179.
A CONSTRUÇÃO DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS
DOS CARIOCAS EM CAPAS DE REVISTAS
Maria Clara Fonseca Pereira
.................................................................................................2768
180.
A LEITURA COMO FRUIÇÃO DO TEXTO NO
ÂMBITO ESCOLAR E A FORMAÇÃO DE LEITORES
Carlos Mauricio da Cruz
......................................................................................................2760
181.
A LINGUÍSTICA SISTÊMICO-FUNCIONAL NO
QUADRO DAS GRANDES TEORIAS LINGUÍSTICAS: PROPOSTAS DE APLICAÇÃO
Magda Bahia
Schlee,
Fabio Fisciletti, Fátima Marinho Fabrício Monteiro, Flavia
Galloulckydio, Ingrid de Oliveira Matos,
Michael Luiz de Freitas
Viviane Tavares
........................................................................
2026
182.
A PROBLEMÁTICA DA COMPREENSÃO DA NOÇÃO
DE TEXTO: UMA ABORDAGEM DO SUBPROJETO DE LETRAS PORTUGUÊS DO PIBID –
“DESVENDANDO OS SEGREDOS DO
TEXTO: A LEITURA E A PRODUÇÃO TEXTUAL NA ESCOLA”
Hayamy Ribeiro Dias, Sandra Ramos de
Oliveira e Samara Pereira Baleeiro Rocha
...........................2779
183.
APONTAMENTOS DE LEODEGÁRIO AZEVEDO PARA
OS ESTUDOS MEDIEVAIS NO BRASIL
Álvaro
Alfredo Bragança Júnior
............................................................................................
2111
184.
AS CONSTRUÇÕES DE RELATIVIZAÇÃO EM
CARTAS QUINHENTISTAS
Bianca Graziela da Silva
....................................................................................................2789
185.
BARTHES E BENJAMIN: ENSAIOS SOBRE A
FOTOGRAFIA
Regina Céli
Alves da Silva
..................................................................................................
2120
186.
BOCAGE E A POESIA DE CIRCUNSTÂNCIA
Rafael
Santana Gomes
.......................................................................................................2753
187.
CINEMA NOVO
Eleazar Diniz
....................................................................................................................2802
188.
CRÍTICA TEXTUAL E OS LIVROS DIDÁTICOS DE
ESPANHOL DO PNLD 2012: ESTUDO DA COLEÇÃO ENLACES
Sandro
Marcio Drumond Alves
e Milena Navarro Rodrigues
......................................................... 2131
189.
CRÔNICA: NOS LIMITES DA LITERATURA
Lenise Ribeiro Dutra, Marcos Antônio
Pereira Coelho e Eleonora Teixeira Campos
.............................2806
190.
ENTRE O TÉCNICO E O E O PRÁTICO:
NEOLOGIA E VARIAÇÃO DENOMINATIVA NO PORTUGUÊS CONTEMPORÂNEO
Giselle
Olivia Mantovani Dal Corno
.......................................................................................
2140
191.
ESTRATÉGIAS LINGUÍSTICO-DISCURSIVAS DO
JORNALISMO ATUAL: OS LUGARES DO IMPRESSO E DA WEB COMO VEÍCULOS DE
INFORMAÇÃO
Michelle Gomes Alonso Dominguez
.......................................................................................
2819
192.
Estudo do prefácio em obras acadêmico-científicas: estrutura e propostas
Manoel Edson
de Oliveira e Monica Alvarez Gomes das Neves
.............................................. 2967
193.
JOGOS ESPECTRAIS: RETRATOS &
AUTORRETRATOS EM MANOEL DE BARROS
Rodrigo da
Costa Araujo
....................................................................................................
2151
194.
LAMPIÃO: REPRESENTAÇÕES NA LITERATURA DE
CORDEL EM FOLHETOS DE FRANKLIN MAXADO
Roberto dos
Reis Cruz e
Benedito José de Araújo Veiga
............................................................ 2165
195.
LÉXICO E IDEOLOGIA: UMA RELAÇÃO
CONSTITUTIVA
Marlon Leal
Rodrigues e
Maria Leda Pinto
..............................................................................
2176
196.
LICENCIATURA EM ESPANHOL NA REDE
FEDERAL: CONCEPÇÕES E PROPOSTAS DE ENSINO
Antonio
Ferreira da Silva Júnior
...........................................................................................
2206
197.
LINGUAGEM E DIALOGICIDADE EM EAD: UM
OLHAR DOS PROFESSORES DO CURSO DE LETRAS DA UNIGRAN
Maria Alice
de Mello Fernandes, Nara Maria Fiel de Quevedo, Rute de Souza Josgrilberg
e Terezinha Bazé de Lima
..............................................................................................................................2219
198.
LITERATURA E QUADRINHOS: LINGUAGENS EM
DIÁLOGO
Rosa Maria
Cuba Riche
......................................................................................................
2226
199.
MARCAS DA ORALIDADE NAS PRODUÇÕES TEXTUAIS DOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DO
CENTRO DE ENSINO
HUMBERTO DE CAMPOS NA CIDADE DE HUMBERTO DE CAMPOS - MA
Vandinalva Coelho Campos e Sânia Tereza Costa e Marize
Barros Rocha Aranha ............................. 2240
200.
MARCAS DE MODALIDADE DEÔNTICA EM
SENTENÇAS JUDICIAIS
Fabio
Fisciletti
.................................................................................................................
2247
201.
MAS E EMBORA: UMA DESCRIÇÃO SEMÂNTICA E
ARGUMENTATIVA
Leandro
Santos de Azevedo
................................................................................................
2259
202.
MEDIAÇÃO DE LEITURA EM SALA DE AULA -
UMA EXPERIÊNCIA NO 1º SEGMENTO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Liliana
Secron Pinto
..........................................................................................................
2272
203.
MESCLAGEM EM CAPAS DE REVISTAS
Antonio
Marcos Vieira de Oliveira
e Eduardo Ribeiro de Oliveira
................................................... 2282
204.
METALINGUAGEM: O SAMBA QUE SE (EN)CANTA
Juliana dos
Santos Barbosa
................................................................................................
2294
205.
NA TRILHA DAS PROVAS DE LÍNGUA PORTUGUESA PARA CONCURSOS PÚBLICOS: A
POLIFONIA E SUAS MARCAS
LINGUÍSTICAS
Delvarte
Alves de Souza e Lucas Santos Campos
................................................................... 2302
206.
NEOLOGIA E ERA DIGITAL: A INFORMALIDADE
DA LINGUAGEM NA WEB
Vilma de
Fátima Soares
....................................................................................................
2310
207.
NOMES PRÓPRIOS: FORMANDO PALAVRAS E
IDEIAS O NEOLOGISMO NA ANTROPONÍMIA
Rosane Tesch
de Oliveira
...................................................................................................
2324
208.
O CONTO DE FADAS: UMA ABORDAGEM
FUNCIONAL
Flavia Galloulckydio
................................................................................................
2052 e 2832
209.
O DIÁRIO VIRTUAL ELETRÔNICO BLOG COMO UM
AVA NO PROCESSO DE ENSINO DE LE NO CLIC
Valéria Jane
Siqueira Loureiro
.............................................................................................
2333
210.
O DUPLO SENTIDO NO FORRÓ: ESTUDOS
SEMÂNTICO-ESTILÍSTICOS
Morgana
Ribeiro dos Santos
................................................................................................
2345
211.
O ESTATUTO DA PALAVRA PROSÓDICA NO
PORTUGUÊS BRASILEIRO
Sofia
Martins Moreira Lopes
................................................................................................
2361
212.
O ESTRANHO NAS PROJEÇÕES AFETIVAS
CONTEMPORÂNEAS
Thaís Lydia
dos Santos e
Maria Fernanda Garbero de Aragão
...................................................... 2369
213.
O ETHOS DE CREDIBILIDADE DO APÓSTOLO
PAULO MANIFESTADO NA II EPÍSTOLA AOS CORÍNTIOS
Carlos Cesar
Silveira e
Maria Flávia Figueiredo
....................................................................... 2377
214.
O ETHOS DISCURSIVO DA MULHER VIRTUOSA NO LIVRO DE PROVÉRBIOS E SUA OPOSIÇÃO
NA ENUNCIAÇÃO SATÍRICA
EM JUVENAL
Zilda
Andrade Lourenço dos Santos
......................................................................................
2384
215.
O ETHOS DISCURSIVO NAS REDAÇÕES DE
VESTIBULAR
Marcia de
Oliveira Gomes
..................................................................................................
2395
216.
O GOOGLE DOCS COMO FERRAMENTA
COLABORATIVA NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA
Fabiana
Gomes Tavares, Luciana Pimenta Constantino, Luciane de Araújo Pereira
e Solimar Patriota Silva
.....................................................................................................................................2402
217.
O IMAGINÁRIO E A CRIATIVIDADE COMO BASES
DA CRIAÇÃO POÉTICA
Rita de Cássia Gemino da Silva
...........................................................................................2846
218.
O LABOR DISCURSIVO DO ENUNCIADOR DO
GÊNERO DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA: O ATO ÉTICO NA ATIVIDADE AUTORAL
Urbano
Cavalcante Filho
.....................................................................................................
2409
219.
O LEGADO TEÓRICO DOS ESCRITORES
NORTE-AMERICANOS: LITERATURA, VERDADE E TRADIÇÃO NA CRÍTICA DOS SÉCULOS XIX
E XX
Hudson dos Santos Barros
.................................................................................................
2861
220.
O LIVRO DIDÁTICO COMO FERRAMENTA DE
MEDIAÇÃO NA CONSTRUÇÃO DE TEXTOS NAS AULAS DE LÍNGUA ESPANHOLA
Márcia Maria
Lima Candido
.................................................................................................
2422
221.
O NOME MARIA, SEUS ENVOLVIMENTOS E
DESENVOLVIMENTOS
Maria Lucia
Mexias-Simon, Fátima Niemeyer da Rocha, Sonia Maria da Gama Malcher, Ana
Carolina Martins Ishizaka
e Cassiane Gonçalves dos Santos
............................................................................
2433
222.
O PAPEL DA MOTIVAÇÃO NO PROCESSO DE
APRENDIZADO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA
Bárbara
Andrade de Sousa
.................................................................................................
2444
223.
O PLURAL DAS PALAVRAS TERMINADAS EM -ÃO:
MUDANÇA OU VARIAÇÃO ESTÁVEL?
Miriam
Cristina Almeida Severino
e Christina Abreu Gomes
....................................................... 2451
224.
O PRECONCEITO LINGUÍSTICO NA MÍDIA
TELEVISIVA
Maíra Élidy
Brito Junqueira, Adriana Bastos Souza, Genilson Dias Silva, Luciene Ferreira
da Silva e
Vanda Alves da Silva Almeida
.......................................................................................................2459
225.
O QUE ESCREVEM OS ORKUTEIROS E FACEBOOKEIROS? UMA ANÁLISE DE NEOLOGISMOS EM
COMUNIDADES
VIRTUAIS
Verena
Santos Abreu
........................................................................................................
2469
226.
O QUE ESTÁ POR TRÁS DAS AULAS DE
PORTUGUÊS?
Arlene
Batista da Silva
......................................................................................................
2479
227.
O TEXTO NARRATIVO NAS AULAS DE PRODUÇÃO
TEXTUAL
Aline de
Azevedo Gaignoux
.................................................................................................
2489
228.
O USO DE GÊNEROS TEXTUAIS NO DESENVOLVIMENTO DIDÁTICO DE ENSINO-APRENDIZAGEM
DO PORTUGUÊS
ESCRITO PARA ALUNOS SURDOS
Ludmila
Correia Pires e
Lucas Santos Campos
........................................................................
2499
229.
O VERBO CHEGAR E SEUS AUXILIARES: UMA
VISÃO DIACRÔNICA
Carmen Maria
Faggion
.......................................................................................................
2507
230.
OS ATOS DE FALA DOS TEXTOS INSTRUCIONAIS
E SUAS REPERCUSSÕES INTERLOCUTIVAS
Hilma
Ribeiro de Mendonça Ferreira
e Maria Teresa Tedesco Vilardo Abreu
..................................... 2522
231.
Performatividade
nos debates sobre reservas de vagas em universidade
- Isabel Cristina Rodrigues 2954
232.
PIBID LETRAS PORTUGUÊS: UMA INTERSEÇÃO DE SABERES DA LINGUÍSTICA ENTRE A
UNIVERSIDADE E A FORMAÇÃO
ESCOLAR BÁSICA
Samara
Pereira Baleeiro Rocha, Hayamy Ribeiro Dias e Sandra Ramos de Oliveira
.......................... 2533
233.
POEMA NA ESCOLA: UMA LEITURA POSSÍVEL
Heloana
Cardoso
..............................................................................................................
2542
234.
POESIA E CIDADE: NAS TRILHAS DA
MODERNIDADE
Veronica
Almeida Trindade, Rosana Maria Ribeiro Patrício
e Aleilton Fonseca .................................. 2555
235.
PROGRESSÃO TEMÁTICA E LEGIBILIDADE EM
HISTÓRIAS DA LITERATURA INFANTIL
Everaldo
Lima de Araújo
....................................................................................................
2564
236.
PROJETO DE ELABORAÇÃO DE UM VOCABULÁRIO
DA CRÍTICA TEXTUAL
Flávio de
Aguiar Barbosa
...................................................................................................
2587
237.
PROPOSTA DE UM GLOSSÁRIO DE TERMOS DO
CRIME NOS AUTOS DE QUERELA DO SÉCULO XIX
Ticiane
Rodrigues Nunes
e Expedito Eloísio Ximenes
................................................................ 2595
238.
REDES SOCIAIS E LITERATURA: DIÁLOGOS
ENTRE O IMPRESSO E O DIGITAL
Joelson de
Oliveira Rios, Simone Durval de Oliveira e Osvaldo Barreto Oliveira Júnior
..................... 2618
239.
REDES SOCIAIS, SUCESSO ESCOLAR E ENSINO
DA LÍNGUA MATERNA
Camila
Roberta Cândida do Monte
e Osvaldo Barreto Oliveira Júnior
............................................. 2609
240.
REFLEXÕES SOBRE O ARQUIVO PRIVADO DA
ESCRITORA BAIANA MADY CRUSOÉ
Ionã
Carqueijo Scarante
e Rosa Borges dos Santos
................................................................. 2628
241.
RELAÇÕES DE GÊNERO NA REDE SOCIAL: UM
OLHAR SOBRE O “MANUAL PARA ENTENDER AS MULHERES”
Carolina
Sena de Meneses
..................................................................................................
2636
242.
RELIGIÃO MIDIATIZADA: UMA ANÁLISE
DISCURSIVA DO “RISO”
Catiane
Rocha Passos de Souza
...........................................................................................
2646
243.
RETÓRICA E ESTILÍSTICA NAS CRÔNICAS JORNALÍSTICAS DE JOÃO DO RIO NO LIMIAR
DO SÉCULO XX: IDENTIDADES E
REPRESENTAÇÕES
Angélica
Lino Moriconi
.......................................................................................................
2657
244.
SÊNECA, REMENTE E DESTINATÁRIO DAS
CARTAS A LUCÍLIO
Rodrigo Jorge
...................................................................................................................2871
245.
SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS E O GÊNERO ENTREVISTA: O TRABALHO COM A LINGUAGEM E AS
POSSIBILIDADES DE
DIÁLOGO COM QUESTÕES POLÍTICAS E PROBLEMAS SOCIAIS
Deyvid Souza
Nascimento
..................................................................................................
2665
246.
SOU GAY: UMA ANÁLISE SISTÊMICO-FUNCIONAL
DA EXPERIÊNCIA DO “SAIR DO ARMÁRIO”
Michael Luiz de Freitas
............................................................................................2073
e 2876
247.
SUBSTANTIVOS: DESCRIÇÃO EM GRAMÁTICAS DO
SÉCULO XX
Leonardo
Samu
...............................................................................................................
2675
248.
TECENDO UMA MORTALHA: A ETERNA BUSCA DE
HELENA
Dulcileide Virginio do Nascimento
..........................................................................................2892
249.
TEORIA E PRÁTICA NO ENSINO DE LÍNGUA
PORTUGUESA: OS PCN E A REALIDADE ESCOLAR
Sandra da Silva Santos Bastos
............................................................................................2902
250.
TERESINHA E TEREZINHA DE JESUS:
CONFRONTOS
Marcia
Antonia Guedes Molina
e Angélica Lino dos
Santos Moriconi .............................................. 2686
251.
TEXTO E PARATEXTO: POR UMA PROPOSTA
EDITORIAL
Carla Ceci
Rocha Fagundes
e Rosa Borges dos Santos
.............................................................. 2696
252.
TÓPICO-COMENTÁRIO/TEMA-REMA: COMPARAÇÕES
Leandro
Santos de Azevedo
................................................................................................
2703
253.
TRANSTEXTUALIZAÇÃO: SINTAGMA E PARADIGMA RELAÇÕES DE METÁFORA E METONÍMIA NA
ALTERIDADE DA
INTERPRETAÇÃO
Marcelo
Moraes Caetano
.....................................................................................................
2712
254.
UM ESTUDO SOCIOGEOLINGUÍSTICO DA FALA
MINEIRA EM ARCOS (MG)
Danilo
Araujo de Souza
e Clézio Roberto Gonçalves
................................................................. 2725
255.
UM OLHAR REFLEXIVO SOBRE OS PARÂMETROS
CURRICULARES NACIONAIS DE LÍNGUA ESTRANGEIRA
Helena Grinberg Lima da Silva
.............................................................................................2915
256.
UMA NATUREZA PARTICIPATIVA: A FUNÇÃO
SUJEITO EM CONSTRUÇÕES RESULTATIVAS DE VIDAS SECAS
Camila Brito dos Santos
.....................................................................................................2929
257.
UNIGRAN NET - FAZENDO A HISTÓRIA DA
EDUCAÇÃO NO MS E PARA ALÉM DE SUAS FRONTEIRAS
Rute de
Souza Josgrilberg, Nara Maria Fiel de Quevedo Sgarbi, Maria Alice de Mello
Fernandes e
Terezinha Bazé de Lima
...................................................................................................................2737
258.
VASCO GRAÇA MOURA E O NAUFRÁGIO DE
SEPÚLVEDA
André Luiz Alves Caldas Amóra
............................................................................................2943
259.
VOCÊ TEM QUE PASSAR NO VESTIBULAR: A
ENTRADA PARA A EDUCAÇÃO SUPERIOR NO BRASIL
Fábio Luiz
Rodrigues
.........................................................................................................
2745
260. Parcerias Institucionais E Suas Contribuições Para O Ensino De Língua Inglesa Em Nossas Escolas Públicas
Carla Jacqueline Correa S. V. Pereira / Márcia Arruda Cunha Pereira / Suellen do Nascimento Barbosa / Mônica de Souza Coimbra ............................................................................................................. 2977 |