Cadernos do CNLF, Vol. XIX, Nº 09
Leitura e Interpretação de Textos
____ VOLUME COMPLETO ____
0.
APRESENTAÇÃO
José Pereira da Silva
1.
A IMPORTÂNCIA DA LÍNGUA PORTUGUESA NA LINGUAGEM MATEMÁTICA: METODOLOGIAS QUE PODEM SER USADAS NA SALA DE AULA
Nathália Ferreira dos Santos, Andréia Almeida Mendes
e
Lidiane Hott de Fúcio
2.
A INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS COMO OBSTÁCULO NO ENSINO APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA
Luis Antonio Rodrigues Barbosa, Humberto Vinício Altino Filho, Lidiane Hott de Fúcio
e
Andréia Almeida Mendes
3.
ALUNOS DO PROEJA, PRODUÇÃO DA LEITURA E CÓDIGOS LINGUÍSTICOS: COMO SE DÁ ESSA RELAÇÃO?
Elane Kreile Manhães, Gerson Tavares do Carmo
e
Rozana Quintanilha Gomes Souza
4.
CANTANDO COM CHICO BUARQUE – FARTANDO-SE DE PÃO: A MÃO DO HOMEM EM VERSO E PROSA NA TERRA QUE GRITA E GEME, MAS SOBREVIVE COM OS IMPACTOS AMBIENTAIS
Moacir dos Santos da Silva, Ileana Celeste Fernández Franzoso, Milene Vargas da Silva Batista e Eliana Crispim Luquetti
5.
CONEXÃO E VISUALIZAÇÃO: ESTRATÉGIAS METACOGNITIVAS DE LEITURA
Mario Ribeiro Morais, Márcio Araújo de Melo
e
Luiz Roberto Peel Furtado de Oliveira
6.
CRÔNICAS DO RIO DE JANEIRO NA FORMAÇÃO DO JOVEM LEITOR
Aira Suzana Ribeiro Martins e Renata Monteiro do Espírito Santo
7.
ESTRATÉGIAS DE LEITURA PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM DE LÍNGUA MATERNA
Edma Regina Peixoto Barreto Caiafa Balbi, Daniela Balduino de Souza Vieira, Edda Maria Peixoto Barreto e Eliana Crispim França Luquetti
8.
GÊNEROS TEXTUAIS E ENSINO: UMA REFLEXÃO SOBRE A LEITURA NA ESCOLA
Aline de Azevedo Gaignoux
9.
LETRAMENTO LITERÁRIO NA SALA DE AULA: UMA PROPOSTA METODOLÓGICA
Núbia Régia de Almeida, Aldo Marcos Pereira Mesquita
e
Bruno Gomes Pereira
10.
LINGUAGEM, COMUNICAÇÃO E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: A IMPORTÂNCIA DA COMUNICAÇÃO EFETIVA PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA
Humberto Vinício Altino Filho, Lídia Maria Nazaré Alves
e
Andréia Almeida Mendes
11.
MANUSCRITO VOYNICH
: UMA ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR
Moisés Rocha dos Santos, Márcia Antônia Guedes Molina
e
Marcelo Serrano Zanetti
12.
NEUROPLASTICIDADE E MATRIZES DA LINGUAGEM E PENSAMENTO: CONTRIBUIÇÕES DA LEITURA POÉTICA
Mario Ribeiro Morais, Márcio Araújo de Melo
e
Luiz Roberto Peel Furtado de Oliveira
13.
O COMENTÁRIO DE TEXTO: UMA PROPOSTA DE ATIVIDADE DE LEITURA DO TEXTO LITERÁRIO EM SALA DE AULA
Juliene Kely Zanardi
14.
O CONTO MARAVILHOSO NA FORMAÇÃO DE PEDAGOGOS: UMA EXPERIÊNCIA COM FORMADORES DE FORMADORES
Milene Vargas da Silva Batista, Joane Marieli Pereira Caetano e Eliana Crispim França Luquetti