
Carta de Aceite
A POESIA AFRO-BRASILEIRA
COMO SUBSÍDIO PARA SE PENSAR SOBRE A HISTÓRIA DO NEGRO NO BRASIL
Márcia Maria Soares de Sousa Santos (UFT), Patrícia
Karla de Morais (UFT) e Walace Rodrigues (UFT)
Carta de Aceite
A POESIA COMO REFLEXO DA
SOCIEDADE
Mércia Eloi da Silva (UEMASUL), Deivanira
Vasconcelos Soares (UEMASUL) e Jenaquiela Alves de Sousa (UEMASUL)
Carta de Aceite
A POLÍTICA DE COTAS COMO
EQUÍVOCO E O PRECONCEITO COMO “COITADISMO”: ANALISE DE UM DISCURSO CONSERVADOR
Amanda Leal Castelo Branco (UENF), Daiana
Ataíde (UENF) e Shirlena Campos de
Souza Amaral (UENF)
Carta de Aceite
A POLÍTICA DE COTAS NAS UNIVERSIDADES DO ESTADO
DO RIO DE JANEIRO: ARGUMENTOS CONTRÁRIOS ÀS COTAS COM BASE NO DISCURSO DA
DEMOCRACIA RACIAL
Ana Cristina Azeredo da Silva Freitas
(UENF)
Carta de Aceite
A PRÁTICA DA LEITURA EM SALA
DE AULA
Heloisi Simony Godinho de Mello (UEMS), Luana
Sanches Bezerra (UEMS) e Vanderlis
Legramante Barbosa (UEMS)
Carta de Aceite
A PRÁTICA EDUCATIVA DOS
DOCENTES DE UMA ESCOLA INDÍGENA EM RORAIMA SOB O OLHAR DA EDUCAÇÃO POPULAR
Herika Scnhneider Sobral do Nascimento (UERR)
Carta de Aceite
A PRÁTICA DE ANÁLISE LINGUÍSTICA NAS AULAS
DE LÍNGUA PORTUGUESA: DOS PCNLP À BNCC
Gislaine de Paula Barbosa (UFT), Marizane
Magalhães de Oliveira (UFT) e João de
Deus Leite (UFT)
Carta de Aceite
A PRÁXIS DA LITERATURA
DIANTE DA RUPTURA DA DEMOCRACIA: DIÁLOGOS ENTRE LITERATURA DO TESTEMUNHO E O CINEMA
César Alessandro Sagrillo
Figueiredo (UFT) e Mônica Assunção Mourão (UFT)
Carta de Aceite
A PRESENÇA DA PINTURA E DA
LITERATURA NAS AVALIAÇÕES DO ENEM: 1998–2018
Rosy Gleyce Pereira do Nascimento (UFT)
Carta de Aceite
A PRESENÇA E USO DO
ANGLICISMO NA REVISTA ELETRÔNICA CAPRICHO
Raquel França Frreitas (UENF), Sonia
Maria da Fonseca Souza (UENF), Luciano
Neves Reis (UENF), Cristiano Manhães
de Oliveira (UENF) e Eliana Crispim
França Luquettii (UENF)
Carta de Aceite
A PRESENÇA MITOLÓGICA NO
CONTO “NEREIDAS”, DO AUTOR IMPERATRIZENSE ANTONIO COUTINHO
Mariana Soares dos Santos (UEMASUL), Andreia
dos Santos Marques Amorim (UEMASUL) e Gilberto
Freire de Santana (UEMASUL)
Carta de Aceite
A PROBLEMÁTICA DA FAKE NEWS
Katia valentina escobar Gimenez (UEMS) e
Rosimar Regina Rodrigues de
Oliveira (UEMS)
Carta de Aceite
A RECEPÇÃO DE MEMORIAL DE AIRES ATRAVÉS
DE UM BREVE PASSEIO PELAS CORRESPONDÊNCIAS DE MACHADO DE ASSIS
Fabiana da Costa Ferraz Patueli Lima (UFF)
Carta de Aceite
A REESCRITA DO TEXTO: UMA
DIMENSÃO DIALÓGICA DO DISCURSO COMO SUBSÍDIO À REDAÇÃO DE ALUNO DO ENSINO
FUNDAMENTAL
Sérgio Arruda de Moura (UENF), Laryssa
Gonçalves (UENF), Gianne Badino (UENF) e Maria Eduarda Damiqui (UENF)
Carta de Aceite
A RELEVÂNCIA DO CONHECIMENTO
ETIMOLÓGICO DA LÍNGUA PARA A COMPREENSÃO DA LINGUAGEM MÉDICA
Camilla Cristina Alves Ribeiro (UNIREDENTOR), Renato
Faria da Gama (UNIREDENTOR), Alexandre
Harfouche Filipo Fernandes (UNIREDENTOR) E Lenise Ribeiro Dutra (UNIREDENTOR)
Carta de Aceite
A (RE)SIGNIFICAÇÃO DOS
JARGÕES FALADOS PELOS LGBTQ+ NA CLASSE MÉDIA/ALTA DE SÃO PAULO NO FACEBOOK
Raul Silvestre Benitez Aguilera (UEMS) e Adriana
Lúcia de Escobar Chaves de Barros (UEMS)
Carta de Aceite
A REPRESENTAÇÃO DA MULHER
NAS MÚSICAS DE CHICO BUARQUE DE HOLLANDA
Simone
de Souza Silva Rocha
(IFF) e Thiago Soares de Oliveira
(IFF)
Carta de Aceite
A REPRESENTAÇÃO DO FEMINISMO
NO DISCURSO DA MULHER MARAVILHA
Bruna Caroline Fernandes
Elias (UEMS) e Nataniel Dos Santos Gomes (UEMS)
Carta de Aceite
A SATISFAÇÃO NO ATENDIMENTO AOS SURDOS NO
SETOR COMERCIAL DE ARAGUAINA-TO
Núbia Régia de Almeida (UFT) e Liliane Barbosa de Sousa;
Ranieri Leal (UFT)
Carta de Aceite
A SOCIOLINGUÍSTICA E SUAS
CONTRIBUIÇÕES PARA OS AVANÇOS NO ENSINO
Elisangela Ferreira Gomes Dornellas (UENF), Edilaine
da Silva Freitas (UENF), Roberta Santana
Barroso (UENF) e Eliana Crispim
França Luquetti (UENF)
Carta de Aceite
A SOCIOLINGUÍSTICA NA SALA
DE AULA: UMA EXPERIÊNCIA COM O GÊNERO ENTREVISTA ORAL
Joseane Aparecida de Souza Francisco
(UEMS) e Natalina Sierra Assencio Costa (UEMS)
Carta de Aceite
A SOCIOTERMINOLOGIA NO PROCESSO
DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM CURSOS DA ÁREA DE INFORMÁTICA ? UM RELATO DE
EXPERIÊNCIA CONSTATADA NO INSTITUTO FEDERAL FLUMINENSE
Sandro Reis Rocha Barros
(UENF), Alessandra Rocha Melo (UENF), Beatriz Araujo de Rezende Neves (UENF) e
Eliana Crispim França Luquetti (UENF)
Carta de Aceite
A TENSÃO DO(S) SENTIDO(S) DE
“ASSÉDIO SEXUAL” NO ACONTECIMENTO DISCURSIVO DESENCADEADO PELO MOVIMENTO #METOO
Iasmin dos Santos Silva (UEMS) e Aline
Saddi Chaves (UEMS)
Carta de Aceite
A TENTATIVA DE FUNDAÇÃO DE UMA
UNIVERSIDADE NO BRASIL OITOCENTISTA E O ENSINO DE LÍNGUAS
Thaísa Regly de Moura Souza (UFF) e Leonardo
Ferreira Kaltner (UFF)
Carta de Aceite
A TRAJETÓRIA DO HOMEM DE
AÇO: A MITOLOGIA DO PRIMEIRO SUPER-HERÓI DOS QUADRINHOS
Vanderlis Legramante
Barbosa (UFMS) e Eluiza Bortolotto Ghizzi (UFMS)
Carta de Aceite
A TRANSDUÇÃO DE SINAIS COMO
FLUIR NECESSÁRIO PARA O APRENDIZADO DAS GRAMÁTICAS
Luiz Roberto Peel Furtado de Oliveira (UFT)
Carta de Aceite
A UNIDADE LÉXICA “FEMINISMO”:
O QUE DIZ O DICIONÁRIO AURÉLIO?
Laiza Rodrigues Oliveira (UFT)
e Ana Cláudia Castiglioni (UFT)
Carta de Aceite
A UTILIZAÇÃO DA MÚSICA NA
EDUCAÇÃO INFANTIL: ATIVIDADES PEDAGÓGICAS E APRENDIZAGEM COM
OS SONS
Dayse Sampaio Lopes Borges (UENF)
Carta de Aceite
A VARIAÇÃO LINGUÍSTICA NO
CONTEXTO ESCOLAR
Beatriz Santana do Carmo (UEMASUL),
Maria da Guia Taveiro Silva (UEMASUL) e Roniela Almeida Moreira (UEMASUL)
Carta de Aceite
A VARIAÇÃO SEMÂNTICA NA
TRADUÇÃO
Rafaela Sepulveda Aleixo Lima (UENF),
Aline das Graças Monteiro Miranda Barros (UENF) e Andrik Barbosa Risso (UENF)
Carta de Aceite
A “VERDADE” NO DISCURSO
POLÍTICO NA PÓS-MODERNIDADE: NUMA PERSPECTIVA DISCURSIVA
Ana Cláudia Dias Ribeiro (UFT) e Maria
Deusa Brito de Sousa Apinagé (UFT)
Carta de Aceite
ABORDAGEM FUNCIONAL & NOVA BNCC
Lorrane Estacio do Prado da Silva (UENF), Igor
Pereira Muniz (UENF) e Joane Marieli
Pereira Caetano (UENF)
Carta de Aceite
ABORDAGEM SOBRE OS ASPECTOS
SEMÂNTICOS EXPLANADOS NO LIVRO DIDÁTICO “NOVAS PALAVRAS”, 1º ANO, DE EMÍLIA
AMARAL, MAURO FERREIRA, RICARDO LEITE E SEVERINO ANTÔNIO (2016) EM IMPERATRIZ-MA
Débora Silva Bastos Carvalho (UEMASUL) e Sônia Maria Nogueira (UEMASUL)
Carta de Aceite
AÇÕES LETRADAS NA
LITERATURA: DISTINÇÕES ENTRE REDIGIR E PRODUZIR TEXTOS
Penha Élida Ghiotto Tuão Ramos (UENF) e Analice de oliveira Martins (UENF)
Carta de Aceite
ACONTECIMENTO E MEMÓRIA: UMA
ANÁLISE DA IMAGEM DA MULHER EM DUAS CAMPANHAS PUBLICITÁRIAS DA NATURA
Klédina de Lima Ximenes (UEMS) e Aline
Saddi Chaves (UEMS)
Carta de Aceite
ADAPTAÇÕES DE OBRAS
LITERÁRIAS PARA O CINEMA E SUA INFLUÊNCIA NA FORMAÇÃO DE LEITORES
Raniere Nunes da Silva (UEMASUL),
Gilberto Freire de Santana (UEMASUL) e Matheus Carvalho Lima (UEMASUL)
Carta de Aceite
ADAPTAÇÕES EM QUADRINHOS DE
PRIDE AND PREJUDICE, DE JANE AUSTEN: PERSPECTIVAS PEDAGÓGICAS PARA JOVENS
LEITORES
Vitória Elizabete Gonçalo da Silva (UVA) e Silvana
Moreli Vicente Dias (UVA)
Carta de Aceite
AFRICANOS “LIVRES” EM MT: UM ESTUDO
FILOLÓGICO, HISTÓRICO E DISCURSIVO
Juliana Lima Façanha (UFMT)
Carta de Aceite
ALIENAÇÃO PARENTAL: ANÁLISE
DA LINGUAGEM E CONSEQUÊNCIAS PARA CRIANÇAS E ADOLESCENTES
Raquel Veggi Moreira (UENF), Juliana da Conceição Sampaio Lós (UENF) e Moyana Mariano Robles (UENF)
Carta de Aceite
ANALISANDO O ENADE: PERSPECTIVA
FUNCIONALISTA EM DESTAQUE
Luiza Guimarães Lanes (UEMASUL), Joane Marieli Pereira
Caetano (UEMASUL), Mayara Xavier Vito Pezarino Hywyna (UEMASUL) e Lara Pires
Franco (UEMASUL)
Carta de Aceite
ANÁLISE COMPARATIVA ENTRE
INUYASHA DE RUMIKO TAKAHASHI E MARGARITAS DE MILLE EVANS
Laura Quevedo Pires de
Oliveira e Silva (UEMS) e Daniel Abrão (UEMS)
Carta de Aceite
ANÁLISE DAS OBRAS NOVA SINTAXE-SEMÂNTICA: BASE PARA GRAMÁTICA
DE TEXTO E PORTUGUÊS: CONTEXTO,
INTERLOCUÇÃO E SENTIDO EM UMA PERSPECTIVA SEMÂNTICA
Alexandre da Silva Sousa (UEMASUL), Ailton
Soares Lopes (UEMASUL) e Márcia Suany
Dias Cavalcante (UEMASUL)
Carta de Aceite
ANÁLISE DO DISCURSO DIGITAL:
CIRCULAÇÃO DOS SENTIDOS NO MOVIMENTO #ELENAO
Tarliene Marques de Souza (UEMS)
e Aline Saddi Chaves (UEMS)
Carta de Aceite
ANÁLISE DO ETHOS PRESENTE NA CAMPANHA DOAÇÃO DE
SANGUE “SPIDEY”
Marta Victor dos Santos
(UENF) e Eliana Crispim França Luquetti
(UENF)
Carta de Aceite
ANÁLISE FILOLÓGICA E
PALEOGRÁFICA DE MANUSCRITO DO SÉCULO XVIII
Débora da Silveira Campos (UFMT) e Carolina Akie Ochiai Seixas
Lima (UFMT)
Carta de Aceite
ANÁLISE LINGUÍSTICA DOS CONCEITOS
BAKHTINIANOS: REFLETIR/REFRATAR À LUZ DOS ENUNCIADOS DIALÓGICOS EXTRAÍDOS DO
FILME “POLÍCIA FEDERAL: A LEI É PARA TODOS”
Elizangela Gomes Quintana Gonçalves (UFT) e Ângela
Francine Fuza (UFT)
Carta de Aceite
ANÁLISE SEMIÓTICA: AS VIRTUDES DA SUPER-HEROÍNA
COM AS MARAVILHAS DE MARIA DE NAZARÉ
Tabitha Molina Monteiro (UEMS) e Janayne
Pereira de Oliveira (UEMS)
Carta de Aceite
ANSIEDADE NOS ADOLESCENTES CONCLUINTES
DO ENSINO MÉDIO
Pâmela Moura Auler (UENF), Tobias
Fontes Sant’Ana dos Anjos (UENF) e Laís
Teixeira Lima (UENF)
Carta de Aceite
ANTENOR NASCENTES E A LÍNGUA
ESPANHOLA NO BRASIL DO SÉCULO XX: UM PASSEIO HISTORIOGRÁFICO PELO
ENSINO DO IDIOMA NA EDUCAÇÃO
BÁSICA
Bárbara Franco Cardoso (UFF)
Carta de Aceite
APROPRIAÇÃO DE GÊNEROS
DISCURSIVOS DA ESFERA JORNALÍSTICA EM CONTEXTO HIPERMIDIÁTICO
Kiahra Antonella Coelho
Pereira (IFTO) e Rosielson
Soares de Sousa (IFTO)
Carta de Aceite
ASPECTOS FILOLÓGICOS DA TEORIA QUILOMBISTA
FACE À ESPISTEMOLOGIA AFROCENTRADA: PERSPECTIVAS PARA
O ESTUDO DA LITERATURA AFRICANA PARA O BRASIL,
MANIFESTO EM DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS ÉTNICAS
Dayvison Bandeira de Moura (SEDUC-PE e UNADES-PY) e Maria
Aparecida Monteiro da Silva (CESUMAR e UNADES-PY)
Carta de Aceite
ASPECTOS RELATIVOS À NOMEAÇÃO
NA VERTENTE TOPONÍMICA: BREVES CONSIDERAÇÕES
Carla Bastiani (IFTO) e Karylleila
dos Santos Andrade (UFT)
Carta de Aceite
AS ÁGUAS E O PANTANAL À LUZ DAS
REFLEXÕES DE BACHELARD
Manoel Garcia de Oliveira (UFMS), Moacir Pereira FIlho
(UFMS) e Juliana Cristina Ribeiro da Silva (UFMS)
Carta de Aceite
AS BIBLIOTECAS ESCOLARES NO
BRASIL COLONIAL
Núbia Régia de Almeida (UFT) e Valéria da Silva Medeiros (UFT)
Carta de Aceite
AS CONTRIBUIÇÕES DOS MÉTODOS
CIENTÍFICOS NA RESSIGNIFICAÇÃO DO ENSINO DA LÍNGUA MATERNA: CONSTRUINDO
GRAMÁTICAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Eliane Miranda Machado
(UFT) e Roberto Peel Furtado de Oliveira (UFT)
Carta de Aceite
AS CRENÇAS E LINGUAGEM DA BAIXADA
CAMPISTA PRESENTES NA OBRA DE JOSÉ CÂNDIDO DE CARVALHO
Liliane Barreto Alves (UENF) e Carlos Henrique Medeiros (UENF)
Carta de Aceite
AS POLÍTICAS LINGUÍSTICAS DO BRASIL PARA
O DESENVOLVIMENTO DA LUSOFONIA: ANÁLISE DOS GOVERNOS LULA E DILMA
Andrik Barbosa Risso (UENF), João
Batista da Silva Santos (UENF), Sérgio
Arruda de Moura (UENF), Eliana Crispim
França Luquetti (UENF) e Rafaela Sepulveda
Aleixo Lima (UENF)
Carta de Aceite
AS REALIZAÇÕES DO ACUSATIVO ANAFÓRICO EM
PEÇAS BRASILEIRAS E PORTUGUESAS
Antonio Anderson Marques de Sousa (UFF)
Carta de Aceite
AS RELAÇÕES ENTRE SABER,
PODER E RESISTÊNCIA NO PROCESSO DE ESCOLHA DE LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA
DO PROGRAMA NACIONAL DO LIVRO E DO MATERIAL DIDÁTICO (PNLD)
Marizane Magalhães de Oliveira (UFT), Walace
Rodrigues (UFT) e João de Deus Leite (UFT)
Carta de Aceite
AS TIPOLOGIAS DE SITUAÇÕES
DE COMUNICAÇÃO: ANÁLISE DISCURSIVA DA IMAGEM ASSOCIADA À LETRA DA CANÇÃO “ALEGRIA,
ALEGRIA” NO LIVRO DIDÁTICO
Jessiana de Oliveira Barros (UFT) e Vanessa
Maciel Silva (UFT)
Carta de Aceite
ATELIÊ LITERÁRIO: UMA
PROPOSTA PARA O TRABALHO COM A POESIA EM SALA DE AULA
Nilcéia Gonçalves Cáceres (UEMS), Rozileia
de Oliveira Sales (UEMS), Lucilo
Antônio Rodrigues (UEMS) e Natalina
Sierra Assêncio Costa (UEMS)
Carta de Aceite
ATLAS FONÉTICO DO ACRE
(AFAC): CONTRIBUIÇÕES PARA O ESTUDO DA VARIAÇÃO LINGUÍSTICA
Lindinalva Messias do
Nascimento Chaves (UFAC)
Carta de Aceite
AUTISMO: UM DIÁLOGO COM A
SOCIOLINGUÍSTICA
Fabrízia Miranda de
Alvarenga Dias (UENF), Poliana Campos Côrtes Luna (UENF), Eliana Crispim França
Luquette (UENF), Jaqueline Almeida (UENF)
Carta de Aceite
AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM
SOB A PERSPECTIVA DOS UTORES DO CENTRO
DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
Aline Peixoto Vilaça Dias (UENF), Juliete
Maganha Silva (UENF), Cristiana Barcelos
da Silva (UENF), Jackeline Barcelos
Correa (UENF), Carlos Henrique Medeiros
de Souza (UENF) e Eliana Crispim
França Luquetti (UENF)
Carta de Aceite
AVALIAÇÃO INTERNA DO PNAIC
COMO FERRAMENTA DE DIAGNÓSTICO INICIAL: ANÁLISE DOS RESULTADOS DE LÍNGUA
PORTUGUESA DO 2º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Verônica de Oliveira
Magalhães (UERR), Mariluce
Maria da Silva Gomes (UERR), Nilmara
Milena da Silva Gomes (UERR) e Nicodemos
Gomes Valdevino Feminino (UERR)
Carta de Aceite
BAUDELAIRE,
MALLARMÉ E RIMBAUD: UM RECORTE SOBRE A IRRUPÇÃO DA MODERNIDADE E CONTEMPORANEIDADE
NO PENSAMENTO POÉTICO NO FINAL DO SÉCULO XIX
Marilene
Ferreira Cambeiro (UVA)
Carta de Aceite
BRASIL: “NOVA” REPÚBLICA X
CONSTITUIÇÃO 1988 – CONSTRUÇÃO DO ETHOS
DISCURSIVO E O “REAL”
Patrícia Martins Mafra (PUC-SP)
Carta de Aceite
‘BRINCANDO’ COM A PONTUAÇÃO:
O USO DA VÍRGULA COMO MARCA CONSTITUTIVA DO SENTIDO
Maria José Oliveira Maia (UFAC) e Lindinalva Messias do Nascimento Chaves (UFAC)
Carta de Aceite
CAFÉ LITERÁRIO – UMA
INICIATIVA DE RESGATE À LITERATURA NA EDUCAÇÃO PÚBLICA
Nathalia do Nascimento Gonçalves
Nolasco (UEMS)
Carta de Aceite
CARACTERÍSTICAS
PALEOGRÁFICAS DE UM OFÍCIO DO FORTE DO PRÍNCIPE DA BEIRA, NO ANO DE 1793
Ivanete Maria
de Jesus (UFMT)
Carta de Aceite
CÁRCERE E EDUCAÇÃO: ANÁLISE DOCUMENTAL DAS
INFORMAÇÕES PENITENCIÁRIAS
Téssia Gomes Carneiro (UFT), Janete Silva dos Santos (UFT)
e Valéria da Silva Medeiros (UFT)
Carta de Aceite
CARTOGRAFIA DAS IMAGENS DO
COTIDIANDO EM “PERDOANDO DEUS”, DE CLARICE LISPECTOR
Vanessa da Silva Pereira
(UFAC)
Carta de Aceite
CATALOGAÇÃO E IDENTIFICAÇÃO
DA SEMÂNTICA NO LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA, 9º ANO, DE CEREJA E COCHAR
(2015), EM IMPERATRIZ-MA
Larissa de Farias Silveira (UEMASUL),
Silvânia Aparecida Alvarenga Nascimento (UEMASUL) e Sônia
Maria Nogueira (UEMASUL)
Carta de Aceite
CAUSOS DE ASSOMBRAÇÃO: ENTRE
SENTIDOS E ORTOGRAFIA
Lidiane Martins (UEMS), Adriana
Lúcia de Escobar Chaves de Barros (UEMS), Natalina Sierra Assêncio Costa (UEMS) e Adélia Maria Evangelista Azevedo (UEMS)
Carta de Aceite
CENOGRAFIA E ETHOS: CARACTERÍSTICAS DO ENUNCIADOR E
DESTINATÁRIOS NO TWITTER DO
PRESIDENTE DO BRASIL
Paola Efelli Rocha de Sousa Lima (UFT) e Ana
Claudia Dias Ribeiro (UFT)
Carta de Aceite
CENTRAL DO BRASIL: UMA
ABORDAGEM SOCIOLINGUÍSTICA
Gabriel Alves da Silva (UEMA),
Kayron Kaic da Silva Sousa (UEMA) e Inácia Neta Brilhante de Sousa (UFT)
Carta de Aceite
CIENTIRINHAS: AS HQS E O
HUMOR NA DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA
Eduarda Fernandes da Rosa (UEMS) e Nataniel
dos Santos Gomes (UEMS)
Carta de Aceite
COMPETÊNCIA DISCURSIVA E
MEDIAÇÃO DO PROFESSOR
Luzineth Rodrigues Martins (UERR)
Carta de Aceite
COMPREENDO ASPECTOS
GRAMATICAIS DE FORMA INTERATIVA
Evelyn Lima Rebeque (UEMS), Vanderlis
Legramante Barbosa (UEMS) e Shirley Camilo de Farias (UEMS)
Carta de Aceite
CONCEPÇÕES GRAMATICAIS NA
PRÁTICA DO PROFESSOR: REFLEXÕES EM DEFESA DE UM DEVIR VARIÁVEL DE ALIANÇA E
COMUNICAÇÃO ENTRE AS DIFERENÇAS
Rosélia Sousa Silva (UFT), Priscila
Venâncio Costa (UFT) e Luiz Roberto Peel
Furtado de Oliveira (UFT)
Carta de Aceite
CONSIDERAÇÕES SOBRE O ENSINO
DE LÍNGUA PORTUGUESA NAS ESCOLAS INDÍGENAS DO POVO AKW’ XERENTE
Raquel Palmeira de Oliveira
Karajá (UFT), Sinval de Brito (UFT), Adriano
Dias Gomes Karajá (UFT) e Francisco
Edviges Albuquerque (UFT)
Carta de Aceite
CONSTRUINDO GRAMÁTICAS: UMA
PERSPECTIVA EFETIVA DA LÍNGUA ENQUANTO USO
Haline Janaína Franco Almeida (UFT), Carlos Eduardo
Herculano Jardim (UFT) e Luiz Roberto
Peel Furtado de Oliveira (UFT)
Carta de Aceite
CONTE-ME MAIS: PRÁTICAS DE
LETRAMENTO LITERÁRIO NO ENSINO FUNDAMENTAL
Lohanna Silva Azevedo (UEMASUL) e Elem
Kássia Gomes (UEMASUL)
Carta de Aceite
CONSULTÓRIO DO FUTURO: A SEXUALIDADE ABORDADA DE MANEIRA MULTIMODAL
Pietro
Marques dos Reis Paticie UEMS), Tania Gisela Wiberg-Salum (UEMS) e Ruberval Franco Maciel (UEMS)
Carta de Aceite
CORDELENDAS: UMA INTERSECÇÃO
LITERÁRIA PARA TRABALHAR IDENTIDADE ÉTNICA INDÍGENA EM SALA DE AULA
Lilian Castelo Branco de Lima (UEMASUL), Polyana Silva Matos (UEMASUL) e Walquíria Lima da Costa (UEMASUL)
Carta de Aceite
CRIAÇÕES LEXICAIS DA LIBRAS:
TERMOS NA MATEMÁTICA NÍVEL SUPERIOR
Jéssica Rabelo Nascimento (UFMS) e Rogério
Vicente Ferreira (UFMS)
Carta de Aceite
CRIMINALIZAÇÃO DA HOMOFOBIA
E O SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL: O DISCURSO DO MINISTRO MARCO AURÉLIO QUE NÃO
RECONHECEU A OMISSÃO LEGISLATIVA
Fernanda Vivacqua Vieira
(UEMASUL) e Nayara Gomes (UEMASUL)
Carta de Aceite
CULTURA E POLISSEMIA LEXICAL:
IMPLICAÇÕES DE ASPECTOS SINCRÔNICOS A PARTIR DE RECORTES DIACRÔNICOS EM “USOS”
DA LÍNGUA PORTUGUESA
Dayvison de
Moura (SEDUC-PE e UNADES-PY)
Carta de Aceite
CULTURA E TRADUÇÃO: A
INFLUÊNCIA DOS ASPECTOS LINGUÍSTICOS E NÃO LINGUÍSTICOS NA TRADUÇÃO DA OBRA “IRACEMA”
Gessica Brenda Lima da Silva
(UEMASUL) e Gilberto Freire de Santana (UEMASUL)
Carta de Aceite
CURSO NORMAL: NA PERSPECTIVA
DO DISCENTE
Débora Almeida Alves (UENF), Maria
Aparecida Medeiros de Souza Almeida (UENF) e Hemilly Aparecida Velasco de
Andrade (UENF)
Gessica Brenda Lima da Silva
(UEMASUL) e Gilberto Freire de Santana (UEMASUL)
Carta de Aceite
DA EXPERIÊNCIA AO ARTIGO
CIENTÍFICO: ENTRE LEITURA E ESCRITA E A REALIDADE DA ESCOLA
Ozamar Santos Corrêa (UERR), Lívia Késsia
da Silva Rocha Soares (UERR) e Carmem Véra Nunes Spotti (UERR), Gessica Brenda Lima da Silva
(UEMASUL) e Gilberto Freire de Santana (UEMASUL)
Carta de Aceite
DA UTOPIA ROMÂNTICA À
DESCONSTRUÇÃO REALISTA DO PERFIL DA MULHER NA LITERATURA BRASILEIRA: UM ENFOQUE
LINGUÍSTICO-LITERÁRIO A PARTIR DE “SENHORA”, DE JOSÉ DE ALENCAR, E “DOM
CASMURRO”, DE MACHADO DE ASSIS
Gabriela do Rosario Silva (UENF), Camila do Rosario Silva Barreto (UENF), Raquel do Rosario Silva (UENF), Shirlena Campos de Souza Amaral (UENF) e
Liz Daiana Tito Azeredo da Silva (UENF)
Carta de Aceite
DE ALUNO PARA ALUNO: QUESTÕES
NOTACIONAIS DA LÍNGUA
Eduarda Vitória F. da Silva (IFPA) e Isaquia
dos Santos Barros Franco (IFPA)
Carta de Aceite
“DECIFRA-ME OU TE DEVORO”
DESVELANDO IMAGENS/DIZERES NO FILME INCÊNDIOS
Mahalla Stephany Feitosa Aguiar (UEMASUL), Antonio
Ismael Lopes de Sousa (UEMASUL) e Gilberto
Freire de Santana (UEMASUL)
Carta de Aceite
DIALOGISMO BAKHTINIANO NA
SÉRIE RETIRANTES, DE CANDIDO PORTINARI
Rosy Gleyce Pereira do Nascimento (UFT)
Carta de Aceite
DIÁLOGOS ENTRE LITERATURA
AFRICANA E BRASILEIRA DE LÍNGUA PORTUGUESA: PROPOSTAS DE LEITURA PARA A EDUCAÇÃO
BÁSICA
Silvana da Silva Batista (UFT) e Luiza Helena Oliveira Silva (UFT)
Carta de Aceite
DINÂMICAS E JOGOS PARA AULAS DE LÍNGUA
PORTUGUESA
Solimar Patriota Silva (UNIGRANRIO)
Carta de Aceite
DIREITOS HUMANOS, TRABALHO ESCRAVO E
EXCLUSÃO SOCIAL NA CONTEMPORANEIDADE: UMA ANÁLISE DO DISCURSO DOS
TRABALHADORES-VÍTIMAS
Ari Gonçalves Neto (UENF), Alice
de Souza Tinoco Dias (UENF), Viviane
Carneiro Lacerda Meleep (UENF), Ana
Carolina de Oliveira Lyrio (UENF) e Shirlena Campos de Souza Amaral (UENF)
Carta de Aceite
DISCURSOS, NARRATIVAS E
POEMAS QUILOMBOLAS DE TOCANTINS
Léo Daniel da Conceição Silva (UNITINS), Luama
Socio (UNITINS), Victor Borges (UNITINS) e Walter Antunes (UNITINS)
Carta de Aceite
DISPOSITIVOS PARA ENSINO E APRENDIZAGEM
NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA: AS POTENCIALIDADES DO E-BOOK COMO PROPÓSITO
PEDAGÓGICO
Rosélia Sousa Silva (UFT),
Carlos Eduardo Herculano Jardim (UFT) e Luiz Roberto Peel Furtado de Oliveira (UFT)
Carta de Aceite
DIVERSIDADE LINGUÍSTICA COMO ATRIBUTO NA
LÍNGUA PORTUGUESA
Sinthia Moreira Silva Ribeiro (UENF), Roberta
Santana Barroso (SEE-RJ) e Clodoaldo Sanches
Fofano (UENF)
Carta de Aceite
DO CONTO AO MICROCONTO,
LEITURAS FANTÁSTICAS E CRIATIVIDADE
Geane Fernandes de Souza (UEMS) e Karina
Campossano (UEMS)
Carta de Aceite
DO INGLÊS AO PORTUGUÊS A
TAREFA DO TRADUTOR
Andrea Martins Lameirão Mateus (UFT),
Valéria da Silva Medeiros (UFT) e Hygor
Brasil de Alencar (UFT)
Carta de Aceite
DO TEXTO TEATRAL PARA A TELA DA TV: JOGOS
INTERTEXTUAIS ENTRE A PEÇA “PIGMALEÃO” E A NOVELA “TOTALMENTE DEMAIS”
Ana Paola Cavalcanti Marinho (UFT) e Fátima
Maria Nascimento Marinho (UFT)
Carta de Aceite
DOIS LADOS DA MOEDA:
REFLEXÕES SOBRE LETRAMENTO E ENSINO DE
LÍNGUA PORTUGUESA NA VISÃO SOCIOLINGUÍSTICA
Raimunda da Silva Nunes (UFT)
Carta de Aceite
DOMÍNIO EPILINGUÍSTICO E
AULA DE REDAÇÃO: UM ESTUDO DE CASO NO ENSINO MÉDIO
Frederico Torres Ludugerio (SEDUC-ITAPERUNA) e Lenise Ribeiro Dutra (UNIREDENTOR)
Carta de Aceite
DOS DESAFIOS DA LÍNGUA
LATINA: A COMPLEXIDADE DO PRIMEIRO CONTATO
Nina Oliveira Teixeira (UFF)
e Leonardo Ferreira Kaltner (UFF)
Carta de Aceite
DRAMATURGIA
SENEQUIANA: UM OLHAR INTERDISCIPLINAR SOBRE A MEDÉIA DE EURÍPEDES
E A DE SÊNECA
Isabelle Soares dos Santos
Antonio (FFP-UERJ), Mariana
F. B. Camacho (FFP-UERJ) e Marcio
Luiz Moitinha Ribeiro (FFP-UERJ e UERJ)
Carta de Aceite
DUALIDADE DO SER FEMININO EM “MEMÓRIAS
PÓSTUMAS DE BRÁS CUBAS”
Kézia da Silva Calixto (UFT) e Katia Carvalho
da Silva Rocha (UFT)
Carta de Aceite
EDUCAÇÃO ESPECIAL NA
PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA: UMA CONSTRUÇÃO HISTÓRICA E LEGAL
Ana Luiza Barcelos Ribeiro (UENF) e Bianka
Pires André (UENF)
Carta de Aceite
EDUCAÇÃO INCLUSIVA PARA A
CRIANÇA AUTISTA: UMA PROPOSTA DE APRENDIZAGEM ESTRUTURANTE
Carolina de Freitas do
Carmo (UENF) e Gilberto Lourenço Gomes (UENF)
Carta de Aceite
Taís Turaça Arantes
(UERJ)
Carolina de Freitas do
Carmo (UENF) e Gilberto Lourenço Gomes (UENF)
Carta de Aceite
ENSINAR A LER NO 2º SEGMENTO
DO ENSINO FUNDAMENTAL: ISSO É POSSÍVEL?
Kátia Nazareth Moura de Abreu (FFP-UERJ)
Carta de Aceite
ENSINO DA ESCRITA NA
ALFABETIZAÇÃO: A PLURALIDADE DE ABORDAGENS NO MATERIAL DIDÁTICO
Layssa de Jesus Alves Duarte
(UFT) e Patrícia Bethânia da Cruz Ferreira (UFT)
Carta de Aceite
ENSINO E APRENDIZAGEM DE LÍNGUA INGLESA
E OS MÚLTIPLOS MODOS DE REPRESENTAÇÃO TEXTUAL
Cariane do Nascimento Pimentel (CAp/UFRR)
Carta de Aceite
ENTRE A CORTE FRANCESA E A
GUANABARA: CONTATO ECOLINGUÍSTICO FRANCÊS E TUPINAMBÁ SOB A ÓTICA DE ANDRÉ
THEVET NO CONTEXTO DA FRANÇA ANTÁRTICA
Tháina Goulart Mota Palmeira (UFF) e Leonardo
Ferreira Kaltner (UFF)
Carta de Aceite
ENTRE ESTROGÊNIOS E
TESTOSTERONAS: METÁFORAS CONCEPTUAIS DAS REPRESENTAÇÕES DE GÊNERO EM CRÔNICAS
CONTEMPORÂNEAS
Ana Paula Ferreira (UVA), Lucas
Torres Agostinho (UVA), Mariana Salles
Gusmão (UVA) e Marina Ramalho
(UVA)
Carta de Aceite
EPISTEMOLOGIAS ATUALIZADAS
PARA O ESTÁGIO OBRIGATÓRIO EM LETRAS: FOCO
EM LETRAMENTO CRÍTICO
Fhilipe Germano Rigamonte (UFMS), Evelise
da Rosa Gomes Monteiro (UFMS) e Nara
Hiroko Takaki (UFMS)
Carta de Aceite
ESTATUTO MORFOSSINTÁTICO,
SEMÂNTICO E PRAGMÁTICO DOS VERBOS EM ESTRUTURAS APRESENTACIONAIS NÃO EXISTENCIAIS
Sergio da Silva Santos (UFAC)
Carta de Aceite
ESTEREÓTIPOS DA IDENTIDADE
ACRIANA EM MEMES SOBRE O ACRE
Silvirlene Lopes de Moura (UFAC), Anyelle
Samy Costa de Oliveira (UFAC) e Siméia da Silva Souza (UFAC)
Carta de Aceite
ESTIGMATIZAÇÃO DA ESCRITA DE
SURDOS EM DISCURSOS ORDINÁRIOS DO YOUTUBE
Ana Paula Saffe Mendes (UFMS), Elaine de Moraes Santos (UFMS), Adalgisa Aparecida de
Oliveira (UFMS) e Elaine de Moraes Santos (UFMS)
Carta de Aceite
ESTRATÉGIAS PARA O
LETRAMENTO LITERÁRIO EM SALA DE AULA
Carmem Cesarina Braga de Oliveira (UFAC), Antônia
Mikelce Souza da Silva (UFAC) e Gisela
Maria de Lima Braga Penha (UFAC)
Carta de Aceite
EXPECTATIVA X REALIDADE: A LIDA COM O
TEXTO POÉTICO, NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA,
NO ENSINO MÉDIO DA REDE PÚBLICA
Mônica Assunção Mourão (UFT) e Márcio
Araújo de Melo (UFT)
Carta de Aceite
FILOLOGIA: A ORIGEM DA LÍNGUA
PORTUGUESA: DO LATIM AO GALEGO-PORTUGUÊS
Eliabe Lima Gustavo Sousa (IFTO), Maria Alice de Jesus
Pereira dos Santos (IFTO), Ana Victória Gigante Roseno Lima (IFTO) e Luécia da Silva Carvalho (IFTO)
Carta de Aceite
FORMAÇÕES DISCURSIVAS DA
IMAGEM INDIGENA NO LIVRO DIDÁTICO: DOS ESTEREOTIPOS DA HISTORIOGRAFIA LINGUÍSTICA
AOS CRITÉRIOS AVALIATIVOS E PEDAGÓGICOS DO PNLD E DA BNCC
Camila Rodrigues Viana (UFMA), Elem
Kássia Gomes (UFT) e Witembergue
Gomes Zaparoli (UFT)
Carta de Aceite
FORMAS LINGUÍSTICAS DE APROPRIAÇÃO DO DISCURSO ALHEIO
EM RELATÓRIOS DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO
Vilma Nunes da Silva Fonseca (UFT)
Carta de Aceite
FRASEOLOGIAS NA CHULA VOCABULÁRIO DO
SERTÃO
Joana Angélica Santos Lima (UNEB) e Adriana
Jesus da Silva (UNEB)
Carta de Aceite
GÊNERO CRÔNICA COMO ESTÍMULO
À LEITURA E PRODUÇÃO TEXTUAL DOS ALUNOS DO NONO ANO DA ESCOLA MUNICIPAL
PROFESSORA DANDA NUNES
Fatima Bernadete Prestes Ribeiro (UEMS), Vanderlis
Legramante Barbosa (UEMS) e João Fabio
Sanches da Silva (UEMS)
Carta de Aceite
GÊNERO PETIÇÃO: RELATOS E
INTERPELAÇÃO DOS OPERADORES DO DIREITO EM FORMAÇÃO E OS GRADUADOS
Miguel Angelo
Alvarino Ramos (UFT), Cícero da Silva (UFT) e Walace Rodrigues (UFT)
Carta de Aceite
GÊNEROS COMO ORGANIZADORES
DAS PRÁTICAS ESCOLARES DE LINGUAGEM: UMA PROPOSTA DE MEDIAÇÃO NAS SÉRIES
INICIAIS
Andreia Cristina Fidelis da
Silva (UFT), Gislaine de Paula Barbosa (UFT) E Wagner Rodrigues Silva (UFT)
Carta de Aceite
GÊNEROS TEXTUAIS E ENSINO DE
LÍNGUA MATERNA: REFLEXÕES SOB UMA PERSPECTIVA LINGUÍSTICA
Mayara Xavier Vito Pezarino (UENF), Monique
Teixeira Crisóstomo (UENF) e Ester
Portugal da Silva Rocha (UENF)
Carta de Aceite
GRAMÁTICAS E A
GRAMATICOGRAFIA: UMA ANÁLISE DE VERBOS PELA HISTORIOGRAFIA LINGUÍSTICA
Stephanie Cunha dos Santos da Silva (UFF)
e Leonardo Ferreira Kaltner (UFF)
Carta de Aceite
GRAMÁTICAS NA ESCOLA: UMA
PROPOSTA PARA O ENSINO DA GRAMÁTICA NA ESCOLA
Bruna Polyana Pereira Lima (UFT) e Luiz
Roberto Peel Furtado de Oliveira (UFT)
Carta de Aceite
HISTÓRIAS EM QUADRINHOS E OS
SUPER-HERÓIS COMO PROPOSTAS DE PRODUÇÃO DE TEXTO
Glaucinei Dutra Galvão (UEMS), Glaucinei
Dutra Galvão (UEMS) e Cristiane Gonçalves Lemes (UEMS)
Carta de Aceite
HISTORIOGRAFIA LINGUÍSTICA:
PRINCÍPIOS TEÓRICOS
Kethelen da Silva Dornel (UFF) e Leonardo
Ferreira Kaltner (UFF)
Carta de Aceite
IDEIAS
LINGUÍSTICO-FILOSÓFICAS DE CONCEITUAÇÃO DE SUBSTANTIVOS E ADJETIVOS
Antonio Cilírio da Silva Neto (UFT) e Luiz
Roberto Peel Furtado de Oliveira (UFT)
Carta de Aceite
“IDEOLOGIA DE GÊNERO”: ANÁLISE
DE UM DISCURSO CONSERVADOR
Amanda Leal Castelo Branco (UENF), Daiana
Ataíde da Silva (UENF) e Shirlena
Campos de Souza Amaral (UENF)
Carta de Aceite
IMAGENS TÁTEIS COMO
FERRAMENTA FACILITADORA DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE ALUNOS COM
DEFICIÊNCIA VISUAL
Thalyta Nogueira de Araujo
(UENF) e Bianka Pires André (UENF)
Carta de Aceite
IMPERIALIDADE E SUBJUGAÇÃO: PROBLEMATIZANDO
A DECOLONIALIDADE NA OBRA “THE TEMPEST”, DE WILLIAM SHAKESPEARE
Beatriz Lourdes da Silva Santos (UFT) e Naiana
Siqueira Galvão (UFT)
Carta de Aceite
INDÍCIOS DO ETHOS PROFISSIONAL EM DIÁRIO DE CAMPO E
EM RELATÓRIO DE ESTAGIÁRIOS
Janete Silva dos Santos (UFT)
Carta de Aceite
INOVAÇÕES NA FORMA DE
NARRAR: ANALISANDO A OBRA BARROSIANA O GLOBO DA MORTE: DIVINO DAS FLORES
Luiza Guimarães Lanes (UENF), Ana Lúcia Lima da Costa
Schmidt (UENF), Giulia de Sá Oliveira
Pacheco (UENF), Larissa Rocha Aguiar Pessôa
Marreiros (UENF) e Vitória Moreno Musquim (UENF)
Carta de Aceite
INTERDISCIPLINARIDADE ENTRE
TEATRO E POESIA: UMA METODOLOGIA LÚDICA NO PROCESSO DE LEITURA E INTERPRETAÇÃO
DE TEXTO NA ESCOLA MUNICIPAL DE TEMPO INTEGRAL ANTÔNIO LINO DE SOUSA, DE GURUPI-TO
Kédina de Paula dos Santos Reis (IFTO) e Solange
Cavalcante de Matos (IFTO)
Carta de Aceite
INTRODUÇÃO À
GRAMATICALIZAÇÃO
Luiza Camyla da Costa
Correia (UFAC), Gabriela Maria de Oliveira Codinhoto
(UFAC) e Ingride Caroline Nunes Pascoal
Nogueira (UFAC)
Carta de Aceite
JOGOS DE LINGUAGENS DAS PALAVRAS
NA TRADIÇÃO LEXICOGRÁFICA E GRAMATICOGRÁFICA
Antonio Cilírio da Silva Neto (UFT) e Ana
Cláudia Castiglioni (UFT)
Carta de Aceite
LEITURA LITERÁRIA: UMA
VIAGEM À REPRESENTAÇÃO DA MULHER NA LITERATURA DE CORDEL
Kathianne Carneiro Borges
Carvalho (UFT) e Eliane Cristina Testa (UFT)
Carta de Aceite
LENDO “FELICIDADE CLANDESTINA”, DE CLARICE LISPECTOR, A PARTIR DE ALGUNS PRESSUPOSTOS DA ANÁLISE
DE DISCURSO
Vanessa Rita de Jesus Cruz (UFT) e João de Deus Leite (UFT)
Carta de Aceite
LETRAMENTO E MATEMÁTICA, A
EVOLUÇÃO DO LIVRO DIDÁTICO: COMPARANDO DOIS LIVROS DE MATEMÁTICA
Carlos Wiennery da Rocha Moraes (UFT) e Marli Ramalho dos Santos Rocha (UFT)
Carta de Aceite
LETRAMENTO: PROPOSTA DE UM
PROJETO DIDÁTICO-PEDAGÓGICA INTERDISCIPLINAR PARA ENSINO MÉDIO
Thaysi Silva de Oliveira (UFT) e Rodrigo
Vieira do Nascimento (UFT)
Carta de Aceite
LETRAMENTO CRÍTICO E O
ENSINO DA LÍNGUA INGLESA: UMA REFLEXÃO E CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE PADRÕES DE
BELEZA DO SÉCULO XXI
Mariana Fernandes Oyadomari (UEMS), Samuel
do Nascimento Rodrigues (UEMS) e João Fábio Sanches da Silva (UEMS)
Carta de Aceite
LETRAMENTO CRÍTICO EM SAÚDE:
UM ESTUDO SOBRE A PERCEPÇÃO DE IDOSOS DIAGNOSTICADAS COM IST ACERCA DO
AUTOCUIDADO
João Pedro Arantes (UEMS) e Ruberval Franco Maciel (UEMS)
Carta de Aceite
LETRAMENTOS
SOCIAIS: DEBATENDO SUAS INFLUÊNCIAS DENTRO DOS CONCEITOS DE GÊNERO
Ana Gabriela Camargo (UEMS), Erika Kaneta Ferri (UEMS) e Ruberval Franco Maciel (UEMS)
Carta de Aceite
LÍNGUA PORTUGUESA: PROCESSO
DE ENSINO APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Edma Regina Peixoto Barreto
Caiafa Balbi (IFF)
Carta de Aceite
LINGUAGEM E PROCESSOS DE
ESCRITA NO FILME “OS NARRADORES DE JAVÉ” (2003), DE ELIANE CAFFÉ
Cristiano Alves Barros (UFT)
e Walace Rodrigues (UFT)
Carta de Aceite
LINGUAGEM MUSICAL: A
PARTITURA ICÔNICA COMO TRANSMISSORA DE MENSAGEM NÃO VERBAL
Mara Pereira da Silva (UFT)
Carta de Aceite
LINGUAGEM, REPRESENTAÇÃO E
TRANSCULTURALIDADE: PROCESSOS DE CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS PARA ALÉM DAS
FRONTEIRAS LINGUÍSTICAS E SEMIÓTICAS
Adilson Crepalde (UEMS) e Ruberval Franco Maciel (UEMS)
Carta de Aceite
LITERATURA DE CORDEL: REFLEXÕES SOBRE O
ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA POR MEIO DA ORALIDADE
Wivyan Carvalho de Souza Alencar (UEMASUL), Maria da
Guia Taveiro Silva (UEMASUL) e Ana
Carolina Freitas de Farias (UEMASUL)
Carta de Aceite
LITERATURA INDÍGENA: A
IMPORTÂNCIA DE TRABALHAR AS NARRATIVAS INDÍGENAS NA SALA DE AULA
Walquiria Lima da Costa (UEMASUL),
Lílian Castelo Branco de Lima
(UEMASUL) e Maria Sousa Santos
(UEMASUL)
Carta de Aceite
LITERATURA INFANTIL E
FORMAÇÃO INICIAL DE LEITORES: APONTAMENTOS BASILARES PARA O PROCESSO FORMATIVO
DE FUTUROS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO
Liz Daiana Tito Azeredo da Silva (UENF), Jaqueline
Maria de Almeida (UENF), Eliana Crispim França Luquetti (UENF), Gabriela do
Rosario Silva (UENF) e Shirlena Campos de Souza Amaral (UENF)
Carta de Aceite
LITERATURA INFANTIL NA
FORMAÇÃO DO LEITOR
José Augusto Araújo Júnior (UFT) e Elem
Kássia Gomes (UFT)
Carta de Aceite
MANIFESTAÇÕES DO PARTICÍPIO PRESENTE NO
LATIM E NO PORTUGUÊS: CONTRIBUIÇÃO PARA ESTUDOS SOBRE OS ESPAÇOS DE NEUTRALIDADE
NA LÍNGUA PORTUGUESA
Márcio Luiz Moitinha Ribeiro (FFP-UERJ e UERJ) e Katia Maria Nascimento de Souza (UERJ)
Carta de Aceite
MAINGUENEAU E BOURDIEU: UM
ESTUDO DO ETHOS/HABITUS DOS JORNALISTAS À LUZ DA ANÁLISE DO DISCURSO
Marcello Riella Benites (UENF), Sérgio
Arruda de Moura (UENF) e Analice Martins
(UENF)
Carta de Aceite
“MAUS: A HISTÓRIA DE UM SOBREVIVENTE”, ANÁLISE HISTORIOGRÁFICA SOBRE O
CONCEITO DE MEMÓRIA, E AS REPRESENTAÇÕES DO
ANTISSEMITISMO E NEONAZISMO PRESENTES NA GRAPHIC
NOVEL
Yara Karolina Santana de Mattos Messias (UEMS)
Carta de Aceite
MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA E PROTOCOLO
DE LEITURA: UMA ESTRATÉGIA FACILITADORA DA COMPREENSÃO LEITORA
Francivete Lopes Barroso (UFAC)
Carta de Aceite
MEDIADOR NA MESA “A LEITURA
DO TEXTO LITERÁRIO”
Volmir Cardoso Pereira (UEMS)
Carta de Aceite
MEMES NA ESCOLA: PROPOSTAS DE LEITURA SOB A PERSPECTIVA
DA SEMIÓTICA DISCURSIVA
Ellyzandreia Alves de Sousa (UFT) e Luiza Helena Oliveira da Silva (UFT)
Carta de Aceite
MEMÓRIAS: ASPECTO MARCANTE
NA OBRA “O QUINZE”, DE RACHEL DE QUEIROZ
Edilaine da Silva Freitas (UENF), Elisângela
Ferreira Gomes Dornelas (UENF), Roberta
Santana Barroso (UENF), Clodoaldo Sanches
Fofano (UENF) e Eliana Crispim França
Luquetti (UENF)
Carta de Aceite
MEMÓRIAS DE LEITURA E DE
LEITORES(AS) DE PROFESSORES(AS) E CONTÁGIO: LER PARA SER COMO O OUTRO
Gislene Pires de Camargos Ferreira (UFT)
Carta de Aceite
MEMÓRIA E ATUALIDADE NO
CRUZAMENTO DOS GÊNEROS FÁBULA E MEME: ESPAÇO PARA A CRÍTICA NA ESFERA DA
POLÍTICA
Ellen Aurea Karolina Hetwer (UEMS), Katia Valentina Escobar Gimenez (UEMS),
Erenilda Rodrigues Gomes Stelo (UEMS) e Aline Saddi Chaves (UEMS)
Carta de Aceite
METODOLOGIAS ATIVAS E
NEUROCIÊNCIAS: RELATO DE EXPERIÊNCIA UTILIZANDO PORTFÓLIOS DIDÁTICOS EM AULAS
DE NEUROANATOMIA
Sayonara Nogueira de Souza (UNIREDENTOR),
Renato Faria da Gama (UNIREDENTOR) e Mariana Franklin Pedroso Guimarães
(UNIREDENTOR)
Carta de Aceite
METODOLOGIAS ATIVAS E
NEUROCIÊNCIAS: RELATO DE EXPERIÊNCIA UTILIZANDO JOGOS EM AULAS DE NEUROANATOMIA
Sayonara Nogueira de Souza (UNIREDENTOR),
Renato Faria da Gama (UNIREDENTOR), Felipe
Adler de Almeida Pena (UNIREDENTOR) e Renato Moran Ramos (UNIREDENTOR)
Carta de Aceite
MÉTODOS DE ALFABETIZAÇÃO NO
BRASIL: UMA PERSPECTIVA HISTÓRICA
Rysian Lohse Monteiro (UENF), Luciana
da Silva Almeida (UENF), Tatiane Almeida
de Souza (UENF) e Eliana Crispim França
Luquetti (UENF)
Carta de Aceite
MICHEL SERRES E GRAMÁTICAS
MESTIÇAS
Layssa de Jesus Alves Duarte (UFT) e Luiz
Roberto Peel Furtado de Oliveira (UFT)
Carta de Aceite
MULHER, CORPO E LINGUAGEM
NAS REDES SOCIAIS: DO APAGAMENTO À VISIBILIDADE EM TEMPOS DE (RE)EXISTÊNCIA
Pauline Aparecida Ildefonso
Ferreira da Silva (UENF),
Shirlena Campos de Souza Amaral
(UENF), Priscila Barbosa Brunelli (UENF), Sheila Campos de Souza (UENF)
Carta de Aceite
MULTILETRAMENTOS E GÊNEROS
TEXTUAIS: UMA ABORDAGEM DO GÊNERO MEME NO III CICLO DA EJA EM IMPERATRIZ-MA
Jordana de Oliveira Brito (UFT) e Selma Maria Abdalla Dias
Barbosa
(UFT)
Carta de Aceite
MULTILETRAMENTOS NO LIVRO
DIDÁTICO DE INGLÊS: CARACTERÍSTICAS EM ANÁLISE
Joyce Vieira Fettermann (UENF)
e Annabell Del Real Tamariz (UENF)
Carta de Aceite
MULTILINGUISMO EM PRÁTICAS DE LINGUAGEM
CRIATIVA NO MUSEU DO MARAJÓ-PA
Niceléia Muribeca da Cruz (UFT) e Maria
José de Pinho (UFT)
Carta de Aceite
NEOLOGISMO E TRUNCAMENTO: REALIDADE
LINGUÍSTICA CARCERÁRIA
Rogério Vicente Ferreira (UFMS)
Carta de Aceite
NO EMARANHADO DE MEMÓRIAS E
AVENTURAS: UMA ANÁLISE DA NARRATIVA DE GAVIÃO VAQUEIRO DE ASSIS BRASIL
Lilian Castelo Branco de Lima (UEMASUL) e Walquíria Lima da Costa (UEMASUL)
Carta de Aceite
NORDESTE E POSICIONAMENTO
POLÍTICO-REGIONAL: UMA ANÁLISE DA CIRCULAÇÃO DE MEMES NA #ELENÃO NO TWITTER
Amanda da Silva Duarte (UEMS), Matheus Santos de Araújo (UEMS) e Elaine de Moraes
Santos (UFMS)
Carta de Aceite
NOTAS INTRODUTÓRIAS SOBRE
LINGUÍSTICA HISTÓRICA E MUDANÇA LINGUÍSTICA
José Carlos Alves de Azeredo Júnior (IFF) e Thiago
Soares de Oliveira (IFF)
Carta de Aceite
“O BEBÊ ARDENTE”, DE
SOUTHWELL A ROTHENBERG: CONSIDERAÇÕES SOBRE A TRADUÇÃO POÉTICA
Andrea Martins Lameirão
Mateus (UFT)
Carta de Aceite
O CONCEITO DE TEATRO NA POÉTICA DE ARISTÓTELES
Odi Alexander Rocha da Silva (UFT) e Roseli
Bodnar (UFT)
Carta de Aceite
O CONCEITO DE TRANSITIVIDADE
VERBAL NA GRAMATICOGRAFIA DO BRASIL DO SÉCULO XIX
Cleide Bezerra de Melo (UFF)
Carta de Aceite
O DESENVOLVIMENTO DA
LINGUAGEM E O AUTISMO: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA POR INTERMÉDIO DA BIBLIOMETRIA
Cristina de Fátima de Oliveira Brum
Augusto de Souza (UENF), Fabio Luiz Fully Teixeira (UENF), Lucas Capita Quarto
(UENF), Eliana Crispim França Luquetti (UENF) e Fernanda Castro Manhães (UENF)
Carta de Aceite
O DISCURSO JURÍDICO À LUZ
DAS TEXTUALIDADES CONTEMPORÂNEAS E OS LIMITES HERMENÊUTICOS À LIBERDADE
CRIATIVA DO LEITOR INTÉRPRETE
Leila Maria Tinoco Boechat Ribeiro (UENF),
Analice de Oliveira Martins (UENF) e Carlos Henrique Medeiros de Souza (UENF)
Carta de Aceite
O ENSINO DA LÍNGUA
PORTUGUESA NA EDUCAÇÃO INFANTIL. ANDREIA DE SOUSA NEVES LEAL
Andreia de Sousa Neves Leal (CEMCCB)
Carta de Aceite
O ENSINO DA LÍNGUA
PORTUGUESA PARA ALÉM DA ALFABETIZAÇÃO
Lucinda Rocha Soares Neta (UEMASUL), Mylena Santana Borges (UEMASUL) e Inácia Neta Brilhante de
Sousa (UEMASUL)
Carta de Aceite
O ENSINO DA LITERATURA EM
UMA ABORDAGEM SOCIOLINGUÍSTICA
Kayron Kaic da Silva Sousa (UEMA), Gabriel Alves da Silva
(UEMA) e Inácia Neta Brilhante de Sousa
(UFT)
Carta de Aceite
O ENSINO DA ORTOGRAFIA NO
ENSINO FUNDAMENTAL II: DIFICULDADES E INTERVENÇÕES
Vera Lucia Pires (UFAC)
Carta de Aceite
O ENSINO DE GRAMÁTICA E SEUS
MÚLTIPLOS USOS COMO CÓDIGO LINGUÍSTICO
Orleane Evangelista de
Santana (UEMASUL) e Antonio Cilírio da Silva Neto (UFT)
Carta de Aceite
O ENSINO DE GRAMÁTICA EM
LÍNGUA INGLESA POR MEIO DA SEQUÊNCIA DIDÁTICA
Maria Blanc Figueira (UENF), Eliana
Crispim França Luquetti (UENF) e Sonia
Maria da Fonseca Souza (UENF)
Carta de Aceite
O ENSINO DE GRAMÁTICA: O
LÚDICO E A PRÁTICA EDUCATIVA SOB A ÓTICA DE METODOLOGIAS ATIVAS, UM DESAFIO
POSSÍVEL?
Ivoneide Morais Santana de
Oliveira (UEMS), Adriana Lúcia de Escobar
Chaves de Barros (UEMS), Adélia Maria Evangelista
Azevedo (UEMS) e Natalina Sierra Assencio (UEMS)
Carta de Aceite
O ENSINO DE LATINIDADES NOS COLÉGIOS JESUÍTICOS
DO BRASIL QUINHENTISTA: UMA ANÁLISE DE DUAS FONTES DE ANCHIETA
Melyssa Cardozo Silva dos Santos (UFF)
Carta de Aceite
O ENSINO DE LEITURA NO AMBIENTE
COMPLEXO DE SALA DE AULA: UMA ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR À LUZ DA PESQUISA-AÇÃO
Francinete C. S. Barroso, (IFTO e UFT) E Ângela
Francine Fuza (UFT)
Carta de Aceite
O ENSINO DE LEITURA POR
INTERAÇÃO CONSTRUTIVA
Ronyvaldo de Souza (PUC-SP)
Carta de Aceite
O ENSINO DE LÍNGUA MATERNA E
AS VARIEDADES LINGUÍSTICAS: REFLEXÕES NECESSÁRIAS NOS LIVROS DIDÁTICOS
Solange Maria Souza Teixeira (UENF) e Monique
Teixeira Crisóstomo (UENF)
Carta de Aceite
O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA
COMO SEGUNDA LÍNGUA EM ABRIGO DE EMERGÊNCIA PARA REFUGIADOS VENEZUELANOS EM BOA
VISTA-RORAIMA
José Ângelo Almeida Ferreira (UERR), Francisca
Ângela de Oliveira Sousa (UERR) e Alessandra
de Souza Santos (UERR)
Carta de Aceite
O ENSINO DE LITERATURA EM
TEMPOS DE TRANSIÇÃO PARADIGMÁTICA
Isaquia dos Santos Barros
Franco (UFT) e Maria José de Pinho (UFT)
Carta de Aceite
O ENSINO DE PORTUGUES COMO
LÍNGUA DE ACOLHIMENTO EM UM CONTEXTO DE IMIGRAÇÃO
Maiane Machado Sá (UFRR)
e Vanessa Ferreira Camilo (UFRR)
Carta de Aceite
O ENSINO DO ESPANHOL NO
BRASIL: PERCURSOS HISTORIOGRÁFICOS NO SÉCULO XX
Mônica Maciel da Silva (UFF)
Carta de Aceite
O ENSINO E APRENDIZAGEM DE
LÍNGUA INGLESA NO BRASIL E A CIÊNCIA DA LINGUAGEM DE NOAM CHOMSKY
Carlos Alberto Fonseca Santos (UEMASUL), Yoná
Milhomem de Oliveira (UEMASUL) e Inácia
Neta Brilhante de Sousa (UEMASUL)
Carta de Aceite
O ENSINO DA NORMATIVIDADE
GRAMATICAL NA PERSPECTIVA DA TEORIA ATOR-REDE, DE BRUNO LATOUR
Eliane Miranda Machado (UFT) e Luiz Roberto Peel Furtado de
Oliveira (UFT)
Carta de Aceite
O GÊNERO FOTOGRAFIA COMO
POSSIBILIDADE DE EXPANSÃO DE OLHARES, APRECIAÇÃO E CONSERVAÇÃO DO PATRIMÔNIO
HISTÓRICO DE CORUMBÁ-MS
Roseane Limoeiro da Silva
Pires (UEMS) e Ruberval Franco Maciel (UEMS)
Carta de Aceite
O GÊNERO NOTÍCIA EM SALA DE
AULA: REFLEXÕES PARA UM DIÁLOGO INTERDISCIPLINAR
André da Silva Santos (UEMSUL)
Carta de Aceite
O IMPERIAL INSTITUTO DE
MENINOS CEGOS (1854): UMA ANÁLISE PELA HISTORIOGRAFIA LINGUÍSTICA
Barbara Poubel dos Santos (UFF)
Carta de Aceite
O LETRAMENTO LITERÁRIO NUMA
PERSPECTIVA PARA ALÉM DO CÁRCERE
Inácia Neta Brilhante de Sousa (UFT)
e Valéria da Silva Medeiros (UFT)
Carta de Aceite
O LETRAMENTO NAS QUESTÕES DE
INGLÊS DO EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO – ENEM
Rozeane de Oliveira Lemos (UENF), Sonia Maria da Fonseca Souza (UENF), Kamilla da Costa Guilherme (UENF), Ezequiel Gonçalves de Paula (UENF) e Eliana Crispim França Luquetti (UENF)
Carta de Aceite
O LÚDICO E O JOGO COMO
INSTRUMENTO DE APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Maria Savia Pereira Costa de Souza (UENF),
Maria Savia Pereira Costa de Souza (UENF), Edivan Azevedo de Paula (UENF) e Amanda
da Silva Ofrante (UENF)
Carta de Aceite
O MAL-ESTAR EM TEMPOS DE CONEXÃO ON-LINE – LINGUAGENS SOB PRESSÃO
Ocinei
Trindade de Oliveira (UENF)
Carta de Aceite
O MOVIMENTO ESTUDANTIL NUMA
PERSPECTIVA DE FORMAÇÃO ONTOLÓGICA SOCIOPOLÍTICA
Clara Mara Gonçalves Chaves (UENF) e Cindy
Oliveira Willemen de Abreu Gomes (UENF)
Carta de Aceite
O PARTICÍPIO FUTURO LATINO E
SEUS RESQUÍCIOS NA LÍNGUA PORTUGUESA
Daniel de Assis Soares (UERJ) e Márcio Luiz Moitinha Ribeiro (FFP-UERJ e UERJ)
Carta de Aceite
O PENSAMENTO LINGUÍSTICO DE CARL
FR. PH. VON MARTIUS (1794-1868) E O IDIOMA NACIONAL NO BRASIL OITOCENTISTA
Leonardo Ferreira Kaltner (UFF)
Carta de Aceite
O PERCURSO DO(S) SENTIDO(S)
EM “FELICIDADE CLANDESTINA”, DE CLARICE LISPECTOR
Dagmar Vieira Nogueira Silva (UFMS) e
Geraldo Vicente Martins (UFMS)
Carta de Aceite
O PERCURSO GERATIVO DE SENTIDO DA
CRÔNICA: UM OLHAR SOBRE A CIDADE DE CAMPOS DOS GOYTACAZES
Williane de Sá Marques (UENF) e Sérgio Arruda de
Moura (UENF)
Carta de Aceite
O
PERFIL DA MULHER INDEPENDENTE: ESPECIFICIDADES DA OBRA “SENHORA”, DE JOSÉ DE
ALENCAR
Paulo
Hernandes Gonçalves da Silva
(UFT e IFTO) e Francisco Edviges
Albuquerque (UFT)
Carta de Aceite
O PORTUGUÊS COMO SEGUNDA
LÍNGUA ENTRE OS APINAJÉ: UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO DO CAMPO
Mara Pereira da Silva (UFT) e Milena
dos Santos (UFT)
Carta de Aceite
O PRECONCEITO LINGUÍSTICO ANALISADO NAS FANPAGES DO SITE FACEBOOK NAS REDES SOCIAIS
João Batista da Silva Santos (UENF), Andrik Barbosa
Risso (UENF), Eliana Crispim França Luquetti
(UENF) e Sérgio Arruda de Moura.
(UENF)
Carta de Aceite
O PROCESSO DE AQUISIÇÃO DA
ESCRITA: CONTRIBUIÇÕES DA FONÉTICA E FONOLOGIA
Lírian Daniela Martini (UFMT)
Carta de Aceite
O PROCESSO DE AUTORIA DA
ESCRITA ACADÊMICA NO ENSINO SUPERIOR NA MODALIDADE EAD: TENSÕES E PERSPECTIVAS
Luciana da Silva Almeida (UENF), Rysian
Lohse Monteiro (UENF), Tatiane Almeida de Souza (UENF), Jaqueline Maria de
Almeida (UENF), Priscila de Andrade Barroso Peixoto (UENF) e Eliana Crispim França Luquetti
(UENF)
Carta de Aceite
O PROTAGONISMO DA LEITURA EM
DIFERENTES CONSTRUÇÕES DE PENSAMENTOS
Nilcéia Gonçalves Cáceres (UEMS), Rozileia
de Oliveira Sales (UEMS), Lucilo
Antônio Rodrigues (UEMS) e Natalina
Sierra Assêncio Costa (UEMS)
Carta de Aceite
O
PROTAGONISMO FEMININO ULTRARROMÂNTICO: PERSPECTIVAS DA OBRA “A MORENINHA”, DE JOAQUIM
MANUEL DE MACEDO
Paulo Hernandes Gonçalves da Silva (UFT e IFTO) e Francisco
Edviges Albuquerque (UFT)
Carta de Aceite
O QUE DIZEM AS FACHADAS
COMERCIAIS:A INFLUÊNCIA DA VARIEDADE LINGUÍSTICA NA COMUNICAÇÃO
Jéssica Mayane da Silva (UEMASUL), Maria da Guia
Taveiro Silva (UEMASUL) e Isabel Delice Gomes Macedo (UEMASL)
Carta de Aceite
O SENTIR-SE LIVRE CAUSADO
PELO PERDÃO: UMA ANÁLISE EM MICROCONTO DE DALTON TREVISAN
Jocirley de Oliveira (UFT) e Eliane Cristina Testa
(UFT)
Carta de Aceite
O SUBJUNTIVO E A FORMAÇÃO DA
VOZ PASSIVA NO SISTEMA VERBAL LATINO: UMA ABORDAGEM HISTÓRICA DO LATIM AO PORTUGUÊS
Márcio Amieiro Nunes (UEMS)
Carta de Aceite
O TEXTO JORNALÍSTICO EM
EXPERIÊNCIAS CONTEMPORÂNEAS NO BRASIL: O CASO DA PONTE JORNALISMO
Vitor Luiz Menezes Gomes
(UENF), Williane de Sá Marques (UENF) e Sérgio Arruda de Moura (UENF)
Carta de Aceite
O USO DA SEMÂNTICA
DEMOCRATIZAÇÃO DA BELEZA NA TENTATIVA DE DESCONSTRUÇÃO DE PADRÕES
Priscila Barbosa Brunelli (UENF), Shirlena Campos de Souza
Amaral (UENF), Pauline Aparecida Ildefonso Ferreira da
Silva (UENF), Sheila Campos de Souza (UENF)
Carta de Aceite
ODSS
E ATIVISMO SOCIAL EM PRÁTICAS DE MULTILETRAMENTOS NO ENSINO DE LÍNGUAS
Shirlene
Bemfica Oliveira (IFMG), Silvia Maria de Oliveira Penna (IFMG), Francisca Paula Soares Maia (UNILA) e Yasmin Mubarak (UNILA)
Carta de Aceite
OLIMPÍADA DE LÍNGUA
PORTUGUESA ESCREVENDO O FUTURO – POLÍTICA PÚBLICA PARA O APERFEIÇOAMENTO DA LEITURA
E ESCRITA
Paula Tatiana da Silva Antunes (UFAC)
Carta de Aceite
OMAR KHAYYAM, EDWARD
FITZGERALD E FERNANDO PESSOA: CONSIDERAÇÕES SOBRE TRADUÇÕES DO ÁRABE PARA O INGLÊS
E A INFLUÊNCIA PERSA NA LITERATURA ORTÔNIMA
Fadia Rodrigues Samra (UFT), Carla Bastiani (IFTO) e Vinicius
Martins Correa (UFT)
Carta de Aceite
OS (D)EFEITOS DO LETRAMENTO
DIGITAL E TECNOLOGIA NA APRENDIZAGEM
Leonário Antonio de Sousa (UFT), Selma
Maria Abdalla Dias Barbosa (UFT) e Josefa dos Santos Silva (UFT)
Carta de Aceite
OS DESAFIOS DOS PROFESSORES
E ALUNOS ESTAGIÁRIOS DO CURSO DE LETRAS NAS ESCOLAS PUBLICAS
Iris Anita Fabian Ramirez (UERR)
Carta de Aceite
OS GÊNEROS TEXTUAIS
APONTADOS PELA BNCC COMO ADEQUADOS A TRABALHAR A VARIAÇÃO LINGUÍSTICA EM SALA
DE AULA
Elizangela Gomes Quintana
Gonçalves (UFT) e Paulo Cezar Rodrigues (UFT)
Carta de Aceite
OS HIPOCORÍSTICOS DOS
PERSONAGENS NAS REVISTAS DE CHICO BENTO DE MAURÍCIO DE SOUSA
Evãnia Mendonça Viana
(UENF)
Carta de Aceite
OS LETRAMENTOS AUTÔNOMO E
IDEOLÓGICO E A PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR DE LÍNGUA PORTUGUESA
Denyse Mota da Silva (UFT) e Maria José de Pinho (UFT)
Carta de Aceite
OS NOMES DE LUGARES NAS
PROVAS DO ENEM: REFLEXÕES SOBRE TOPONOMÁSTICA E ENSINO
Anna Inez Alexandre Reis (IFTO)
Carta de Aceite
OS SENTIDOS DO SILÊNCIO NO DISCURSO MUSICAL:
UMA ANÁLISE DA RELAÇÃO ENTRE POEMA E MELODIA NA MÚSICA “CÁLICE”
Sarah Lohuamma Almeida Araújo Sousa (UFT), Marcos
Aarão Sales Sousa (UFT) e Janete
Silva dos Santos (UFT)
Carta de Aceite
OS SOBRENOMES NA
ANTROPONÍMIA E NA GENEALOGIA
José Pereira da Silva (UERJ)
Carta de Aceite
OS TEXTOS NA SALA DE AULA:
ANÁLISE DA AVALIAÇÃO INTERNA DO PNAIC COMO FERRAMENTA PARA OS RESULTADOS DE
LÍNGUA PORTUGUESA DO 2º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Verônica de Oliveira Magalhães (UERR) e Nilmara
Milena da Silva Gomes (UERR)
Carta de Aceite
PARA A HISTÓRIA DA LÍNGUA PORTUGUESA NO
MATO GROSSO: PRIMEIRAS ANOTAÇÕES SOBRE UM ESTUDO EM CURSO
Antonio Fábio de Carvalho (UFMT)
Carta de Aceite
PARA QUE LITERATURA?
Daniel Abrão (UEMS)
Carta de Aceite
PALAVRAS DE ORIGEM AFRICANA
NO ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA - VALORIZAÇÃO DA CULTURA DE UM POVO
Silvia Cristina Soares Cecilio Paixao
(UEMS)
Carta de Aceite
PARÁFRASES DISCURSIVAS:
INTERDIÇÃO E DISPERSÃO NA CONSTRUÇÃO DE TÍTULOS DE OBRAS DO PNLD DE LÍNGUA PORTUGUESA
Álvaro José da Silva Fonseca (UFT)
e Janete Silva dos Santos (UFT)
Carta de Aceite
PENSAMENTO CRÍTICO COMO
INSTRUMENTO DE PODER PARA COMBATER AS FAKE NEWS
Liliane Barreto Alves (UENF) e Carlos
Henrique Medeiros (UENF)
Carta de Aceite
PERCEPÇÃO DA PROSTITUIÇÃO
CARIOCA EM “LUCÍOLA”: HISTÓRIA E LITERATURA EM JOSÉ DE ALENCAR
Tamara Cecília Rangel Gomes (SEEDUC)
Carta de Aceite
PERCEPÇÕES DE PROFESSORES DE
INGLÊS SOBRE O ILF: UM ESTUDO DE CASO EM DUAS ESCOLAS ESTADUAIS NO BICO DO
PAPAGAIO-TO
Suiane Francisca da Silva (UFT), Rodrigo Vieira do Nascimento (UFT) e Antônio Marcos Alves da Silva e Silva (UFT)
Carta de Aceite
PERCEPÇÃO ESTUDANTIL DE
RESULTADOS DE AULA DE NEUROANATOMIA MEDIADA POR PINTURAS EM CLASSE
Graziella Viana da Silva
(UENF), Renato Faria da Gama (UENF), Luana Peçanha Lopes Viana (UENF) e Mayara
da Silveira Souza Matos (UENF)
Carta de Aceite
PERSPECTIVAS DO ENSINO DE
LITERATURA NO ENSINO FUNDAMENTAL AO MÉDIO: UMA BREVE ABORDAGEM
Helga Ticiana de Barros Maciel (UEMS, SED e SEMED), Elesandra Rodrigues Dias Ferraz (UEMS e SEMED) e Daniel Abrão (UEMS)
Carta de Aceite
POESIA EM SALA DE AULA: A
CONSTRUÇÃO LITERÁRIA SOB A ÓTICA DE CECÍLIA MEIRELES
Nilcéia Gonçalves Cáceres (UEMS), Rozileia
de Oliveira Sales (UEMS), Lucilo
Antônio Rodrigues (UEMS) e Natalina
Sierra Assêncio Costa (UEMS)
Carta de Aceite
POESIA: O RECREIO DA ESCOLA
(EXPERIÊNCIAS LEITORAS COM A POESIA DE MANOEL DE BARROS)
Adriana Cercarioli Suzuqui (UEMS)
Carta de Aceite
POR UMA PROPOSTA DE EDIÇÃO
DE SELETA DE TEXTOS DISPERSOS DE GILBERTO FREYRE EM “A PROVÍNCIA”: ASPECTOS
METODOLÓGICOS E CRÍTICOS
Vitor de Carvalho Pinto (UVA), Silvana
Moreli Vicente Dias (UVA) e Marcela Coitinho de Aquino e Castro (UVA)
Carta de Aceite
PORQUE O TEMPO NÃO PARA
Maria Adélia Menegazzo (UFMS)
Carta de Aceite
POSSÍVEIS PRÁTICAS
CONTRIBUEM DE MANEIRA POSITIVA NA TAREFA DOCENTE DE FORMAR FUTUROS LEITORES
Laura Linhares Matos (UENF), Roberta
da Silva Neves (UENF) e Vitória Aparecida
Rodrigues de Souza (UENF)
Carta de Aceite
POVOS E COMUNIDADES TRADICIONAIS:
APRESENTAÇÃO DE UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA A PARTIR DO LÉXICO TOPONÍMICO TOCANTINENSE
Rodrigo Vieira do Nascimento (UFT)
e Karylleila dos Santos Andrade (UFT)
Carta de Aceite
PRÁTICAS DE ESCRITAS
CIENTÍFICAS: O RELATÓRIO DE ESTÁGIO COMO ESPAÇO DE
REFLEXÃO DOCENTE E CONSTRUÇÃO IDENTITÁRIA
Elem Kássia Gomes (UFT), Camila
Rodrigues Viana (UFT) e Janete Silva
dos Santos (UFT)
Carta de Aceite
PRÁTICA PEDAGÓGICA E
DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: O QUE
PENSAM OS PROFESSORES DAS SÉRIES INICIAIS
Edna da Silva Torres (UEMASUL), Marcia Suany
Dias Cavalcante (UEMASUL) e Joas Moraes dos Santos (UEMASUL)
Carta de Aceite
PRECONCEITO ÉTNICO-RACIAL,
VALORES SOCIAIS E ANTICLERICALISMO NO ROMANCE NATURALISTA O MULATO, DE ALUÍSIO
AZEVEDO: UMA ANÁLISE LITERÁRIA À LUZ DA NARRATIVA ETNOGRÁFICA
Gabriela do Rosario Silva (UENF), Raquel
do Rosario Silva (UENF), Camila do Rosario Silva Barreto (UENF) e Shirlena
Campos de Souza Amaral (UENF)
Carta de Aceite
PROBLEMATIZAR E PROJETAR NAS
AULAS DE PORTUGUÊS: AS METODOLOGIAS ATIVAS COMO ESTRATÉGIAS POTENCIALIZADORAS
Thayone Aparecida da Silva Soares
(UEMASUL), Joane Marieli Pereira Caetano (UEMASUL), Adriene Ferreira de Mello
(UEMASUL) e Carlos Henrique Medeiros de Souza (UEMASUL)
Carta de Aceite
PROCESSOS DE REDUPLICAÇÃO E O REQUERIMENTO
DE REGRAS MORFOFONOLÓGICAS
Selmo Azevedo Apontes (UFAC)
Carta de Aceite
PRODUÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS PARA
AULAS DE PORTUGUÊS COMO LÍNGUA DE ACOLHIMENTO
Isabella Saliba Pereira Chilante (UEMS)
Carta de Aceite
PRODUÇÃO E DISSEMINAÇÃO DE
NOTÍCIAS: DA ORALIDADE NO SÉCULO XVIII À MOBILIDADE NO SÉCULO XXI
Milena Ferreira Hygino Nunes (SEE-RJ),
Talita da Silva Ernesto (UENF), Shayane Ferreira dos Santos (IFF) e Carlos
Henrique Medeiros de Souza (UENF)
Carta de Aceite
PROJETO ‘YEARBOOK’ – METODOLOGIAS ATIVAS DE APRENDIZAGEM
NO ENSINO DE LÍNGUA INGLESA PARA ESTUDANTES DA REDE PÚBLICA
Laynne Victória dos Santos Feitosa de
Lima (UEMS) e João Fábio Sanches (UEMS)
Carta de Aceite
PROPOSTA DE ENSINO DAS
GRAFIAS CORRESPONDENTES AO /S/ POR MEIO DE JOGOS DIGITAIS
Flávia Santos da Costa (UFAC), Luana
Maria Lima de Souza (UFAC), Diego de
Sousa Oliveira (UFAC) e Lindinalva
Messias do Nascimento Chaves (UFAC)
Carta de Aceite
PROPOSTA DE ENSINO DE
LEITURA PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS – EJA
Ronyvaldo de Souza (PUC-SP)
Carta de Aceite
PROPOSTA DE UM SINTAGMA MODO
PARA A LÍNGUA JAMINAWA
Shelton Lima de
Souza (UFAC)
Carta de Aceite
QUANDO O PROFESSOR É O
ANTISSUJEITO DA HISTÓRIA: DISCURSOS EM TEMPOS DE DEMONIZAÇÃO DO OUTRO
Érica de Cássia Maia
Ferreira Rodrigues (UFT) e Francisca Verônica Feitosa
Andrade (UFT)
Carta de Aceite
QUESTIONÁRIO DE DOR MCGILL:
PROPOSTA DE ADAPTAÇÃO PARA A LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS
Camilla Cristina Alves
Ribeiro (UNIREDENTOR), Renato Faria da Gama (UNIREDENTOR), Matheus de Sousa
Oliveira (UFRJ), Reginaldo Ferreira da Silva (FMC) e Aline Cunha Gama Carvalho
(UNIREDENTOR)
Carta de Aceite
RECURSOS DIGITAIS PARA TRADUÇÃO: AS
VARIAÇÕES SEMÂNTICAS DO PORTUGUÊS PARA INGLÊS E FRANCÊS
Aline das Graças Monteiro Miranda Barros (UENF),
Andrik Barbosa Risso (UENF) e Rafaela Sepulveda Aleixo Lima (UENF)
Carta de Aceite
REFLEXÕES SOBRE A INFLUÊNCIA
POSITIVA DO GESTOR NA INSERÇÃO DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INCLUSIVAS NO PROCESSO
DE ALFABETIZAÇÃO
Ana Paula Silva Andrade
Jorge (UENF), Bianka Pires André (UENF) e Daiana Silva Ataíde
(UENF)
Carta de Aceite
REFLEXÕES SOBRE AS PRINCIPAIS REGRAS DA
LÍNGUA ARTIFICIAL ESPERANTO
Pedro Albeirice da Rocha (UFT)
Carta de Aceite
REFLEXÕES SOBRE CLARICE
LISPECTOR E “A PAIXÃO SEGUNDO G.H.”
Heliamar
Marques Rosa Brito (UFT), Haleks Marques Silva (UFT), Daniel Cervantes Angulo Vilarinho (UFT)
e Walace Rodrigues (UFT)
Carta de Aceite
RELATO DE EXPERIÊNCIA A
IMPORTÂNCIA DA LEITURA COMO ATO: CASA DE PRISÃO PROVISÓRIA DE ARAGUAÍNA
Marcia Maria Soares de Souza Santos (UFT), Walace
Rodrigues (UFT) e Patricia Karla de Morais (UFT)
Carta de Aceite
REPRESENTAÇÕES DISCURSIVAS
DA MULHER NA IMPRENSA NOS ANOS DOURADOS: A MOÇA DE FAMÍLIA E A LEVIANA
Daniele Ribeiro Fortuna (UNIGRANRIO), Márcio
Luiz Corrêa Vilaça (UNIGRANRIO), Renato
da Silva (UNIGRANRIO) e Rosane
Cristina de Oliveira (UNIGRANRIO)
Carta de Aceite
RETEXTUALIZAÇÃO
POR MEIO DO WHATSAPP: A PRÁTICA DA
ACENTUAÇÃO GRÁFICA COM ALUNOS DO 9º ANO
Ana Maria Salvador (UEMS), Adélia
Maria Evangelista Azevedo (UEMS), Natalina
Sierra Assencio Costa (UEMS) e Adriana Lúcia de Escobar Chaves de Barros (UEMS)
Carta de Aceite
RETICÊNCIAS E EFEITOS DE
SENTIDO
Alcina Maria Barra de Oliveira (UFT) e Luiz Roberto
Peel Furtado de Oliveira (UFT)
Carta de Aceite
REVISÃO SISTEMÁTICA DOS ESTUDOS
BIBLIOMÉTRICOS SOBRE O LETRAMENTO ACADÊMICO NA LINGUAGEM DA SAÚDE
Vívian Sardella de Oliveira (UNIG), Sonia Maria
da Fonseca Souza (UNIG), Laís Bastos Guerra Boechat (UNIG), Sara Ramos da Silva
Bastos Guerra (UNIG) e Vyvian França Souza Gomes Muniz (UNIG)
Carta de Aceite
REVISTA SOLETRAS: A
IMPORTÂNCIA DA EDITORAÇÃO PARA A EXPANSÃO DO CONHECIMENTO
Bárbara Gouvêa da Rocha (FFP-UERJ) e Shirley
de Souza Gomes Carreira (FFP-UERJ)
Carta de Aceite
“RICHTHOFEN – O ASSASSINATO DOS PAIS DE
SUZANE”: DIÁLOGOS ENTRE A LINGUÍSTICA APLICADA E A LITERATURA NO ROMANCE DE
ROGER FRANCHINI
Nivaldo Monteiro Camilo da Silva Bodnar (UFT) e Carlos
Roberto Ludwig (UFT)
Carta de Aceite
SAÚDE SEXUAL DOS ADOLESCENTES: A LINGUAGEM COMO INSTRUMENTO DE
EDUCAÇÃO E PREVENÇÃO
Marcela Corrêa Freitas (UEMS), Erika Kaneta Ferri (UEMS) e Ruberval Franco Maciel (UEMS)
Carta de Aceite
SEMÂNTICA NOS MANUAIS DIDÁTICOS LUSÓFONOS,
DÉCADA DE 2010, DE ANGOLA E BRASIL
Daniela Jaqueline Tôrres Barreto (UEMASUL) e Sônia
Maria Nogueira (EMASUL)
Carta de Aceite
SOBRE LINGUAGEM, FORMIGAS E
CIGARRAS: ANÁLISE DA (DES)CONSTRUÇÃO
DE IDENTIDADES SÓCIA
Rafaela Portela Bezerra (UERR),
Mariluce Maria da Silva Gomes (UERR), Nilmara Milena da Silva Gomes (UERR) e Nicodemos
Gomes Valdevino Feminino (UERR)
Carta de Aceite
SOCIOLINGUÍSTICA E
ETNOMATEMÁTICA: UMA INTERSECÇÃO DIALÓGICA ENTRE CIÊNCIAS HUMANAS E CIÊNCIAS
EXATAS
Bruna Viana Villaça Montezuma (UENF), Bárbara
Viana Villaça (UENF), Ewerton Terra
Montezuma Martins (UENF) e Eliana Crispim
França Luquetti (UENF)
Carta de Aceite
TECENDO HISTÓRIAS: O
DESENVOLVIMENTO DE UMA ESCRITA ARTESANAL E AUTORAL
Giulia Alexandre Silva de Almeida (UENF) e Ludymila Gemino (UENF) e
Wanessa dos Santos (UENF)
Carta de Aceite
TECNOLÓGICA: UM OLHAR ACERCA
DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA FORMAÇÃO DO LEITOR LITERÁRIO INCLUSO
Jocirley de Oliveira (UFT) e Ana Carolina Alves de Lima Oliveira
(UFT)
Carta de Aceite
TECNOLOGIAS MÓVEIS COMO
SUPORTE PARA ENSINO-APRENDIZAGEM DE LINGUAGENS
Natanael Laurindo da Costa (UFT) e Miliane
Moreira Cardoso Vieira (UFT)
Carta de Aceite
TEMA E SIGNIFICAÇÃO COMO
ELEMENTOS QUE PROPICIAM A INTERPRETAÇÃO NA PERSPECTIVA DE BAKHTIN NO CONTO “TRABALHADORES
DO BRASIL”
Carlos Fabrício de Souza Ribeiro de
Castro (UEMS) e Sandra Espindola Macena (UEMS)
Carta de Aceite
TEXTOS LITERÁRIOS ON-LINE: PROPOSTA PEDAGÓGICA COM USO DO GOOGLE FORMS, NO EJA – ENSINO MÉDIO, NUMA ESCOLA ESTADUAL DE AUTAZES
Francian da Silva Guedes (UEA), Joelma Monteiro
de Carvalho (UEA) e Waldemir Lima de Carvalho
(UEA)
Carta de Aceite
TOPONÍMIA, CULTURA E
IDENTIDADE: UM ESTUDO A PARTIR DOS BAIRROS DA CIDADE DE IMPERATRIZ-MA
Luana Gonçalves da Silva
(UEMASUL), Márcia Suany Dias Cavalcante (UEMASUL) e Raquel de Oliveira Lima
(UEMASUL)
Carta de Aceite
TRABALHO COM O GÊNERO DOCUMENTÁRIO
NO 1º ANO DO ENSINO MÉDIO NA DISCIPLINA LÍNGUA PORTUGUESA
Darlan Machado Dorneles (UFAC) e Lindinalva Messias do Nascimento Chaves (UFAC)
Carta de Aceite
TRADIÇÃO GRAMATICAL NO PENSAMENTO
JESUÍTICO
Janaina Fernanda de Oliveira Lopes (UFF)
Carta de Aceite
TRADUÇÃO INGLÊS-PORTUGUÊS DE
TEXTOS MÉDICOS: UMA ANÁLISE CRÍTICA
Camilla Cristina Alves Ribeiro
(UNIREDENTOR), Renato Faria da Gama (UNIREDENTOR), Luana Peçanha Lopes Viana
(UNIREDENTOR) e Frederico Torres Ludugerio (UNIREDENTOR)
Carta de Aceite
TRANSCRIÇÃO E EDIÇÃO DE UMA
CARTA OFICIAL MANUSCRITA DO SÉCULO XVIII
Rayane Thaynara Santos (UFMT) e Carolina Akie
Ochiai Seixas Lima (UFMT)
Carta de Aceite
TRANSLINGUAGEM EM CONTEXTO
MÉDICO: PROCESSOS DE CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS PARA ALÉM DA DICOTOMIA VERBAL/NÃO
VERBAL
Felipe Garcia Pereira (UEMS), Vinicius Oliveria Moraes (UEMS) e Ruberval Franco Maciel (UEMS)
Carta de Aceite
TRÊS POETAS E A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL: LINGUAGEM,
ENGAJAMENTO E EXPRESSIVIDADE
Lenise Ribeiro Dutra (UENF) e Frederico
Torres Ludugério (UENF)
Carta de Aceite
UM LEITOR DE ALMAS NAS TEIAS
DA HISTÓRIA CULTURAL, DA LITERATURA E DO JORNALISMO: UMA ANÁLISE DO DISCURSO NO
ROMANCE JORNALÍSTICO DE FERNANDO MOLICA
Lilian Castelo Branco de Lima (UEMASUL), Dione
do Socorro de Souza Leão (UEMASUL) e Wemylla de Jesus Almeida (UEMASUL)
Carta de Aceite
UM NOVO OLHAR ACERCA DA
FIGURA DO CIGANO NA LITERATURA BRASILEIRA: UMA LEITURA DE A BIBLIOTECA ELEMENTAR
(2018), DE ALBERTO MUSSA
Joyce Silva Braga (UERJ)
Carta de Aceite
UM OLHAR SOBRE A DIFERENÇA DE
COMPETÊNCIA ENTRE ESCOLAS PÚBLICAS E PARTICULARES DE RIO BRANCO
Rogério de Mendonça Correia (UFAC)
Carta de Aceite
UM OLHAR SOBRE A QUESTÃO AMBIENTAL A
PARTIR DA POESIA DE MANOEL DE BARROS
Camila de Freitas Vieira (UFMS) e Ângela
Maria Zanon (UFMS)
Carta de Aceite
UM TRAJETO PELO ENSINO DE
LÍNGUA INGLESA NO BRASIL E O RESSOAR DO AMERICAN
DREAM
Janaína Aguiar Cavalcante Costa (UFT) e Naiana
Siqueira Galvão (UFT)
Carta de Aceite
UMA BREVE ANÁLISE A RESPEITO DOS NOMES PRÓPRIOS
Mercia Cristina Cardoso de Oliveira Luz (UEMS) e Fábio
Lopes de Souza (UEMS)
Carta de Aceite
UMA ANÁLISE COMPARATIVA DA PERCEPÇÃO SENSORIAL
DO AMBIENTE PRECÁRIO NAS OBRAS “POEMA SUJO” E “O CORTIÇO”
Kézia da Silva Calixto (UFT), Katia Carvalho
da Silva ocha (UFT) e Luciane Barros
da Silva (UFT)
Carta de Aceite
UMA ANÁLISE DA ADAPTAÇÃO DE “E NÃO
SOBROU NENHUM”, DE AGATHA CHRISTIE PARA A TELEVISÃO
Luis Felipe Leite Trindade (UEMS) e Altamir
Botoso (UEMS)
Carta de Aceite
UMA ANÁLISE DISCURSIVA SOBRE
O MODO COMO A LEITURA É MOBILIZADA NOS ANÚNCIOS PUBLICITÁRIOS NO LIVRO DIDÁTICO
DE PORTUGUÊS DO ENSINO MÉDIO
José de Alcântara Ribeiro da Silva (UFT) e João de Deus Leite (UFT)
Carta de Aceite
UMA ANÁLISE DO DISCURSO
CONTRASTIVA: O CONTO DE FADAS “CINDERELA”, DA VERSÃO ORIGINAL A SUA RELEITURA
NA SOCIEDADE DE MASSAS
Isadora Ortega Rosa (UEMS)
e Aline Saddi Chaves (UEMS)
Carta de Aceite
UMA ANÁLISE FILOLÓGICO-ORTOGRÁFICA
DA LÍNGUA ESPANHOLA, EM DOCUMENTOS IMPRESSOS NA CIDADE DE CUENCA, NO FINAL DO
SÉCULO XVI
Joyce Damaris
Augusta Machado (UFMT) e Carolina Akie Ochiai Seixas Lima (UFMT)
Carta de Aceite
UMA ANÁLISE SOCIOLINGUÍSTICA
DAS CONSTRUÇÕES SOCIAIS EM SÃO JOSÉ DO CALÇADO-ES
Mauricio Coli Bernardes
(UENF) e Eliana Crispim França Luquetti (UENF)
Carta de Aceite
UMA DISCUSSÃO SOBRE OS
REFLEXOS QUE O PROJETO CIRANDA CULTURAL TRAZ AO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM
NAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE IMPERATRIZ
Sara Cristina da Silva Ribeiro (UEMASUL) e
Lilian Castelo Branco de Lima (UEMASUL)
Carta de Aceite
UMA PROPOSTA METODOLÓGICA PARA
O ENSINO DE VERBOS
Elizangela Rodrigues Dias (UEMS),
Adelia Maria Evangelista Azevedo
(UEMS), Adriana Lúcia de Escobar Chaves
de Barros (UEMS) e Natalina Sierra Assêncio
Costa (UEMS)
Carta de Aceite
UMA VISÃO SITUADA SOBRE O
BULLYING (PIBID-UEMS): MULTILETRAMENTO CRÍTICO
E ENSINO DE LÍNGUA INGLESA
Gabriela Sales da Silva (UEMS), Ingrid Maria dos Santos
Rocha (UEMS),
Larissa Rocha Novaes (UEMS) e Demis de Oliveira (UEMS)
Carta de Aceite
UNIVERSIDADE NA FRONTEIRA: UM OLHAR
SOBRE A APRENDIZAGEM DA LÍNGUA INGLESA
Fernanda Sousa Lima (UERR)
Carta de Aceite
VARIAÇÃO LINGUÍSTICA E
LITERATURA INFANTO-JUVENIL: POSSIBILIDADES DIDÁTICAS PARA ESTUDANTES DOS ANOS
FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Priscilla Cândido (UEMS), Adriana
Lúcia de Escobar Chaves de Barros (UEMS), Adélia Maria Evangelista (UEMS) e Natalina Sierra Assencio Costa (UEMS)
Carta de Aceite
VARIAÇÃO LINGUÍSTICA NO
LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA INGLESA: UMA PESQUISA BIBLIOMÊTRICA
Vyvian França Souza Gomes Muinz (UENF), Sonia Maria da Fonseca Souza (UENF),
Lucas Capita Quarto (UENF) e Eliana Crispim França Luquetti (UENF)
Carta de Aceite
VARIAÇÃO
LINGUÍSTICA: SUAS MARCAS NA ORALIDADE, VALOR CULTURAL E RELAÇÃO COM A
CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DO INDIVÍDUO POR MEIO DO GÊNERO HISTÓRIA EM QUADRINHOS
Thalitta Mascarenhas Custódio Dias (UEMS) e Nataniel
dos Santos Gomes (UEMS)
Carta de Aceite
“VIAGENS DE GULLIVER” [GULLIVER’S TRAVELS, 1735], DE JONATHAN
SWIFT, E “ORGULHO E PRECONCEITO” [PRIDE AND
PREJUDICE, 1813], DE JANE AUSTEN, E SUAS ADAPTAÇÕES NO BRASIL: LEITURA
CRÍTICA E ASPECTOS DA RECEPÇÃO
Priscila Prado dos Santos Ferraz (UVA),
Silvana Moreli Vicente Dias (UVA) e Vitória Elizabete Gonçalo da Silva (UVA)
Carta de Aceite
VIVÊNCIAS E DESAFIOS DA
LÍNGUA SATERÉ-MAWÉ NO CONTEXTO URBANO: PERTENCIMENTO E AUTOAFIRMAÇÃO A PARTIR
DA LÍNGUA MATERNA-ÉTNICA
Samela Lorena Vilacio Marteninghi (UEA) e Marcos
André Ferreira Estácio (UEA)
Carta de Aceite
|