SUMÁRIO
04. A influência do nórdico antigo no inglês moderno
João
Bittencourt de Oliveira
08. Análise da escrita de avisos em
AVA: pistas de contextualização e interação no ensino de língua portuguesa a distância
Débora Cristina Longo Andrade
10. As histórias em quadrinhos e o
processo de leitura e escrita nas crianças
Tais Turaça Arantes, Thays Baniski Teixeira, Hugo Augusto Turaça Leandro e Jéssica Rabelo Nascimento
11. Comparação entre os diários de Walmir Ayala, Lúcio Cardoso e Harry Laus:
considerações finais de uma pesquisa
Daniele Ribeiro Fortuna
12. Contribuições da linguística de corpus
para o processo de ensino/aprendizagem de idiomas
Thereza Cristina de
Souza Lima
13. Denúncias sócio-políticas presentes no discurso de crônicas machadianas
Clodoaldo Sanches Fofano, Eliana Crispim França Luquetti, Raquel França Freitas, Sonia Maria da Fonseca Souza e Vyvian França Souza Gomes
14. Diálogos entre filologia e arquivística: acervos de dramaturgos
baianos
Rosa Borges
15. Ensino de língua portuguesa: reflexão acerca do uso das formas
pronominais eu e mim no português falado em dourados, sob o viés dos estudos sociolingüísticos
Elza Sabino da Silva Bueno, Neide Araújo Castilho Teno e Sandra Espíndola
16. Estudos iniciais para a edição crítico-genética de “Memorial de Aires”
Fabiana
da Costa Ferraz Patueli Lima
17. Filosofias e gramáticas: a alagmática e a transdução como
processos para a individuação
Luiz
Roberto Peel Furtado de Oliveira
18. Gênero e sexualidade na aula de literatura brasileira: uma perspectiva bakhtiniana
Elio
Marques de Souto Junior
19. Grafite: linguagem de uma memória social
Isabela
Assunção Reis e Maria da Conceição Reis Teixeira
20. Gramaticalização de conjunções: da sintaxe ao discurso
Felipe
de Andrade Constancio
21. Gramaticalização na criação de conectores em uma
perspectiva diacrônica
Roberta Vecchi Prates e Ricardo Stávola
Cavaliere
22. Gramáticas portuguesas da infância: séculos XIX e XX
Márcia
Antonia Guede Molina
23. “Grupo de Laocoonte” ou “caso Moro–Dallagnol”: o papel
da perspectivação na compreensão leitora de uma charge política XX
Brízzida A. S. L. de Magalhães Caldeira, Lívia Salles de Melo Franco
e Tania Gastão Saliés
24. Letramento crítico:
compreender e lidar criticamente com as diversas práticas sociais contemporâneas
Márcio
Luiz Côrrea Vilaça e Elaine Vasquez Ferreira de Araujo
25. Levantamento terminológico e proposição de glossário
para manifestações patológicas na construção civil
Valéria Angélica Ribeiro Arauz,
Luan Evangelista Ramos Pavão e Marlon
Henrique Serra da Silva
26. Metonímia e metáfora como recursos para o exercício da criatividade em
campanhas contra a importunação sexual
Aline Salucci Nunes
27. Mulheres no papel: apresentação inicial de um projeto de pesquisa
Luzia Gabriela Manso
Vieira (UNIGRANRIO) e Daniele Ribeiro Fortuna (UNIGRANRIO)
28. Narrativa e memória: o processo de
alfabetização
de jovens e adultos em Duque de Caxias
Lucas Fernandes Januário e Jurema Rosa Lopes Soares
29. Narrativa, memória social e coletiva: o reconhecimento
social na redescoberta da comunidade pesqueira tradicional
Manuela Chagas Manhães
30. O ato de ler: interação entre memória, emoção e compreensão
Maria
de Fátima de Mello
31. O Brasil quinhentista e a historiografia linguística: interface
Leonardo
Ferreira Kaltner
32. O espírito
e o estilo de Virgílio (Bucólicas)
Márcio Luiz Moitinha Ribeiro e Daniel
de Assis Soares
33. O léxico e o vocabulário: universos em expansão
Maria
Lucia Mexias-Simon
34. O papel do educador no ensino de língua na era digital
Mônica
Saad Madeira
35. O percurso gerativo de sentido em uma charge sobre a LIBRAS: um estudo a partir da semiótica greimasiana
Tais Turaça Arantes, Jéssica Rabelo Nascimento, Thays Baniski Teixeira, Ana Carolina Gonzalez Batista e Hugo Augusto Turaça Leandro
36. O pesquisador filólogo na contemporaneidade: atos de construção e de interpretação
Débora
de Souza
37. O
português como segunda língua para surdos em perspectiva bilíngue no contexto
de inclusão
Jocelma
Rodrigues dos Santos e Valquíria Claudete Machado Borba
38. O que fazer quando
chovem ideias? o brainstorming e o planejamento de textos argumentativos
Ana Flávia L. M. Gerhardt e Caio Mieiro Mendonça
39. Produção de sentido em enunciados escritos em língua
portuguesa por alunos surdos: um processo de tradução
Isabel Cristina Rodrigues e Angela
Baalbaki
40. Produções textuais dissertativo-argumentativas no Ensino Médio: critérios de
proficiência do ENEM
Norma Cristina
Ribeiro Santos e Valquíria
Claudete Machado Borba
41. Quando as palavras traduzem violência simbólica: discursos e naturalização da violência de gênero
Rosane Cristina de Oliveira
42. Shrek 2 (2004): o processo de construção a partir dos rascunhos
Luiz Antonio Xavier
Dias e Edina
Regina Pugas Panichi
43. Todas as minhas aulas são monótonas?: refletindo sobre
motivação e qualidade de vida em aulas de língua inglesa
Leandro Novaes da
Silva
44. Tecendo memórias sobre
a institucionalização da LIBRAS no sul do Brasil
Elissandra Lourenço
Perse
45. Transferência cultural da língua de Portugal:
uma análise histórica do latim ao português falado no Brasil no contexto atual
Cleber Nogueira
Aleluia de Souza
46.. Um dia na vida de Eduardo Coutinho: TV e cinema em tensão
Guilherme Veiga
Rodrigues de Mendonça e Anna Paula Soares Lemos
47. Um estudo das conceptualizações metonímicas da variação
linguística nas tirinhas da Turma do Xaxado, de Antônio Cedraz
Carla Bianca Chagas Chagas de Jesus, Edna da Paixão Pereira e Elisângela
Santana dos Santos
48. Um olhar sobre as linguagens no processo de alfabetização
Elisa
Moreira da Silva, Eline das Flores Victer e Jurema
Rosa Lopes
|