0. APRESENTAÇÃO
José Pereira da Silva
1. A OUTRA FACE DE SOSÍGENES COSTA: O “FARAÓ” BELMONTENSE
Mariana Barbosa Batista, Aleilton Fonseca e Rosana Ribeiro Patrício
2. A RETEXTUALIZAÇÃO COMO ESTRATÉGIA DE LEITURA E PRODUÇÃO TEXTUAL NO ENSINO FUNDAMENTAL
Suellen Silva Venturim e Maria da Penha Pereira Lins
3. ANTÓNIO PATRÍCIO LEITOR DE NIETZSCHE
Roberto Nunes Bittencourt
4. CRUZ E SOUSA -
DE POETA NEGRO A POETA UNIVERSAL
Juan Marcello Capobianco
5. CRUZ E SOUSA E OS POETAS MODERNOS UM OLHAR ENDÓGENO
Juan Marcello Capobianco
6. ENVEREDANDO PELOS PROCESSOS DE FORMAÇÃO DE PALAVRAS: "A VINGANÇA DE CHARLES TIBURONE"
Denise Salim Santos
7. INTERTEXTUALIDADES: "ADÃO E EVA NO PARAÍSO" E OUTROS TEXTOS
Lucia Maria Moutinho Ribeiro
8. JULIA LOPES DE ALMEIDA: O LUGAR DA MULHER NA LITERATURA BRASILEIRA NA VIRADA ENTRE OS SÉCULOS XIX E XX
Paula Rúbia Oliveira do Vale Alves
9. NA COLÔNIA PENAL: O SOFRIMENTO-ESPETÁCULO DE FRANZ KAFKA
Ilma da Silva Rebello
10. O GRITO MUDO: AS INSTÂNCIAS DE UMA MONTAGEM
José Guimarães Caminha Neto
11. O OLHAR IRÔNICO DE MACHADO DE ASSIS EM MEMÓRIAS PÓSTUMAS DE BRÁS CUBAS
Simone de Souza Braga Guerreiro
12. PROTÓTIPOS X ESTEREÓTIPOS NA LITERATURA INFANTO-JUVENIL: A REPRESENTAÇÃO DA MULHER NEGRA EM A COR DA TERNURA, DE GENI GUIMARÃES E EM E AGORA? DE ODETE MOTT
Joildes Santos de Sousa, Elane de Jesus Santos, Edeilson de Jesus Santos e Débora Chaves
13. RAÇA EM DEBATE, A PARTIR DO OLHAR DE MARIO DE ANDRADE E BERNARDO HONWANA
Michele Mileipp Pereira da Cruz, Maria Geralda de Miranda e Rosenilda Roberto dos
14. SACOLINHA: UMA VOZ A TRANSPOR OS LIMITES DA MARGEM
Raymundo José da Silva
15. SARAMAGO E PEPETELA UMA COMPARAÇÃO DA METAFICÇÃO HISTORIOGRÁFICA NAS NARRATIVAS DE ROMANCES PÓS MODERNOS E CONTEMPORÂNEOS DE LÍNGUA PORTUGUESA
Roberta Andréa dos Santos Colombo
16. SOLANO TRINDADE X CARTOLA: UMA QUESTÃO DE IDENTIDADE
Gláucia Regina Santos Cunha
17. TRAGÉDIA E VIOLÊNCIA: A NATUREZA COMO TESTEMUNHA OCULAR EM “O CAVAQUINHO” E MEMÓRIAS DE LÁZARO
Gleide Conceição de Jesus
18. VIDAS DESPERDIÇADAS UM ESTUDO COMPARATIVO DOS PERFIS DE CAROLINA MARIA DE JESUS E ESTAMIRA GOMES DE SOUZA
Idemburgo Pereira Frazão Félix e Laurides Lescano Antunes de Aquino
19. A CARTEIRA DO MEU TIO: A INOVAÇÃO ROMANESCA NA LITERATURA MACEDIANA
Vanessa Monteiro da Silva
20. A IMPORTÂNCIA DOS SUBSTANTIVOS NA ICONICIDADE DA POESIA DE SALGADO MARANHÃO
Aira Suzana Ribeiro Martins
21. A INFLUÊNCIA DO CAPITAL NA CONSTRUÇÃO DE SENHORA, DE JOSÉ DE ALENCAR
Isis Maia de Almeida, José Severino da Silva e Idemburgo Pereira Frazão Félix
22. A INTERFACE LITERATURA E JORNALISMO: AS CRÔNICAS DE JOÃO DO RIO E O RETRATO DO BRASIL NO PERÍODO DA VIRADA DO SÉCULO XIX PARA O XX
Angélica Lino S. Moriconi
23. A PARÁFRASE DISCURSIVA QUE ATRAVESSA AS ESTÉTICAS DE CASTRO ALVES, DE SOLANO TRINDADE E DO GRAFITE CONTEMPORÂNEO
Marcos Antônio Cruz de Araújo
24. A REPRESENTAÇÃO DA MULHER NA POESIA TROVADORESCA
Tatiana Alves Soares Caldas
25. A REPRESENTAÇÃO DE PERSONAGENS FEMININAS EM AOS MEUS AMIGOS E QUERIDOS AMIGOS DE MARIA ADELAIDE AMARAL
Eliana Sales Vieira Neves
26. ALBERTO MUSSA E A COSMOGONIA DOS DEGRADADOS
Joyce Silva Braga
27. análise dos gibis da turma da mônica a partir do personagem luca: a gênese de uma nova identidade
Vanessa Nogueira Maia de Sousa e Daniele Ribeiro Fortuna
28. AS EXPRESSÕES “TUDO DE BOM” VS “TUDO” NO FUNCIONAMENTO DA LINGUAGEM
Carmelita Minélio da Silva Amorim, Lays de Oliveira Joel Lopes, Lúcia Helena Peyroton da Rocha, Mônica dos Santos Souza e Poliana Claudiano Calazans
29. AS VÍTIMAS ALGOZES: O MEDO COMO ARMA ABOLICIONISTA
Vanessa Monteiro da Silva
30. AVESSOS DA BELLE ÉPOQUE: OS REVOLTOSOS DA VACINA DEPORTADOS PARA A AMAZÔNIA
Luciana Marino do Nascimento
31. BONITINHA MAS ORDINÁRIA (1981): COMENTÁRIOS AO FILME INSPIRADO NA OBRA DE NELSON RODRIGUES
Camillo Cavalcanti
32. CANTOS E DES-ENCANTOS: A LÍRICA DE CACASO EM DIÁLOGO COM COMPOSIÇÕES DE CHICO BUARQUE
Raquel da Silva Santos e Idemburgo Pereira Frazão Félix
33. COLEÇÃO MANUEL SEGALÁ: LIVROS DE POEMAS ILUSTRADOS
Armando Gens
34. CONFIGURAÇÕES DO GROTESCO NO UNIVERSO RURAL EM CONTOS DE JOÃO GUIMARÃES ROSA E DE MIGUEL TORGA
Floriano Esteves da Silva Neto e Francisco Ferreira de Lima
35. CONSTRUÇÃO DA IMAGEM DE RELATO DE VIAGEM EM ROBINSON CRUSOE
Bianca Dorothéa Batista e Luciana Villas-Bôas
36. CRÔNICAS DE PAIXÃO, HUMILDADE E MORTE
Mônica Gomes da Silva
37. DIADORIM: LUZ E SOMBRA, SOL E LUA -
O HÁPTICO ACARICIA O SERTÃO
Alessandra Moura Bizoni
38. ENVEREDANDO POR QUESTÕES DE GÊNERO EM CONTOS DE PERRAULT: INTERFACES DO FEMININO E DO MASCULINO NA DESCONSTRUÇÃO DE PARADIGMAS
Regina Michelli
39. ESTA ILUSÃO É EMPOLGANTE: A FORÇA POÉTICA DA PAISAGEM SERTANEJA
Gabriel Jorge Barbosa dos Santos
40. GIL VICENTE: PARA SEMPRE LEMBRADO
Fabiana de Paula Lessa Oliveira
41. HISTÓRIA E MEMÓRIA COLETIVA: O CANTO HARMONIOSO E TRISTE DE PATATIVA DO ASSARÉ EM VERSOS DE CORDEL
José Severino da Silva, Idemburgo Pereira Frazão Félix e Jacqueline de Cássia Pinheiro Lima
42. HOMEM DE PALAVRA: JOEL RUFINO E A HISTÓRIA COMO ESTRATÉGIA FICCIONAL
Idemburgo Frazão
43. IMAGENS DA PAISAGEM URBANA, NATURAL E ECOLÓGICA NA POESIA DE MYRIAM FRAGA
Veronica Almeida Trindade, Rosana Maria Ribeiro Patrício e Aleilton Fonseca
44. IMAGENS DE MULHER NA POESIA DE GILKA MACHADO E MYRIAM FRAGA
Veronica Almeida Trindade, Rosana Maria Ribeiro Patrício e Aleilton Fonseca
45. INVENÇÃO E MEMÓRIA EM LYGIA FAGUNDES TELLES
Fátima Rocha
46. MAXADO NORDESTINO: VIDA E OBRAS DE UM CORDELISTA DESLOCADO NAS DÉCADAS DE 60 E 70
Roberto dos Reis Cruz e Benedito José de Araújo Veiga
47. MEMÓRIA, HISTORIA E SOCIEDADE: ELEMENTOS CONSTRUTIVOS NA NARRATIVA DE JOSÉ LINS DO REGO NO ROMANCE FOGO MORTO
Gleide Conceição de Jesus e Maria Fernanda Arcanjo de Almeida
48. MÚSICA, A PALAVRA DA CRIAÇÃO UM ESTUDO DE A FERMATA DE E. T. A. HOFFMANN
Simone Maria Ruthner
49. NO SAMBA, NA CULTURA E NA LÍNGUA PORTUGUESA: FAVELA
Fábio André Cardoso Coelho
50. O CONFRONTO TEXTO LITERÁRIO E ILUSTRAÇÃO DO CANTO III DO LIVRO INFERNO DA DIVINA COMÉDIA
Linda Salette Miceli Ferreira
51. O EU (OU NÓS) QUE VIAJA: O NARRADOR EM: “OS TRABALHOS DA COMISSÃO BRASILEIRA DE RECONHECIMENTO DO ALTO PURUS” DE EUCLIDES DA CUNHA
Camila Bylaardt Volker e Carlos Eduardo Capela
52. O LAR E O PALCO, NA ERA DO RÁDIO: A IDENTIDADE FEMININA EM A ESTRELA SOBE, DE MARQUES REBELO
Jaqueline Maria Freitas e Idemburgo Frazão
53. O PATHOS DO EXÍLIO NO ESCRITOR MILTON HATOUM
Joyce Silva Braga
54. O PENSAMENTO CRÍTICO DE EDUARDO PORTELLA
Camillo Cavalcanti
55. O TEXTO E O LEITOR: UMA RELEITURA DE “RESTOS DO CARNAVAL”, DE CLARICE LISPECTOR
Roberto dos Reis Cruz e Benedito José de Araújo Veiga
56. OS VALORES ADJETIVOS NA CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS EM LUCÍOLA
Elaine Silva Clemente
57. PLASMAÇÕES DO GROTESCO EM MACHADO DE ASSIS E MIGUEL TORGA
Floriano Esteves da Silva Neto
58. QUE VOZES FEMININAS ECOAM NO TEATRO BAIANO -
DA DÉCADA DE SETENTA?
Rosinês de Jesus Duarte
59. RASTROS DA DESCONSTRUÇÃO NO PENSAMENTO DE SILVIANO SANTIAGO
Rodrigo do Amaral Ferreira
60. REFLETINDO SOBRE O UNIVERSO FEMININO NAS CANÇÕES DE CHICO BUARQUE: A VISÃO SEMIOLINGUÍSTICA
Graziela Borguignon Mota
61. SERTÃO, MEMÓRIA E NARRATIVA: VISITANDO O NORDESTE DE JORGE AMADO
Analúcia Andrade Costa e Celeste Maria Pacheco de Andrade
62. Silêncio, vozes, opressão e liberdade (através da escrita): reflexões sobre “Zito Makoa, da 4ª classe”, de Luandino Vieira e “O menino que escrevia versos”, de Mia Couto
Fabiana de Paula Lessa Oliveira e Fabiana Rodrigues de Souza Pedro
63. TEORIA E CRÍTICA LITERÁRIAS: CONTRIBUIÇÕES BARTHESIANAS
Regina Celi Alves da Silva
64. VEREDAS INSÓLITAS EM O GATO E O ESCURO, DE MIA COUTO: TRÂNSITOS ENTRE O CLARO E O ESCURO
Luciana Morais da Silva e Flavio García
|