PROGRAMAÇÃO

XXII CONGRESSO NACIONAL DE LINGUÍSTICA E FILOLOGIA
Círculo Fluminense de Estudos Filológicos e Linguísticos
Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
29 a 31 de agosto de 2018

Instruções aos Coordenadores e Presidentes de Sessões


SUMARIO

29 DE AGOSTO, QUARTA-FEIRA

 30 DE AGOSTO, QUINTA-FEIRA

 31  DE AGOSTO, SEXTA-FEIRA

 Atualizada em 27 de agosto de 2018


QUARTA-FEIRA, 29 DE AGOSTO DE 2018

 A partir das 8h, do dia 29/08/2018
RECEPÇÃO E CREDENCIAMENTO DOS CONGRESSISTAS



 Das 10h às 11h, do dia 29/08/2018
SESSÃO DE ABERTURA



      Serão dadas as boas-vindas aos congressistas pela Direção do Círculo Fluminense de Estudos Filológicos e Linguísticos (CiFEFIL), representada pelos Diretores-Presidentes, o Prof. Dr. José Pereira da Silva e o Prof. Dr. José Mario Botelho, e pela Direção do Instituto de Letras da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), representada pela Profª Drª Magali dos Santos Moura.

Das 11h às 12h, do dia 29/08/2018
CONFERÊNCIA DE ABERTURA



Em homenagem a Walmírio Macedo, sob a presidência do Prof. Dr José Mario Botelho.

Conferência sobre “A semântica como mediadora entre o fenômeno e o juízo”, proferida por Prof. Dr. Marcelo Moraes Caetano Brosens (UERJ e ABRAFIL).

Das 12h às 14h, do dia 29/08/2018
ALMOÇO

 


 Das 14h às 16h, do dia 29/08/2018
PRIMEIRA SESSÃO DE MINICURSOS



SALA A – Minicurso 1 – “Os aspectos estéticos de odes de Horácio e de Ricado Reis” – oferecido por Marcio Luiz Moitinha Ribeiro (UERJ e ABRAFIL) e Daniel de Assis Soares.



SALA B – Minicurso 2 – “A poética de Florbela Espanca” –  Fabiana de Paula Lessa Oliveira (UERJ) e Fabiana Rodrigues de Souza Pedro (UVA)



SALA C – Minicurso 3 – O homoerotismo no ‘Satyricon’, de Petrônio: performance, posicionamento e teoria queer” – Elio Marques de Souto Junior (UFRJ)



SALA D – Minicurso 4 – “A teoria do outro e os estudos sobre a personagem em ‘Estética da Criação Verbal’, de Mikhail Bakhtin” – Anne Caroline de Morais Santos (UVA)



SALA E – Minicurso 5 – “Centenário do Modernismo (1918-2018)” – Camillo Cavalcanti (UESB)

SALA F – Minicurso 6 – CANCELADO

SALA G – Minicurso 7 – “Cultura digital para professores de línguas: letramento digital, ferramentas e ambientes” – Márcio Luiz Corrêa Vilaça (UNIGRANRIO)


SALA H – Minicurso 8 – “Prática de leitura e de escrita no CECA / CEJLL / UNICARIOCA” – Renata da Silva de Barcellos (CECA e UNICARIOCA)





Das 16h às 18h, do dia 29/08/2018
PRIMEIRA SESSÃO DE PALESTRAS
Sob a presidência do Prof. Dr. José Pereira da Silva.




Primeira Palestra sobre “‘Memórias Póstumas de Tereza de Jesus’, de Martinho da Vila, e as estratégias textuais”, proferida pelo Prof. Dr. Idemburgo Pereira Frazão Félix (UNIGRANRIO).

Segunda Palestra sobre “Walmírio Macedo e a terminologia gramatical”, proferida pela Prof. Dr. José Pereira da Silva (UERJ).




Das 18h às 20h, do dia 29/08/2018
SEGUNDA SESSÃO DE PALESTRAS

Sob a presidência da Profª Drª
Renata da Silva Barcellos.




Primeira Palestra sobre “A linguagem dos periódicos de época, em torno à escravidão”, proferida pela Profª Drª Maria Lucia Mexias-Simon (CiFEFiL).


Segunda Palestra sobre “Walmírio Macedo e Bernard Pottier: níveis de lexicalização de acordo com o contexto”, proferida pela Profª Drª Dayhane Alves Escobar Ribeiro Paes (UFRRJ).




QUINTA-FEIRA, 30 DE AGOSTO DE 2018

 Das 10h às 12h, do dia 30/08/2018

PRIMEIRA SESSÃO DE COMUNICAÇÕES




SALA A – Grupo 01 de Comunicações, sobre o tema “Línguas estrangeiras modernas”, sob a coordenação da Profª Mª Patricia dos Reis (UFMG), que falará sobre “Professores de Inglês de Parintins, no interior do Amazonas: da formação à atuação no Ensino Básico”.




O ensino de língua inglesa e o Moodle: uma relação possível?” – Lidiane das Graças Bernardo Alencar (IFTO) e Mírian Nichida (IFTO)



De ‘Suor’ a ‘Sudor’, a tradução do vocabulário culturalmente marcado no romance de Jorge Amado” – João Marcel Andrade Santana (UEFS)



Os recursos tecnológicos como instrumentos de aprendizagem de língua espanhola” – Paula Jucá de Sousa Santos (IFTO)



Letramento digital e letramento crítico: repensando perspectivas para o ensino de línguas nas escolas” – Elaine Vasquez Ferreira de Araujo (UNIGRANRIO) e Márcio Luiz Corrêa Vilaça (UNIGRANRIO)




SALA B – Grupo 02 de Comunicações, sobre o tema “Teoria e análise do texto” e “Teoria e análise do discurso”, sob a coordenação da Profª Mª Gisele Maria Nascimento Palmieri (UFRJ), que falará sobre “O ethos da omertà em ‘O dia da coruja’ e ‘A cada um o seu’: a construção dos narradores dos romances-ensaio de Leonardo Sciascia”.

A influência dos textos bíblicos na oralidade” – Max Alex de Souza Campello (UNIGRANRIO)


Análise do quadro comunicacional da criação de um arquivo testemunhal” – Jaqueline Aparecida Nogueira (UFMG)

Discursos de combate à violência contra mulheres da prefeitura de Salvador-Ba” – Nadia de Jesus Santos (UNEB)



Humanidades e a (des)ordem legislativa: análise do discurso do utilitarismo em sugestões sobre cursos universitários” – Éderson Luís Silveira (UFSC) e Wellton da Silva de Fatima (UFF)




SALA C – Grupo 03 de Comunicações, sobre o tema “Linguagem verbal e não verbais” e “Uso, variação e mudança linguística”, sob a coordenação da Profª Drª Jacqueline de Cassia Pinheiro Lima (UNIGRANRIO).




Construção relacional com os verbos ‘tornar-se’ e ‘virar’: similaridades e diferenças” – Bruna Gois Pavão Ferreira (UFRJ)

Comunicação visual e instituição museal: a logomarca do Museu Ciência e Vida a partir da interpretação de artesãos de Duque de Caxias” – Jacqueline de Cassia Pinheiro Lima (UNIGRANRIO) e Ana Paula Cavalcante Lira do Nascimento (UNIGRANRIO)




Projeto João de Barro: relações interdisciplinares entre literatura e memória” – Ana Paula Cavalcante Lira do Nascimento (UNIGRANRIO) e Jacqueline de Cassia Pinheiro Lima (UNIGRANRIO)




A linguagem corporal na dança popular do Norte Fluminense Priscilla Gonçalves de Azevedo (UENF)



Análise de Discurso Crítica e Pedagogia Histórico-Crítica: aproximações para o ensino de leitura e de escritaAndré Lúcio Bento (PPG-IELT/UEG e PNPD-CAPES)





SALA D – Grupo 04 de Comunicações, sobre o tema “Lexicologia, lexicografia e terminologia” e “Semântica”, sob a coordenação do Prof. Me Urandi Rosa Novais (FUFSE), que falará sobre “As metáforas da morte: um passeio literário e musical”.


Nomes para o órgão sexual feminino à luz do cognitivismo: gênero, tabu e preconceito”– Patrícia Oliveira de Freitas (UERJ)



Globalização, Cultura e Identidade” – Fátima Cristina Rivas Filipe de Oliveira (UNIGRANRIO) e Ana Paula Cavalcante Lira do Nascimento (UNIGRANRIO)

O embate das práticas discursivas em torno das propostas de privatização das universidades públicas”  Ariane Oliveira de Sousa Torres (UERJ)

Crononímia e a identidade do tempoReginaldo Nascimento Neto (UFT)


SALA E – Grupo 05 de Comunicações, sobre o tema “Língua portuguesa” e “História da literatura”, sob a coordenação do Prof. Dr. Camillo Cavalcanti (UESB), que falará sobre Mário de Andrade sem mito: estudo de Macunaíma”.



Roland Barthes em verdade” – Camillo Cavalcanti (UESB)

Construções de deslocamento à esquerda no PB e no PE” – Carlos Eduardo Nunes Garcia (UFRJ)



Geomorfotoponímia histórica de Minas Gerais” – Marianna de Franco Gomes (UFMG)


A filologia e o estudo histórico das línguas românicas Eliana Correia Brandão Gonçalves (UFBA)




SALA F – Grupo 06 de Comunicações, sobre o tema “Crítica literária” e História das ideias linguísticas”, sob a coordenação da Profª Mª Mariana Vidal de Vargas, que falará sobre “Clarice Lispector para quem?”.



Eu sou favela: uma análise da voz do intelectual marginal Ferréz” – Katiuscia Corrêa Ricardo (UEMS) e Nataniel dos Santos Gomes (UEMS)



O duplo amor de Gilka Machado” – Maria Júlia Santana Valério (UFRJ) e Eduardo Guerreiro Brito Losso (UFRJ)



O uso e as mudanças do verbo ‘have’ e o significado de posse: do inglês antigo ao inglês britânico contemporâneo”  Izabella Rosa Malta (UFMG)



A caminho da essência: a ascese segundo o neo-pitagorismoBárbara Perez (UFRJ) e Eduardo Guerreiro Brito Losso (UFFRJ)


SALA G – Grupo 07 de Comunicações, sobre o tema “Análise do texto”, sob a coordenação do Prof. Dr. Renato da Silva (UNIGRANRIO), que falará sobre “Analise dos discursos médicos na imprensa sobre a epidemia de Zika no Brasil”.




Organizando as ideias para a produção textual: a técnica da tempestade mental aplicada à argumentação” – Caio Mieiro Mendonça (UFRJ) e Eliete F. Batista da Silveira (UFRJ)



Do diário ao vlog e seus livros: transformações das escritas de si” – Mylena Bonfim de Oliveira (UNIGRANRIO), Mariana Saramago Ambrósio Soares (UNIGRANRIO) e Daniele Ribeiro Fortuna (UNIGRANRIO)

‘Dentro do mar tem rio’: leitura e relações intertextuais nos gêneros poema e música” – Amanda Maria Nascimento Gomes (UNEB)


Artes visuais e linguagens: caminhos interdisciplinares” – Marcelo Vitor de Souza Paes (UERJ) e Dayhane Alves Escobar Ribeiro Paes (UFRRJ)





Das 12h às 14h, do dia 30/08/2018
ALMOÇO


 

Das 14h às 16h, do dia 30/08/2018
TERCEIRA SESSÃO DE PALESTRAS
Sob a presidência da Profª Drª Dayhane Alves Escobar Ribeiro Paes.




Primeira Palestra sobre “A Filologia e as Ciências do Léxico”, proferida pela Profª Drª Celina Márcia de Souza Abbade (UNEB).



Segunda Palestra sobre “O estudo morfológico sobre ‘interfixo’, legado por Walmírio Macedo”, proferida pelo Prof. Dr. José Mario Botelho (FFP-UERJ e ABRAFIL).



Das 16h às 18h, do dia 30/08/2018
SEGUNDA SESSÃO DE COMUNICAÇÕES



SALA A – Grupo 01 de Comunicações, sobre o tema “Língua Portuguesa” e “Línguas clássicas”, sob a coordenação da Prof. Dr. Edison Lourenço Molinari (UFRJ), que falará sobre “Faetonte e as helíades nas metamorfoses de Ovídio”.




Topônimos latinizados na Flora Brasiliensis: o ano de 1819 da missão austro-alemã no BrasilLeonardo Ferreira Kaltner (UFF)



A presença das plantas na mitologia” – Francisco de Assis Florenço (UERJ)


Percorrendo a noção de sujeito nas Gramáticas Tradicionais” – Karoline Silva Angelici (UFF)



Os fastos: o diálogo entre Júpiter Elício e Numa PompílioEliana da Cunha Lopes (CiFEFiL)




SALA B – Grupo 02 de Comunicações, sobre o tema “Teoria da literatura” e “História da literatura”, sob a coordenação da Profª Drª Fabiana Bazilio Farias (UNIGRANRIO), que falará sobre “Uma poética do mínimo: a potência do breve e do micro no texto literário”.

‘O Meu Novo Olhar’: Visionarismo e cinema em Murilo Mendes” – Isabelle Montenegro Ramos (UFRJ) e Eduardo Guerreiro Brito Losso (UFFRJ)



A história da literatura contada e recontada: como alunos do ensino médio do CAP-UNIGRANRIO ‘leram’ João do Rio e Olavo Bilac?” – Jacqueline de Cassia Pinheiro Lima (UNIGRANRIO), Jéssica Carvalho da Silva (UNIGRANRIO), Annelyse Guedes Ramos (UNIGRANRIO) e Larissa Lima (UNIGRANRIO)





A liberdade refreada das personagens femininas nos contos ‘Amor’ e ‘A fuga’, de Clarice Lispector.” – Ana Cristina dos Santos (UERJ e UVA) e Olga Mariáh Santos de Freitas (UVA)


Letramento literário nas séries iniciais: uma reflexão prática” – Michele Cristine Silva de Sousa (SEE-RJ)

 



SALA C – Grupo 03 de Comunicações, sobre o tema “Teoria e análise do texto” e “Teoria e análise do discurso”, sob a coordenação da Profª Drª Simone Campos Paulino (UNIGRANRIO).

Linguagem de mulher e silenciamento no conto ‘Entre as folhas do verde ‘o’’, de Marina Colasanti” – Simone Campos Paulino (UNIGRANRIO) e Idemburgo Pereira Frazão Félix (UNIGRANRIO)



Textualidade: breve análise descritiva dos movimentos coesivos em textos de alunos do Ensino Fundamental II” – Manoel Felipe Santiago Filho (UERJ)



Especificidades culturais da comunidade pesqueira de Arraial do Cabo: os muxuangos” – Manuela Chagas Manhães (UENF e UNESA)



Memória, narratividade e socialização: a manutenção e ressignificação da memória social nas comunidades pesqueiras de Arraial do Cabo” – Manuela Chagas Manhães (UENF e UNESA)




Da ‘Flor do Lácio’, de Bilac, ao néctar da língua em Bojunga” – Sônia de Almeida Barbosa Grund (UNIGRANRIO) e Idemburgo Pereira Frazão Félix (UNIGRANRIO)



SALA D – Grupo 04 de Comunicações, sobre o tema “Análise e crítica literária”, sob a coordenação do Prof. Dr. Armando Ferreira Gens Filho (FFP-UERJ), que falará sobre “Moldes, aferições e arrolamentos na poesia de autoria feminina”.




Uma história negativa: o desencanto e o pessimismo histórico do príncipe de Salina d’O Leopardo, de Giuseppe Tomasi di Lampedusa” – Leonardo Vianna da Silva (UFRJ)
Construções de deslocamento à esquerda no PB e no PE

Limites e possibilidades das personagens autômatas em ‘Eu, Robô’, de Isaac Asimov” – Monize Fernandes Vieira Costa (UFMA) e Valeria Angelica Ribeiro Arauz (UFMA)



A ironia em ‘O judeu’, de Camilo Castelo Branco” – Fabiana de Paula Lessa Oliveira (UERJ)


Crise econômica através do discurso hiperbólico de Peter Joseph na trilogia Zeitgeist” – Adelson Oliveira Mendes (UNEB) e Thiago Martins Caldas Prado (UNEB)




SALA E – Grupo 05 de Comunicações, sobre o tema “Políticas linguísticas e ensino de língua”, sob a coordenação da Profª Mª Elaine Vasquez Ferreira de Araujo (UNIGRANRIO).

A leitura na era digital: Um desafio no Ensino Online” – Vanessa Fernandes dos Santos (UNIGRANRIO), Mônica Campos Santos Mendes (UNIGRANRIO) e Márcio Luiz Corrêa Vilaça (UNIGRANRIO)


Contribuições da metáfora gramatical na produção escrita do ensino médio” – Elisa da Silva de Almeida (UERJ)



Atividades mediadas de leitura que fomentam a imaginação e a construção do empoderamento discente” – Aline Salucci Nunes (UERJ)



Descrição semântica do uso do vocábulo 'expectativa' em corpora digitalizados” – Daniel Felix da Costa Júnior (UFF)




SALA F – Grupo 06 de Comunicações, sobre o tema “Língua portuguesa” e “Teoria e prática da tradução”, sob a coordenação do Prof. Me Mario Biriate (UP-Moçambique), que falará sobre “A sintaxe da concordância relativa em Cinyanja”.




Diálogos entre a Morfologia Lexical e a culinária brasileira: análise dos processos de formação de palavras nos nomes dos hambúrgueres artesanaisAna Helena Rebouças Rosa (UFMG), Janaina Luisa Gonçalves (UFMG) e Maria Cândida Trindade Costa de Seabra (UFMG)





A linguagem e os seus desafios na obra de Fernando Pessoa frente ao processo de tradução” – Camylla Herculano Cabral de Barros (UFPE)



A problemática do gênero: flexão ou derivação?” – Everton José Barbosa de Santana (UERJ), Dayane Rita da Cruz Ferreira (UERJ) e Lúcia Deborah Ramos de Araujo (UERJ)

Zoombie quiz: o jogo como material didático para o desenvolvimento da oralidade em língua inglesa” – Julia Wundrach Pinto (UNIGRANRIO) e Solimar Patriota Silva (UNIGRANRIO)


SALA G – Grupo 07 de Comunicações, sobre o tema “Análise e crítica literária” e "Teoria e análise do texto", sob a coordenação da Profª Drª Daniele Ribeiro Fortuna (UNIGRANRIO), que falará sobre “Diários masculinos da década de 1950: Resultados preliminares de uma pesquisa”.




As representações do feminino na obra ‘O mulato’Jandiara Fernanda Silva de Paiva (UNIGRANRIO) e Idemburgo Pereira Frazão Felix (UNIGRANRIO)



Análise do campo lexical dos alimentos em O sal é um dom, receitas de dona canô” – Lise Mary Arruda Dourado (UNEB)

Glossário do café: um estudo do léxico utilizado na cafeicultura mineira” – Simone Dornelas de Carvalho (UFMG)



Os litotopônimos históricos na Capitania de Minas Gerais nos séculos XVIII e XIX” – Maryelle Joelma Cordeiro (UFMG)

 


Das 18h às 20h, do dia 30/08/2018

PRIMEIRA SESSÃO DE MESAS-REDONDAS


SALA AM-R1 sobre o tema “Filologia e a teoria dos campos lexicais”, sob a presidência da Profª Drª Celina Márcia de Souza Abbade (UNEB), que falará sobre “Os campos lexicais no pentateuco espírita”.




O léxico e a identidade sertaneja: as etnias presentes na obra “fidalgos e vaqueiros”, de Eurico Alves BoaventuraCharlene Cristine Conceição de Jesus (UNEB) e Celina Márcia de Souza Abbade (UNEB)



O que é que a cozinha baiana tem? Um estudo do campo lexical dos alimentos em ‘A Bahia já foi assim’, de Hildegardes Vianna Lise Mary Arruda Dourado (UNEB) e Celina Márcia de Souza Abbade (UNEB)

Hashtags: uma proposta de organização à luz dos campos lexicaisMarcos André Queiroz de Lima (UNEB)




SALA BM-R2 sobre o tema “Ensino de Língua Portuguesa na Educação Básica: textos; contextos; linguagens”, sob a presidência do Profª Drª Tania Maria Nunes de Lima Camara (UERJ), que falará sobre “Língua Portuguesa na Educação Básica: textos, contextos, linguagens.

O conto na sala de aula: reflexões sobre práticas escolares e a literatura no ensino fundamentalMarcela Martins de Melo Fraguas (UERJ)


Coesão e coerência textual, conjunções e orações em uma coleção de língua portuguesa aprovada no pnld 2018 Jefferson Evaristo do Nascimento Silva (UERJ)


Língua Portuguesa e Literatura InfantojuvenilFelipe Lacerda de Melo Cruz (UERJ)

As expressões lexicalizadas no ensino básico: uma proposta de letramento linguístico-lite- rário” – Márcia da Gama Silva Felipe (UERJ)


HQ: do humano no quadro à história em quadrinho” – Felipe Moraes Pereira (UERJ)


O texto literário na sala de aula: a crônica de humor como estratégia de ensino” – Danielle Ferreira Martins Bastos (UERJ)




SALA CM-R3 sobre o tema “Palavras e mais palavras: estudos teóricos e práticas em uso”, sob a presidência da Profª Drª Denise Salim Santos (UERJ), que falará sobre “A palavra em estudos e interfaces possíveis”.




Construindo competências léxico-semânticas em aulas de Português para Estrangeiros– Alexandre Ribeiro (NUPPLES/UERJ)



Colina, monte ou morro: usos no Brasil Laura A. Ferreira do Carmo (Casa Rui Barbosa)


Onomasiologia: primeiras etapas na elaboração e um dicionário analógico– Camille Roberta Ivantes Braz (UERJ) e Flavio de Aguiar Barbosa (UERJ)



Um certo exotismo vocabular: A pedra lisa, de Ismael de Lima Coutinho Michelle de Chiara Ferreira (UERJ)



A vida lexical no trabalho lexicográfico: um mergulho abissal” – Flavio de Aguiar Barbosa (UERJ)




SALA DM-R4 sobre o tema “A importância da leitura para a produção textual”, sob a presidência da Profª Drª Aira Suzana Ribeiro Martins (CP II), que falará sobre “A leitura do livro de imagens e a produção textual.

A palavra como ferramenta para a aprendizagem: a abordagem do léxico na interdisciplinaridade” – Leila de Souza Marins (CP II)

O uso da tecnologia na produção do poema” – Jullie Maggessi (CP II)

Dom Quixote’: uma experiência com a leitura de clássicos e a animação” – Viviane dos  Santos Nascimento (SEEDUC-RJ)



As múltiplas linguagens nas leituras de ‘Guerra e Paz’ em sala de aula” – Jane Kelly de Souza Nascimento (CP II)



SALA EM-R5 sobre o tema “Edição, estudo e preservação de textos”, sob a presidência da Profª Drª Norma Suely da Silva Pereira (UFBA), que falará sobre “Práticas sociorreligiosas em documentos notariais.



Estudos crítico-filológicos: teorias e práticas editoriaisRosa Borges dos Santos (UFBA)


Edição de texto e aspectos da toponímia baiana em documentos históricos Eliana Correia Brandão Gonçalves (UFBA)

SALA FM-R6 sobre o tema “Alguns olhares sobre o ensino de língua portuguesa”, sob a presidência da Profª Drª Marilia Siqueira da Silva (IFF), que falará sobre “Ensino de língua materna no IFFluminense: com a palavra, o aluno de Letras.




Competência leitora: um alicerce para o ensino-aprendizagem de línguaEdma Regina

Peixoto Barreto Caiafa Balbi (IFF)

A importância da diacronia no ensino de língua portuguesaJosé Carlos Alves de Azeredo Júnior (IFF)



Os gêneros nos livros didáticos: textuais ou discursivos? Thiago Eugênio Loredo Betta (IFF)





SEXTA-FEIRA, 31 DE AGOSTO DE 2018

 Das 10h às 12h, do dia 30/08/2017
SEGUNDA SESSÃO DE MESAS-REDONDAS


SALA AM-R1 sobre o tema “Política linguística e ensino de língua: crenças, identidades e atitudes”, sob a presidência do Prof. Dr. Clézio Roberto Gonçalves (UFOP).



Aquisição de segunda língua em escolas de idiomas: um paralelo entre o contexto subjacente à prática docente e o processo de aquisição Michelle Barbosa de Oliveira (UFOP) e Clézio Roberto Gonçalves (UFOP)



A importância do letramento no ensino fundamentalElaine da Fonseca Ramos (UFOP) e Clézio Roberto Gonçalves (UFOP)



Políticas linguísticas e o exercício da leitura na construção da identidade Niceia Aparecida da Cunha Souza (UFOP) e Clézio Roberto Gonçalves (UFOP)


Benzeção: uma prática social” – Celina Gontijo Cunha (UFOP) e Clézio Roberto Gonçalves (UFOP)


A produção do fonema /R/ no centro-oeste mineiro: aspectos sociais Juraci da Silva Carmo (UFOP) e Clézio Roberto Gonçalves (UFOP)




SALA BM-R2 sobre o tema “Lexicologia, onomástica e suas interfaces”, sob a presidência de Profª Drª Karylleila dos Santos Andrade (UFT), que falará sobre Sistema toponímico do tocantins SISTOP: resultados preliminares”.



Software toponímico do tocantins (SISTOP): resultados preliminares Rodrigo Vieira do Nascimento (UFT)

A toponímia da baía de todos os santos, encantos e axé” – Celina Márcia de Souza Abbade (UNEB)

Quilombo e quilombola: interações entre aspectos sócio-culturais, lexicológicos e lexicográficosRuberval Rodrigues de Sousa (UFT)

Construindo um banco de dados para as pesquisas toponímicas Marta Maria Gomes (UNEB) e Clese Mary Prudente Correia (UNEB)



SALA CM-R3 sobre o tema “Ensino de língua estrangeira, formação de professores e produção de material didático”, sob a presidência da Profª Drª Laura de Almeida (UESC), que falará sobre “Gêneros textuais e digitais no ensino-aprendizagem de língua inglesa.




A formação de comunidades de prática e a construção da identidade docente de Professores de Língua Inglesa Elaine Cristina Medeiros Frossard (UESC)



Caminhos da gamificação: o dispositivo móvel como ferramenta potencializadora do ensinoClaudia Pungartnik (UESC)


Recortes da história e culturas africanas: a Lei Nº10.639/03 na sala de aula de Língua Inglesa Andiara Araujo Nascimento (UFBA), Marcia Paraquett Fernandes (UFBA)


Contribuições da linguística de corpus para o ensino de idiomas e elaboração de material didático” – Thereza Cristina de Souza Lima (UNINTER)



SALA DM-R4 sobre o tema “Múltiplos olhares sobre o processo de produção textua”, sob a presidência da Profª Drª Claudia Moura da Rocha, que falará sobre “Subsídios semântico-pragmáticos a serviço da leitura e da produção textual.



Discutindo a informatividade em redações escolaresAna Cristina dos Santos Malfacini (UERJ)


A construção do significado linguístico: a sala de aula como dimensão de realidade Alexandre Batista da Silva (CUGB)


A argumentatividade: estratégias discursivasCharleston de Carvalho Chaves (UFRJ)

O jogo de opostos: processos semântico-discursivos na análise de textos não verbaisMarcelo Gomes Beauclair (UERJ)


A coesão como fator de progressão textual” – Rosane Reis de Oliveira (UERJ)


SALA EM-R5 sobre o tema “Políticas linguísticas”, sob a presidência do Prof. Me Jorge Luiz Marques de Moraes (CP II)


Relato de experiências metodologia ativa no ensino de Língua Inglesa em turmas de aceleração” – Mariana Vera Cruz Pereira (CP II)


Aula de Leitura, leitura na aula: uma proposta para o letramento literário na EJAMichele Francisco Cassiano (CP II)



A prática de leitura presente na Sala de Recursos Multifuncionais com as crianças com deficit cognitivo e deficiência intelectual Marcia Cristina Mendes de Freitas (CP II)



Invertendo a lógica da sala de aula: criação de paródias com alunos da EJAAdriana do Nascimento Querido (CP II)




SALA FM-R6 sobre o tema “Fontes primárias, história e memória: práticas culturais e edições”, sob a presidência da Profª Drª Norma Suely da Silva Pereira (UFBA).


Práticas culturais na Bahia colonial: o recolhimento de mulheres adúlteras” – Rose Mary Souza de Souza (UFBA) e Norma Suely da Silva Pereira (UFBA)


Aspectos do léxico eclesiástico colonial da Capitania da Bahia” – Carla Carolina Ferreira Gomes Querino (UFBA) e Norma Suely da Silva Pereira (UFBA)


Estudo dos elementos intrínsecos constitutivos do formulário em testamentos coloniais” – Elian Conceição Luz (UFBA) e Norma Suely da Silva Pereira (UFBA)


Vozes do além-mar: o contato linguístico italiano-português nas cartas do início do século XX” – Bruno Ferreira (UFBA) e Norma Suely da Silva Pereira (UFBA)





Das 12h às 14h, do dia 31/08/2018
ALMOÇO


 


Das 14h às 16h, do dia 31/08/2018
TERCEIRA SESSÃO DE COMUNICAÇÕES



SALA A – Grupo 01 de Comunicações, sobre o tema “Lexicologia, lexicografia e terminologia” e “Semântica”, sob a coordenação da Profª Drª Lise Mary Arruda Dourado (UNEB).

O que é que a cozinha baiana tem? Um estudo do campo lexical dos alimentos em a Bahia já foi assim, de Hildegardes Vianna” – Lise Mary Arruda Dourado (UNEB) e Celina Márcia de Souza Abbade (UNEB)




A motivação toponímica das praças públicas de Feira de Santana-BA: português/LI- BRAS” – Carlos Messias Alves de Jesus (UEFS) e Liliane Lemos Santana Barreiros (UEFS)



Estudo toponímico do centro comercial de Feira de Santana-BA: a motivação dos sinais em LIBRAS” – Daniela Betânia dos Santos Ferreira (UEFS) e Liliane Lemos Santana Barreiros (UEFS)




Escrita de si e enunciaçãoFelipe de Andrade Constancio (UERJ) e Pilar Cordeiro Guimarães Paschoal (UERJ)



Os sociotopônimos africanos em Minas Gerais”  Emanoela Cristina  Lima Cotta (UFMG)



SALA B – Grupo 02 de Comunicações, sobre o tema “Teoria e análise do texto” e “Teoria e análise do discurso”, sob a coordenação da Profª Drª Heloisa Mara Mendes (UFU), que falará sobre O lugar das línguas indígenas e africanas no Museu da Língua Portuguesa”.




Bio/grafia, contexto e narrativa em ‘Hidden Figures’, de Margot Lee Shetterly” – Aysla Caroline de Sousa Silva (UFMA), Valeria Angelica Ribeiro Arauz (UFMA) e Walderlanne da Silva Ferreira (UFMA)




A constituição do reconhecimento comunitário nas comunidades tradicionais pesqueiras cabistas por meio de particularidades simbólicas Manuela Chagas Manhães (UENF e UNESA)

Comunidade pesqueira de Arraial do cabo: a representação dos cabistas pela narrativa Manuela Chagas Manhães (UENF e UNESA)



A desvitimização no documentário de Eduardo Coutinho Guilherme Veiga Rodrigues de Mendonça (UNIGRANRIO) e Anna Paula Soares Lemos (UNIGRANRIO)




SALA C – Grupo 03 de Comunicações, sobre o tema “Aquisição da linguagem” e “Crítica textual”, sob a coordenação do Prof. Dr. Daniel Padilha Pacheco da Costa (UFU), que falará sobre “A tradução na história: transmissão cultural e crítica textual”.

Textos teatrais e os territórios de identidades na Bahia: uma análise geográfica a partir de uma leitura filológica” – Luana Dall’Agnol Ribeiro (UFBA) e Isabela Santos de Almeida (UFBA)

Beowulf: o Herói, os Monstros e a Bíblia” – João Bittencourt de Oliveira (UERJ)

Práticas de escrita libertária: ensino fundamental e escritas de si” – Penélope Cavalcante Monteiro (UNIGRANRIO) e Jurema Rosa Lopes (UNIGRANRIO)



Como falam os evangélicos: análises sobre os jargões da comunidade cristã” – Wagner Pavarine Assen (UERJ) e  Nataniel dos Santos Gomes (UEMS)



SALA D – Grupo 04 de Comunicações, sobre o tema “Análise do Discurso”, sob a coordenação da Profª Drª Edina Regina Pugas Panichi (UEL), que falará sobre “A ilustre arte de comer nas memórias naveanas.

Estilística e discurso jurídico em atos de violência contra a mulher
Claudete Carvalho Canezin (UEL)

Narrativa, memória e transformação em ‘A falecida’, de Nelson Rodrigues” – José Francisco Quaresma Soares da Silva (UEL) e Edina Regina Pugas Panichi (UEL)


Gênese, gênero e discurso: escolhas que dão forma à criação” – Livia Sprizão de Oliveira (UEL)


A Crítica Genética no processo criativo de Ferreira Gullar” – Cláudia Gomes de Albuquerque Hauly (UEL)



Cavalinho-de-judeu, donzelinha, jacinta e lava-bunda: variação lexical para o inseto típico de áreas alagadiças” – Thiago Leonardo Ribeiro (UEL)




SALA E – Grupo 05 de Comunicações, sobre o tema “Teoria e análise do texto” e “Teoria e análise do discurso”, sob a coordenação da Profª Drª Anne Caroline de Morais Santos (UVA).



Retórica no Tribunal do Júri: um estudo do ethos” – Ingrid Ribeiro (UVA), Isabella Silva Rodrigues (UVA) e Anne Caroline de Morais Santos (UVA)

O esporte na sinfonia ‘Paulistana’, de Billy Blanco: uma leitura interdisciplinar” – Márcia Antonia Guedes Molina (UFMA) e Profª Drª Valeria Angelica Ribeiro AraDaniele Ribeiro Fortuna (UNIGRANRIO)uz (UFMA)




Um estudo descritivo­-analítico das gramáticas da primeira infância do século XIX: Brasil e Portugal” –
Márcia Antonia Guedes Molina (UFMA) e Arthur Vinicius Sousa Silva (UFMA)

Autoria textual: um estudo de caso em Linguistica Forense” – Monica Azzariti (UERJ) e Welton Pereira e Silva (UERJ)


Ethos projetivo representado e o Tribunal do Júri: estratégia argumentativa ou violência linguística?” – Ingrid Ribeiro (UVA), Isabella Silva Rodrigues (UVA) e Anne Caroline de Morais Santos (UVA)





SALA F
– Grupo 06 de Comunicações, sobre o tema “Língua Portuguesa” 
e “Uso, variação e mudança linguística”, sob a coordenação da Profª Mª Vivian Canella Seixas (UFMG), que falará sobre “As abreviaturas na Minas setecentista: emprego da tipologia em função das variáveis sexo e faixa etária”.

Análise entoacional das interrogativas no Espírito Santo” – Priscilla Gevigi de Andrade Majoni (UFRJ)



Variação e mudança do português brasileiro em Foz do Iguaçu, o biótopo da tríplice fronteira. Descrição e análise contrastiva de expressões espaciais com a Teoria da Nanosintaxe e Semântica conceitual” – Carlos Manuel Pinzon Amaya (UNILA) e Valdilena Rammé (UNILA)



Uma comparação não linear: o cruzamento vocabular frente à hipocorização” – Vitória Benfica da Silva (UFRJ)


O alçamento vocálico em dois falares mineiros: o papel do item lexical e das consoantes adjacentes” – Fernando Antônio Pereira Lemos (CEFET-MG)



SALA G
– Grupo 07 de
Comunicações, sobre o tema “Teoria da literatura” e “História da literatura”, sob a coordenação da Profª Drª Cristina da Conceição Silva (UNIGRANRIO).

Quando voltei, tive uma surpresa: o laboratório de Joel Rufino dos Santos” – Andressa Monteiro de Carvalho (UNIGRANRIO)



As tensões sociais e econômicas no século XVII do Recôncavo Baiano, satirizadas pela poética de Boca do Inferno” – Cristina da Conceição Silva (UNIGRANRIO) e José Geraldo da Rocha (UNIGRANRIO)




Intertextualidade, ironia e paródia em charges do jornal o globo” – Ivone da Silva Rebello (SEEDUC)



Filologia Amazônica: uma experiência de edição de manuscritos judiciais em Rio Branco/AC” – Mário Luis Villarruel da Silva (UFAC)


Ingresso por cotas em universidade pública brasileira: memórias em embate” – Isabel Cristina Rodrigues (UERJ)




Das 16h às 17h, do dia 31/08/2018
SESSÃO DE LANÇAMENTOS E AUTÓGRAFOS DE LIVROS
E SESSÃO DE PÔSTERES




SESSÃO DE LANÇAMENTOS E AUTÓGRAFOS DE LIVROS, sob a coordenação das professores Anne Caroline de Morais Santos e Maria Lúcia Mexias-Simon

01) ABBADE, Jose Martins. Banho de sol e outras manhãs: Prosas, versos e afins. Belo Horizonte: Agilite, 2018.


02) BARCELLOS, Renata da Silva de. Barcellos em prosa e verso com participação de Lucien Gilbert. Rio de Janeiro: Autografia, 2018.



03) BOTELHO, José Mario. Pequeno dicionário de latim-português. 3. ed. rev. e ampl. Rio de Janeiro: Autografia, 2017.


04) BORGES, Paulo Roberto Torres. Joaquina, a corujinha de muitos anos. Ilustrações: Antonella Buongarzoni. Rio de Janeiro: Frutos, 2017.



05) CIFEFIL. Cadernos do CNLF, vol. XXII: Anais digitais do XXII CNLF. Rio de Janeiro: CiFEFiL, 2018.



06)
CIFEFIL. Almanaque CiFEFiL 2016. 2. ed. Rio de Janeiro: CiFEFiL, 2016.

07) CIFEFIL. Revista Philologus, nº 69 e nº 70. Rio de Janeiro: CiFEFiL, 2018.


08) GRUND, Sônia de Almeida Barbosa. Intertextualidades em Memórias Póstumas de Brás Cubas: As Múltiplas Vozes em Machado de Assis. Rio de Janeiro: Autografia, 2018.



09) MESQUITA, Sérgio Luiz Monteiro; SAMIS, Alexandre Ribeiro; SILVA, Regina Céli Alves da. Álbum Lima Barreto: fotos literárias de fatos históricos, Rio de Janeiro: Litteris, 2017.


10) MAROUZEAU, Jules. A ordem das palavras em latim. Tradução de José Mario Botelho. 1. ed. Rio de Janeiro: Autografia, 2017.



11) MOITINHA, Márcio Luiz. Gramática latina. 2. ed. São Gonçalo: Edição do autor, 2017.

12) SILVA. José Pereira da. Para uma toponímia de Dom Cavati (MG). Rio de Janeiro: Autografia, 2017.



13) ______ (Org.). A herança de Ferdinand de Saussure. Rio de Janeiro: Autografia, 2017.

14) ______. (Org.). A sociolinguística: trabalhos de linguística aplicada ao ensino de língua portuguesa. Rio de Janeiro: Autografia, 2017.



15) SILVA, Regina Céli Alves da; SAMIS, Alexandre Ribeiro; MESQUITA, Sergio Luiz Monteiro. Álbum Lima Barreto: fotos literárias de fatos históricos.


16) VIANNA, Maria Lina Dias. Vocabulário do Mobiliário. São Paulo: Scortecci, 2018.


17) MARCOTULIO. Leonardo Lennertz, LOPES. Célia Regina dos Santos, BASTOS. Mário Jorge da Motta Bastos, OLIVEIRA. Thiago Laurentino de, FILOLOGIA HISTÓRIA E LÍNGUA olhares sobre o português medieval. São Paulo: Parabola Edional, 2018.

SESSÃO DE PÔSTERES, sob a coordenação da Profª Mª Eliana da Cunha Lopes

Pôster 01 – “Análise linguística acerca da construção de estereótiposAdemario Jesus de Carvalho (UESB)



Pôster 02 – “Quando desumanizar é humanizar: o paradoxal percurso de G.H.Nathally Regina Monteiro Nunes Campos (UFF) e Rosiléa Ribeiro do Amaral Ferreira (UFF)



Pôster 03 – “Nomes para o órgão sexual feminino à luz do cognitivismo: gênero, tabu e preconceito”– Patrícia Oliveira de Freitas (UERJ)



Pôster 04 – “A importância do uso eficiente da linguagem e da argumentação” – Isabella Silva Rodrigues (UVA), Ingrid Ribeiro (UVA) e Anne Caroline de Morais Santos (UVA)


Pôster 05 – “Condições sociocognitivas: esquinas da religião em madureira” – Marcelo Vitor de Souza Paes (UERJ) e Dayhane Alves Escobar Ribeiro Paes (UFRRJ)



Pôster 06 – “A produção textual do ensino de português para solicitantes de refúgio” – Jéssica Caroline Pessoa dos Santos (UERJ) e Poliana Coeli Costa Arantes (UERJ)



Pôster 07 – “As pessoas de Pessoa: uma antologia na discussão entre literatura e história” – Telma Regina Esteves Lanini (UNIGRANRIO)

Pôster 08 – “Crença sobre ensino aprendizagem do português como língua adicional” – João Paulo Bulhões e Mattos (UFF)



Pôster 09 – “Dalí entre persona e personagem: Uma leitura do surrealista em La casa de papel” – Djalma dos Santos Lima (UFRJ)


Pôster 10 – “Transposição intersemiótica: o recurso cinematográfico para estimular a leitura em língua inglesa” – Vitoria Elizabete Gonçalo da Silva (UVA)



Pôster 11 – “A modalização em artigos científicos: uma comparação entre um artigo de Ciências Humanas e um artigo de Ciências da SaúdeLívia Oliveira Biscotto (UNIMONTES) e Maria de Lourdes Guimarães de Carvalho (UNIMONTES)




Pôster 12 – “O fenômeno semântico da polissemia abordado por um livro didático do Ensino Fundamental II” – Lívia Oliveira Biscotto (UNIMONTES), Maria Rita Francisca Lima (UNIMONTES) e Maria Cristina Ruas Abreu Maia (UNIMONTES)


Pôster 13 – “Processos discursivos no funcionamento da linguagem do sujeito LP” – Daniely Martins dos Santos Ferraz (UESB) e Nirvana Ferraz Santos Sampaio (UESB)



Pôster 14 – “Linguística aplicada: construção de uma identidade própria” – Patricia Luisa Nogueira Rangel (UNIGRANRIO) e Gláucia Regina Santos Cunha (UNIGRANRIO)



Pôster 15 – “Quem disse que não está no gibi? Algumas propostas para o uso dos quadrinhos no ensino” – Ariane Wust de Freitas Francischini (UEMS), Dagmar Vieira Nogueira Silva (UEMS), Vanderlis Legramante Barbosa (UFMS) e Nataniel dos Santos Gomes (UEMS)




Pôster 16 – “Estudo toponímico das fontes de Salvador/BA” – José Martins Abbade (UNEB)


Pôster 17 – “Do verbal ao não verbal: um olhar para a linguagem em uma Instituição de Longa Permanência para Idosos” – Simone Maximo Pelis (UESB) e Nirvana Ferraz Santos Sampaio (UESB)



Pôster 18 – “Uma pré-história dos catecismos (eróticos): os Tijuana bibles na iniciação de Carlos Zéfiro” – Cesar Augusto Lotufo (UNESA) e Andre Luis Soares Smarra (UNESA)




Pôster 19 – “Angelo Agostini: um herói na luta contra o xenofobismo” – Cesar Augusto Lotufo (UNESA) e Andre Luis Soares Smarra (UNESA)



Pôster 20 Retratos e Paisagens do Modernismo entre jovens alunos leitores: leituras multidimensionais de Manuel Bandeira Keyciane Bento da Silva (UVA), Patricia Cristina Soares Barbosa (UVA) e Silvana Moreli Vicente Dias (UVA)



Pôster 21 – “Um estudo sobre o impedimento da peça teatral O Evangelho segundo Jesus, Rainha do Céu’, sob a perspectiva da Hermenêutica” – José Ricardo Carvalho da Silva (FUFSE)




Pôster 22 – “Criação de um sistema de reconhecimento automático terminológico voltado ao estudo de perfil acadêmico” – Stephisson Galvão (FATEC SENAC-RJ), Erika Klein (FATEC SENAC-RJ), Miryam Silva (FATEC SENAC-RJ), Johnny Tafur (UNICARIOCA e FATEC SENAC-RJ) e Amanda Duarte Blanco (FATEC SENAC-RJ)





Pôster 23 – “Procurações manuscritas do século XIV ao XVI: o português médio na história da Língua Portuguesa” – Beatriz Brizola Estevam (USP) e Phablo Roberto Marchis Fachin (USP)



Pôster 24 – “A abordagem da variação sintática no livro didático” – Gabriela Barreto de Oliveira (UFF) e Edila Vianna da Silva (UFF)


Pôster 25 – “A representação da feminilidade em uma propaganda de cosméticos” – Raquel Fontes Santana (UNEB) e Maria da Conceição Reis Teixeira (UNEB)




Das 17h às 18h, do dia 31/08/2018

CONFERÊNCIA DE ENCERRAMENTO

Em homenagem a Walmírio Macedo, sob a presidência do Prof. Dr. José Mario Botelho.


Conferência sobre “Doces recordações e já saudosas do amigo Walmírio Macedo (1930-2017)”, proferida pelo Prof. Dr. Evanildo Bechara (ABL e ABRAFIL).

 


 

Das 18h às 19h, do dia 31/08/2018

SESSÃO DE ENCERRAMENTO
Com um coquetel e música ao vivo.


 A partir das 19h, do dia 31/08/2018


Reunião da Diretoria do CiFEFiL e dos congressistas interessados
para avaliar o XXII CNLF e escolher a nova Diretoria


(Gestão 2018-2020)