113. A APRENDIZAGEM DA ESCRITA EM CONTEXTOS DIGITAIS: ALGUNS LIMITES E
MUITAS POSSIBILIDADES
Fernanda Maria Almeida dos Santos.......................................................................................
1286
114. A BIBLIOTECA DE ADONIAS FILHO
Vanessa dos Santos Reis
....................................................................................................
1297
115. A CRÍTICA GENÉTICA NO UNIVERSO DAS OBRAS DE ARTE: UM RECORTE DO
PROCESSO CRIATIVO DE VIK MUNIZ
Thais Jerônimo Duarte
.......................................................................................................
1307
116. A CULTURA SURDA NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DA LÍNGUA PORTUGUESA
ESCRITA POR ALUNOS SURDOS
Vanessa Mutti de Carvalho Miranda
e Lucas Santos Campos
....................................................... 1317
117. A EDIÇÃO DO TEXTO TEATRAL ANATOMIA DAS FERAS
Débora de Souza e Rosa Borges dos Santos
............................................................................
1325
118. A EDIÇÃO INTERPRETATIVA DE MALANDRAGEM MADE IN BAHIA EM
DIFERENTES SUPORTES
Williane Silva Corôa e Rosa Borges dos Santos
........................................................................
1338
119. A ESTILÍSTICA EM AÇÃO NO CANCIONEIRO BALSENSE
Marcia Meurer Sandri e Claudio Cezar Henriques
....................................................................... 1350
120. A FONÉTICA E A FONOLOGIA NA OBRA DE LEODEGÁRIO AMARANTE DE AZEVEDO
FILHO
Mirian Therezinha da Matta Machado
......................................................................................
1364
121. A FORMAÇÃO DE LEITORES NO ENSINO TÉCNICO E PROFISSIONALIZANTE: UM
RELATO DE EXPERIÊNCIA
Juliana Santos Menezes
......................................................................................................
1372
122. A FRAGMENTAÇÃO DO INDIVÍDUO EM “ODE TRIUNFAL”
Vanessa dos Santos Reis
....................................................................................................
1383
123. A HETEROCRONIA NA NARRATIVA DE UM ERRO EMOCIONAL, DE CRISTÓVÃO
TEZZA
Patrícia Mariz da Cruz e Maria Fernanda Garbero de Aragão
......................................................... 1389
124. A HETEROGENEIDADE DISCURSIVA DA REALIZAÇÃO ENUNCIATIVA DO GÊNERO
DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA
Urbano Cavalcante Filho
......................................................................................................
1397
125. A HUMANIZAÇÃO DA PERSONAGEM BALEIA EM VIDAS SECAS: UMA ABORDAGEM
SISTÊMICO-FUNCIONAL
Camila Brito dos Santos
.....................................................................................................
1407
126. A LEITURA EM LÍNGUA INGLESA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: UM
RELATO DE EXPERIÊNCIA COM
ALUNOS DE ESP
Annallena de Souza Guedes
.................................................................................................
1417
127. A LEITURA NO PROEJA: ESPAÇOS, OBJETOS E MODOS DE LER
Adailton Costa de Souza
.....................................................................................................
1429
128. A LINGUAGEM EM ‘THE CATCHER IN THE RYE’: UM ESTUDO COMPARATIVO DE SUAS
TRADUÇÕES PARA O PORTUGUÊS
Bárbara Andrade de Sousa
..................................................................................................
1442
129. À LUZ DOS CANDEEIROS: O QUE NOS DIZEM OS LIVRINHOS DE ASSENTOS E NOTAS
DE FAZENDAS DA BAHIA NA
PRIMEIRA METADE DO SÉCULO XX
Tárcia Priscila Lima Dória, Dayane Moreira Lemos, Zenaide de Oliveira
Novais Carneiro ..................... 1451
130. A MODERNIDADE E BAUDELAIRE: UM PASSEIO SOLITÁRIO EM MEIO À MULTIDÃO
Veronica Almeida Trindade, Rosana Maria Ribeiro Patrício
e Aleilton Fonseca ................................... 1458
131. A PRODUÇÃO DO GÊNERO TEXTUAL CIENTÍFICO E SEUS DESDOBRAMENTOS
INTERTEXTUAIS
Arlinda Cantero Dorsa
........................................................................................................
1468
132. A TEORIA DE GÊNEROS BAKHTINIANA EM TEXTOS ORAIS DE PUBLICIDADE E
PROPAGANDA
Patricia Jerônimo Sobrinho
..................................................................................................
1481
133. A TRANSTEXTUALIDADE NO PROCESSO DE CRIAÇÃO DO ROMANCE NHÔ GUIMARÃES,
DO ESCRITOR BAIANO ALEILTON
FONSECA
Adna Evangelista Couto dos Santos e Rita de Cássia Ribeiro de Queiroz
......................................... 1494
134. A VARIAÇÃO DA CONCORDÂNCIA NOMINAL DE NÚMERO NO CONTEXTO ESCOLAR
Dayane Moreira Lemos e Tárcia Priscila Lima Dória
................................................................... 1507
135. ADJUNTO ADVERBIAL: TEORIA, ENSINO E ANÁLISE
Maria de Fátima Barreto Lisboa, Clézio Roberto Gonçalves
e Rosângela Maria Zanetti ....................... 1515
136. ANÁLISE ACÚSTICA DAS VOGAIS ORAIS DA LÍNGUA IDATE
Maressa Xavier Alcantara
....................................................................................................
1534
137. APOLÔNIO E PRISCIANO A SINTAXE E SUAS CONSEQUÊNCIAS
Luiz Roberto Peel Furtado de Oliveira
.....................................................................................
1550
138. AQUISIÇÃO DE ORAÇÕES RELATIVAS PREPOSICIONADAS NO PORTUGUÊS BRASILEIRO
Ana Cristina Baptista de Abreu
.............................................................................................
1556
139. ARQUIVO NACIONAL, DEPARTAMENTO DE CENSURA DE DIVERSÕES PÚBLICAS: O CASO
GRETA GARBO
Arivaldo Sacramento de Souza
e Rosa Borges dos Santos
.......................................................... 1564
140. AS CARTAS DOS LEITORES NA SALA DE AULA: AS MARCAS DE ORALIDADE COMO
ESTRATÉGIAS ESTILÍSTICO-ARGUMENTATIVAS
Aytel Marcelo Teixeira da Fonseca
.........................................................................................
1579
141. AS CONCEPÇÕES DE GRAMÁTICA E SUA PRÁTICA EM SALA DE AULA
Thalita Fernandes Clemente
.................................................................................................
1591
142. AS CONSTRUÇÕES CONDICIONAIS EPISTÊMICAS EM DISCURSOS DE ORDEM
JURISDICIONAL VALORES SOCIAIS EM
FOCO
Maria do Rosario Roxo e Gisele Costa
....................................................................................
1602
143. AS MARGENS DA ALEGRIA E OS CIMOS: MOLDURAS DE UM ITINERÁRIO METAFÍSICO
Joelson Santiago Santos
.....................................................................................................
1610
144. AS REPRESENTAÇÕES DE LEITURA EM LÍNGUA MATERNA CONSTRUÍDAS COMO UMA
TRÍADE COMUNICATIVA: AUTOR-TEXTO E LEITOR NO CONTEXTO ESCOLAR DOS ALUNOS DE
ENSINO MÉDIO
Márcia Maria Lima Candido
..................................................................................................
1621
145. ASPECTOS CATAFÓRICOS DO PRONOME PESSOAL DE 3ª PESSOA EM DIFERENTES
INSTÂNCIAS ENUNCIATIVAS: ANÁLISE
DO CONTO SARAPALHA, DE J. G. ROSA
Robevaldo Correia dos Santos e Gredson dos Santos
................................................................ 1633
146. ASPECTOS DA VIDA LITERÁRIA BAIANA A PARTIR DE UMA LEITURA FILOLÓGICA DE
O IMPARCIAL E O CONSERVADOR
Maria da Conceição Reis Teixeira
..........................................................................................
1644
147. CAMPOS SEMÂNTICOS DE CIÊNCIA E DE RELIGIÃO EM MEDICINA TEOLÓGICA
DE FRANCISCO DE MELO FRANCO
Jéssica Correia da Silva
.....................................................................................................
1654
148. COERÊNCIA, COESÃO E SUCESSO ESCOLAR: EIXOS TEMÁTICOS DE UMA PESQUISA EM
EDUCAÇÃO
Osvaldo Barreto Oliveira Júnior
............................................................................................
1662
149. CONDICIONAIS PREDITIVAS NO DISCURSO POLÍTICO
Maria do Rosario Roxo e Monique Gusmão Sampaio
.................................................................. 1675
150. CONSTRUÇÃO GRAMATICAL: MODELO DE DESCRIÇÃO DOS USOS LINGUÍSTICOS
Maria do Rosario Roxo
.......................................................................................................
1682
151. CONTRIBUIÇÕES DO PIBID/LETRAS PARA A FORMAÇÃO DO PROFESSOR E PARA O
ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA
Vandinalva de Jesus Coelho Campos, Marize Barros Rocha Aranha e Fábia Elina
Dos Santos Araújo........1691
152. CONVERGÊNCIA DE LINGUAGENS: O DIÁLOGO ENTRE ESCOLA E REDES SOCIAIS PARA
A PROMOÇÃO DO SUCESSO
ESCOLAR NA CONTEMPORANEIDADE
Edna Maria de Oliveira Ferreira e Osvaldo Barreto Oliveira
Júnior ................................................. 1700
153. CORDEL IDENTITÁRIO: UMA ANÁLISE DA TEMÁTICA SOCIAL NA OBRA DO MESTRE
AZULÃO
José Severino da Silva
.......................................................................................................
1712
154. CRÍTICA TEXTUAL E CODICOLOGIA: ESTUDO DO MANUSCRITO MILITAR DE TÁTICA
PARA INFANTARIA (I-14,01,039/FBN-RJ)
Sandro Marcio Drumond Alves
..............................................................................................
1722
155. DE DIONÍSIO A DONATO AS PRIMEIRAS TRADUÇÕES E ADAPTAÇÕES DA TECHNÉ
GRAMMATIKÉ
Luiz Roberto Peel Furtado de Oliveira
.....................................................................................
1735
156. DITOS POPULARES EM MÚSICAS DO CANCIONEIRO POPULAR: UMA ABORDAGEM
COGNITIVA
Antonio Marcos Vieira de Oliveira
..........................................................................................
1756
157. DO SOM DO BERRANTE AO USO DAS NOVAS TECNOLOGIAS: A CULTURA PANTANEIRA
SOB OLHARES INTERTEXTUAIS
Arlinda Cantero Dorsa
........................................................................................................
1768
158. EDIÇÃO DIGITAL DE SERMÃO DE FREI DOMINGOS: PAIXÃO VIRTUAL
Marília Andrade Nunes e Alícia Duhá Lose
...............................................................................
1784
159. EDIÇÃO DIGITAL: A FILOLOGIA NOS NOVOS TEMPOS
Marla Oliveira Andrade
e Alícia Duhá Lose
.............................................................................
1793
160. ELEMENTOS FOLHETINESCOS EM A VIUVINHA, DE JOSÉ DE ALENCAR. A
CONSTRUÇÃO DO ROMANCE BRASILEIRO
Anne Caroline de Morais Santos
...........................................................................................
1801
161. EM NOME DO ESPÍRITO: COMO SE CONFIGURA O SAGRADO EM MIGUEL TORGA E
GUIMARÃES ROSA
Helitânia dos Santos Pereira
...............................................................................................
1809
162. EMPRÉSTIMOS LINGUÍSTICOS NOS LIVROS DIDÁTICOS: DESCRIÇÃO E TRATAMENTO
NO DICIONÁRIO ESCOLAR
Maryelle Cordeiro
..............................................................................................................
1816
163. ENSINO-APRENDIZAGEM E AVALIAÇÃO NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (EAD):
ABORDAGEM COLABORATIVA
Nara Maria F. de Quevedo, Maria Alice de M. Fernandes, Rute
de S. Josgrilberg e T. Bazé de Lima .......1827
164. ENTRE LER, RESPONDER E GUARDAR: A CORRESPONDÊNCIA ENTRE ANÍSIO TEIXEIRA
E MONTEIRO LOBATO NAS
PRIMEIRAS DÉCADAS DO SÉCULO XX
Tamyres Costa Vieira Oliveira e Luciete de Cássia Souza Lima
Bastos .......................................... 1839
165. ENTRE OS GÊNEROS DO DISCURSO E OS DISCURSOS SOBRE GÊNERO: CLARICE
LISPECTOR E A SUBVERSÃO DO FEMININO
Thiago
Eugênio Loredo Betta, Andreza Barreto Leitão, Sérgio Arruda de Moura
.................................
1848
166. ESBOÇO SOBRE UMA ESCRITURA BIOGRÁFICA DE ANTÔNIO FERREIRA SANTOS A
PARTIR DE UMA LEITURA DE O
CONSERVADOR
Ediane Brito Andrade e Maria da Conceição Reis Teixeira
............................................................ 1859
167. ESCOLAS BILÍNGUES NA FRONTEIRA ENTRE BRASIL E ARGENTINA: A LÍNGUA
PORTUGUESA COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA
Angela Baalbaki
...............................................................................................................
1870
168. ESQUADRÃO DA MODA: INTOLERÂNCIA E PRECONCEITO LINGUÍSTICO
Clézio Roberto Gonçalves
e Verônica Barçante
Machado .............................................................
1882
169. ESTRUTURA FONOLÓGICA DA LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS E DA LÍNGUA
PORTUGUESA: QUESTÕES SOBRE A
(IN)DEPENDÊNCIA NA ESTRUTURA LINGUÍSTICA
Robevaldo Correia dos Santos e Geisa Borges da Costa
............................................................. 1897
170. ESTUDO DE RECEPÇÃO DAS MASSAS: UM OLHAR PARA O RECEPTOR
Juliana Rettich
.................................................................................................................
1908
171. ESTUDOS DIACRÔNICOS DA LÍNGUA PORTUGUESA: ARCAÍSMOS PRESENTES NOS
MANUSCRITOS DE PARANAGUÁ
Joyce Elaine de Almeida Baronas
e Rebeca Louzada Macedo
....................................................... 1916
172. ESTUDOS LINGUÍSTICOS DE MPB: LUÍZ GONZAGA
Afrânio da Silva Garcia
......................................................................................................
1929
173. FONTES PARA O ESTUDO DE PRÁTICAS DE ESCRITA NA BAHIA SETECENTISTA E
OITOCENTISTA: O CASO DO “LIVRO DO
GADO” DA FAZENDA CAMPO SECO
Adilson Silva de Jesus e Mariana Fagundes de Oliveira
.............................................................. 1945
174. FONTES PARA MEDIÇÃO DE LETRAMENTO NA BAHIA OITOCENTISTA: O CASO DOS
REGISTROS ECLESIÁSTICOS DE TERRAS
Shirley Cristina Guedes dos Santos
e Zenaide de Oliveira Novais Carneiro
..................................... 1955
175. FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES EM AMBIENTE VIRTUAL: O
OLHAR SOBRE O PCC DO CURSO DE
LETRAS DA UNIGRAN/DOURADOS
Terezinha Bazé de Lima, Nara Maria Fiel de Quevedo Sgarbi, Maria
Alice de Mello Fernandes e Rute de Souza Josgrilberg
.....................................................................................................................1964
176. GRUPO
SINTÁTICO E COMPOSTOS COM “Pé”: UM CONTINUUM EM CONSTRUÇÃO
Neide Higino da Silva
.........................................................................................................
1974
177. IMAGENS DE VELHICE E LOUCURA EM RONALDO CORREIA DE BRITO
Joelson Santiago Santos
.....................................................................................................
1990
178. IMAGENS URBANAS E ECOLÓGICAS NA POESIA DE SOSÍGENES COSTA
Mariana Barbosa Batista e Aleilton Fonseca
.............................................................................
1997 |