Terceira sessão de mesas-redondas: das 08h00 às 10h00
SALA 1 – Mesa-redonda 1 do dia 27, sobre o tema “O ensino de língua materna na Educação de Jovens e Adultos (EJA): articulação entre teorias e práticas”, sob a presidência de “Maria Teresa Gonçalves Pereira”, que falará sobre “O TEMPO E O ESPAÇO DO ALUNO NA EJA: A (AUTO) CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO”.
Dia 27 m-r 1-b – Daniela Porte – OS SUJEITOS DA EJA: DA CORREÇÃO IDIOMÁTICA AO SABER PRAGMÁTICO
Dia 27 m-r 1-c – Jardeni Azevedo Francisco Jadel – PROPOSTA DE CURRÍCULO PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO ENSINO FUNDAMENTAL: ARTICULAÇÃO ENTRE TEORIA E PRÁTICA
Dia 27 m-r 1-d – Hanna Chiapetta Portella Magalhães – A EXPERIÊNCIA NA EJA PARA A FORMAÇÃO DO PROFISSIONAL DE LETRAS
Dia 27 m-r 1-e – Monique Silva Gern de Araujo – O ENSINO DE LÍNGUA MATERNA NA EJA: A SELEÇÃO A SERVIÇO DAS ESPECIFICIDADES
SALA 2 – Mesa-redonda 2 do dia 27, sobre o tema “Gramática, Variação e Ensino”, sob a presidência de Luiz Roberto Peel Furtado de Oliveira, que falará sobre GRAMÁTICAS PEDAGÓGICAS
Dia 27 m-r 2-b – Marina de Oliveira Rodrigues (UFT), Aparecida B. de Morais Gualberto (UFT) e Luiz Roberto Peel Furtado de Oliveira – NORMA E VARIAÇÃO: A SALA DE AULA COMO ESPAÇO DE DISCUSSÃO DO ENSINO DA GRAMÁTICA NORMATIVA E DAS VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS
Dia 27 m-r 2-c – Edina Félix da Silva (UFT) e Juscicleia Santos Cardoso – REESCRITA: UM MÉTODO DE ENSINO APRENDIZAGEM DE PRODUÇÃO TEXTUAL NUMA PERSPECTIVA DE PERCEPÇÃO DAS VARIEDADES LINGUÍSTICAS ESCRITAS
Dia 27 m-r 2-d – Misleine Andrade Ferreira Peel (UFT) e Luiz Roberto Peel Furtado de Oliveira – GRAMÁTICA E MATEMÁTICA: DUAS TÉCNICAS FUNDAMENTAIS PARA A AQUISIÇÃO DE CULTURA
Dia 27 m-r 2-e – Michelle Fragoso Santos e Luiz Roberto Peel Furtado de Oliveira – A NORMA GRAMATICAL ENSINADA NA ESCOLA E A NORMA USADA POR ALUNOS DA ZONA RURAL DE PALMEIRANTE-TO: PERSPECTIVAS DOS ALUNOS
Dia 27 m-r 2-f – Seane Oliveira Xavier Bezerra, Luiz Roberto Peel Furtado de Oliveira, Kênia Cristina Santos Monteiro e Izaaque Paulino Coelho – A VISÃO DOS ALUNOS DE 9º ANO SOBRE ENSINO DE GRAMÁTICA
SALA 3 – Mesa-redonda 3 do dia 27, sobre o tema “Ensino e Aprendizagem Online e Cultura Digital: redes sociais, ambientes virtuais e ferramentas digitais”, sob a presidência de “Márcio Luiz Corrêa Vilaça”, que falará sobre ““EDUCAÇÃO, INOVAÇÃO E TECNOLOGIA: CULTURA DIGITAL E FERRAMENTAS DIGITAIS”
Dia 26 m-r 6-b – Solimar Patriota Silva – FACEBOOK COMO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES
Dia 27 m-r 3-c – Simone Regina de Oliveira Ribeiro e Márcio Luiz Corrêa Vilaça– TECNOLOGIA, LINGUAGEM E EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
Dia 27 m-r 3-d – Renato da Silva – CIBEREDUCAÇÃO: A “REVOLUÇÃO” DO ENSINO NA SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO
Dia 27 m-r 3-e –Lilia Aparecida Costa Gonçalves – A MONITORIA COMO ESPAÇO DE FORMAÇÃO DOCENTE PARA USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS
SALA 4 – Mesa-redonda 4 do dia 27, sobre o tema “Diálogo com os quadrinhos”, sob a presidência de “Nataniel dos Santos Gomes”, que falará sobre “POESIA EM FORMA DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS”, em parceria com Daniel Abrão
Dia 27 m-r 4-b – Luciano Filizola da Silva – QUADRINHOS SUBVERSIVOS
Dia 27 m-r 4-c – André Luís Soares Smarra – AS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS NA SEMEADURA DE UM MUNDO MELHOR: EDUCAÇÃO E INCLUSÃO SOCIAL ATRAVÉS DOS HERÓIS MIRINS DA TURMA DA MÔNICA
Dia 27 m-r 4-d – Cesar Augusto Lotufo – A CONSTRUÇÃO DOS HERÓIS NA IDENTIDADE NACIONAL DOS POVOS: OS QUADRINHOS E A MEMÓRIA SOCIAL DOS MITOS
SALA 5 – Mesa-redonda 5 do dia 27, sobre o tema “EDIÇÃO DAS OBRAS LITERÁRIAS INÉDITAS DE EULÁLIO MOTTA: RESULTADOS E PERSPECTIVAS”, sob a presidência de “Patricio Nunes Barreiros”, que falará sobre o tema da mesa.
Dia 27 m-r 5-b – Liliane Lemos Santana Barreiros – A EDIÇÃO DE BAHIA HUMORÍSTICA DE EULÁLIO MOTTA
Dia 27 m-r 5-c – Tainá Matos Lima Alves e Patricio Nunes Barreiros – EDIÇÃO SEMIDIPLOMÁTICA DO CADERNO SEM CAPA 1 DE EULÁLIO MOTTA
Dia 27 m-r 5-d – Juliana Pereira Rocha e Patricio Nunes Barreiros – TRANSCRIÇÃO SEMIDIPLOMÁTICA DO CADERNO MEU CADERNO DE TROVAS
Dia 27 m-r 5-e – Taylane Vieira dos Santos e Patricio Nunes Barreiros – EDIÇÃO SEMIDIPLOMÁTICA DO CADERNO CANÇÕES DO MEU CAMINHO 3ª EDIÇÃO DE EULÁLIO MOTTA
SALA 6 – Mesa-redonda 6 do dia 27, sobre o tema “Lexicografia, lexicologia, fraseologia, terminologia e semântica”, sob a presidência de “Giselle Olivia Mantovani Dal Corno”, que falará sobre “CIÊNCIAS DO LÉXICO: MULTIPLICIDADE DE ABORDAGENS E PERSPECTIVAS”
Dia 27 m-r 6-b – Sabrina Pereira de Abreu – O TRATAMENTO DE ÁREAS TEMÁTICAS EM DICIONÁRIO GERAL DE LÍNGUA
Dia 27 m-r 6-c – Celina Marcia de Souza Abbade – DICIONÁRIO TERMINOLÓGICO DO ESPIRITISMO
Dia 27 m-r 6-d – Bruno Misturini e Carmen Maria Faggion – TOPONÍMIA E HISTÓRIA: OS BAIRROS DE BENTO GONÇALVES (RS)
Dia 27 m-r 6-e – Nelly Medeiros de Carvalho – LINGUAGEM E IDEOLOGIA NOS VERBETES DO DICIONÁRIO
SALA 7 – Mesa-redonda 7 do dia 27, sobre o tema “Tópicos em Análise Semiolinguística do Discurso” sob a presidência de Patrícia Ferreira Neves Ribeiro
Dia 27 m-r 7-b – Eveline Coelho Cardoso – VÍTIMA DA EDUCAÇÃO: ANÁLISE DA CONSTRUÇÃO DO ETHOS DO PROFESSOR EM CHARGES CONTEMPORÂNEAS
Dia 27 m-r 7-c – Camilla Ramalho Duarte e Rosane Santos Mauro Monnerat – QUE DILMA E CICARELLI TÊM EM COMUM? UMA LEITURA SEMIOLINGUÍSTICA DO SENSACIONAL SENSACIONALISTA
Dia 27 m-r 7-d – Caroline Lourenço Monteiro – ENTRE O POPULAR E O POPULISTA: OS EFEITOS DE PATEMIZAÇÃO EM NOTÍCIAS JORNALÍSTICAS
Dia 27 m-r 7-e – Graziela Borguignon Mota e Patrícia Ferreira Neves Ribeiro – UMA ANÁLISE SEMIOLINGUÍSTICA DA CANÇÃO A RITA DE CHICO BUARQUE
SALA 8 – Grupo 15 de comunicações do dia 27, sob a coordenação de Camillo Baptista Oliveira Cavalcanti, que falará sobre “O ROMANTISMO NA LITERATURA BRASILEIRA: A QUESTÃO DA NACIONALIDADE LITERÁRIA E A FORMAÇÃO DO CÂNONE”
Dia 27-gr.com.15-b) Flavia Correa Galloulckydio e Vânia Lúcia Rodrigues Dutra - ARTICULAÇÃO TEMA-REMA NO MANIFESTO: CONSIDERAÇÕES PARA O EXERCÍCIO DA CIDADANIA
Dia 27-gr.com.15-c) Sebastião Reis Teixeira Zanon e Andressa Teixeira Pedrosa– INTERDISCIPLINARIDADE E EDUCAÇÃO
Dia 27-gr.com.15-d) Dalva Pereira Barreto de Araújo e Josane Moreira de Oliveira – – A GRAMATICALIZAÇÃO DA PARTÍCULA LÁ
Dia 27-gr.com.15-e) Cristiano da Silveira Colombo, Nilson Sergio Peres Stahl, Eliana Crispim França Luquetti e Sérgio Arruda de Moura – O RACISMO E O XADREZ: UMA ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR
Dia 27-gr.com.15-f) Márcia Maria Lima Candido – AS QUESTÕES DE LÍNGUA PORTUGUESA DO ENEM E SUAS RESPECTIVAS COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
Dia 27-gr.com.15-g) Hildacy da Silva Mota Dias e Rosana Ferreira Alves – PROPOSTA DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE GRAMÁTICA EM CONTEXTO DE REFLEXÃO
AUDITÓRIO – Segunda sessão de conferências (das 10h00 às 12h00), sob a presidência de José Mario Botelho
Conferencista 1: Idemburgo Pereira Frazão Félix – LINGUAGEM E MARGINALIDADES: CONSEQUÊNCIAS DO PRECONCEITO LINGUÍSTICO NA LITERATURA BRASILEIRA
Conferencista 2: Márcio Luiz Corrêa Vilaça – CIBERCULTURA E ENSINO DE LÍNGUAS: O LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA
ALMOÇO: das 12h00 às 14h00
AUDITÓRIO – Primeira sessão de lançamentos e autógrafos (das 13h00 às 15h30), sob a coordenação de José Mario Botelho, Maria Lúcia Mexias-Simon, José Enildo Elias Bezerra e Ilma Nogueira Motta.
Almanaque CiFEFiL 2014. Rio de Janeiro: CiFEFiL, 2014.
Antonio Carlos Santana de Souza; Maria Leda Pinto (Orgs.). Produção de texto oral e escrito: estudos e pesquisas da pós-graduação. Curitiba: Appris, 2014.
Aparecida Negri Isquerdo e Giselle Olivia Mantovani Dal Corno (Orgs.). As ciências do léxico: lexicologia, lexicografia, terminologia, vol. VII Campo Grande: UFMS, 2014.
Guinho Frazão. Graças de Deus: um gato. [Poesia]. Rio de Janeiro: Sinergia, 2014.
Guinho Frazão. Maná-os [Poesia]. Rio de Janeiro: Sinergia, 2014.
José Arnaldo Guimarães Filho. Pequeno dicionário do futebolês: Tire suas dúvidas de letra. Rio de Janeiro: Macabea, 2014.
José Mario Botelho. Pequeno dicionário de latim-português. 2ª ed. rev. e ampl. Rio de Janeiro: JM Botelho, 2014.
José Pereira da Silva. Crítica Textual e edição de textos: bibliografia produzida ou referenciada nas últimas décadas. 2ª ed. aum. Curitiba: Appris, 2013.
Juliana dos Santos Barbosa. Nelson Sargento e as Redes Criativas do Samba. Curitiba: Appris, 2014.
AUDITÓRIO – Segunda sessão de lançamentos e autógrafos (das 15h30 às 18h00), sob a coordenação de Eduardo Tuffani Monteiro, Amós Coêlho da Silva, Antônio Elias Lima Freitas e Luiz Braga Benedito
Letícia Jovelina Storto, Juliana Kiyosen Nakayama e Vanessa Hagemeyer Burgo (Orgs.). Texto, contexto e discurso: homenagem a Paulo de Tarso Galembeck. Curitiba: Appris, 2014.
Márcio Lázaro Almeida da Silva. Coesão e coerência textuais para concurso público: teoria e prática. 1ª ed. Rio de Janeiro: Multifoco, 2014.
Márcio Luiz Moitinha Ribeiro e Flora Simonetti Coelho. Gramática latina: morfologia e sintaxe. 1ª ed. Niterói: LL Divulgação, 2014.
Márcio Luiz Moitinha Ribeiro. As Bucólicas de Virgílio: origens, características e estilo do poeta. Estudo e tradução. Novas Edições Acadêmicas, 2014.
Maria Lúcia Mexias-Simon – Manda quem pode. Rio de Janeiro: Multifoco, 2014.
Nataniel dos Santos Gomes. Gramática Kayabí: reflexões sobre a ordem e os clíticos em uma língua indígena brasileira. Curitiba: Appris, 2014.
Nataniel dos Santos Gomes e Daniel Abrão. Grandes poderes trazem grandes responsabilidades: refletindo sobre o uso das histórias em quadrinhos em sala de aula. Curitiba: Appris, 2014.
Revista Philologus, (nº 58 e nº 59). Rio de Janeiro: CiFEFiL, 2014.
Solimar Silva. Oficina de escrita criativa: escrevendo em sala e publicando na web. Petrópolis: Vozes, 2014.
Terceira sessão de comunicações: das 14h00 às 16h00
SALA 1 – Grupo 01 de comunicações do dia 27, sobre o tema “Sociolinguística, dialetologia e geografia linguística”, sob a coordenação de Hilma Nogueira Motta.
Dia 27-gr.com.01-a) Marina da Glória Perrucho dos Santos e Idemburgo Pereira Frazão Félix – A AVALIAÇÃO EXTERNA E A IDENTIDADE DOCENTE
Dia 27-gr.com.01-b) Priscilla Gevigi de Andrade e Lilian Coutinho Yacovenco – PRIMEIRA PESSOA DO PLURAL NAS REVISTAS DA TURMA DA MÔNICA
Dia 27-gr.com.01-c) Bougleux Bonjardim da Silva Carmo e Gessilene Silveira Kanthack – A REPRESENTAÇÃO VARIÁVEL DOS OBJETOS ANAFÓRICOS NO PORTUGUÊS BRASILEIRO
Dia 27-gr.com.01-d) Susana Silva de Souza, Cláudia Regina Brescancini e Giovana Ferreira Gonçalves – UM ESTUDO SOBRE O ALÇAMENTO DAS VOGAIS MÉDIAS ÁTONAS FINAIS: INTERFACE ENTRE AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM E VARIAÇÃO SOCIOLINGUÍSTICA
Dia 27-gr.com.01-e) Márcia dos Santos Santana (UFRB), Jessica Maiana Ribeiro dos Santos, Silvoneide da Silva (UFRB) e Geisa Borges da Costa – O ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA NAS ESCOLAS: VARIAÇÃO LINGUISTICA EXISTENTES NA FALA DE ALGUNS MORADORES DA ZONA RURAL NA CIDADE DE AMARGOSA - BA
Dia 27-gr.com.01-f) Juliana Magalhães Catta Preta de Santana e Silvia Rodrigues Vieira – VARIAÇÃO LINGUÍSTICA NO ENSINO MÉDIO: A ORIENTAÇÃO DO LIVRO DIDÁTICO E A MEDIAÇÃO DO PROFESSOR
SALA 2 – Grupo 02 de comunicações do dia 27, sobre o tema “Análise do discurso, linguística textual e pragmática, sob a coordenação de José Marcos Barros Devillart, que falará sobre “ESTRATÉGIAS DE INTERSUBJETIFICAÇÃO NO DISCURSO DO PROFETA GENTILEZA”, em parceria com Mariangela Rios de Oliveira.
Dia 27-gr.com.02-b) Mônica da Silva Moreira e Cleide Emília Faye Pedrosa – INTELECTUALIDADE NORDESTINA: QUEM SOMOS E COMO NOS
Dia 27-gr.com.02-c) Dayane Veras dos Santos e Alexsandro Alves dos Santos – O USO DAS MARCAÇÕES NÃO MANUAIS NA LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS: UM ESTUDO PRAGMÁTICO
Dia 27-gr.com.02-d) Maria Rachel Fiuza Moreira e Maria do Socorro Aguiar de Oliveira Cavalcante – A PRODUÇÃO DE EFEITOS DE SENTIDOS NOS ESPELHOS DE TELEJORNAIS
Dia 27-gr.com.02-e) Marilena Inácio de Souza – SIM, NÓS PODEMOS”: UM FENÔMENO LINGUÍSTICO-DISCURSIVO EM DESTAQUE NAS GRANDES MÍDIAS
Dia 27-gr.com.02-f) Paloma Cristina Feitosa e Luiza Mara Braga Martins – GETÚLIO SILENCIADO: O SILÊNCIO E O NÃO-DITO NA CARTA-TESTAMENTO
SALA 3 – Grupo 03 de comunicações do dia 27, sobre o tema “Diacronia e história linguística e filológica”, sob a coordenação de Miguél Eugenio Almeida, que falará sobre “O ARTIGO DEFINIDO EM TRECHOS DA REGRA DE SÃO BENTO (XIV/XV): UMA ABORDAGEM FILOLÓGICA”.
Dia 27-gr.com.03-b) Rosana Ferreira Alves, – LINGUÍSTICA E ENSINO-APRENDIZAGEM DE GRAMÁTICA: INVESTIGANDO O PREPARO À DOCÊNCIA
Dia 27-gr.com.03-c) Pascásia Coelho da Costa Reis – DA CHAPADA DIAMANTINA: NOTÍCIAS DE GARIMPEIROS
Dia 27-gr.com.03-d) Telma Aparecida Félix da Matta Ccori e Ana Lúcia de Paula Müller – SER/ ESTAR + PARTICÍPIO EM ESPANHOL E PORTUGUÊS BRASILEIRO
Dia 27-gr.com.03-e) Helga Livia Aparecida Silva de Melo e Maria Antonieta Amarante de Mendonça Cohen – A COLOCAÇÃO PRONOMINAL NOS SINTAGMAS VERBAIS EM DOCUMENTO PORTUGUÊS SEISCENTISTA
Dia 27-gr.com.03-f) Laís Teixeira Lima e Eliana Crispim França Luquetti – O USO DO ESTRANGEIRISMO NA CONSTRUÇÃO DOS DISCURSOS
SALA 4 – Grupo 04 de comunicações do dia 27, sobre o tema “Ecdótica, crítica textual e crítica genética”, sob a coordenação de Maria Helena de Paula, que falará sobre “UM ESTUDO PALEOGRÁFICO DE MANUSCRITOS CATALANOS OITOCENTISTAS”, em parceria com Mayara Aparecida Ribeiro de Almeida.
Dia 27-gr.com.04-b) Lilian Barros de Abreu Silva (USP), Manoel Mourivaldo Santiago Almeida – CRÍTICA TEXTUAL E OS MATERIAIS DIDÁTICOS: A TRANSMISSÃO DE QUINCAS BORBA
Dia 27-gr.com.04-c) Adna Evangelista Couto dos Santos e Silvia La Regina – NHÔ GUIMARÃES, DE ALEILTON FONSECA: A GÊNESE, O TEXTO LITERÁRIO E A MEMÓRIA
Dia 27-gr.com.04-d) Fabiana da Costa Ferraz Patueli – A TRANSMISSÃO DO CONTO "O ESPELHO" EM DIFERENTES MÍDIAS
Dia 27-gr.com.04-e)
Dia 27-gr.com.04-f)
SALA 5 – Grupo 05 de comunicações do dia 27, sobre o tema “Ensino de língua e literatura”, sob a coordenação de Vanessa Gomes Teixeira, que falará sobre “A FORMAÇÃO DOS COMPOSTOS EM LIBRAS”.
Dia 27-gr.com.05-b) Mônica Saad Madeira e Simony Ricci Coelho – A POLISSEMIA NO CONCEITO DE CULTURA
Dia 27-gr.com.05-c) Maria Edivângela da Silva – EVIDÊNCIAS SOBRE O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA NAS ESCOLAS DO CAMPO DE PALMAS – TO
Dia 27-gr.com.05-d) Mario Ribeiro Morais, Karylleila dos Santos Andrade, Michelle Morais Domingos (UFT) e Rosielson Soares de Sousa – ATIVIDADES DE RETEXTUALIZAÇÃO DO GÊNERO FACEBOOK COMO PRÁTICA ESCOLAR: MUITO ALÉM DA “GRAMÁTICA DAS NUVENS”
Dia 27-gr.com.05-e) Igor Alexandre Barcelos Graciano Borges e Ravel Giordano de Lima Faria Paz – LEITURA E LITERATURA: FERRAMENTAS DO DESENVOLVIMENTO CRÍTICO
Dia 27-gr.com.05-f) Caroline Teixeira Medeiros Barbosa (UERJ), Vito Cesar de Oliveira Manzolillo, Ana Luisa Alves Vieira, Beatriz da Silva e Silva Ferreira, Bárbara de Brito Cazumbá – O ENSINO DE GÊNEROS TEXTUAIS PARA ALUNOS DE EJA: UMA PROPOSTA DE TRABALHO
SALA 6 – Grupo 06 de comunicações do dia 27, sobre o tema “Estilística e língua literária”, sob a coordenação de Telma Borges da Silva, que falará sobre “HISTÓRICO DA PALAVRA SERTÃO EM GRANDE SERTÃO: VEREDAS, DE GUIMARÃES ROSA”.
Dia 27-gr.com.06-b) Fernanda Xavier Maia e Telma Borges da Silva – DEUS E O DIABO NAS VEREDAS: UMA LEITURA DE JOÃO GUIMARÃES ROSA NO CINEMA DE GLAUBER ROCHA
Dia 27-gr.com.06-c) Fernanda Nayanne Barbosa e Alves e Telma Borges da Silva – A NOTÍCIA QUE VEIO DO NORTE DAS VEREDAS DO GRANDE SERTÃO
Dia 27-gr.com.06-d) Brenda Kymberlly Souza Gomes e Telma Borges da Silva – PECADO E REDENÇÃO PELA FALA: O CAUSO DE MARIA MUTEMA
Dia 27-gr.com.06-e) Carmelia Daniel dos Santos – POEMA-NOVELA: IMAGENS DOS PERSONAGENS DA PROSA BRASILEIRA NO POEMA "NOVELAS DAS OITO", DE GILBERTO MENDONÇA TELES
Dia 27-gr.com.06-f) Jorge Fernando Barbosa do Amaral – “NOME SIM, NOME NÃO – A MANIPULAÇÃO DA PALAVRA EM ARNALDO ANTUNES”.
SALA 7 – Grupo 07 de comunicações do dia 27, sobre o tema “História da literatura e crítica literária”, sob a coordenação de Maria do Espírito Santo Rosa Cavalcante Ribeiro, que falará sobre A PAREDE BRANCA DA CATEDRAL FICOU E O TRONO RUIU": REPRESENTAÇÕES DA PROCLAMAÇÃO DA REPÚBLICA NAS CRÔNICAS DE RAUL POMPÉIA E OLAVO BILAC.
Dia 27-gr.com.07-b) Marlene dos Anjos e Fabiana de Paula Lessa Oliveira – A CONSTRUÇÃO DA PERSONAGEM CONTEMPORÂNEA EM GEORGE, DE MARIA JUDITE DE CARVALHO
dia 27-gr.com.07-c) Erick Naldimar dos Santos e Aleilton Santana de Fonseca – UM MERGULHO EM ANTÔNIO TORRES: ESSA TERRA QUE ME CHAMA, ENXOTA, ENLOUQUECE E ME AMA
Dia 27-gr.com.07-d) João Armando Henriques Gonçalves e Teresa Salgado – MEMÓRIA E ESCRITA: O APOLÍNEO E O DIONISÍACO EM TERRA SONÂMBULA
Dia 27-gr.com.07-e) Ana Cristina dos Santos e Natália da Silva Bravo – VOZES IMIGRANTES: UMA REFLEXÃO SOBRE OS DESLOCAMENTOS NA FRONTEIRA TEX-MEX
Dia 27-gr.com.07-f) Wagner Pavarine Assen e Nataniel dos Santos Gomes - JOGOS VORAZES E A LITERATURA COMPARATIVISTA: DIFERENÇAS E SEMELHANÇAS ENTRE A OBRA 451 FAHRENHEIT DE RAY BRADBURY E A TRILOGIA DE SUZZANE COLLINS
CAFEZINHO das 16h00 às 16h20
Quarta sessão de comunicações: das 16h20 às 18h00
SALA 1 – Grupo 08 de comunicações do dia 27, sobre o tema “Leitura e interpretação de textos antigos e modernos”, sob a coordenação de Helena Grinberg da Silva Barcelos, que falará sobre “ORIENTAÇÃO CURRICULAR MUNICIPAL DE DUQUE DE CAXIAS: ANÁLISE CRÍTICA”.
Dia 27-gr.com.08-b) Cláudia de Andrade Souto e Osmar Pereira Oliva – MORAL E CONSCIÊNCIA EM JEREMIAS, HEROI, DE OSCAR VON PFUHL
Dia 27-gr.com.08-c) Tatiana da Silva Leal e Magali dos Santos Moura – DR. FAUSTO E SEUS DESDOBRAMENTOS NA CULTURA POPULAR BRASILEIRA
Dia 27-gr.com.08-d) Adilson Silva de Jesus e Zenaide de Oliveira Novais Carneiro – NOS CAMINHOS DA TERRA: ALFABETISMO E NORMAS LINGUÍSTICAS NA BAHIA RURAL OITOCENTISTA
Dia 27-gr.com.08-e) Andressa Teixeira Pedrosa e Eliana Crispim França Luquetti – EXPERIÊNCIAS COM O TEXTO LITERÁRIO: LEITURAS POLISSÊMICAS NO ENSINO MÉDIO
Dia 27-gr.com.08-f) Érica Aragão Monteiro e Anna Paula Lemos – O USO DA INTERNET, O ACESSO AOS GÊNEROS TEXTUAIS DIGITAIS E AOS BENS CULTURAIS – PARADOXOS DO LETRAMENTO DIGITAL
SALA 2 – Grupo 09 de comunicações do dia 27, sobre o tema “Lexicografia, lexicologia, fraseologia, terminologia e semântica”, sob a coordenação de Regina Céli Alves da Silva.
Dia 27-gr.com.09-a) Lúcia Helena Peyroton da Rocha, Allan Costa Stein (UFES) e Bárbara Bremenkamp Brum – ANÁLISE E DESCRIÇÃO DO VERBO "LEVAR" NA FALA CAPIXABA SOB A PERSPECTIVA FUNCIONALISTA DA LINGUAGEM
Dia 27-gr.com.09-b) Natival Almeida Simões Neto e Juliana Soledade Barbosa Coelho – ADJETIVOS FORMADOS POR SUFIXAÇÃO NO PORTUGUÊS ARCAICO: UMA BREVE INVESTIGAÇÃO EM DOIS TEXTOS DO PERÍODO
Dia 27-gr.com.09-c) Maria Cleia Duraes Cardoso e Patrícia Goulart Tondineli – TEORIA DOS ESPAÇOS MENTAIS: ANÁLISE DOS ANTROPÔNIMOS DE GRANDE SERTÃO: VEREDAS
Dia 27-gr.com.09-d) Maria Natali Moreira Chaves e Alexandre Melo de Sousa – TOPONÍMIA DA AMAZÔNIA OCIDENTAL BRASILEIRA: A NOMEAÇÃO DOS ACIDENTES GEOGRÁFICOS HUMANOS DE FEIJÓ
Dia 27-gr.com.09-e) Monique Teixeira Crisóstomo, Eliana Crispim França Luquetti e Sebastião Reis Teixeira Zanon – O LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA E A PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR DE LÍNGUA MATERNA
SALA 3 – Grupo 10 de comunicações do dia 27, sobre o tema “Sociolinguística, dialetologia e geografia linguística”, sob a coordenação de Nataniel dos Santos Gomes, que falará sobre “O JARGÃO EVANGÉLICO: ASPECTOS SOCIOLINGUÍSTICOS NAS EXPRESSÕES DO CRISTÃO DE HOJE”, em parceria com Wagner Pavarine Assen.
Dia 27-gr.com.10-b) Luiz Eduardo Simões de Burgos e Isabel Silva Silveira – DENOMINAÇÕES PARA ARCO-ÍRIS EM SERGIPE: UMA ANÁLISE DIATÓPICA
Dia 27-gr.com.10-c) Marília Silva Vieira e Ronald Beline Mendes – ENTRE A VARIAÇÃO E A GRAMATICALIZAÇÃO: ARTICULAÇÃO DE ORAÇÕES EM CAMPO GRANDE (MS) E SÃO PAULO (SP)
Dia 27-gr.com.10-d) Vitor da Cunha Gomes, Annita Gullo e Luciana de Genova – A INFLUÊNCIA DA TELEVISÃO E DA RÁDIO SOBRE A LÍNGUA ITALIANA
Dia 27-gr.com.10-e) Erick Naldimar dos Santos, Aleilton Santana de Fonseca e Norma Lúcia Fernandes de Almeida – TEUS CANTARES, TEUS FALARES: UM CALEIDOSCÓPIO DO LÉXICO PIEMONTINO
Dia 27-gr.com.10-f) Andreia Silva de Assis e Eliana Crispim França Luquetti – O ENSINO DA VARIAÇÃO LINGUÍSTICA E O LIVRO DIDÁTICO: O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DA LÍNGUA MATERNA NA EDUCAÇÃO BÁSICA
SALA 4 – Grupo 11 de comunicações do dia 27, sobre o tema “Línguas estrangeiras e tradução”, sob a coordenação de Alcebiades Martins Arêas, que falará sobre “LITERATURA E TRADUÇÃO: ACESSANDO O TEXTO ITALIANO MEDIEVAL”, em parceria com Veridiana Aderaldo Skocic.
Dia 27-gr.com.11-b) Thais Luna Rodrigues Torres e Éris Antônio Oliveira – OS DIFERENTES PROCESSOS TRADUTÓRIOS EM ULYSSES
Dia 27-gr.com.11-c) Suiane Francisca da Silva – FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES DE LE EM PALMAS-TO: ENTRE DESAFIOS E CONTRIBUIÇÕES
Dia 27-gr.com.11-d) Jefferson Evaristo do Nascimento Silva – UMA LÍNGUA PARA AGIR OU PARA REPETIR: INVESTIGANDO MATERIAIS DIDÁTICOS DE ITALIANO COMO LE
Dia 27-gr.com.11-e) Maria Eduarda dos Santos Alencar e Rosvitha Friesen Blume – A RELAÇÃO ENTRE AUTORIA E ORIGINALIDADE E O TRADUTOR COMO PRODUTOR DE TEXTO
Dia 27-gr.com.11-f) Katia Celeste Dias Henriques e Antonio Ferreira da Silva Junior - O CURRÍCULO MÍNIMO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO E AS AULAS DE LÍNGUA ESTRANGEIRA: A VOZ DO PROFESSOR
Dia 27-gr.com.11-g) Laís Teixeira Lima e Eliana Crispim França Luquetti – O ENSINO DA HABILIDADE ORAL DA LÍNGUA INGLESA NAS ESCOLAS PÚBLICAS
SALA 5 – Grupo 12 de comunicações do dia 27, sobre o tema “Política linguística e ensino”, sob a coordenação de Rosana Ferreira Alves, que falará sobre “CARACTERIZAÇÃO DA GRAMÁTICA EM AVALIAÇÕES DO EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO”.
Dia 27-gr.com.12-b) Paula Jesus dos Santos e Rosana Ferreira Alves – INVESTIGAÇÃO LINGUÍSTICO-ETNOGRÁ-FICA EM INSTITUIÇÃO ESCOLAR
Dia 27-gr.com.12-c) Vanessa Gomes Teixeira – A LEI E A REALIDADE: A REPRESENTAÇÃO DA IMAGEM DO SURDO NOS DOCUMENTOS SOBRE A PROPOSTA DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA
Dia 27-gr.com.12-d) Thiago Soares de Oliveira – A VARIAÇÃO LINGUÍSTICA NA TRANSFORMAÇÃO DO ENSINO VIOLENTO DE GRAMÁTICA: QUESTÃO POLÍTICA OU QUESTÃO DOCENTE?
Dia 27-gr.com.12-e) –Simony Ricci Coelho e Mônica Saad Madeira – CURRÍCULO E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UMA INVESTIGAÇÃO NO CURSO DE LETRAS
Dia 27-gr.com.12-f) – Michelle de Chiara Ferreira (UNISUAM) e Nataniel dos Santos Gomes – Utilizando as HQs como instrumento de inclusão social da raça negra e indígena
SALA 6 – Grupo 13 de comunicações do dia 27, sobre o tema “Redação ou produção textual”, sob a coordenação de Eliana Crispim França Luquetti.
Dia 27-gr.com.13-a) Ângela Maria dos Santos (UEMS) e Nataniel dos Santos Gomes– O USO DO HIPERTEXTO NO ESTUDO DOS GÊNEROS TEXTUAIS ORAIS E ESCRITOS
Dia 27-gr.com.13-b) Mateus Gonçalves Santos e André Luiz Faria– OS ARTICULADORES COORDENATIVOS EM REDAÇÕES ESCOLARES
Dia 27-gr.com.13-c) Hélder Brinate Castro e Aytel Marcelo Teixeira da Fonseca – DO PAPEL À CIDADANIA: A PRÁTICA DE PRODUÇÃO TEXTUAL COMO FORMA DE SER CIDADÃO
Dia 27-gr.com.13-d) Claudilene Christina de Oliveira e Begma Tavares Barbosa – UM BILHETE PARA VOSSA EXCELÊNCIA: PARA ALÉM DOS ASPECTOS GRAMATICAIS, O QUE HÁ?
Dia 27-gr.com.13-e) Dhienes Charla Ferreira (UENF) e Eliana Crispim França Luquetti – A ORALIDADE E A ESCRITA NO ENSINO DE LÍNGUA MATERNA: UMA REFLEXÃO
Dia 27-gr.com.13-f) Priscila de Andrade Barroso Peixoto e Eliana Crispim França Luquetti –PRÁTICAS DE LEITURA, ESCRITA E ORALIDADE NO ENSINO FUNDAMENTAL I: FORMAÇÃO ESCOLAR E ATUAÇÃO DOCENTE
SALA 7 – Grupo 14 de comunicações do dia 27, sobre o tema “Análise do discurso, linguística textual e pragmática”, sob a coordenação de Priscila Lopes Viana Furst, que falará sobre “CONCEPÇÃO DE PATROA E TRABALHADORAS DOMÉSTICAS EM UMA COLUNA JORNALÍSTICA”.
Dia 27-gr.com.14-b) Adriana dos Reis (UEFS) e Carla Luzia Borges Carneiro – VIOLENTAMENTE PACÍFICO REFLEXÕES SOBRE OS DISCURSOS DE EMPODERAMENTO DE SUJEITOS
Dia 27-gr.com.14-c) Poliana Coeli Costa Arantes – ANÁLISE EM RECEPÇÃO EM ANÁLISE DO DISCURSO
Dia 27-gr.com.14-d) Leonardo Miguel – A POLARIZAÇÃO COMO ESTRATÉGIA ARGUMENTATIVA EM REDAÇÕES DO ENSINO MÉDIO: O USO DE OPERADORES MODAIS COMO ESTRATÉGIA ARGUMENTATIVA
Dia 27-gr.com.14-e) Robert Leandro Silva Freitas e Marcos André Dantas da Cunha – “VEM PRA RUA”: POR ENTRE DIZERES, CARTAZES E TRÂNSITO DE SENTIDO
AUDITÓRIO – Terceira sessão de palestras: das 18h00 às 20h00 sob a presidência de Eliana da Cunha Lopes
Palestra 1: Gláucia dos Santos Vianna – CORPO SURDO: NA LÍNGUA, NA CORPOREIDADE E NA HISTÓRIA, OS SENTIDOS
Palestra 2: Daniele Barboza Moura – LIBRAS E PORTUGUÊS NO LETRAMENTO DE SURDOS E OUVINTES: A EXPERIÊNCIA DO SARAU BILÍNGUE
Palestra 3: Maria Lúcia Mexias-Simon – LINGUAGEM E CULTURA
|