371 DA XIV JNLFLP


Todos os coautores e Orientadores que desejarem receber um Certificado de Apresentação devem fazer a sua inscrição individual como Audiente (Sem apresentação de trabalho) e pagar por ela.


Atualizado em 12/11/19


A ABORDAGEM DE BAKHTIN E FIORIN SOBRE LINGUAGEM E IDEOLOGIA E SUA RELAÇÃO COM A SALA DE AULA

Yoná Milhomem de Oliveira (UEMASUL), Carlos Alberto Fonseca Santos (UEMASUL) e Inácia Neta Brilhante de Sousa (UEMASUL)

Carta de Aceite


A ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA NA CIDADE DE CARDOSO MOREIRA: PERCEPÇÃO DE PAIS E PROFESSORES

Jaqueline Maria de Almeida (UENF), Liz Daiana Tito Azeredo da Silva (UENF), Nathália Rosalino Tamy (UENF) e Eliana Crispim França Luquetti (UENF)

Carta de Aceite


A ALFABETIZAÇÃO O TRABALHO COM A ORALIDADE DE CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA NA CIDADE DE CARDOSO MOREIRA: PERCEPÇÃO DE PAIS E PROFESSORES

Nathália Rosalino Tamy (UENF) e Jaqueline Maria de Almeida (UENF)

Carta de Aceite


A ANÁLISE DISCURSIVA NA PRODUÇÃO DE PLACAS E ANÚNCIOS

Margarida Vieira da Costa (UEMS), Adélia Maria Evangelista Azevedo (UEMS), Adriana Lúcia de Escobar Chaves de Barros (UEMS) e Natalina Sierra Assêncio Costa (UEMS)

Carta de Aceite


A AQUISIÇÃO DO PORTUGUÊS COMO SEGUNDA LÍNGUA PARA OS MEBÊNGÔKRE: UMA CONTRIBUIÇÃO PARA A EDUCAÇÃO ESCOLAR BILÍNGUE

Raimunda da Silva Nunes (UFT)

Carta de Aceite


A BIBLIOTECA COMO ESPAÇO DE INCENTIVO PARA FORMAÇÃO DE LEITORES LITERÁRIOS

Nilo Marinho Pereira Junior (UFT) e Valéria da Silva Medeiros (UFT)
Carta de Aceite


A CARTA DE PERO VAZ DE CAMINHA (1967), DE JAIME CORTESÃO: SOB A ÓTICA DA HISTORIOGRAFIA LINGUÍSTICA

Viviane Lourenço Teixeira (UFF)

Carta de Aceite


A CIÊNCIA EM CONSTRUÇÃO SOB O PRISMA DA COMPLEXIDADE

Carla Bastiani (IFTO), Karylleila dos Santos Andrade (UFT), Fadia Rodrigues Samra (UFT) e Camila Rodrigues Viana (UFMA)

Carta de Aceite


A COLONIZAÇÃO PORTUGUESA NO BRASIL E O MULTILINGUISMO DOS PRIMEIROS DOIS SÉCULOS EM TERRA BRASÍLICA

José Mario Botelho (FFP-UERJ)

Carta de Aceite


A CONSTRUÇÃO DA COERÊNCIA EM PRODUÇÕES TEXTUAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Davi Pereira Gomes (UFT), Antonia Aparecida Pereira Borges (UFT) e Márcio Araujo de Melo (UFT)
Carta de Aceite


A CONTRIBUIÇÃO DA LINGUÍSTICA TEXTUAL À LEITURA EM CONTEXTO PRISIONAL

Inácia Neta Brilhante de Sousa (UFT) e Valéria da Silva Medeiros (UFT)

Carta de Aceite


A CONSTRUÇÃO DO FEMININO NA LITERATURA INDÍGENA: IDENTIDADE E DIFERENÇA

Paola Efelli Rocha de Sousa Lima (UFT) e Walace Rodrigues (UFT)

Carta de Aceite


A CONTRIBUIÇÃO DOS HERÓIS NA LEITURA E NA INTERPRETAÇÃO PARA OS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO

Antônia Aparecida da Silva Lemes (SEEDUC) e Nataniel dos Santos Gomes (UEMS)

Carta de Aceite


A CRIAÇÃO DO IMPERIAL INSTITUTO DE MENINOS CEGOS (1854): UMA ANÁLISE HISTORIOGRÁFICA DA ALFABETIZAÇÃO PELO SISTEMA BRAILLE

Barbara Poubel dos Santos (UFF)
Carta de Aceite


A DÍVIDA HISTÓRICA DO BRASIL COM O NEGRO: UM OLHAR CONTEMPORÂNEO

Arthur Gallo Garcia (UENF), Anízio Antônio Pirozi (UENF), Clodoaldo Sanches Fofano (UENF) e Eliana Crispim França Luqueti (UENF)

Carta de Aceite


A EDUCAÇÃO EM LIBRAS EM XINGUARA – PARÁ

Bonfim Queiroz Lima (UFT) e Luciana de Queiroz Lima (UFT)

Carta de Aceite


A EDUCAÇÃO INTERCULTURAL BILÍNGUE E O PARADIGMA ESCOLAR: PERSPECTIVAS E DESAFIOS DAS COMUNIDADES INDÍGENAS BRASILEIRAS

Karine Nafaeli Sousa Lima (UFT), Priscila Venâncio Costa (UFT) e Rosélia Sousa Silva (UFT)

Carta de Aceite


A EDUCAÇÃO NA ROMA ANTIGA

Miguél Eugenio Almeida (UEMS)

Carta de Aceite


A ESCRITA DO RELATÓRIO DO ESTÁGIO: ENTRE O FAZER E O SENTIR

Tânia Maria de Oliveira Rosa (UFT) e Luíza Helena Oliveira da Silva (UFT)

Carta de Aceite


A ESTRUTURAÇÃO DAS CONSTRUÇÕES LÉXICO - GRAMATICAIS DE ALUNOS SURDOS E A MANIFESTAÇÃO DO FENÔMENO DA TOPICALIZAÇÃO

Karine Nafaeli Sousa Lima (UEMASUL)
Carta de Aceite


A FIGURA DA MULHER NA TOPONÍMIA URBANA PORTUENSE

Franciele Rodovalho Ferreira (UFT) e Karylleila dos Santos Andrade (UFT)

Carta de Aceite


A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LITERATURA NO CURSO DE LETRAS E SUAS IMPLICAÇÕES NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA E FORMAÇÃO DE LEITORES, SOB A LUZ DA TEORIA DA COMPLEXIDADE

Núbia Silva dos Santos (UFT) e Maria José de Pinho (UFT)

Carta de Aceite


A FORMAÇAO LITERÁRIA DO LEITOR CONTEMPORÂNEO NA PERSPECTIVA DO PARADIGMA EMERGENTE

Marilene Soares da Silva (UFT) e Maria José de Pinho (UFT)

Carta de Aceite


A FOTOGRAFIA COMO MEMÓRIA, EM “RELATO DE UM CERTO ORIENTE”, DE MILTON HATOUM

Wandercy de Carvalho (UFT)

Carta de Aceite


A GRAMÁTICA CONTEXTUALIZADA E SUA APLICAÇÃO DE FORMA PRÁTICA NA PRODUÇÃO DE TEXTO

Ione Eler e Herler (UEMS), Silvia Helena Barros (UEMS), Adriana Lúcia de Escobar chaves (UEMS), Adélia Maria Evangelista Azevedo (UEMS) e Natalina Sierra Assencio Costa (UEMS) 

Carta de Aceite


A HEROÍNA IDEALIZADA: UMA ANÁLISE DA OBRA “IRACEMA”, DE JOSÉ DE ALENCAR

Paulo Hernandes Gonçalves da Silva (UFT e IFTO) e Francisco Edviges Albuquerque (UFT)

Carta de Aceite


A HISTÓRIA EM QUADRINHOS COMO USO PEDAGÓGICO NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E FORMAÇÃO DO LEITOR

Thaynara Martins da Silva (UEMS), Tabitha Molina Monteiro (UEMS), Josélia Pedrosa dos Reis (UEMS)  e Patrícia Rodrigues Peixoto (UEMS)

Carta de Aceite


A IMPORTÂNCIA DA FORMAÇÃO CONTINUADA NA (RE)CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE PROFISSIONAL CRÍTICA DO PROFESSOR DE LÍNGUA PORTUGUESA NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA

Franqueslane Ferreira de Lima (UFT) e Selma Maria Abdalla Dias Barbosa (UFT)

Carta de Aceite


A IMPORTÂNCIA DA LEITURA INFANTOJUVENIL NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM SOB A ÓTICA DOS DOCENTES

Tatiane almeida de Souza (UENF), Luciana dos Santos Jorge Pessanha (UENF), Luciana da Silva Almeida (UENF), Rysian Lohse Monteiro (UENF) e Eliana Crispim França Luquetti (UENF)

Carta de Aceite


A IMPORTÂNCIA DA POLISSONOGRAFIA COMO FERRAMENTA PARA O DIAGNÓSTICO DE CRIANÇAS COM TDAH NO HOSPITAL SÃO JOSÉ DO AVAÍ: UM ESTUDO DA PREVALÊNCIA

Luciano Reis Neves (UENF), Juliana da Conceição Sampaio Loss (UENF), Rosalee dos Santos Crespo Istoe (UENF), Fernanda Castro Manhães (UENF) e Raquel França Freitas (UENF)

Carta de Aceite


A IMPORTÂNCIA DO INCENTIVO À LEITURA E ESCRITA NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DO ALUNO

Célia Regina Alves (UEMS), Adriana Lúcia de Escobar chaves (UEMS), Adélia Maria Evangelista Azevedo (UEMS) e Natalina Sierra Assencio Costa (UEMS)

Carta de Aceite


A INFLUÊNCIA DA GRAMÁTICA PORTUGUESA NO APRENDIZADO DE INGLÊS COMO L2

Lauter Dourado da Rocha (UFRJ)

Carta de Aceite


A INFLUÊNCIA DA ORALIDADE SOBRE A ESCRITA E SUAS MARCAS

Marcos de Jesus Santa Barbara (FFP-UERJ) e Jose Mario Botelho (FFP-UERJ)

Carta de Aceite


A INSULAÇÃO DOS ESTUDOS DE LINGUAGEM ÀS CONTRIBUIÇÕES COMPORTAMENTAIS

Paulo Vitor Rosa Mota (UFMS)

Carta de Aceite


A INTERDISCURSIVIDADE E A INTERTEXTUALIDADE ENTRE AS MÚSICAS “ADMIRÁVEL GADO NOVO” E “ADMIRÁVEL CHIP NOVO”: UMA LEITURA DE ALUNOS DO NONO ANO ESCOLAR

Rute da Silva Santos (UFT) e João de Deus Leite (UFT)

Carta de Aceite


A LEITURA DE MUNDO DOS REFUGIADOS EM AMBIENTES DE ESCOLARIZAÇÃO BRASILEIROS: PRÁTICAS DE LETRAMENTO LITERÁRIO EM PERSPECTIVA

Thaiane Monsores Pereira (UVA) e Silvana Moreli Vicente Dias (UVA)

Carta de Aceite


A LEITURA ESCOLARIZADA E A APROPRIAÇÃO DO TEXTO LITERÁRIO PELO ALUNO: SUBJETIVIDADES EM JOGO

Vanessa Maciel Silva (UFT) e Eliane Cristina Testa (UFT)

Carta de Aceite


A LEITURA NOS DOCUMENTOS OFICIAIS DO CURSO DE LETRAS DA UFAC

Ceildes da Silva Pereira (UFAC)

Carta de Aceite


A LÍNGUA DO “EMO” NA REGÊNCIA VERBAL DE ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Kayla Pachêco Nunes (UFT), Luiz Roberto Peel Furtado de Oliveira (UFT) e Andra Martins Ribeiro (UFT)

Carta de Aceite


A LÍNGUA KOKAMA NO CONTEXTO URBANO DE MANAUS: A MÚSICA ENQUANTO PROCESSO DE  ALORIZAÇÃO-FORTALECIMENTO LINGUÍSTICO

Ludimar Nunes Gonçalves (UEA) e Marcos André Ferreira Estácio (UEA)
Carta de Aceite


A LÍNGUA SATERÉ-MAWÉ NA UNIVERSIDADE: NARRATIVAS DE ESTUDANTES INDÍGENAS

Marcos André Ferreira Estácio (UEA)

Carta de Aceite


A LÍNGUA WITOTO: LUTAS E BUSCAS DE UMA LÍNGUA EM RESISTÊNCIA

Vanderlecia Ortega dos Santos (UEA) e Marcos André Ferreira Estácio (UEA)

Carta de Aceite


A LINGUAGEM E PENSAMENTO COMO O INSTRUMENTO DE PODER EM VIDAS SECAS DE GRACILIANO RAMOS

Eirivania Conceição Peres do Amaral (UEMASUL), Fernanda Carvalho dos S. Rodrigues (UEMASUL) e Giulia Alexandre Silva de Almeida (UEMASUL)

Carta de Aceite


A LINGUAGEM NA CRIANÇA COM ENCEFALOPATIA CRÔNICA DA INFANCIA

Moniki Aguiar Mozzer Denucci (UENF) e Carlos Henrique Medeiros de Souza (UENF)

Carta de Aceite


A LINGUAGEM NO MARKETING DIGITAL: UM ESTUDO DOS TERMOS TÉCNICOS DA ÁREA

Taís Turaça Arantes (UERJ), Thays Baniski Teixeira (UEMS), Hugo Augusto Turaça Leandro (UEMS) e Jéssica Rabelo Nascimento (UEMS)

Carta de Aceite


A LINGUÍSTICA E AS LÍNGUAS DE MODALIDADE VISUOESPACIAL

Ivanete de Freitas Cerqueira (UFAC)

Carta de Aceite


A LITERATURA DE CORDEL NA SALA DE AULA: DESCRIÇÃO DA EXPERIÊNCIA NO 1º ANO “A”, “B”, “C” e “D” DO ENSINO MÉDIO DA ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO HENRIQUE LIMA

Darlan Machado Dorneles (UFAC) e Lindinalva Messias do Nascimento Chaves (UFAC)

Carta de Aceite


A LITERATURA E A ARTE DA LINGUAGEM

João Batista Cunha Silveira (UEMS)

Carta de Aceite


A LITERATURA ERGÓDICA NOS CURRÍCULOS ESCOLARES BRASILEIROS

Layssa de Jesus Alves Duarte (UFT) e Luiz Roberto Peel Furtado de Oliveira (UFT)

Carta de Aceite


A LITERATURA INFANTIL NAS BORDAS

Eliane Maria de Oliveira (UEMS)
Carta de Aceite

A MISTANÁSIA EM “MORTE E VIDA SEVERINA”

Moyana Mariano Robles (UENF), Juliana da Conceição Sampaio Loss (UENF), Hildeliza Lacerda Tinoco Boechat Cabral (UENF) e Carlos Henrique Medeiros de Souza (UENF)

Carta de Aceite


A MORTE NA LITERATURA

Nãnashara Cavalcante Boehm da Silva Barbosa (UEMS)

Carta de Aceite


A PALAVRA E A MANIFESTAÇÃO DOS SENTIMENTOS

Soeli Bento Soeli Bento Clementi (UFMT)

Carta de Aceite


A PEDAGOGIA DAS HERANÇAS: FORMAÇÃO DOS SUJEITOS A PARTIR DA CONSTRUÇÃO DAS LINGUAGENS CONTRA-HEGEMÔNICAS

Pauline Ildefonso (UENF)

Carta de Aceite


A POESIA AFRO-BRASILEIRA COMO SUBSÍDIO PARA SE PENSAR SOBRE A HISTÓRIA DO NEGRO NO BRASIL

Márcia Maria Soares de Sousa Santos (UFT), Patrícia Karla de Morais (UFT) e Walace Rodrigues (UFT)

Carta de Aceite


A POESIA COMO REFLEXO DA SOCIEDADE

Mércia Eloi da Silva (UEMASUL), Deivanira Vasconcelos Soares (UEMASUL) e Jenaquiela Alves de Sousa (UEMASUL)

Carta de Aceite


A POLÍTICA DE COTAS COMO EQUÍVOCO E O PRECONCEITO COMO “COITADISMO”: ANALISE DE UM DISCURSO CONSERVADOR

Amanda Leal Castelo Branco (UENF), Daiana Ataíde (UENF) e Shirlena Campos de Souza Amaral (UENF)

Carta de Aceite


A POLÍTICA DE COTAS NAS UNIVERSIDADES DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO: ARGUMENTOS CONTRÁRIOS ÀS COTAS COM BASE NO DISCURSO DA DEMOCRACIA RACIAL

Ana Cristina Azeredo da Silva Freitas (UENF)

Carta de Aceite


A PRÁTICA DA LEITURA EM SALA DE AULA

Heloisi Simony Godinho de Mello (UEMS), Luana Sanches Bezerra (UEMS) e Vanderlis Legramante Barbosa (UEMS)

Carta de Aceite


A PRÁTICA EDUCATIVA DOS DOCENTES DE UMA ESCOLA INDÍGENA EM RORAIMA SOB O OLHAR DA EDUCAÇÃO POPULAR

Herika Scnhneider Sobral do Nascimento (UERR)

Carta de Aceite


A PRÁTICA DE ANÁLISE LINGUÍSTICA NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA: DOS PCNLP À BNCC

Gislaine de Paula Barbosa (UFT), Marizane Magalhães de Oliveira (UFT) e João de Deus Leite (UFT)

Carta de Aceite


A PRÁXIS DA LITERATURA DIANTE DA RUPTURA DA DEMOCRACIA: DIÁLOGOS ENTRE LITERATURA DO TESTEMUNHO E O CINEMA

César Alessandro Sagrillo Figueiredo (UFT) e Mônica Assunção Mourão (UFT)

Carta de Aceite


A PRESENÇA DA PINTURA E DA LITERATURA NAS AVALIAÇÕES DO ENEM: 1998–2018

Rosy Gleyce Pereira do Nascimento (UFT)
Carta de Aceite

A PRESENÇA E USO DO ANGLICISMO NA REVISTA ELETRÔNICA CAPRICHO

Raquel França Frreitas (UENF), Sonia Maria da Fonseca Souza (UENF), Luciano Neves Reis (UENF), Cristiano Manhães de Oliveira (UENF) e Eliana Crispim França Luquettii (UENF)

Carta de Aceite


A PRESENÇA MITOLÓGICA NO CONTO “NEREIDAS”, DO AUTOR IMPERATRIZENSE ANTONIO COUTINHO

Mariana Soares dos Santos (UEMASUL), Andreia dos Santos Marques Amorim (UEMASUL) e Gilberto Freire de Santana (UEMASUL)

Carta de Aceite


A PROBLEMÁTICA DA FAKE NEWS

Katia valentina escobar Gimenez (UEMS) e Rosimar Regina Rodrigues de Oliveira (UEMS)

Carta de Aceite


A RECEPÇÃO DE MEMORIAL DE AIRES ATRAVÉS DE UM BREVE PASSEIO PELAS CORRESPONDÊNCIAS DE MACHADO DE ASSIS

Fabiana da Costa Ferraz Patueli Lima (UFF)

Carta de Aceite


A REESCRITA DO TEXTO: UMA DIMENSÃO DIALÓGICA DO DISCURSO COMO SUBSÍDIO À REDAÇÃO DE ALUNO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Sérgio Arruda de Moura (UENF), Laryssa Gonçalves (UENF), Gianne Badino (UENF) e Maria Eduarda Damiqui (UENF)

Carta de Aceite


A RELEVÂNCIA DO CONHECIMENTO ETIMOLÓGICO DA LÍNGUA PARA A COMPREENSÃO DA LINGUAGEM MÉDICA

Camilla Cristina Alves Ribeiro (UNIREDENTOR), Renato Faria da Gama (UNIREDENTOR), Alexandre Harfouche Filipo Fernandes (UNIREDENTOR) E Lenise Ribeiro Dutra (UNIREDENTOR)

Carta de Aceite


A (RE)SIGNIFICAÇÃO DOS JARGÕES FALADOS PELOS LGBTQ+ NA CLASSE MÉDIA/ALTA DE SÃO PAULO NO FACEBOOK

Raul Silvestre Benitez Aguilera (UEMS) e Adriana Lúcia de Escobar Chaves de Barros (UEMS)

Carta de Aceite


A REPRESENTAÇÃO DA MULHER NAS MÚSICAS DE CHICO BUARQUE DE HOLLANDA

Simone de Souza Silva Rocha (IFF) e Thiago Soares de Oliveira (IFF)

Carta de Aceite


A REPRESENTAÇÃO DO FEMINISMO NO DISCURSO DA MULHER MARAVILHA

Bruna Caroline Fernandes Elias (UEMS) e Nataniel Dos Santos Gomes (UEMS)

Carta de Aceite


A SATISFAÇÃO NO ATENDIMENTO AOS SURDOS NO SETOR COMERCIAL DE ARAGUAINA-TO

Núbia Régia de Almeida (UFT) e Liliane Barbosa de Sousa; Ranieri Leal (UFT)

Carta de Aceite


A SOCIOLINGUÍSTICA E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA OS AVANÇOS NO ENSINO

Elisangela Ferreira Gomes Dornellas (UENF), Edilaine da Silva Freitas (UENF), Roberta Santana Barroso (UENF) e Eliana Crispim França Luquetti (UENF)

Carta de Aceite


A SOCIOLINGUÍSTICA NA SALA DE AULA: UMA EXPERIÊNCIA COM O GÊNERO ENTREVISTA ORAL

Joseane Aparecida de Souza Francisco (UEMS) e Natalina Sierra Assencio Costa (UEMS)

Carta de Aceite


A SOCIOTERMINOLOGIA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM CURSOS DA ÁREA DE INFORMÁTICA ? UM RELATO DE EXPERIÊNCIA CONSTATADA NO INSTITUTO FEDERAL FLUMINENSE

Sandro Reis Rocha Barros (UENF), Alessandra Rocha Melo (UENF), Beatriz Araujo de Rezende Neves (UENF) e Eliana Crispim França Luquetti (UENF)

Carta de Aceite

A TENSÃO DO(S) SENTIDO(S) DE “ASSÉDIO SEXUAL” NO ACONTECIMENTO DISCURSIVO DESENCADEADO PELO MOVIMENTO #METOO

Iasmin dos Santos Silva (UEMS) e Aline Saddi Chaves (UEMS)

Carta de Aceite


A TENTATIVA DE FUNDAÇÃO DE UMA UNIVERSIDADE NO BRASIL OITOCENTISTA E O ENSINO DE LÍNGUAS

Thaísa Regly de Moura Souza (UFF) e Leonardo Ferreira Kaltner (UFF)

Carta de Aceite


A TRAJETÓRIA DO HOMEM DE AÇO: A MITOLOGIA DO PRIMEIRO SUPER-HERÓI DOS QUADRINHOS

Vanderlis Legramante Barbosa (UFMS) e Eluiza Bortolotto Ghizzi (UFMS)
Carta de Aceite


A TRANSDUÇÃO DE SINAIS COMO FLUIR NECESSÁRIO PARA O APRENDIZADO DAS GRAMÁTICAS

Luiz Roberto Peel Furtado de Oliveira (UFT)

Carta de Aceite


A UNIDADE LÉXICA “FEMINISMO”: O QUE DIZ O DICIONÁRIO AURÉLIO?

Laiza Rodrigues Oliveira (UFT) e Ana Cláudia Castiglioni (UFT)

Carta de Aceite


A UTILIZAÇÃO DA MÚSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: ATIVIDADES PEDAGÓGICAS E APRENDIZAGEM COM OS SONS

Dayse Sampaio Lopes Borges (UENF)

Carta de Aceite


A VARIAÇÃO LINGUÍSTICA NO CONTEXTO ESCOLAR

Beatriz Santana do Carmo (UEMASUL), Maria da Guia Taveiro Silva (UEMASUL) e Roniela Almeida Moreira (UEMASUL)
Carta de Aceite

A VARIAÇÃO SEMÂNTICA NA TRADUÇÃO

Rafaela Sepulveda Aleixo Lima (UENF), Aline das Graças Monteiro Miranda Barros (UENF) e Andrik Barbosa Risso (UENF)

Carta de Aceite


A “VERDADE” NO DISCURSO POLÍTICO NA PÓS-MODERNIDADE: NUMA PERSPECTIVA DISCURSIVA

Ana Cláudia Dias Ribeiro (UFT) e Maria Deusa Brito de Sousa Apinagé (UFT)

Carta de Aceite


ABORDAGEM FUNCIONAL & NOVA BNCC

Lorrane Estacio do Prado da Silva (UENF), Igor Pereira Muniz (UENF) e Joane Marieli Pereira Caetano (UENF)

Carta de Aceite


ABORDAGEM SOBRE OS ASPECTOS SEMÂNTICOS EXPLANADOS NO LIVRO DIDÁTICO “NOVAS PALAVRAS”, 1º ANO, DE EMÍLIA AMARAL, MAURO FERREIRA, RICARDO LEITE E SEVERINO ANTÔNIO (2016) EM IMPERATRIZ-MA

Débora Silva Bastos Carvalho (UEMASUL) e Sônia Maria Nogueira (UEMASUL)

Carta de Aceite


AÇÕES LETRADAS NA LITERATURA: DISTINÇÕES ENTRE REDIGIR E PRODUZIR TEXTOS

Penha Élida Ghiotto Tuão Ramos (UENF) e Analice de oliveira Martins (UENF)

Carta de Aceite


ACONTECIMENTO E MEMÓRIA: UMA ANÁLISE DA IMAGEM DA MULHER EM DUAS CAMPANHAS PUBLICITÁRIAS DA NATURA

Klédina de Lima Ximenes (UEMS) e Aline Saddi Chaves (UEMS)

Carta de Aceite


ADAPTAÇÕES DE OBRAS LITERÁRIAS PARA O CINEMA E SUA INFLUÊNCIA NA FORMAÇÃO DE LEITORES

Raniere Nunes da Silva (UEMASUL), Gilberto Freire de Santana (UEMASUL) e Matheus Carvalho Lima (UEMASUL)
Carta de Aceite


ADAPTAÇÕES EM QUADRINHOS DE PRIDE AND PREJUDICE, DE JANE AUSTEN: PERSPECTIVAS PEDAGÓGICAS PARA JOVENS LEITORES

Vitória Elizabete Gonçalo da Silva (UVA) e Silvana Moreli Vicente Dias (UVA)

Carta de Aceite


AFRICANOS “LIVRES” EM MT: UM ESTUDO FILOLÓGICO, HISTÓRICO E DISCURSIVO

Juliana Lima Façanha (UFMT)
Carta de Aceite


ALIENAÇÃO PARENTAL: ANÁLISE DA LINGUAGEM E CONSEQUÊNCIAS PARA CRIANÇAS E ADOLESCENTES

Raquel Veggi Moreira (UENF), Juliana da Conceição Sampaio Lós (UENF) e Moyana Mariano Robles (UENF)

Carta de Aceite


ANALISANDO O ENADE: PERSPECTIVA FUNCIONALISTA EM DESTAQUE

Luiza Guimarães Lanes (UEMASUL), Joane Marieli Pereira Caetano (UEMASUL), Mayara Xavier Vito Pezarino Hywyna (UEMASUL) e Lara Pires Franco (UEMASUL)

Carta de Aceite


ANÁLISE COMPARATIVA ENTRE INUYASHA DE RUMIKO TAKAHASHI E MARGARITAS DE MILLE EVANS

Laura Quevedo Pires de Oliveira e Silva (UEMS) e Daniel Abrão (UEMS)

Carta de Aceite


ANÁLISE DAS OBRAS NOVA SINTAXE-SEMÂNTICA: BASE PARA GRAMÁTICA DE TEXTO E PORTUGUÊS: CONTEXTO, INTERLOCUÇÃO E SENTIDO EM UMA PERSPECTIVA SEMÂNTICA

Alexandre da Silva Sousa (UEMASUL), Ailton Soares Lopes (UEMASUL) e Márcia Suany Dias Cavalcante (UEMASUL)

Carta de Aceite


ANÁLISE DO DISCURSO DIGITAL: CIRCULAÇÃO DOS SENTIDOS NO MOVIMENTO #ELENAO

Tarliene Marques de Souza (UEMS) e Aline Saddi Chaves (UEMS)

Carta de Aceite


ANÁLISE DO ETHOS PRESENTE NA CAMPANHA DOAÇÃO DE SANGUE “SPIDEY

Marta Victor dos Santos (UENF) e Eliana Crispim França Luquetti  (UENF)
Carta de Aceite


ANÁLISE FILOLÓGICA E PALEOGRÁFICA DE MANUSCRITO DO SÉCULO XVIII

Débora da Silveira Campos (UFMT) e Carolina Akie Ochiai Seixas Lima (UFMT)

Carta de Aceite


ANÁLISE LINGUÍSTICA DOS CONCEITOS BAKHTINIANOS: REFLETIR/REFRATAR À LUZ DOS ENUNCIADOS DIALÓGICOS EXTRAÍDOS DO FILME “POLÍCIA FEDERAL: A LEI É PARA TODOS”

Elizangela Gomes Quintana Gonçalves (UFT) e Ângela Francine Fuza (UFT)

Carta de Aceite


ANÁLISE SEMIÓTICA: AS VIRTUDES DA SUPER-HEROÍNA COM AS MARAVILHAS DE MARIA DE NAZARÉ

Tabitha Molina Monteiro (UEMS) e Janayne Pereira de Oliveira (UEMS)

Carta de Aceite
 

ANSIEDADE NOS ADOLESCENTES CONCLUINTES DO ENSINO MÉDIO

Pâmela Moura Auler (UENF), Tobias Fontes Sant’Ana dos Anjos (UENF) e Laís Teixeira Lima (UENF)

Carta de Aceite


ANTENOR NASCENTES E A LÍNGUA ESPANHOLA NO BRASIL DO SÉCULO XX: UM PASSEIO HISTORIOGRÁFICO PELO

ENSINO DO IDIOMA NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Bárbara Franco Cardoso (UFF)

Carta de Aceite


APROPRIAÇÃO DE GÊNEROS DISCURSIVOS DA ESFERA JORNALÍSTICA EM CONTEXTO HIPERMIDIÁTICO

Kiahra Antonella Coelho Pereira (IFTO) e Rosielson Soares de Sousa (IFTO)

Carta de Aceite


ASPECTOS FILOLÓGICOS DA TEORIA QUILOMBISTA FACE À ESPISTEMOLOGIA AFROCENTRADA: PERSPECTIVAS PARA

O ESTUDO DA LITERATURA AFRICANA PARA O BRASIL, MANIFESTO EM DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS ÉTNICAS

Dayvison Bandeira de Moura (SEDUC-PE e UNADES-PY) e Maria Aparecida Monteiro da Silva (CESUMAR e UNADES-PY)

Carta de Aceite


ASPECTOS RELATIVOS À NOMEAÇÃO NA VERTENTE TOPONÍMICA: BREVES CONSIDERAÇÕES

Carla Bastiani (IFTO) e Karylleila dos Santos Andrade (UFT)

Carta de Aceite


AS ÁGUAS E O PANTANAL À LUZ DAS REFLEXÕES DE BACHELARD

Manoel Garcia de Oliveira (UFMS), Moacir Pereira FIlho (UFMS) e Juliana Cristina Ribeiro da Silva (UFMS)

Carta de Aceite


AS BIBLIOTECAS ESCOLARES NO BRASIL COLONIAL

Núbia Régia de Almeida (UFT) e Valéria da Silva Medeiros (UFT)

Carta de Aceite


AS CONTRIBUIÇÕES DOS MÉTODOS CIENTÍFICOS NA RESSIGNIFICAÇÃO DO ENSINO DA LÍNGUA MATERNA: CONSTRUINDO GRAMÁTICAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Eliane Miranda Machado (UFT) e Roberto Peel Furtado de Oliveira (UFT)
Carta de Aceite


AS CRENÇAS E LINGUAGEM DA BAIXADA CAMPISTA PRESENTES NA OBRA DE JOSÉ CÂNDIDO DE CARVALHO

Liliane Barreto Alves (UENF) e Carlos Henrique Medeiros (UENF)

Carta de Aceite


AS POLÍTICAS LINGUÍSTICAS DO BRASIL PARA O DESENVOLVIMENTO DA LUSOFONIA: ANÁLISE DOS GOVERNOS LULA E DILMA

Andrik Barbosa Risso (UENF), João Batista da Silva Santos (UENF), Sérgio Arruda de Moura (UENF), Eliana Crispim França Luquetti (UENF) e Rafaela Sepulveda Aleixo Lima (UENF)

Carta de Aceite


AS REALIZAÇÕES DO ACUSATIVO ANAFÓRICO EM PEÇAS BRASILEIRAS E PORTUGUESAS

Antonio Anderson Marques de Sousa (UFF)

Carta de Aceite


AS RELAÇÕES ENTRE SABER, PODER E RESISTÊNCIA NO PROCESSO DE ESCOLHA DE LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA DO PROGRAMA NACIONAL DO LIVRO E DO MATERIAL DIDÁTICO (PNLD)

Marizane Magalhães de Oliveira (UFT), Walace Rodrigues  (UFT) e João de Deus Leite (UFT)

Carta de Aceite


AS TIPOLOGIAS DE SITUAÇÕES DE COMUNICAÇÃO: ANÁLISE DISCURSIVA DA IMAGEM ASSOCIADA À LETRA DA CANÇÃO “ALEGRIA, ALEGRIA” NO LIVRO DIDÁTICO

Jessiana de Oliveira Barros (UFT) e Vanessa Maciel Silva (UFT)

Carta de Aceite


ATELIÊ LITERÁRIO: UMA PROPOSTA PARA O TRABALHO COM A POESIA EM SALA DE AULA

Nilcéia Gonçalves Cáceres (UEMS), Rozileia de Oliveira Sales (UEMS), Lucilo Antônio Rodrigues (UEMS) e Natalina Sierra Assêncio Costa (UEMS)

Carta de Aceite


ATLAS FONÉTICO DO ACRE (AFAC): CONTRIBUIÇÕES PARA O ESTUDO DA VARIAÇÃO LINGUÍSTICA

Lindinalva Messias do Nascimento Chaves (UFAC)

Carta de Aceite


AUTISMO: UM DIÁLOGO COM A SOCIOLINGUÍSTICA

Fabrízia Miranda de Alvarenga Dias (UENF), Poliana Campos Côrtes Luna (UENF), Eliana Crispim França Luquette (UENF), Jaqueline Almeida (UENF)

Carta de Aceite

AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM SOB A PERSPECTIVA DOS  UTORES DO CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

Aline Peixoto Vilaça Dias (UENF), Juliete Maganha Silva (UENF), Cristiana Barcelos da Silva (UENF), Jackeline Barcelos Correa (UENF), Carlos Henrique Medeiros de Souza (UENF) e Eliana Crispim França Luquetti (UENF)

Carta de Aceite


AVALIAÇÃO INTERNA DO PNAIC COMO FERRAMENTA DE DIAGNÓSTICO INICIAL: ANÁLISE DOS RESULTADOS DE LÍNGUA PORTUGUESA DO 2º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Verônica de Oliveira Magalhães (UERR), Mariluce Maria da Silva Gomes (UERR), Nilmara Milena da Silva Gomes (UERR) e Nicodemos Gomes Valdevino Feminino (UERR)

Carta de Aceite


BAUDELAIRE, MALLARMÉ E RIMBAUD: UM RECORTE SOBRE A IRRUPÇÃO DA MODERNIDADE E CONTEMPORANEIDADE NO PENSAMENTO POÉTICO NO FINAL DO SÉCULO XIX

Marilene Ferreira Cambeiro (UVA)

Carta de Aceite


BRASIL: “NOVA” REPÚBLICA X CONSTITUIÇÃO 1988 – CONSTRUÇÃO DO ETHOS DISCURSIVO E O “REAL”

Patrícia Martins Mafra (PUC-SP)

Carta de Aceite


‘BRINCANDO’ COM A PONTUAÇÃO: O USO DA VÍRGULA COMO MARCA CONSTITUTIVA DO SENTIDO

Maria José Oliveira Maia (UFAC) e Lindinalva Messias do Nascimento Chaves (UFAC)

Carta de Aceite


CAFÉ LITERÁRIO UMA INICIATIVA DE RESGATE À LITERATURA NA EDUCAÇÃO PÚBLICA

Nathalia do Nascimento Gonçalves Nolasco (UEMS)

Carta de Aceite


CARACTERÍSTICAS PALEOGRÁFICAS DE UM OFÍCIO DO FORTE DO PRÍNCIPE DA BEIRA, NO ANO DE 1793

Ivanete Maria de Jesus (UFMT)

Carta de Aceite


CÁRCERE E EDUCAÇÃO: ANÁLISE DOCUMENTAL DAS INFORMAÇÕES PENITENCIÁRIAS

Téssia Gomes Carneiro (UFT), Janete Silva dos Santos (UFT) e Valéria da Silva Medeiros (UFT)

Carta de Aceite


CARTOGRAFIA DAS IMAGENS DO COTIDIANDO EM “PERDOANDO DEUS”, DE CLARICE LISPECTOR

Vanessa da Silva Pereira (UFAC)
Carta de Aceite


CATALOGAÇÃO E IDENTIFICAÇÃO DA SEMÂNTICA NO LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA, 9º ANO, DE CEREJA E COCHAR (2015), EM IMPERATRIZ-MA

Larissa de Farias Silveira (UEMASUL), Silvânia Aparecida Alvarenga Nascimento (UEMASUL) e Sônia Maria Nogueira (UEMASUL)

Carta de Aceite


CAUSOS DE ASSOMBRAÇÃO: ENTRE SENTIDOS E ORTOGRAFIA

Lidiane Martins (UEMS), Adriana Lúcia de Escobar Chaves de Barros (UEMS), Natalina Sierra Assêncio Costa (UEMS) e Adélia Maria Evangelista Azevedo (UEMS)

Carta de Aceite


CENOGRAFIA E ETHOS: CARACTERÍSTICAS DO ENUNCIADOR E DESTINATÁRIOS NO TWITTER DO PRESIDENTE DO BRASIL

Paola Efelli Rocha de Sousa Lima (UFT) e Ana Claudia Dias Ribeiro (UFT)

Carta de Aceite


CENTRAL DO BRASIL: UMA ABORDAGEM SOCIOLINGUÍSTICA

Gabriel Alves da Silva (UEMA), Kayron Kaic da Silva Sousa (UEMA) e Inácia Neta Brilhante de Sousa (UFT)

Carta de Aceite


CIENTIRINHAS: AS HQS E O HUMOR NA DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA

Eduarda Fernandes da Rosa (UEMS) e Nataniel dos Santos Gomes (UEMS)

Carta de Aceite


COMPETÊNCIA DISCURSIVA E MEDIAÇÃO DO PROFESSOR

Luzineth Rodrigues Martins (UERR)

Carta de Aceite


COMPREENDO ASPECTOS GRAMATICAIS DE FORMA INTERATIVA

Evelyn Lima Rebeque (UEMS), Vanderlis Legramante Barbosa (UEMS) e Shirley Camilo de Farias (UEMS)

Carta de Aceite


CONCEPÇÕES GRAMATICAIS NA PRÁTICA DO PROFESSOR: REFLEXÕES EM DEFESA DE UM DEVIR VARIÁVEL DE ALIANÇA E COMUNICAÇÃO ENTRE AS DIFERENÇAS

Rosélia Sousa Silva (UFT), Priscila Venâncio Costa (UFT) e Luiz Roberto Peel Furtado de Oliveira (UFT)

Carta de Aceite


CONSIDERAÇÕES SOBRE O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA NAS ESCOLAS INDÍGENAS DO POVO AKW’ XERENTE

Raquel Palmeira de Oliveira Karajá (UFT), Sinval de Brito (UFT), Adriano Dias Gomes Karajá (UFT) e Francisco Edviges Albuquerque (UFT)

Carta de Aceite


CONSTRUINDO GRAMÁTICAS: UMA PERSPECTIVA EFETIVA DA LÍNGUA ENQUANTO USO

Haline Janaína Franco Almeida (UFT), Carlos Eduardo Herculano Jardim (UFT) e Luiz Roberto Peel Furtado de Oliveira (UFT)

Carta de Aceite


CONTE-ME MAIS: PRÁTICAS DE LETRAMENTO LITERÁRIO NO ENSINO FUNDAMENTAL

Lohanna Silva Azevedo (UEMASUL) e Elem Kássia Gomes (UEMASUL)

Carta de Aceite


CONSULTÓRIO DO FUTURO: A SEXUALIDADE ABORDADA DE MANEIRA MULTIMODAL
Pietro Marques dos Reis Paticie UEMS), Tania Gisela Wiberg-Salum (UEMS) e Ruberval Franco Maciel (UEMS)

Carta de Aceite

CORDELENDAS: UMA INTERSECÇÃO LITERÁRIA PARA TRABALHAR IDENTIDADE ÉTNICA INDÍGENA EM SALA DE AULA

Lilian Castelo Branco de Lima (UEMASUL), Polyana Silva Matos (UEMASUL) e Walquíria Lima da Costa (UEMASUL)

Carta de Aceite


CRIAÇÕES LEXICAIS DA LIBRAS: TERMOS NA MATEMÁTICA NÍVEL SUPERIOR

Jéssica Rabelo Nascimento (UFMS) e Rogério Vicente Ferreira (UFMS)

Carta de Aceite


CRIMINALIZAÇÃO DA HOMOFOBIA E O SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL: O DISCURSO DO MINISTRO MARCO AURÉLIO QUE NÃO RECONHECEU A OMISSÃO LEGISLATIVA

Fernanda Vivacqua Vieira (UEMASUL) e Nayara Gomes (UEMASUL)

Carta de Aceite


CULTURA E POLISSEMIA LEXICAL: IMPLICAÇÕES DE ASPECTOS SINCRÔNICOS A PARTIR DE RECORTES DIACRÔNICOS EM “USOS” DA LÍNGUA PORTUGUESA

Dayvison de Moura (SEDUC-PE e UNADES-PY)

Carta de Aceite


CULTURA E TRADUÇÃO: A INFLUÊNCIA DOS ASPECTOS LINGUÍSTICOS E NÃO LINGUÍSTICOS NA TRADUÇÃO DA OBRA “IRACEMA”

Gessica Brenda Lima da Silva (UEMASUL) e Gilberto Freire de Santana (UEMASUL)
Carta de Aceite

CURSO NORMAL: NA PERSPECTIVA DO DISCENTE

Débora Almeida Alves (UENF), Maria Aparecida Medeiros de Souza Almeida (UENF) e Hemilly Aparecida Velasco de Andrade (UENF)

Gessica Brenda Lima da Silva (UEMASUL) e Gilberto Freire de Santana (UEMASUL)
Carta de Aceite


DA EXPERIÊNCIA AO ARTIGO CIENTÍFICO: ENTRE LEITURA E ESCRITA E A REALIDADE DA ESCOLA

Ozamar Santos Corrêa (UERR), Lívia Késsia da Silva Rocha Soares (UERR) e Carmem Véra Nunes Spotti (UERR), Gessica Brenda Lima da Silva (UEMASUL) e Gilberto Freire de Santana (UEMASUL)

Carta de Aceite


DA UTOPIA ROMÂNTICA À DESCONSTRUÇÃO REALISTA DO PERFIL DA MULHER NA LITERATURA BRASILEIRA: UM ENFOQUE LINGUÍSTICO-LITERÁRIO A PARTIR DE “SENHORA”, DE JOSÉ DE ALENCAR, E “DOM CASMURRO”, DE MACHADO DE ASSIS

Gabriela do Rosario Silva (UENF), Camila do Rosario Silva Barreto (UENF), Raquel do Rosario Silva (UENF), Shirlena Campos de Souza Amaral (UENF) e Liz Daiana Tito Azeredo da Silva (UENF)
Carta de Aceite


DE ALUNO PARA ALUNO: QUESTÕES NOTACIONAIS DA LÍNGUA

Eduarda Vitória F. da Silva (IFPA) e Isaquia dos Santos Barros Franco (IFPA)

Carta de Aceite


“DECIFRA-ME OU TE DEVORO” DESVELANDO IMAGENS/DIZERES NO FILME INCÊNDIOS

Mahalla Stephany Feitosa Aguiar (UEMASUL), Antonio Ismael Lopes de Sousa (UEMASUL) e Gilberto Freire de Santana (UEMASUL)

Carta de Aceite


DIALOGISMO BAKHTINIANO NA SÉRIE RETIRANTES, DE CANDIDO PORTINARI

Rosy Gleyce Pereira do Nascimento (UFT)

Carta de Aceite


DIÁLOGOS ENTRE LITERATURA AFRICANA E BRASILEIRA DE LÍNGUA PORTUGUESA: PROPOSTAS DE LEITURA PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA

Silvana da Silva Batista (UFT) e Luiza Helena Oliveira Silva (UFT)

Carta de Aceite


DINÂMICAS E JOGOS PARA AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA

Solimar Patriota Silva (UNIGRANRIO)

Carta de Aceite


DIREITOS HUMANOS, TRABALHO ESCRAVO E EXCLUSÃO SOCIAL NA CONTEMPORANEIDADE: UMA ANÁLISE DO DISCURSO DOS TRABALHADORES-VÍTIMAS

Ari Gonçalves Neto (UENF), Alice de Souza Tinoco Dias (UENF), Viviane Carneiro Lacerda Meleep (UENF), Ana Carolina de Oliveira Lyrio (UENF) e Shirlena Campos de Souza Amaral (UENF)

Carta de Aceite


DISCURSOS, NARRATIVAS E POEMAS QUILOMBOLAS DE TOCANTINS

Léo Daniel da Conceição Silva (UNITINS), Luama Socio (UNITINS), Victor Borges (UNITINS) e Walter Antunes (UNITINS)

Carta de Aceite


DISPOSITIVOS PARA ENSINO E APRENDIZAGEM NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA: AS POTENCIALIDADES DO E-BOOK COMO PROPÓSITO PEDAGÓGICO

Rosélia Sousa Silva (UFT), Carlos Eduardo Herculano Jardim (UFT) e Luiz Roberto Peel Furtado de Oliveira (UFT)
Carta de Aceite

DIVERSIDADE LINGUÍSTICA COMO ATRIBUTO NA LÍNGUA PORTUGUESA

Sinthia Moreira Silva Ribeiro (UENF), Roberta Santana Barroso (SEE-RJ) e Clodoaldo Sanches Fofano (UENF)

Carta de Aceite


DO CONTO AO MICROCONTO, LEITURAS FANTÁSTICAS E CRIATIVIDADE

Geane Fernandes de Souza (UEMS) e Karina Campossano (UEMS)

Carta de Aceite


DO INGLÊS AO PORTUGUÊS A TAREFA DO TRADUTOR

Andrea Martins Lameirão Mateus (UFT), Valéria da Silva Medeiros (UFT) e Hygor Brasil de Alencar (UFT)

Carta de Aceite


DO TEXTO TEATRAL PARA A TELA DA TV: JOGOS INTERTEXTUAIS ENTRE A PEÇA “PIGMALEÃO” E A NOVELA “TOTALMENTE DEMAIS”

Ana Paola Cavalcanti Marinho (UFT) e Fátima Maria Nascimento Marinho (UFT)

Carta de Aceite


DOIS LADOS DA MOEDA: REFLEXÕES SOBRE LETRAMENTO E ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA NA VISÃO SOCIOLINGUÍSTICA

Raimunda da Silva Nunes (UFT)
Carta de Aceite

DOMÍNIO EPILINGUÍSTICO E AULA DE REDAÇÃO: UM ESTUDO DE CASO NO ENSINO MÉDIO

Frederico Torres Ludugerio (SEDUC-ITAPERUNA) e Lenise Ribeiro Dutra (UNIREDENTOR)

Carta de Aceite


DOS DESAFIOS DA LÍNGUA LATINA: A COMPLEXIDADE DO PRIMEIRO CONTATO

Nina Oliveira Teixeira (UFF) e Leonardo Ferreira Kaltner (UFF)

Carta de Aceite


DRAMATURGIA SENEQUIANA: UM OLHAR INTERDISCIPLINAR SOBRE A MEDÉIA DE EURÍPEDES E A DE SÊNECA

Isabelle Soares dos Santos Antonio (FFP-UERJ), Mariana F. B. Camacho (FFP-UERJ) e Marcio Luiz Moitinha Ribeiro (FFP-UERJ e UERJ)

Carta de Aceite


DUALIDADE DO SER FEMININO EM “MEMÓRIAS PÓSTUMAS DE BRÁS CUBAS”

Kézia da Silva Calixto (UFT) e Katia Carvalho da Silva Rocha (UFT)

Carta de Aceite


EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA: UMA CONSTRUÇÃO HISTÓRICA E LEGAL

Ana Luiza Barcelos Ribeiro (UENF) e Bianka Pires André (UENF)

Carta de Aceite


EDUCAÇÃO INCLUSIVA PARA A CRIANÇA AUTISTA: UMA PROPOSTA DE APRENDIZAGEM ESTRUTURANTE

Carolina de Freitas do Carmo (UENF) e Gilberto Lourenço Gomes (UENF)
Carta de Aceite


Taís Turaça Arantes (UERJ)

Carolina de Freitas do Carmo (UENF) e Gilberto Lourenço Gomes (UENF)
Carta de Aceite


ENSINAR A LER NO 2º SEGMENTO DO ENSINO FUNDAMENTAL: ISSO É POSSÍVEL?

Kátia Nazareth Moura de Abreu (FFP-UERJ)

Carta de Aceite


ENSINO DA ESCRITA NA ALFABETIZAÇÃO: A PLURALIDADE DE ABORDAGENS NO MATERIAL DIDÁTICO

Layssa de Jesus Alves Duarte (UFT) e Patrícia Bethânia da Cruz Ferreira (UFT)

Carta de Aceite


ENSINO E APRENDIZAGEM DE LÍNGUA INGLESA E OS MÚLTIPLOS MODOS DE REPRESENTAÇÃO TEXTUAL

Cariane do Nascimento Pimentel (CAp/UFRR)

Carta de Aceite


ENTRE A CORTE FRANCESA E A GUANABARA: CONTATO ECOLINGUÍSTICO FRANCÊS E TUPINAMBÁ SOB A ÓTICA DE ANDRÉ THEVET NO CONTEXTO DA FRANÇA ANTÁRTICA

Tháina Goulart Mota Palmeira (UFF) e Leonardo Ferreira Kaltner (UFF)

Carta de Aceite


ENTRE ESTROGÊNIOS E TESTOSTERONAS: METÁFORAS CONCEPTUAIS DAS REPRESENTAÇÕES DE GÊNERO EM CRÔNICAS CONTEMPORÂNEAS

Ana Paula Ferreira (UVA), Lucas Torres Agostinho (UVA), Mariana Salles Gusmão (UVA) e Marina Ramalho (UVA)

Carta de Aceite


EPISTEMOLOGIAS ATUALIZADAS PARA O ESTÁGIO OBRIGATÓRIO EM LETRAS: FOCO EM LETRAMENTO CRÍTICO

Fhilipe Germano Rigamonte (UFMS), Evelise da Rosa Gomes Monteiro (UFMS) e Nara Hiroko Takaki (UFMS)

Carta de Aceite


ESTATUTO MORFOSSINTÁTICO, SEMÂNTICO E PRAGMÁTICO DOS VERBOS EM ESTRUTURAS APRESENTACIONAIS NÃO EXISTENCIAIS

Sergio da Silva Santos (UFAC)

Carta de Aceite

ESTEREÓTIPOS DA IDENTIDADE ACRIANA EM MEMES SOBRE O ACRE

Silvirlene Lopes de Moura (UFAC), Anyelle Samy Costa de Oliveira (UFAC) e Siméia da Silva Souza (UFAC)

Carta de Aceite


ESTIGMATIZAÇÃO DA ESCRITA DE SURDOS EM DISCURSOS ORDINÁRIOS DO YOUTUBE

Ana Paula Saffe Mendes (UFMS), Elaine de Moraes Santos (UFMS), Adalgisa Aparecida de Oliveira (UFMS) e Elaine de Moraes Santos (UFMS)

Carta de Aceite


ESTRATÉGIAS PARA O LETRAMENTO LITERÁRIO EM SALA DE AULA

Carmem Cesarina Braga de Oliveira (UFAC), Antônia Mikelce Souza da Silva (UFAC) e Gisela Maria de Lima Braga Penha (UFAC)

Carta de Aceite


EXPECTATIVA X REALIDADE: A LIDA COM O TEXTO POÉTICO, NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA, NO ENSINO MÉDIO DA REDE PÚBLICA

Mônica Assunção Mourão (UFT) e Márcio Araújo de Melo (UFT)

Carta de Aceite


FILOLOGIA: A ORIGEM DA LÍNGUA PORTUGUESA: DO LATIM AO GALEGO-PORTUGUÊS

Eliabe Lima Gustavo Sousa (IFTO), Maria Alice de Jesus Pereira dos Santos (IFTO), Ana Victória Gigante Roseno Lima (IFTO) e Luécia da Silva Carvalho (IFTO)

Carta de Aceite


FORMAÇÕES DISCURSIVAS DA IMAGEM INDIGENA NO LIVRO DIDÁTICO: DOS ESTEREOTIPOS DA HISTORIOGRAFIA LINGUÍSTICA AOS CRITÉRIOS AVALIATIVOS E PEDAGÓGICOS DO PNLD E DA BNCC

Camila Rodrigues Viana (UFMA), Elem Kássia Gomes (UFT) e Witembergue Gomes Zaparoli (UFT)

Carta de Aceite


FORMAS LINGUÍSTICAS DE APROPRIAÇÃO DO DISCURSO ALHEIO EM RELATÓRIOS DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO

Vilma Nunes da Silva Fonseca (UFT)
Carta de Aceite

FRASEOLOGIAS NA CHULA VOCABULÁRIO DO SERTÃO

Joana Angélica Santos Lima (UNEB) e Adriana Jesus da Silva (UNEB)

Carta de Aceite


GÊNERO CRÔNICA COMO ESTÍMULO À LEITURA E PRODUÇÃO TEXTUAL DOS ALUNOS DO NONO ANO DA ESCOLA MUNICIPAL PROFESSORA DANDA NUNES

Fatima Bernadete Prestes Ribeiro (UEMS), Vanderlis Legramante Barbosa (UEMS) e João Fabio Sanches da Silva (UEMS)

Carta de Aceite


GÊNERO PETIÇÃO: RELATOS E INTERPELAÇÃO DOS OPERADORES DO DIREITO EM FORMAÇÃO E OS GRADUADOS

Miguel Angelo Alvarino Ramos (UFT), Cícero da Silva (UFT) e Walace Rodrigues (UFT)

Carta de Aceite


GÊNEROS COMO ORGANIZADORES DAS PRÁTICAS ESCOLARES DE LINGUAGEM: UMA PROPOSTA DE MEDIAÇÃO NAS SÉRIES INICIAIS

Andreia Cristina Fidelis da Silva (UFT), Gislaine de Paula Barbosa (UFT) E Wagner Rodrigues Silva (UFT)

Carta de Aceite


GÊNEROS TEXTUAIS E ENSINO DE LÍNGUA MATERNA: REFLEXÕES SOB UMA PERSPECTIVA LINGUÍSTICA

Mayara Xavier Vito Pezarino (UENF), Monique Teixeira Crisóstomo (UENF) e Ester Portugal da Silva Rocha (UENF)

Carta de Aceite


GRAMÁTICAS E A GRAMATICOGRAFIA: UMA ANÁLISE DE VERBOS PELA HISTORIOGRAFIA LINGUÍSTICA

Stephanie Cunha dos Santos da Silva (UFF) e Leonardo Ferreira Kaltner (UFF)

Carta de Aceite


GRAMÁTICAS NA ESCOLA: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DA GRAMÁTICA NA ESCOLA

Bruna Polyana Pereira Lima (UFT) e Luiz Roberto Peel Furtado de Oliveira (UFT)

Carta de Aceite


HISTÓRIAS EM QUADRINHOS E OS SUPER-HERÓIS COMO PROPOSTAS DE PRODUÇÃO DE TEXTO

Glaucinei Dutra Galvão (UEMS), Glaucinei Dutra Galvão (UEMS) e Cristiane Gonçalves Lemes (UEMS)

Carta de Aceite


HISTORIOGRAFIA LINGUÍSTICA: PRINCÍPIOS TEÓRICOS

Kethelen da Silva Dornel (UFF) e Leonardo Ferreira Kaltner (UFF)

Carta de Aceite


IDEIAS LINGUÍSTICO-FILOSÓFICAS DE CONCEITUAÇÃO DE SUBSTANTIVOS E ADJETIVOS

Antonio Cilírio da Silva Neto (UFT) e Luiz Roberto Peel Furtado de Oliveira (UFT)

Carta de Aceite


“IDEOLOGIA DE GÊNERO”: ANÁLISE DE UM DISCURSO CONSERVADOR

Amanda Leal Castelo Branco (UENF), Daiana Ataíde da Silva (UENF) e Shirlena Campos de Souza Amaral (UENF)

Carta de Aceite


IMAGENS TÁTEIS COMO FERRAMENTA FACILITADORA DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL

Thalyta Nogueira de Araujo (UENF) e Bianka Pires André (UENF)
Carta de Aceite


IMPERIALIDADE E SUBJUGAÇÃO: PROBLEMATIZANDO A DECOLONIALIDADE NA OBRA “THE TEMPEST”, DE WILLIAM SHAKESPEARE

Beatriz Lourdes da Silva Santos (UFT) e Naiana Siqueira Galvão (UFT)

Carta de Aceite


INDÍCIOS DO ETHOS PROFISSIONAL EM DIÁRIO DE CAMPO E EM RELATÓRIO DE ESTAGIÁRIOS

Janete Silva dos Santos (UFT)

Carta de Aceite


INOVAÇÕES NA FORMA DE NARRAR: ANALISANDO A OBRA BARROSIANA O GLOBO DA MORTE: DIVINO DAS FLORES
Luiza Guimarães Lanes (UENF),
Ana Lúcia Lima da Costa Schmidt (UENF), Giulia de Sá Oliveira Pacheco (UENF), Larissa Rocha Aguiar Pessôa Marreiros (UENF) e Vitória Moreno Musquim (UENF)

Carta de Aceite


INTERDISCIPLINARIDADE ENTRE TEATRO E POESIA: UMA METODOLOGIA LÚDICA NO PROCESSO DE LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE TEXTO NA ESCOLA MUNICIPAL DE TEMPO INTEGRAL ANTÔNIO LINO DE SOUSA, DE GURUPI-TO

Kédina de Paula dos Santos Reis (IFTO) e Solange Cavalcante de Matos (IFTO)

Carta de Aceite


INTRODUÇÃO À GRAMATICALIZAÇÃO

Luiza Camyla da Costa Correia (UFAC), Gabriela Maria de Oliveira Codinhoto (UFAC) e Ingride Caroline Nunes Pascoal Nogueira (UFAC)

Carta de Aceite


JOGOS DE LINGUAGENS DAS PALAVRAS NA TRADIÇÃO LEXICOGRÁFICA E GRAMATICOGRÁFICA

Antonio Cilírio da Silva Neto (UFT) e Ana Cláudia Castiglioni (UFT)

Carta de Aceite


LEITURA LITERÁRIA: UMA VIAGEM À REPRESENTAÇÃO DA MULHER NA LITERATURA DE CORDEL

Kathianne Carneiro Borges Carvalho (UFT) e Eliane Cristina Testa (UFT)

Carta de Aceite


LENDO “FELICIDADE CLANDESTINA”, DE CLARICE LISPECTOR, A PARTIR DE ALGUNS PRESSUPOSTOS DA ANÁLISE DE DISCURSO

Vanessa Rita de Jesus Cruz (UFT) e João de Deus Leite (UFT)

Carta de Aceite


LETRAMENTO E MATEMÁTICA, A EVOLUÇÃO DO LIVRO DIDÁTICO: COMPARANDO DOIS LIVROS DE MATEMÁTICA

Carlos Wiennery da Rocha Moraes (UFT) e Marli Ramalho dos Santos Rocha (UFT)

Carta de Aceite


LETRAMENTO: PROPOSTA DE UM PROJETO DIDÁTICO-PEDAGÓGICA INTERDISCIPLINAR PARA ENSINO MÉDIO

Thaysi Silva de Oliveira (UFT) e Rodrigo Vieira do Nascimento (UFT)

Carta de Aceite


LETRAMENTO CRÍTICO E O ENSINO DA LÍNGUA INGLESA: UMA REFLEXÃO E CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE PADRÕES DE BELEZA DO SÉCULO XXI

Mariana Fernandes Oyadomari (UEMS), Samuel do Nascimento Rodrigues (UEMS) e João Fábio Sanches da Silva (UEMS)

Carta de Aceite


LETRAMENTO CRÍTICO EM SAÚDE: UM ESTUDO SOBRE A PERCEPÇÃO DE IDOSOS DIAGNOSTICADAS COM IST ACERCA DO AUTOCUIDADO

João Pedro Arantes (UEMS) e Ruberval Franco Maciel (UEMS)

Carta de Aceite

LETRAMENTOS SOCIAIS: DEBATENDO SUAS INFLUÊNCIAS DENTRO DOS CONCEITOS DE GÊNERO
Ana Gabriela Camargo (UEMS), Erika Kaneta Ferri  (UEMS) e Ruberval Franco Maciel (UEMS)
Carta de Aceite

LÍNGUA PORTUGUESA: PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Edma Regina Peixoto Barreto Caiafa Balbi (IFF)

Carta de Aceite


LINGUAGEM E PROCESSOS DE ESCRITA NO FILME “OS NARRADORES DE JAVÉ” (2003), DE ELIANE CAFFÉ

Cristiano Alves Barros (UFT) e Walace Rodrigues (UFT)

Carta de Aceite


LINGUAGEM MUSICAL: A PARTITURA ICÔNICA COMO TRANSMISSORA DE MENSAGEM NÃO VERBAL

Mara Pereira da Silva (UFT)

Carta de Aceite


LINGUAGEM, REPRESENTAÇÃO E TRANSCULTURALIDADE: PROCESSOS DE CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS PARA ALÉM DAS FRONTEIRAS LINGUÍSTICAS E SEMIÓTICAS

Adilson Crepalde (UEMS) e Ruberval Franco Maciel (UEMS)

Carta de Aceite


LITERATURA DE CORDEL: REFLEXÕES SOBRE O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA POR MEIO DA ORALIDADE

Wivyan Carvalho de Souza Alencar (UEMASUL), Maria da Guia Taveiro Silva (UEMASUL) e Ana Carolina Freitas de Farias (UEMASUL)

Carta de Aceite


LITERATURA INDÍGENA: A IMPORTÂNCIA DE TRABALHAR AS NARRATIVAS INDÍGENAS NA SALA DE AULA

Walquiria Lima da Costa (UEMASUL), Lílian Castelo Branco de Lima (UEMASUL) e Maria Sousa Santos (UEMASUL)

Carta de Aceite


LITERATURA INFANTIL E FORMAÇÃO INICIAL DE LEITORES: APONTAMENTOS BASILARES PARA O PROCESSO FORMATIVO DE FUTUROS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO

Liz Daiana Tito Azeredo da Silva (UENF), Jaqueline Maria de Almeida (UENF), Eliana Crispim França Luquetti (UENF), Gabriela do Rosario Silva (UENF) e Shirlena Campos de Souza Amaral (UENF)

Carta de Aceite



LITERATURA INFANTIL NA FORMAÇÃO DO LEITOR

José Augusto Araújo Júnior (UFT) e Elem Kássia Gomes (UFT)

Carta de Aceite


MANIFESTAÇÕES DO PARTICÍPIO PRESENTE NO LATIM E NO PORTUGUÊS: CONTRIBUIÇÃO PARA ESTUDOS SOBRE OS ESPAÇOS DE NEUTRALIDADE NA LÍNGUA PORTUGUESA

Márcio Luiz Moitinha Ribeiro (FFP-UERJ e UERJ) e Katia Maria Nascimento de Souza (UERJ)

Carta de Aceite


MAINGUENEAU E BOURDIEU: UM ESTUDO DO ETHOS/HABITUS DOS JORNALISTAS À LUZ DA ANÁLISE DO DISCURSO

Marcello Riella Benites (UENF), Sérgio Arruda de Moura (UENF) e Analice  Martins (UENF)

Carta de Aceite


MAUS: A HISTÓRIA DE UM SOBREVIVENTE”, ANÁLISE HISTORIOGRÁFICA SOBRE O CONCEITO DE MEMÓRIA, E AS REPRESENTAÇÕES DO ANTISSEMITISMO E NEONAZISMO PRESENTES NA GRAPHIC NOVEL

Yara Karolina Santana de Mattos Messias (UEMS)
Carta de Aceite

MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA E PROTOCOLO DE LEITURA: UMA ESTRATÉGIA FACILITADORA DA COMPREENSÃO LEITORA

Francivete Lopes Barroso (UFAC)

Carta de Aceite


MEDIADOR NA MESA “A LEITURA DO TEXTO LITERÁRIO”

Volmir Cardoso Pereira (UEMS)
Carta de Aceite


MEMES NA ESCOLA: PROPOSTAS DE LEITURA SOB A PERSPECTIVA DA SEMIÓTICA DISCURSIVA

Ellyzandreia Alves de Sousa (UFT) e Luiza Helena Oliveira da Silva (UFT)

Carta de Aceite


MEMÓRIAS: ASPECTO MARCANTE NA OBRA “O QUINZE”, DE RACHEL DE QUEIROZ

Edilaine da Silva Freitas (UENF), Elisângela Ferreira Gomes Dornelas (UENF), Roberta Santana Barroso (UENF), Clodoaldo Sanches Fofano (UENF) e Eliana Crispim França Luquetti (UENF)

Carta de Aceite


MEMÓRIAS DE LEITURA E DE LEITORES(AS) DE PROFESSORES(AS) E CONTÁGIO: LER PARA SER COMO O OUTRO

Gislene Pires de Camargos Ferreira (UFT)

Carta de Aceite


MEMÓRIA E ATUALIDADE NO CRUZAMENTO DOS GÊNEROS FÁBULA E MEME: ESPAÇO PARA A CRÍTICA NA ESFERA DA POLÍTICA

Ellen Aurea Karolina Hetwer (UEMS), Katia Valentina Escobar Gimenez (UEMS), Erenilda Rodrigues Gomes Stelo (UEMS) e Aline Saddi Chaves (UEMS)

Carta de Aceite


METODOLOGIAS ATIVAS E NEUROCIÊNCIAS: RELATO DE EXPERIÊNCIA UTILIZANDO PORTFÓLIOS DIDÁTICOS EM AULAS DE NEUROANATOMIA

Sayonara Nogueira de Souza (UNIREDENTOR), Renato Faria da Gama (UNIREDENTOR) e Mariana Franklin Pedroso Guimarães (UNIREDENTOR)

Carta de Aceite


METODOLOGIAS ATIVAS E NEUROCIÊNCIAS: RELATO DE EXPERIÊNCIA UTILIZANDO JOGOS EM AULAS DE NEUROANATOMIA

Sayonara Nogueira de Souza (UNIREDENTOR), Renato Faria da Gama (UNIREDENTOR), Felipe Adler de Almeida Pena (UNIREDENTOR) e Renato Moran Ramos (UNIREDENTOR)

Carta de Aceite


MÉTODOS DE ALFABETIZAÇÃO NO BRASIL: UMA PERSPECTIVA HISTÓRICA

Rysian Lohse Monteiro (UENF), Luciana da Silva Almeida (UENF), Tatiane Almeida de Souza (UENF) e Eliana Crispim França Luquetti (UENF)

Carta de Aceite


MICHEL SERRES E GRAMÁTICAS MESTIÇAS

Layssa de Jesus Alves Duarte (UFT) e Luiz Roberto Peel Furtado de Oliveira (UFT)

Carta de Aceite


MULHER, CORPO E LINGUAGEM NAS REDES SOCIAIS: DO APAGAMENTO À VISIBILIDADE EM TEMPOS DE (RE)EXISTÊNCIA

Pauline Aparecida Ildefonso Ferreira da Silva (UENF), Shirlena Campos de Souza Amaral (UENF), Priscila Barbosa Brunelli (UENF), Sheila Campos de Souza (UENF)

Carta de Aceite



MULTILETRAMENTOS E GÊNEROS TEXTUAIS: UMA ABORDAGEM DO GÊNERO MEME NO III CICLO DA EJA EM IMPERATRIZ-MA

Jordana de Oliveira Brito (UFT) e Selma Maria Abdalla Dias Barbosa (UFT)

Carta de Aceite


MULTILETRAMENTOS NO LIVRO DIDÁTICO DE INGLÊS: CARACTERÍSTICAS EM ANÁLISE

Joyce Vieira Fettermann (UENF) e Annabell Del Real Tamariz (UENF)

Carta de Aceite

MULTILINGUISMO EM PRÁTICAS DE LINGUAGEM CRIATIVA NO MUSEU DO MARAJÓ-PA

Niceléia Muribeca da Cruz (UFT) e Maria José de Pinho (UFT)
Carta de Aceite


NEOLOGISMO E TRUNCAMENTO: REALIDADE LINGUÍSTICA CARCERÁRIA

Rogério Vicente Ferreira (UFMS)

Carta de Aceite


NO EMARANHADO DE MEMÓRIAS E AVENTURAS: UMA ANÁLISE DA NARRATIVA DE GAVIÃO VAQUEIRO DE ASSIS BRASIL

Lilian Castelo Branco de Lima (UEMASUL) e Walquíria Lima da Costa (UEMASUL)

Carta de Aceite


NORDESTE E POSICIONAMENTO POLÍTICO-REGIONAL: UMA ANÁLISE DA CIRCULAÇÃO DE MEMES NA #ELENÃO NO TWITTER

Amanda da Silva Duarte (UEMS), Matheus Santos de Araújo (UEMS) e Elaine de Moraes Santos (UFMS)

Carta de Aceite


NOTAS INTRODUTÓRIAS SOBRE LINGUÍSTICA HISTÓRICA E MUDANÇA LINGUÍSTICA

José Carlos Alves de Azeredo Júnior (IFF) e Thiago Soares de Oliveira (IFF)

Carta de Aceite


“O BEBÊ ARDENTE”, DE SOUTHWELL A ROTHENBERG: CONSIDERAÇÕES SOBRE A TRADUÇÃO POÉTICA

Andrea Martins Lameirão Mateus (UFT)

Carta de Aceite


O CONCEITO DE TEATRO NA POÉTICA DE ARISTÓTELES

Odi Alexander Rocha da Silva (UFT) e Roseli Bodnar (UFT)

Carta de Aceite


O CONCEITO DE TRANSITIVIDADE VERBAL NA GRAMATICOGRAFIA DO BRASIL DO SÉCULO XIX

Cleide Bezerra de Melo (UFF)

Carta de Aceite


O DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM E O AUTISMO: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA POR INTERMÉDIO DA BIBLIOMETRIA

Cristina de Fátima de Oliveira Brum Augusto de Souza (UENF), Fabio Luiz Fully Teixeira (UENF), Lucas Capita Quarto (UENF), Eliana Crispim França Luquetti (UENF) e Fernanda Castro Manhães (UENF)

Carta de Aceite


O DISCURSO JURÍDICO À LUZ DAS TEXTUALIDADES CONTEMPORÂNEAS E OS LIMITES HERMENÊUTICOS À LIBERDADE CRIATIVA DO LEITOR INTÉRPRETE

Leila Maria Tinoco Boechat Ribeiro (UENF), Analice de Oliveira Martins (UENF) e Carlos Henrique Medeiros de Souza (UENF)

Carta de Aceite


O ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA NA EDUCAÇÃO INFANTIL. ANDREIA DE SOUSA NEVES LEAL

Andreia de Sousa Neves Leal (CEMCCB)

Carta de Aceite


O ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA PARA ALÉM DA ALFABETIZAÇÃO

Lucinda Rocha Soares Neta (UEMASUL), Mylena Santana Borges (UEMASUL) e Inácia Neta Brilhante de Sousa (UEMASUL)

Carta de Aceite


O ENSINO DA LITERATURA EM UMA ABORDAGEM SOCIOLINGUÍSTICA

Kayron Kaic da Silva Sousa (UEMA), Gabriel Alves da Silva (UEMA) e Inácia Neta Brilhante de Sousa (UFT)

Carta de Aceite


O ENSINO DA ORTOGRAFIA NO ENSINO FUNDAMENTAL II: DIFICULDADES E INTERVENÇÕES

Vera Lucia Pires (UFAC)

Carta de Aceite


O ENSINO DE GRAMÁTICA E SEUS MÚLTIPLOS USOS COMO CÓDIGO LINGUÍSTICO

Orleane Evangelista de Santana (UEMASUL) e Antonio Cilírio da Silva Neto (UFT)

Carta de Aceite


O ENSINO DE GRAMÁTICA EM LÍNGUA INGLESA POR MEIO DA SEQUÊNCIA DIDÁTICA

Maria Blanc Figueira (UENF), Eliana Crispim França Luquetti (UENF) e Sonia Maria da Fonseca Souza (UENF)

Carta de Aceite


O ENSINO DE GRAMÁTICA: O LÚDICO E A PRÁTICA EDUCATIVA SOB A ÓTICA DE METODOLOGIAS ATIVAS, UM DESAFIO POSSÍVEL?

Ivoneide Morais Santana de Oliveira (UEMS), Adriana Lúcia de Escobar Chaves de Barros (UEMS), Adélia Maria Evangelista Azevedo (UEMS) e Natalina Sierra Assencio (UEMS)

Carta de Aceite


O ENSINO DE LATINIDADES NOS COLÉGIOS JESUÍTICOS DO BRASIL QUINHENTISTA: UMA ANÁLISE DE DUAS FONTES DE ANCHIETA

Melyssa Cardozo Silva dos Santos (UFF)

Carta de Aceite


O ENSINO DE LEITURA NO AMBIENTE COMPLEXO DE SALA DE AULA: UMA ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR À LUZ DA PESQUISA-AÇÃO

Francinete C. S. Barroso, (IFTO e UFT) E Ângela Francine Fuza (UFT)

Carta de Aceite


O ENSINO DE LEITURA POR INTERAÇÃO CONSTRUTIVA

Ronyvaldo de Souza (PUC-SP)

Carta de Aceite


O ENSINO DE LÍNGUA MATERNA E AS VARIEDADES LINGUÍSTICAS: REFLEXÕES NECESSÁRIAS NOS LIVROS DIDÁTICOS

Solange Maria Souza Teixeira (UENF) e Monique Teixeira Crisóstomo (UENF)

Carta de Aceite


O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA COMO SEGUNDA LÍNGUA EM ABRIGO DE EMERGÊNCIA PARA REFUGIADOS VENEZUELANOS EM BOA VISTA-RORAIMA

José Ângelo Almeida Ferreira (UERR), Francisca Ângela de Oliveira Sousa (UERR) e Alessandra de Souza Santos (UERR)

Carta de Aceite


O ENSINO DE LITERATURA EM TEMPOS DE TRANSIÇÃO PARADIGMÁTICA

Isaquia dos Santos Barros Franco (UFT) e Maria José de Pinho (UFT)

Carta de Aceite


O ENSINO DE PORTUGUES COMO LÍNGUA DE ACOLHIMENTO EM UM CONTEXTO DE IMIGRAÇÃO

Maiane Machado Sá (UFRR) e Vanessa Ferreira Camilo (UFRR)

Carta de Aceite


O ENSINO DO ESPANHOL NO BRASIL: PERCURSOS HISTORIOGRÁFICOS NO SÉCULO XX

Mônica Maciel da Silva (UFF)

Carta de Aceite


O ENSINO E APRENDIZAGEM DE LÍNGUA INGLESA NO BRASIL E A CIÊNCIA DA LINGUAGEM DE NOAM CHOMSKY

Carlos Alberto Fonseca Santos (UEMASUL), Yoná Milhomem de Oliveira (UEMASUL) e Inácia Neta Brilhante de Sousa (UEMASUL)

Carta de Aceite


O ENSINO DA NORMATIVIDADE GRAMATICAL NA PERSPECTIVA DA TEORIA ATOR-REDE, DE BRUNO LATOUR

Eliane Miranda Machado (UFT) e Luiz Roberto Peel Furtado de Oliveira (UFT)

Carta de Aceite


O GÊNERO FOTOGRAFIA COMO POSSIBILIDADE DE EXPANSÃO DE OLHARES, APRECIAÇÃO E CONSERVAÇÃO DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO DE CORUMBÁ-MS

Roseane Limoeiro da Silva Pires (UEMS) e Ruberval Franco Maciel (UEMS)
Carta de Aceite


O GÊNERO NOTÍCIA EM SALA DE AULA: REFLEXÕES PARA UM DIÁLOGO INTERDISCIPLINAR

André da Silva Santos (UEMSUL)
Carta de Aceite

O IMPERIAL INSTITUTO DE MENINOS CEGOS (1854): UMA ANÁLISE PELA HISTORIOGRAFIA LINGUÍSTICA

Barbara Poubel dos Santos (UFF)

Carta de Aceite


O LETRAMENTO LITERÁRIO NUMA PERSPECTIVA PARA ALÉM DO CÁRCERE

Inácia Neta Brilhante de Sousa (UFT) e Valéria da Silva Medeiros (UFT)

Carta de Aceite


O LETRAMENTO NAS QUESTÕES DE INGLÊS DO EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO – ENEM

Rozeane de Oliveira Lemos (UENF), Sonia Maria da Fonseca Souza (UENF), Kamilla da Costa Guilherme (UENF), Ezequiel Gonçalves de Paula (UENF) e Eliana Crispim França Luquetti (UENF)

Carta de Aceite


O LÚDICO E O JOGO COMO INSTRUMENTO DE APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Maria Savia Pereira Costa de Souza (UENF), Maria Savia Pereira Costa de Souza (UENF), Edivan Azevedo de Paula (UENF) e Amanda da Silva Ofrante (UENF)

Carta de Aceite


O MAL-ESTAR EM TEMPOS DE CONEXÃO ON-LINE – LINGUAGENS SOB PRESSÃO

Ocinei Trindade de Oliveira (UENF)

Carta de Aceite


O MOVIMENTO ESTUDANTIL NUMA PERSPECTIVA DE FORMAÇÃO ONTOLÓGICA SOCIOPOLÍTICA

Clara Mara Gonçalves Chaves (UENF) e Cindy Oliveira Willemen de Abreu Gomes (UENF)

Carta de Aceite


O PARTICÍPIO FUTURO LATINO E SEUS RESQUÍCIOS NA LÍNGUA PORTUGUESA

Daniel de Assis Soares (UERJ) e Márcio Luiz Moitinha Ribeiro (FFP-UERJ e UERJ)

Carta de Aceite


O PENSAMENTO LINGUÍSTICO DE CARL FR. PH. VON MARTIUS (1794-1868) E O IDIOMA NACIONAL NO BRASIL OITOCENTISTA
Leonardo Ferreira Kaltner (UFF)

Carta de Aceite


O PERCURSO DO(S) SENTIDO(S) EM “FELICIDADE CLANDESTINA”, DE CLARICE LISPECTOR

Dagmar Vieira Nogueira Silva (UFMS) e Geraldo Vicente Martins (UFMS)

Carta de Aceite


O PERCURSO GERATIVO DE SENTIDO DA CRÔNICA: UM OLHAR SOBRE A CIDADE DE CAMPOS DOS GOYTACAZES

Williane de Sá Marques (UENF) e Sérgio Arruda de Moura (UENF)

Carta de Aceite


O PERFIL DA MULHER INDEPENDENTE: ESPECIFICIDADES DA OBRA “SENHORA”, DE JOSÉ DE ALENCAR

Paulo Hernandes Gonçalves da Silva (UFT e IFTO) e Francisco Edviges Albuquerque (UFT)

Carta de Aceite


O PORTUGUÊS COMO SEGUNDA LÍNGUA ENTRE OS APINAJÉ: UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO DO CAMPO

Mara Pereira da Silva (UFT) e Milena dos Santos (UFT)

Carta de Aceite


O PRECONCEITO LINGUÍSTICO ANALISADO NAS FANPAGES DO SITE FACEBOOK NAS REDES SOCIAIS

João Batista da Silva Santos (UENF), Andrik Barbosa Risso (UENF), Eliana Crispim França Luquetti (UENF) e Sérgio Arruda de Moura. (UENF)

Carta de Aceite


O PROCESSO DE AQUISIÇÃO DA ESCRITA: CONTRIBUIÇÕES DA FONÉTICA E FONOLOGIA

Lírian Daniela Martini (UFMT)

Carta de Aceite


O PROCESSO DE AUTORIA DA ESCRITA ACADÊMICA NO ENSINO SUPERIOR NA MODALIDADE EAD: TENSÕES E PERSPECTIVAS

Luciana da Silva Almeida (UENF), Rysian Lohse Monteiro (UENF), Tatiane Almeida de Souza (UENF), Jaqueline Maria de Almeida (UENF), Priscila de Andrade Barroso Peixoto (UENF) e Eliana Crispim França Luquetti (UENF)

Carta de Aceite


O PROTAGONISMO DA LEITURA EM DIFERENTES CONSTRUÇÕES DE PENSAMENTOS

Nilcéia Gonçalves Cáceres (UEMS), Rozileia de Oliveira Sales (UEMS), Lucilo Antônio Rodrigues (UEMS) e Natalina Sierra Assêncio Costa (UEMS)

Carta de Aceite


O PROTAGONISMO FEMININO ULTRARROMÂNTICO: PERSPECTIVAS DA OBRA “A MORENINHA”, DE JOAQUIM MANUEL DE MACEDO

Paulo Hernandes Gonçalves da Silva (UFT e IFTO) e Francisco Edviges Albuquerque (UFT)

Carta de Aceite


O QUE DIZEM AS FACHADAS COMERCIAIS:A INFLUÊNCIA DA VARIEDADE LINGUÍSTICA NA COMUNICAÇÃO

Jéssica Mayane da Silva (UEMASUL), Maria da Guia Taveiro Silva (UEMASUL) e Isabel Delice Gomes Macedo (UEMASL)

Carta de Aceite


O SENTIR-SE LIVRE CAUSADO PELO PERDÃO: UMA ANÁLISE EM MICROCONTO DE DALTON TREVISAN

Jocirley de Oliveira (UFT) e Eliane Cristina Testa (UFT)
Carta de Aceite


O SUBJUNTIVO E A FORMAÇÃO DA VOZ PASSIVA NO SISTEMA VERBAL LATINO: UMA ABORDAGEM HISTÓRICA DO LATIM AO PORTUGUÊS

Márcio Amieiro Nunes (UEMS)

Carta de Aceite


O TEXTO JORNALÍSTICO EM EXPERIÊNCIAS CONTEMPORÂNEAS NO BRASIL: O CASO DA PONTE JORNALISMO

Vitor Luiz Menezes Gomes (UENF), Williane de Sá Marques (UENF) e Sérgio Arruda de Moura (UENF)
Carta de Aceite


O USO DA SEMÂNTICA DEMOCRATIZAÇÃO DA BELEZA NA TENTATIVA DE DESCONSTRUÇÃO DE PADRÕES

Priscila Barbosa Brunelli (UENF), Shirlena Campos de Souza Amaral (UENF), Pauline Aparecida Ildefonso Ferreira da Silva (UENF), Sheila Campos de Souza (UENF)

Carta de Aceite


ODSS E ATIVISMO SOCIAL EM PRÁTICAS DE MULTILETRAMENTOS NO ENSINO DE LÍNGUAS

Shirlene Bemfica Oliveira (IFMG), Silvia Maria de Oliveira Penna (IFMG), Francisca Paula Soares Maia (UNILA) e Yasmin Mubarak (UNILA)

Carta de Aceite


OLIMPÍADA DE LÍNGUA PORTUGUESA ESCREVENDO O FUTURO – POLÍTICA PÚBLICA PARA O APERFEIÇOAMENTO DA LEITURA E ESCRITA

Paula Tatiana da Silva Antunes (UFAC)

Carta de Aceite


OMAR KHAYYAM, EDWARD FITZGERALD E FERNANDO PESSOA: CONSIDERAÇÕES SOBRE TRADUÇÕES DO ÁRABE PARA O INGLÊS E A INFLUÊNCIA PERSA NA LITERATURA ORTÔNIMA

Fadia Rodrigues Samra (UFT), Carla Bastiani (IFTO) e Vinicius Martins Correa (UFT)

Carta de Aceite


OS (D)EFEITOS DO LETRAMENTO DIGITAL E TECNOLOGIA NA APRENDIZAGEM

Leonário Antonio de Sousa (UFT), Selma Maria Abdalla Dias Barbosa (UFT) e Josefa dos Santos Silva (UFT)

Carta de Aceite


OS DESAFIOS DOS PROFESSORES E ALUNOS ESTAGIÁRIOS DO CURSO DE LETRAS NAS ESCOLAS PUBLICAS

Iris Anita Fabian Ramirez (UERR)

Carta de Aceite


OS GÊNEROS TEXTUAIS APONTADOS PELA BNCC COMO ADEQUADOS A TRABALHAR A VARIAÇÃO LINGUÍSTICA EM SALA DE AULA

Elizangela Gomes Quintana Gonçalves (UFT) e Paulo Cezar Rodrigues (UFT)
Carta de Aceite

OS HIPOCORÍSTICOS DOS PERSONAGENS NAS REVISTAS DE CHICO BENTO DE MAURÍCIO DE SOUSA

Evãnia Mendonça Viana (UENF)

Carta de Aceite


OS LETRAMENTOS AUTÔNOMO E IDEOLÓGICO E A PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR DE LÍNGUA PORTUGUESA

Denyse Mota da Silva (UFT) e Maria José de Pinho (UFT)

Carta de Aceite


OS NOMES DE LUGARES NAS PROVAS DO ENEM: REFLEXÕES SOBRE TOPONOMÁSTICA E ENSINO

Anna Inez Alexandre Reis (IFTO)

Carta de Aceite


OS SENTIDOS DO SILÊNCIO NO DISCURSO MUSICAL: UMA ANÁLISE DA RELAÇÃO ENTRE POEMA E MELODIA NA MÚSICA “CÁLICE”

Sarah Lohuamma Almeida Araújo Sousa (UFT), Marcos Aarão Sales Sousa (UFT) e Janete Silva dos Santos (UFT)

Carta de Aceite


OS SOBRENOMES NA ANTROPONÍMIA E NA GENEALOGIA

José Pereira da Silva (UERJ)

Carta de Aceite


OS TEXTOS NA SALA DE AULA: ANÁLISE DA AVALIAÇÃO INTERNA DO PNAIC COMO FERRAMENTA PARA OS RESULTADOS DE LÍNGUA PORTUGUESA DO 2º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Verônica de Oliveira Magalhães (UERR) e Nilmara Milena da Silva Gomes (UERR)

Carta de Aceite


PARA A HISTÓRIA DA LÍNGUA PORTUGUESA NO MATO GROSSO: PRIMEIRAS ANOTAÇÕES SOBRE UM ESTUDO EM CURSO

Antonio Fábio de Carvalho (UFMT)

Carta de Aceite


PARA QUE LITERATURA?

Daniel Abrão (UEMS)
Carta de Aceite


PALAVRAS DE ORIGEM AFRICANA NO ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA - VALORIZAÇÃO DA CULTURA DE UM POVO

Silvia Cristina Soares Cecilio Paixao (UEMS)

Carta de Aceite


PARÁFRASES DISCURSIVAS: INTERDIÇÃO E DISPERSÃO NA CONSTRUÇÃO DE TÍTULOS DE OBRAS DO PNLD DE LÍNGUA PORTUGUESA

Álvaro José da Silva Fonseca (UFT) e Janete Silva dos Santos (UFT)

Carta de Aceite


PENSAMENTO CRÍTICO COMO INSTRUMENTO DE PODER PARA COMBATER AS FAKE NEWS

Liliane Barreto Alves (UENF) e Carlos Henrique Medeiros (UENF)

Carta de Aceite


PERCEPÇÃO DA PROSTITUIÇÃO CARIOCA EM “LUCÍOLA”: HISTÓRIA E LITERATURA EM JOSÉ DE ALENCAR

Tamara Cecília Rangel Gomes (SEEDUC)

Carta de Aceite


PERCEPÇÕES DE PROFESSORES DE INGLÊS SOBRE O ILF: UM ESTUDO DE CASO EM DUAS ESCOLAS ESTADUAIS NO BICO DO PAPAGAIO-TO

Suiane Francisca da Silva (UFT), Rodrigo Vieira do Nascimento (UFT) e Antônio Marcos Alves da Silva e Silva (UFT)

Carta de Aceite


PERCEPÇÃO ESTUDANTIL DE RESULTADOS DE AULA DE NEUROANATOMIA MEDIADA POR PINTURAS EM CLASSE

Graziella Viana da Silva (UENF), Renato Faria da Gama (UENF), Luana Peçanha Lopes Viana (UENF) e Mayara da Silveira Souza Matos (UENF)

Carta de Aceite


PERSPECTIVAS DO ENSINO DE LITERATURA NO ENSINO FUNDAMENTAL AO MÉDIO: UMA BREVE ABORDAGEM

Helga Ticiana de Barros Maciel (UEMS, SED e SEMED), Elesandra Rodrigues Dias Ferraz (UEMS e SEMED) e Daniel Abrão (UEMS)

Carta de Aceite


POESIA EM SALA DE AULA: A CONSTRUÇÃO LITERÁRIA SOB A ÓTICA DE CECÍLIA MEIRELES

Nilcéia Gonçalves Cáceres (UEMS), Rozileia de Oliveira Sales (UEMS), Lucilo Antônio Rodrigues (UEMS) e Natalina Sierra Assêncio Costa (UEMS)

Carta de Aceite


POESIA: O RECREIO DA ESCOLA (EXPERIÊNCIAS LEITORAS COM A POESIA DE MANOEL DE BARROS)

Adriana Cercarioli Suzuqui (UEMS)

Carta de Aceite


POR UMA PROPOSTA DE EDIÇÃO DE SELETA DE TEXTOS DISPERSOS DE GILBERTO FREYRE EM “A PROVÍNCIA”: ASPECTOS METODOLÓGICOS E CRÍTICOS

Vitor de Carvalho Pinto (UVA), Silvana Moreli Vicente Dias (UVA) e Marcela Coitinho de Aquino e Castro (UVA)

Carta de Aceite


PORQUE O TEMPO NÃO PARA

Maria Adélia Menegazzo (UFMS)

Carta de Aceite


POSSÍVEIS PRÁTICAS CONTRIBUEM DE MANEIRA POSITIVA NA TAREFA DOCENTE DE FORMAR FUTUROS LEITORES

Laura Linhares Matos (UENF), Roberta da Silva Neves (UENF) e Vitória Aparecida Rodrigues de Souza (UENF)

Carta de Aceite


POVOS E COMUNIDADES TRADICIONAIS: APRESENTAÇÃO DE UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA A PARTIR DO LÉXICO TOPONÍMICO TOCANTINENSE

Rodrigo Vieira do Nascimento (UFT) e Karylleila dos Santos Andrade (UFT)

Carta de Aceite


PRÁTICAS DE ESCRITAS CIENTÍFICAS: O RELATÓRIO DE ESTÁGIO COMO ESPAÇO DE REFLEXÃO DOCENTE E CONSTRUÇÃO IDENTITÁRIA

Elem Kássia Gomes (UFT), Camila Rodrigues Viana (UFT) e Janete Silva dos Santos (UFT)
Carta de Aceite


PRÁTICA PEDAGÓGICA E DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: O QUE PENSAM OS PROFESSORES DAS SÉRIES INICIAIS

Edna da Silva Torres (UEMASUL), Marcia Suany Dias Cavalcante (UEMASUL) e Joas Moraes dos Santos (UEMASUL)

Carta de Aceite


PRECONCEITO ÉTNICO-RACIAL, VALORES SOCIAIS E ANTICLERICALISMO NO ROMANCE NATURALISTA O MULATO, DE ALUÍSIO AZEVEDO: UMA ANÁLISE LITERÁRIA À LUZ DA NARRATIVA ETNOGRÁFICA

Gabriela do Rosario Silva (UENF), Raquel do Rosario Silva (UENF), Camila do Rosario Silva Barreto (UENF) e Shirlena Campos de Souza Amaral (UENF)

Carta de Aceite


PROBLEMATIZAR E PROJETAR NAS AULAS DE PORTUGUÊS: AS METODOLOGIAS ATIVAS COMO ESTRATÉGIAS POTENCIALIZADORAS

Thayone Aparecida da Silva Soares (UEMASUL), Joane Marieli Pereira Caetano (UEMASUL), Adriene Ferreira de Mello (UEMASUL) e Carlos Henrique Medeiros de Souza (UEMASUL)

Carta de Aceite


PROCESSOS DE REDUPLICAÇÃO E O REQUERIMENTO DE REGRAS MORFOFONOLÓGICAS

Selmo Azevedo Apontes (UFAC)

Carta de Aceite


PRODUÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS PARA AULAS DE PORTUGUÊS COMO LÍNGUA DE ACOLHIMENTO

Isabella Saliba Pereira Chilante (UEMS)

Carta de Aceite


PRODUÇÃO E DISSEMINAÇÃO DE NOTÍCIAS: DA ORALIDADE NO SÉCULO XVIII À MOBILIDADE NO SÉCULO XXI

Milena Ferreira Hygino Nunes (SEE-RJ), Talita da Silva Ernesto (UENF), Shayane Ferreira dos Santos (IFF) e Carlos Henrique Medeiros de Souza (UENF)

Carta de Aceite


PROJETO ‘YEARBOOK’ – METODOLOGIAS ATIVAS DE APRENDIZAGEM NO ENSINO DE LÍNGUA INGLESA PARA ESTUDANTES DA REDE PÚBLICA

Laynne Victória dos Santos Feitosa de Lima (UEMS) e João Fábio Sanches (UEMS)

Carta de Aceite


PROPOSTA DE ENSINO DAS GRAFIAS CORRESPONDENTES AO /S/ POR MEIO DE JOGOS DIGITAIS

Flávia Santos da Costa (UFAC), Luana Maria Lima de Souza (UFAC), Diego de Sousa Oliveira (UFAC) e Lindinalva Messias do Nascimento Chaves (UFAC)

Carta de Aceite


PROPOSTA DE ENSINO DE LEITURA PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS – EJA

Ronyvaldo de Souza (PUC-SP)
Carta de Aceite


PROPOSTA DE UM SINTAGMA MODO PARA A LÍNGUA JAMINAWA

Shelton Lima de Souza (UFAC)

Carta de Aceite


QUANDO O PROFESSOR É O ANTISSUJEITO DA HISTÓRIA: DISCURSOS EM TEMPOS DE DEMONIZAÇÃO DO OUTRO

Érica de Cássia Maia Ferreira Rodrigues (UFT) e Francisca Verônica Feitosa Andrade (UFT)

Carta de Aceite


QUESTIONÁRIO DE DOR MCGILL: PROPOSTA DE ADAPTAÇÃO PARA A LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS

Camilla Cristina Alves Ribeiro (UNIREDENTOR), Renato Faria da Gama (UNIREDENTOR), Matheus de Sousa Oliveira (UFRJ), Reginaldo Ferreira da Silva (FMC) e Aline Cunha Gama Carvalho (UNIREDENTOR)

Carta de Aceite


RECURSOS DIGITAIS PARA TRADUÇÃO: AS VARIAÇÕES SEMÂNTICAS DO PORTUGUÊS PARA INGLÊS E FRANCÊS

Aline das Graças Monteiro Miranda Barros (UENF), Andrik Barbosa Risso (UENF) e Rafaela Sepulveda Aleixo Lima (UENF)
Carta de Aceite


REFLEXÕES SOBRE A INFLUÊNCIA POSITIVA DO GESTOR NA INSERÇÃO DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INCLUSIVAS NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO

Ana Paula Silva Andrade Jorge (UENF), Bianka Pires André (UENF) e Daiana Silva Ataíde (UENF)
Carta de Aceite


REFLEXÕES SOBRE AS PRINCIPAIS REGRAS DA LÍNGUA ARTIFICIAL ESPERANTO

Pedro Albeirice da Rocha (UFT)

Carta de Aceite


REFLEXÕES SOBRE CLARICE LISPECTOR E “A PAIXÃO SEGUNDO G.H.”

Heliamar Marques Rosa Brito (UFT), Haleks Marques Silva (UFT), Daniel Cervantes Angulo Vilarinho (UFT) e Walace Rodrigues (UFT)

Carta de Aceite


RELATO DE EXPERIÊNCIA A IMPORTÂNCIA DA LEITURA COMO ATO: CASA DE PRISÃO PROVISÓRIA DE ARAGUAÍNA

Marcia Maria Soares de Souza Santos (UFT), Walace Rodrigues (UFT) e Patricia Karla de Morais (UFT)

Carta de Aceite


REPRESENTAÇÕES DISCURSIVAS DA MULHER NA IMPRENSA NOS ANOS DOURADOS: A MOÇA DE FAMÍLIA E A LEVIANA

Daniele Ribeiro Fortuna (UNIGRANRIO), Márcio Luiz Corrêa Vilaça (UNIGRANRIO), Renato da Silva (UNIGRANRIO) e Rosane Cristina de Oliveira (UNIGRANRIO)

Carta de Aceite


RETEXTUALIZAÇÃO POR MEIO DO WHATSAPP: A PRÁTICA DA ACENTUAÇÃO GRÁFICA COM ALUNOS DO 9º ANO

Ana Maria Salvador (UEMS), Adélia Maria Evangelista Azevedo (UEMS), Natalina Sierra Assencio Costa (UEMS) e Adriana Lúcia de Escobar Chaves de Barros (UEMS)
Carta de Aceite


RETICÊNCIAS E EFEITOS DE SENTIDO

Alcina Maria Barra de Oliveira (UFT) e Luiz Roberto Peel Furtado de Oliveira (UFT)

Carta de Aceite


REVISÃO SISTEMÁTICA DOS ESTUDOS BIBLIOMÉTRICOS SOBRE O LETRAMENTO ACADÊMICO NA LINGUAGEM DA SAÚDE

Vívian Sardella de Oliveira (UNIG), Sonia Maria da Fonseca Souza (UNIG), Laís Bastos Guerra Boechat (UNIG), Sara Ramos da Silva Bastos Guerra (UNIG) e Vyvian França Souza Gomes Muniz (UNIG)
Carta de Aceite



REVISTA SOLETRAS: A IMPORTÂNCIA DA EDITORAÇÃO PARA A EXPANSÃO DO CONHECIMENTO

Bárbara Gouvêa da Rocha (FFP-UERJ) e Shirley de Souza Gomes Carreira (FFP-UERJ)

Carta de Aceite


“RICHTHOFEN – O ASSASSINATO DOS PAIS DE SUZANE”: DIÁLOGOS ENTRE A LINGUÍSTICA APLICADA E A LITERATURA NO ROMANCE DE ROGER FRANCHINI

Nivaldo Monteiro Camilo da Silva Bodnar (UFT) e Carlos Roberto Ludwig (UFT)

Carta de Aceite

SAÚDE SEXUAL DOS ADOLESCENTES: A LINGUAGEM COMO INSTRUMENTO DE EDUCAÇÃO E PREVENÇÃO
Marcela Corrêa Freitas (UEMS), Erika Kaneta  Ferri (UEMS) e Ruberval Franco Maciel (UEMS)
Carta de Aceite

SEMÂNTICA NOS MANUAIS DIDÁTICOS LUSÓFONOS, DÉCADA DE 2010, DE ANGOLA E BRASIL

Daniela Jaqueline Tôrres Barreto (UEMASUL) e Sônia Maria Nogueira (EMASUL)

Carta de Aceite


SOBRE LINGUAGEM, FORMIGAS E CIGARRAS: ANÁLISE DA (DES)CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADES SÓCIA

Rafaela Portela Bezerra (UERR), Mariluce Maria da Silva Gomes (UERR), Nilmara Milena da Silva Gomes (UERR) e Nicodemos Gomes Valdevino Feminino (UERR)

Carta de Aceite


SOCIOLINGUÍSTICA E ETNOMATEMÁTICA: UMA INTERSECÇÃO DIALÓGICA ENTRE CIÊNCIAS HUMANAS E CIÊNCIAS EXATAS

Bruna Viana Villaça Montezuma (UENF), Bárbara Viana Villaça (UENF), Ewerton Terra Montezuma Martins (UENF) e Eliana Crispim França Luquetti (UENF)

Carta de Aceite


TECENDO HISTÓRIAS: O DESENVOLVIMENTO DE UMA ESCRITA ARTESANAL E AUTORAL

Giulia Alexandre Silva de Almeida (UENF) e Ludymila Gemino (UENF) e Wanessa dos Santos (UENF)

Carta de Aceite


TECNOLÓGICA: UM OLHAR ACERCA DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA FORMAÇÃO DO LEITOR LITERÁRIO INCLUSO

Jocirley de Oliveira (UFT) e Ana Carolina Alves de Lima Oliveira (UFT)

Carta de Aceite


TECNOLOGIAS MÓVEIS COMO SUPORTE PARA ENSINO-APRENDIZAGEM DE LINGUAGENS

Natanael Laurindo da Costa (UFT) e Miliane Moreira Cardoso Vieira (UFT)

Carta de Aceite


TEMA E SIGNIFICAÇÃO COMO ELEMENTOS QUE PROPICIAM A INTERPRETAÇÃO NA PERSPECTIVA DE BAKHTIN NO CONTO “TRABALHADORES DO BRASIL”

Carlos Fabrício de Souza Ribeiro de Castro (UEMS) e Sandra Espindola Macena (UEMS)

Carta de Aceite


TEXTOS LITERÁRIOS ON-LINE: PROPOSTA PEDAGÓGICA COM USO DO GOOGLE FORMS, NO EJA – ENSINO MÉDIO, NUMA ESCOLA ESTADUAL DE AUTAZES

Francian da Silva Guedes (UEA), Joelma Monteiro de Carvalho (UEA) e Waldemir Lima de Carvalho (UEA)

Carta de Aceite


TOPONÍMIA, CULTURA E IDENTIDADE: UM ESTUDO A PARTIR DOS BAIRROS DA CIDADE DE IMPERATRIZ-MA

Luana Gonçalves da Silva (UEMASUL), Márcia Suany Dias Cavalcante (UEMASUL) e Raquel de Oliveira Lima (UEMASUL)
Carta de Aceite


TRABALHO COM O GÊNERO DOCUMENTÁRIO NO 1º ANO DO ENSINO MÉDIO NA DISCIPLINA LÍNGUA PORTUGUESA

Darlan Machado Dorneles (UFAC) e Lindinalva Messias do Nascimento Chaves (UFAC)

Carta de Aceite


TRADIÇÃO GRAMATICAL NO PENSAMENTO JESUÍTICO

Janaina Fernanda de Oliveira Lopes (UFF)

Carta de Aceite


TRADUÇÃO INGLÊS-PORTUGUÊS DE TEXTOS MÉDICOS: UMA ANÁLISE CRÍTICA

Camilla Cristina Alves Ribeiro (UNIREDENTOR), Renato Faria da Gama (UNIREDENTOR), Luana Peçanha Lopes Viana (UNIREDENTOR) e Frederico Torres Ludugerio (UNIREDENTOR)

Carta de Aceite


TRANSCRIÇÃO E EDIÇÃO DE UMA CARTA OFICIAL MANUSCRITA DO SÉCULO XVIII

Rayane Thaynara Santos (UFMT) e Carolina Akie Ochiai Seixas Lima (UFMT)

Carta de Aceite


TRANSLINGUAGEM EM CONTEXTO MÉDICO: PROCESSOS DE CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS PARA ALÉM DA DICOTOMIA VERBAL/NÃO VERBAL

Felipe Garcia Pereira (UEMS), Vinicius Oliveria Moraes (UEMS) e Ruberval Franco Maciel (UEMS)

Carta de Aceite


TRÊS POETAS E A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL: LINGUAGEM, ENGAJAMENTO E EXPRESSIVIDADE

Lenise Ribeiro Dutra (UENF) e Frederico Torres Ludugério (UENF)

Carta de Aceite


UM LEITOR DE ALMAS NAS TEIAS DA HISTÓRIA CULTURAL, DA LITERATURA E DO JORNALISMO: UMA ANÁLISE DO DISCURSO NO ROMANCE JORNALÍSTICO DE FERNANDO MOLICA

Lilian Castelo Branco de Lima (UEMASUL), Dione do Socorro de Souza Leão (UEMASUL) e Wemylla de Jesus Almeida (UEMASUL)
Carta de Aceite


UM NOVO OLHAR ACERCA DA FIGURA DO CIGANO NA LITERATURA BRASILEIRA: UMA LEITURA DE A BIBLIOTECA ELEMENTAR (2018), DE ALBERTO MUSSA

Joyce Silva Braga (UERJ)
Carta de Aceite

UM OLHAR SOBRE A DIFERENÇA DE COMPETÊNCIA ENTRE ESCOLAS PÚBLICAS E PARTICULARES DE RIO BRANCO

Rogério de Mendonça Correia (UFAC)
Carta de Aceite


UM OLHAR SOBRE A QUESTÃO AMBIENTAL A PARTIR DA POESIA DE MANOEL DE BARROS

Camila de Freitas Vieira (UFMS) e Ângela Maria Zanon (UFMS)

Carta de Aceite


UM TRAJETO PELO ENSINO DE LÍNGUA INGLESA NO BRASIL E O RESSOAR DO AMERICAN DREAM

Janaína Aguiar Cavalcante Costa (UFT) e Naiana Siqueira Galvão (UFT)

Carta de Aceite


UMA BREVE ANÁLISE A RESPEITO DOS NOMES PRÓPRIOS

Mercia Cristina Cardoso de Oliveira Luz (UEMS) e Fábio Lopes de Souza (UEMS)

Carta de Aceite


UMA ANÁLISE COMPARATIVA DA PERCEPÇÃO SENSORIAL DO AMBIENTE PRECÁRIO NAS OBRAS “POEMA SUJO” E “O CORTIÇO”

Kézia da Silva Calixto (UFT), Katia Carvalho da Silva ocha (UFT) e Luciane Barros da Silva (UFT)

Carta de Aceite


UMA ANÁLISE DA ADAPTAÇÃO DE “E NÃO SOBROU NENHUM”, DE AGATHA CHRISTIE PARA A TELEVISÃO

Luis Felipe Leite Trindade (UEMS) e Altamir Botoso (UEMS)

Carta de Aceite


UMA ANÁLISE DISCURSIVA SOBRE O MODO COMO A LEITURA É MOBILIZADA NOS ANÚNCIOS PUBLICITÁRIOS NO LIVRO DIDÁTICO DE PORTUGUÊS DO ENSINO MÉDIO

José de Alcântara Ribeiro da Silva (UFT) e João de Deus Leite (UFT)

Carta de Aceite


UMA ANÁLISE DO DISCURSO CONTRASTIVA: O CONTO DE FADAS “CINDERELA”, DA VERSÃO ORIGINAL A SUA RELEITURA NA SOCIEDADE DE MASSAS

Isadora Ortega Rosa (UEMS) e Aline Saddi Chaves (UEMS)

Carta de Aceite


UMA ANÁLISE FILOLÓGICO-ORTOGRÁFICA DA LÍNGUA ESPANHOLA, EM DOCUMENTOS IMPRESSOS NA CIDADE DE CUENCA, NO FINAL DO SÉCULO XVI

Joyce Damaris Augusta Machado (UFMT) e Carolina Akie Ochiai Seixas Lima (UFMT)

Carta de Aceite


UMA ANÁLISE SOCIOLINGUÍSTICA DAS CONSTRUÇÕES SOCIAIS EM SÃO JOSÉ DO CALÇADO-ES

Mauricio Coli Bernardes (UENF) e Eliana Crispim França Luquetti (UENF)
Carta de Aceite

UMA DISCUSSÃO SOBRE OS REFLEXOS QUE O PROJETO CIRANDA CULTURAL TRAZ AO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE IMPERATRIZ

Sara Cristina da Silva Ribeiro (UEMASUL) e Lilian Castelo Branco de Lima (UEMASUL)

Carta de Aceite


UMA PROPOSTA METODOLÓGICA PARA O ENSINO DE VERBOS

Elizangela Rodrigues Dias (UEMS), Adelia Maria Evangelista Azevedo (UEMS), Adriana Lúcia de Escobar Chaves de Barros (UEMS) e Natalina Sierra Assêncio Costa (UEMS)

Carta de Aceite


UMA VISÃO SITUADA SOBRE O BULLYING (PIBID-UEMS): MULTILETRAMENTO CRÍTICO E ENSINO DE LÍNGUA INGLESA

Gabriela Sales da Silva (UEMS), Ingrid Maria dos Santos Rocha (UEMS), Larissa Rocha Novaes (UEMS) e Demis de Oliveira (UEMS)

Carta de Aceite


UNIVERSIDADE NA FRONTEIRA: UM OLHAR SOBRE A APRENDIZAGEM DA LÍNGUA INGLESA

Fernanda Sousa Lima (UERR)
Carta de Aceite

VARIAÇÃO LINGUÍSTICA E LITERATURA INFANTO-JUVENIL: POSSIBILIDADES DIDÁTICAS PARA ESTUDANTES DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Priscilla Cândido (UEMS), Adriana Lúcia de Escobar Chaves de Barros (UEMS), Adélia Maria Evangelista (UEMS) e Natalina Sierra Assencio Costa (UEMS)

Carta de Aceite

VARIAÇÃO LINGUÍSTICA NO LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA INGLESA: UMA PESQUISA BIBLIOMÊTRICA

Vyvian França Souza Gomes Muinz (UENF), Sonia Maria da Fonseca Souza (UENF), Lucas Capita Quarto (UENF) e Eliana Crispim França Luquetti (UENF)

Carta de Aceite

VARIAÇÃO LINGUÍSTICA: SUAS MARCAS NA ORALIDADE, VALOR CULTURAL E RELAÇÃO COM A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DO INDIVÍDUO POR MEIO DO GÊNERO HISTÓRIA EM QUADRINHOS
Thalitta Mascarenhas Custódio Dias (UEMS) e Nataniel dos Santos Gomes (UEMS)
Carta de Aceite

“VIAGENS DE GULLIVER” [GULLIVER’S TRAVELS, 1735], DE JONATHAN SWIFT, E “ORGULHO E PRECONCEITO” [PRIDE AND PREJUDICE, 1813], DE JANE AUSTEN, E SUAS ADAPTAÇÕES NO BRASIL: LEITURA CRÍTICA E ASPECTOS DA RECEPÇÃO

Priscila Prado dos Santos Ferraz (UVA), Silvana Moreli Vicente Dias (UVA) e Vitória Elizabete Gonçalo da Silva (UVA)

Carta de Aceite


VIVÊNCIAS E DESAFIOS DA LÍNGUA SATERÉ-MAWÉ NO CONTEXTO URBANO: PERTENCIMENTO E AUTOAFIRMAÇÃO A PARTIR DA LÍNGUA MATERNA-ÉTNICA

Samela Lorena Vilacio Marteninghi (UEA) e Marcos André Ferreira Estácio (UEA)

Carta de Aceite