0. APRESENTAÇÃO
José Pereira da Silva
1. A INCERTEZA DE COLOMBO EM OPERETTE MORALI, DE GIACOMO LEOPARDI
Gisele Batista da Silva
2. A LEITURA COMO SENTIDO DA PALAVRA
Fátima Cristina Rivas Filipe de Oliveira e Lana Cristina de Oliveira Potocky Nelken
3. A LOUSA DIGITAL COMO INSTRUMENTO DE RUPTURA DAS BARREIRAS FÍSICAS DA SALA DE AULA
Dilermando Moraes Costa, Márcio Luiz Corrêa Vilaça e Cleonice Puggian
4. A PERSPECTIVA LITERÁRIA DE MIGUEL DE UNAMUNO
Cristiane Agnes Stolet Correia
5. ANTÔNIO VIEIRA E O SERMÃO DA RAINHA SANTA ISABEL: REFLEXÕES ÀS ESTRATÉGIAS ARGUMENTATIVAS
Leonardo Samu
6. CURSO BREVE DE TUPI ANTIGO EM DEZ LIÇÕES (Com base nos nomes de origem tupi da geografia e do português do Brasil)
Eduardo de Almeida Navarro
7. E-BOOK: TECNOLOGIA, EDUCAÇÃO E LEITURA
Simone Regina de Oliveira Ribeiro e Márcio Luiz Corrêa Vilaça
8. ESTRANGEIRISMO: AMEAÇA OU ACRÉSCIMO À IDENTIDADE LINGUÍSTICA?
Helena Grinberg da Silva Barcelos
9. FACEBOOK NO ENSINO DE LÍNGUA INGLESA: UMA EXPERIÊNCIA NO CURSO DE LETRAS
Solimar Patriota Silva
10. O LUGAR DO ÍNDIO EM DOCUMENTOS DO SÉCULO XVIII DA CAPITANIA DA BAHIA
Maria Ionaia de Jesus Souza
11. O SUBJUNTIVO EM PORTUGUÊS E EM INGLÊS: UMA ABORDAGEM GERATIVA
Mário Marcio Godoy Ribas e Nataniel dos Santos Gomes
12. A DOMESTICAÇÃO NA TRADUÇÃO DE PERFECT STRANGERS
Ivone Lino de Barros
13. A HISTÓRIA POR TRÁS DA “EXPRESIÓN AMERICANA” DE LEZAMA LIMA
Eliane Terezinha Piccolotto
14. A IMPORTÂNCIA DA CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS E DA LEITURA EM VOZ ALTA PARA CRIANÇAS EM FASE DE ALFABETIZAÇÃO
Gabriela Duarte Cunha
15. A INTERTEXTUALIDADE E SUA DIMENSÃO CONSTITUTIVA DE SENTIDO NA LEITURA/COMPREENSÃO E NA PRODUÇÃO DE TEXTOS
Marta Cristiane de Figueiredo
16. A REFERENCIAÇÃO INDIRETA NAS FÁBULAS FABULOSAS
Elmar Rosa de Aquino
17. AS FUNCIONALIDADES DOS CONECTIVOS: UM ESTUDO ARGUMENTATIVO PARA INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS
Charleston Chaves
18. BÍBLIA: ADAPTAR É PRECISO
Thalita Fernandes Clemente
19. ENUNCIAÇÃO, COMPREENSÃO TEXTUAL E LEITURA DIALÓGICA: APORTES PARA O ENSINO
Deyvid Souza Nascimento
20. MEDIAÇÃO DE LEITURA E INTERAÇÃO EM ESPAÇOS ALTERNATIVOS
Iran N. Pitthan
21. SER LETRADO, SER ATUANTE
Thaís Ferreira Bigate
22. TUDO QUE A ANTENA CAPTAR, A CRIANÇA CAPTURA!
Patrícia Jerônimo Sobrinho e Daniele Ribeiro Fortuna
|