Cadernos do CNLF, Volume XV, nº.05
Anais do XV CNLF (TOMO 3)

___ TOMO 3 __

 

SUMÁRIO

0.  Apresentação
José Pereira da Silva .............................................................................................................. 2028

169.Memórias arábicas no português em 1300 anos
Leonardo Samu ...................................................................................................................... 2029

170.Mesclagem e metáfora conceptual em manchetes de jornal
Luana de Fatima Machado Ignacio ............................................................................................... 2037

171.Metáfora – como estratégia estilístico-argumentativa uma invasão nas cartas dos leitores
Aytel Marcelo Teixeira da Fonseca................................................................................................ 2049

172.Much adoe about something: atonia originária das fontes produtoras de mensagens manifestas nos chats
Júlio César Ferreira Firmino ........................................................................................................2063

173.Nomes de possível origem africana na toponímia de Minas Gerais: pressupostos teóricos e metodológicos da pesquisa toponímica
Emanoela Cristina Lima..............................................................................................................2075

174.O campo lexical meio ambiente: um estudo em cartas do semiárido baiano
Jadione Cordeiro de Almeida , Huda da Silva Santiago, Josane Moreira de Oliveira e Zenaide de Oliveira Novais Carneiro............................................. ............................................. ......................................2096

175.O conceito de interdiscurso na propaganda da “operação lei seca”
Camila Antonia da Silva Santos e Antonio José dos Santos Junior .......................................................2106

176.O contexto da tecnologia digital e os gêneros textuais emergentes
Tânia Fonseca da Rocha Sardinha .................................................................................................2117

177.O cronista e a língua literária: um estudo das crônicas de Lima Barreto sobre o carnaval
Idemburgo Frazão......................................................................................................................2123

178.O delírio do verbo: a agramática de Manoel de Barros
Juliene Kely Zanardi...................................................................................................................2132

179.O (des)concerto do afeto: uma leitura de Além do Ponto de Caio Fernando Abreu
Thaís Lydia dos Santos e Maria Fernanda Garbero de Aragão...............................................................2144

180.O ensino do gênero textual carta nas aulas de língua materna
Cassia  Regina Teixeira...............................................................................................................
2149

181.O herói mergulha no espelho antropomórfico – Um Moço Muito Branco, de Guimarães Rosa, e Louis Lambert, de Balzac
Marcela Tagliaferri Avila..............................................................................................................2161

182.O “internetês” e os “mal-entendidos” no mundo virtual: sob a ótica da teoria da valoração
Fabiana Julio Ferreira e Tania Shepherd...........................................................................................2168

183.O lugar do interdiscurso na interação com o leitor
Lívia Marinho Lessa Barboza.........................................................................................................2179

184.O olhar filológico sobre registros escritos do sertão baiano: apresentação das primeiras atas da câmara de vereadores do município de Tucano
Bárbara Bezerra de Santana e Rita de Cássia Ribeiro de Queiroz..........................................................2184

185.O papel de mediação do divulgador no projeto discursivo do gênero divulgação científica
Urbano Cavalcante Filho e Vânia Lúcia Menezes Torga ......................................................................2192

186.O processo de leitura a partir da intertextualidade em A Turma da Mônica
Luciana da Costa Quintal ...........................................................................................................2205

187.O rosto do desejo: posições e (en)cantos
André Masseno..........................................................................................................................2215

188.O século XIX e sua importância para o desenvolvimento da língua portuguesa no Brasil
Júlio César Ferreira Firmino.........................................................................................................2223

189.O sistema linguístico como conjunto e como código: o papel da diacronia nos estudos da linguagem
Mário Eduardo Viaro...................................................................................................................2235

190.O substantivo como signo orientador do sentido um tema para aulas de português
Maria Noêmi Freire da Costa Freitas..............................................................................................2249

191.O trabalho com verbetes nos livros didáticos e o uso do dicionário em sala de aula
Ana Paula Gonçalves Santos e Aderlande Pereira Ferraz .....................................................................2261

192.O universo feminino: o que elas veem quando se olham no espelho?
Renata Ferreira de Oliveira.................................................................................................... ......2272

193.Objetivos de ensino de língua materna: ainda temos que pensar nisso?
Heloana Cardoso e Tania Maria Nunes de Lima Camara......................................................................2284

194.Origem gestual ou vocal da linguagem
Zinda Vasconcellos.....................................................................................................................2296

195.Os manuscritos autógrafos de cândido ou o otimismo – o herói de todo caráter, de Cleise Mendes: uma proposta de edição genética
Eduardo Silva Dantas de Matos.....................................................................................................2305

196.Os sentidos lexicais de composições e expressões fixas no humor e na propaganda
Geraldo Jose Rodrigues Liska.......................................................................................................2314

197.Os termos técnico-científicos nos dicionários escolares
Renise Cristina Santos...............................................................................................................2327

198.Os topônimos dos estados nordestinos brasileiros
Joana Angélica Santos Lima.........................................................................................................2337

199.Ovídio: um hino à deusa Vênus segundo o 4º livro dos Fastos
Eliana da Cunha Lopes................................................................................................................2345

200.Percorrendo a terra dos excluídos: campo lexical das profissões
Dagmar Santana de Jesus............................................................................................................2353

201.Perspectivas discursivas da narrativa do nascimento de Jesus sob olhares plurais de Mateus e Lucas
Zilda Andrade L. dos Santos........................................................................................................2362

202.Polifonia e intertextualidade em charges
Lygia Maria Gonçalves Trouche.....................................................................................................2374

203.  Por uma abordagem de gêneros textuais em sala de aula: o trabalho com entrevistas
Natalia Muniz Marchezi e Maria da Penha Pereira Lins ........................................................................
2386

204.Prescrição gramatical e uso: o caso do pronome lhe no português brasileiro
Gilce de Souza Almeida .............................................................................................................
2398

205.Presençausência: quando a ausência desestabiliza, instala o caos e cria o efeito de presença
Juliana Ramos..........................................................................................................................2409

206.Quem corre cansa: metáfora e mesclagem conceptual presentes em músicas populares
Antonio Marcos Vieira de Oliveira .................................................................................................2423

207.Quem olha muito está atrás do êxtase: a captura do instante em João Gilberto Noll e Arthur Omar
Fabiana Farias..........................................................................................................................2434

208.Quem tem ouvidos que ouça – elementos para uma leitura de "O Astrólogo", de Gomes Leal
Henrique Marques Samyn............................................................................................................2439

209.Questões prévias sobre metodização de mensagens textuais via telofones móveis
Júlio César Ferreira Firmino ..................................................................................................... ..2445

210.Relações identitárias de alunos da eja com o ensino de língua portuguesa
Giselle Almada Souto ...............................................................................................................2457

211.Resíduos de memória: leituras de identidade em Leite Derramado, de Chico Buarque.
Patrícia Mariz da Cruz e Maria Fernanda Garbero de Aragão.................................................................2470

212.Retratos em ausência
Juliana Carvalho.......................................................................................................................2476

213.Ruídos de afeto: projeções de memória em paisagem com dromedário, de Carola Saavedra
Maria Fernanda Garbero de Aragão................................................................................................2488

214.Sociolinguística e variação na sala de aula
Bruno Defilippo Horta.................................................................................................................2496

215.Super se gramaticalizando: o movimento de gramaticalização do 'super' em blogs de revistas para adolescentes
Pedro Villalba Sgarbi Goulart ......................................................................................................2507

216.  Surdez e expressões metafóricas:  pela singularidade do letramento
Daniele Barboza Moura
..............................................................................................................2526

217.Téchne Grammatiké – a base da teoria gramatical
Luiz Roberto Peel Furtado de Oliveira.............................................................................................2534

218. Terceira idade e ensino de língua estrangeira: o papel da afetividade e da socialização
Luiz Carlos Balga Rodrigues..........................................................................................................2556

219.Tradução e tecnologia: a linguística de corpus como ferramenta para estudo do estilo do tradutor
Felipe Barbosa de Aguiar.............................................................................................................2566

220.Um estudo da unidade lexical cortar sob à luz da semântica de frames
Maíra Mendes Magela..................................................................................................................2578

221.Uma edição interpretativa em meio digital para Auto da Barca do Rio das Lágrimas de Irati, de Jurema Penna
Isabela Santos de Almeida e Rosa Borges dos Santos ......................................................................2592

222.Uma relação semântico-lexical para as anáforas não correferenciais
Alex de Britto Rodrigues.............................................................................................................2599

223. Variação na língua: um estudo além do olhar sociolinguístico
Jadione Cordeiro de Almeida  e Josane Moreira de Oliveira..................................................................2612

224.Vertigo, de Hitchcock: a linguagem do sinistro e a visão trágica dos mitos clássicos
Cristina Maria Teixeira Martinho....................................................................................................2622

225.Vida Sertaneja: edição e estudo de vocabulário dos males sertanejos
Liliane Lemos Santana Barreiros..................................................................................................2636

226.A noção do ponto de vista e o processo de retextualização do conto “o peru de natal”
Suellen Silva Venturim
................................................................................................................2646

227.Múrmurios e rumores: A fama das Goetés
Dulcileide Virgínio do Nascimento..................................................................................................2654

228.Muito Prazer, Sou Dyonélio Machado, Autor De Os Ratos
Aline Pereira Gonçalves..............................................................................................................
2664