Cadernos do CNLF, Vol. XX, Nº 03
Ensino de Língua e Literatura
____ VOLUME COMPLETO ____

0.            APRESENTAÇÃO
José Pereira da Silva

1.            A APRENDIZAGEM DA LÍNGUA INGLESA PELO WHATSAPP: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Mírian Nichida e Lidiane das Graças Bernardo Alencar

2.            A IMPORTÂNCIA DOS MICROCONTOS PARA O ENSINO
Damiana Maria de Carvalho

3.            A INDISCIPLINA ESCOLAR E OS DESAFIOS DO CURRÍCULO NA SOCIEDADE MULTICULTURAL
Rosilani Balthazar da Silva e Bianka Pires André

4.            ÁFRICA E AFRICANIDADES PRÁTICAS INTEGRADAS EM LITERATURAS AFRICANAS
Alessandra Serra Viegas, Renata da Silva de Barcellos, Edson Carvalho e Márcia Botelho

5.            APONTAMENTOS SOBRE O ENSINO DE LITERATURAS DE LÍNGUA PORTUGUESA NO EGITO
Maged Talaat Mohamed Ahmed Elgebaly

6.            ASPECTOS DA IDENTIDADE DO PROFESSOR DE LÍNGUA MATERNA NO CONTEXTO DE CIBERCULTURA
Dhienes Charla Ferreira Tinoco, Liz Daiana Tito Azeredo da Silva, Priscila de Andrade Barroso e Eliana Crispim França Luquetti

7.            COMPETÊNCIA TECNOLÓGICA NA EAD: UMA ANÁLISE DOS CONHECIMENTOS E HABILIDADES NECESSÁRIAS AO TUTOR
Elaine Vasquez Ferreira de Araujo e Márcio Luiz Corrêa Vilaça

8.            ENSINO DE LEITURA E PRODUÇÃO TEXTUAL EM CONTEXTOS INTERDISCIPLINARES
Márcia Antônia Guedes Molina

9.            IDEIAS PARA ACENDER A VONTADE DE LER NA ESCOLA
Solimar Patriota Silva

10.         MÚLTIPLOS LETRAMENTOS NA ERA DIGITAL: CONEXÕES E POSSIBILIDADES NO ENSINO FUNDAMENTAL
Simone Silva Cunha

11.         O ESTATUTO DA PALAVRA COMO UNIDADE PRIVILEGIADA NO TRABALHO DE ALFABETIZAÇÃO: UMA REFLEXÃO
Zinda Vasconcellos

12.         O VER E O SER PROFESSOR DE LÍNGUA PORTUGUESA NO ENSINO MÉDIO: RELATOS DE ESTAGIÁRIOS E DOCENTES
Carla de Quadros, Deije Machado de Moura e Sinéia Maia Teles Silveira

13.         REFLEXOS DA LINGUAGEM DIGITAL NA SALA DE AULA
Bruno Gomes Pereira, Danielle dos Santos Guedes, Letícia Carvalho Martins e Tallytta Silva Paiva

14.         TECNOLOGIA E JOGOS NO APOIO AO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA
Daniel Costa de Paiva e Francisco de Assis Silva Oliveira

15.         UMA BREVE HISTÓRIA DO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: DA GRAMÁTICA AO TEXTO
Alesandra Vale e Marleide Lima

16.  A ABORDAGEM DA MORFOSSINTAXE DO PORTUGUÊS (BRASILEIRO) EM UMA GRAMÁTICA ESCOLAR CONTEMPORÂNEA
Evelyn Kalyne de Oliveira Barbosa

17.         ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO EM TURMAS DE 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL II
Cláudia Reis Otoni de Paula e Marília de Aquino Araújo

18.         O ENSINO DE LINGUA INGLESA NA PERSPECTIVA INTERDISCIPLINAR: ABRINDO CAMINHOS PARA CIDADANIA
Sonia Maria da Fonseca Souza, Eliana Crispim França Luquetti e Vyvian França Souza Gomes Muniz

19.         O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA NO IFES – CAMPUS MONTANHA: UM OLHAR A PARTIR DA WEB 2.0, DA EAD E DAS TIC
Renato Pereira Aurélio

20.   VERBOS DE COMUNICAÇÃO OU CONSTRUÇÕES DE COMUNICAÇÃO? UMA ANÁLISE ATRAVÉS DA NOÇÃO DE VALÊNCIA VERBAL
Marcella Monteiro Lemos Couto e Mário Alberto Perini

21.   A FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: DESAFIOS DA CONTEMPORANEIDADE
Flávia Maria Faria Baptista da Cunha, Luiza Alves Ferreira Portes e Luzia Cristina Nogueira de Araújo

22.         A RELAÇÃO ENTRE PESQUISA E ENSINO EM MORFOLOGIA
Vítor de Moura Vivas, Felipe da Silva Vital, Wallace Bezerra de Carvalho, Carlos Alexandre Victório Gonçalves, Rômulo Andrade de Oliveira, Tiago Vieira de Souza e Eliete Figueira Batista da Silveira

23.         DIÁLOGOS ENTRE LINGUAGEM & EDUCAÇÃO: O PROFESSOR DE LÍNGUA PORTUGUESA DIANTE DO CONTEXTO MULTICULTURAL DA SALA DE AULA
Milene Vargas da Silva Batista, Joane Marieli Pereira Caetano, Sônia Maria da Fonseca e Eliana Crispim França Luquetti

24.         LA REFORMULACIÓN DE TEXTOS CIENTÍFICOS DISCIPLINARES EN LOS MANUALES ESCOLARES
María Cecilia Milan

25.         O TRATAMENTO DA TOPICALIZAÇÃO EM GRAMÁTICAS CONTEMPORÂNEAS DA LÍNGUA PORTUGUESA
Gabriel Santana e Ana Maria Costa de Araújo Lima

26.    ANÁLISE DO PROCESSAMENTO DE SINTAGMAS PREPOSICIONADOS AMBÍGUOS EM PORTUGUÊS BRASILEIRO
Juliana Benevides de Almeida

27.    APRENDIZAGEM DE LÍNGUA ESPANHOLA COM NARRATIVAS DIGITAIS: UMA EXPERIÊNCIA PARA FINS ESPECÍFICOS
Paula Jucá de Sousa Santos e Gislaine Pereira Sales

28.    AS INTERJEIÇÕES PLUSQUAM E AS CONSTRUÇÕES DE DESEJO COM O MAIS--QUE-PERFEITO
Paulo Gonçalves Cerqueira e Maria Lucia Leitão de Almeida

29.    ENSINO DE REGÊNCIA: GRAMÁTICA NORMATIVA X VARIAÇÃO
Aline Aurora Guida

30.    ENTRE A CASA GRANDE E A SENZALA: HISTÓRIAS, DILEMAS E PERSPECTIVAS SOBRE O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA NO BRASIL
Bianca Corrêa Lessa Manoel, Márcio Luiz Corrêa Vilaça e Daniele Ribeiro Fortuna

31.    GÊNEROS TEXTUAIS NO ENSINO DE LÍNGUA INGLESA
Laura de Almeida

32.    GRAMATIZAÇÃO, TEORIAS LINGUÍSTICAS E ENSINO: ANÁLISE DE UMA GRAMÁTICA ESCOLAR DO PORTUGUÊS
Anderson Rany Cardoso da Silva

33.   O MARXISMO E VALORIZAÇÃO DO ENSINO DA LÍNGUA PADRÃO
Érica Portas do Nascimento, Juliana Campos Azevedo e Tássia Simões

34.    TRADIÇÃO GRAMATICAL VERSUS VIRADA LINGUÍSTICA NO ARCABOUÇO DESCRITIVO DE UMA GRAMÁTICA ESCOLAR CONTEMPORÂNEA
Jéssica Rodrigues Silva

35.    PRÁTICAS DE ORALIDADE: UMA PROPOSTA COM NOTÍCIA DE RÁDIO E POEMA
Maria de Fátima de Mello

36.    SEQUÊNCIA DIDÁTICA: UMA PROPOSTA PARA GÊNEROS DA ORDEM DO RELATAR
Andreza de Oliveira e Maria Isaura Pinto Rodrigues