0. APRESENTAÇÃO
José Pereira da Silva
1. A ESCRITA NA ESCOLA: TEORIA E PRÁTICA
Doris de Almeida Soares
2. A LEITURA ON-LINE E O ENSINO DA LÍNGUA INGLESA
Vânia Santana Carvalho, Cristina Vergnano Junger
3. A PRODUÇÃO TEXTUAL DE SURDOS: LINGUAGEM METAFÓRICA E CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS
Ana Paula Lima Santos
4. A SEQUÊNCIA DIDÁTICA COMO FACILITADORA DO ENSINO DE LEITURA E ESCRITA A PARTIR DE GÊNEROS TEXTUAIS
Joildes Santos de Sousa, Josinéia Santos de Sousa e Elane de Jesus Santos
5. CORPO E LÍNGUA: ELEMENTOS SIMBÓLICOS DE REFERENCIALIDADE NAS PRODUÇÕES ESCRITAS DE SURDOS
Gláucia dos Santos Vianna
6. DA LEITURA À ESCRITA: A COLUNA “CARTA DO LEITOR” COMO VOZ DO ALUNO-LEITOR DO JORNAL ESCOLAR
Juliene Kely Zanardi
7. DO TEXTO ESPONTÂNEO AO TEXTO FORMAL NA SALA DE AULA
Maria Suzett Biembengut Santade
8. ESCRITA E REESCRITA DE TEXTOS DISSERTATIVOS NO ENSINO MÉDIO: REFLEXÕES
Daniela Reis Freitas
9. A EVOLUÇÃO E REVOLUÇÃO DA ESCRITA: Um Estudo Comparativo
Rosimeri Claudiano da Costa, Renato da Silva e Márcio Luiz Corrêa Vilaça
10. INTERFERÊNCIA DA FALA NA ESCRITA DE ALUNOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Sheyla de Paula Teixeira de Souza e Vanusa dos Santos Lima
11. INTERFERÊNCIAS DIDÁTICAS SIGNIFICATIVAS NAS AVALIAÇÕES DOS TEXTOS ESCRITOS DOS ALUNOS
Heloana Cardoso Retondar
12. LINGUAGEM ORAL CULTA: UMA DAS CONSEQUÊNCIAS DE UM ALTO NÍVEL DE LETRAMENTO
José Mario Botelho
13. LINGUAGEM, CULTURA E PODER: REFLEXÕES SOBRE O ENSINO DA PRODUÇÃO TEXTUAL NO LIVRO DIDÁTICO
Maria Helena da Silva e Jurema Rosa
14. O TEXTO NA INICIAÇÃO CIENTÍFICA: PERCURSOS DISCENTES NAS ÁREAS DE CIÊNCIAS DA SAÚDE E CIÊNCIAS AGRÁRIAS
Thamires Meira da Silva e Arlinda Cantero Dorsa
15. O TRABALHO COM AS SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS: POSSIBILIDADES PARA O ENSINO DE PRODUÇÃO TEXTUAL
Graciethe as Silva de Souza e Geisa Borges da Costa
16. PLÁGIO, O CRIME DESCONHECIDO
Wesley Rosado, Luckyshaider Bellunato Camara Cortes Bitencourt, Polliana Severino da Silva Faria, Érica Faria Knupp, Jonatan da Silva Ribeiro e Andréia Almeida Mendes
17. PROBLEMAS DE CITAÇÕES CASOS MAIS RECORRENTES DE PLÁGIO
Andréia Almeida Mendes, Estéfane Moreira de Carvalho, Samuel Firmino de Brito, Thatiany Gonçalves Leite, Aquiles de Souza Torres e David Gomes Hibner
18. PRODUÇÃO TEXTUAL A PARTIR DO RECONTO ORAL DA NARRATIVA “BARBA AZUL”
José Ricardo Carvalho da Silva e Tatiana Pinheiro da Cruz
19. PRODUÇÃO TEXTUAL ATRAVÉS DE CALVIN E HAROLDO, DE BILL WATTERSON
Taís Turaça Arantes, Hugo Augusto Turaça Leandro e Nataniel dos Santos Gomes
20. PRODUÇÃO TEXTUAL EM SALA DE AULA: A MOTIVAÇÃO COMO FATOR DETERMINANTE
Denise Aparecida Calegari Marocolo
21. TEXTO E ILUSTRAÇÃO NO LIVRO PARA CRIANÇAS E JOVENS: A PRODUÇÃO DE SENTIDOS
Rosa Maria Cuba Riche
22. UM OLHAR SOBRE AS PRÁTICAS DE ESCRITA NAS AULAS DO PROJOVEM URBANO
Raquel Carvalho Soares e Cleonice Puggian
|