Cadernos do CNLF, Vol. XXIII, Nº 03
Anais do XXIII CNLF, Textos Completos
tomo ii
____ VOLUME COMPLETO ____

SUMÁRIO
00. Apresentação
     José Mario Botelho
01. A concepção do ensino de gêneros no contexto de português brasileiro como língua adicional: entre as práticas pedagógicas e o exame Celpe-Bras
Ana Carolina de Andrade da Silva e Rodrigo Albuquerque
02. crise do sujeito moderno na poética de augusto dos anjos
Igor França Cordeiro e Carmem Lúcia Negreiros de Figueiredo
03. A educação linguística na ratio studiorum (1599)
Janaina Fernanda de Oliveira Lopes
04. A feiúra como opção estética em “memórias de marta”
Flávia Marçal Meslin Pires
e Carmem Lucia Negreiros de Figueiredo Souza
05. A formação linguística e cultural do negro: história, preconceito e identidade
Rodrigo Vitorino Ramos Costa e Clézio Roberto Gonçalves
06. A importância da Teoria Sintagmática para uma conveniente descrição gramatical: um legado de Ingedore Koch
José Mario Botelho
07. A importância da palavra e do discurso na construção da imagem feminina produzida na poesia atribuída a Gregório de Matos
Patrícia Bastos (UERJ) e Ana Lúcia Machado de Oliveira
08. A introspecção e as relações interpessoais na literatura contemporânea: uma análise em dois microcontos
Paulo Hernandes Gonçalves da Silva e Eliane Cristina Testa
09. A linguística textual e o ensino de hebraico bíblico: a Bíblia como texto autêntico no processo de aprendizagem
Isabel Arco Verde Santos e Wellington Couto de Almeida
10. A Linguística Sistêmico-Funcional como ferramenta para o ensino da produção textual
Michele Cristine Silva de Sousa e Elisa  da Silva de Almeida

11.
A questão da norma padrão na perspectiva da Sociolinguística Variacionista: debatendo e combatendo o preconceito linguístico
Laylla Pereira de Moraes

12. A questão da morte em O cavalo e seu menino, de C. S. Lewis, e sua importância no processo de formação da psique da criança
Carla Cristina de Moraes Gomes e Mario Cesar Newman de Queiroz

13. A tríade autor–obra–público no século XVII
Rebeca Venezia Diogo dos Santos e Ana Lúcia Machado de Oliveira

14. A utilização das tirinhas no ensino de língua portuguesa: por um olhar mais atencioso ao texto
Stéphanie Corlette Coutinho

15. A variação pronominal “nós/a gente”: identidade e preconceito linguístico
Alexandre Emanuel Alves da Silva e Clézio Roberto Gonçalves

16. Abordagem do gênero crônica através da obra “o incrível e o inacreditável”, de luis fernando veríssimo
Tatiane Ribeiro Rocha e Taiane Horta Valim

17. Abrindo a caixa de pandora: reconstrução da memória cultural de Santo Antônio de Jesus através de documentos escritos – notícias de uma pesquisa em andamento
Maria Ionaia de Jesus Souza

18. Aliando o uso da tecnologia no ensino–aprendizagem de línguas
Laura de Almeida

19. Análise de expressões de origem religiosa em comentários da Internet
Karine da Silva Costa André, Isabel Arco Verde Santos, Karine Sant’Anna de Andrade e Roberta Maria Fernandes da Silva

20. Análise da conjunção e em artigos de opinião: uma abordagem funcionalista
Karine da Silva Costa André e Isabel Arco Verde Santos

21. Análise dos discursos médicos na imprensa sobre os surtos de chikungunya Brasil
Renato da Silva

22. Aulas metapresenciais na UFSB: as contribuições das tecnologias para o ensino híbrido de língua inglesa
Claudia Pungartnik e Givanildo Silva Santos

23. Azul, rosa e o uso da metonímia conceptual nas representações de gênero em charges e quadrinhos
Ana Paula Ferreira

24. Carol Dall Farra sobre o ser marginal e o ser marginalizado na poesia
Fabiana Bazilio Farias

25. Círculo e circularidade nos sermões de Padre Antônio Vieira
Ghabriel Ibrahim Ermida Tinoco Alves e Ana Lúcia Machado de Oliveira

26. Crime e cotidiano em Sant’Anna do Catu oitocentista sob a perspectiva da filologia e da história
Fabrício dos Santos Brandão

27.
Da genética textual à estilística: um olhar para os textos produzidos em sala de aula
Rogério Nascimento Bortolin e Edina Regina Pugas Panichi

28. De clausuras e canonizações: reflexões sobre mulheres e conventos em “A monja de Lisboa”
Tatiana Alves Soares

29. Desenvolvimento morfossintático aos dois anos de idade: resultados de uma coleta longitudinal
Thamiris Santos Halasz de Farias e Marina R. A. Augusto

30. Dramaticidade em Antônio Vieira: aspectos do Theatrum Sacrum
Fernando Barboza de Carvalho e Ana Lúcia Machado de Oliveira

31. Ecos da prisão: “Memórias do cárcere” e “Memórias de um sobrevivente”
Fátima Almeida da Silva

32. “Eloi, eloi, lamá sabactani?”. Intertextualidade e intergeneri-cidade na construção dos sentidos da música “diáspora” (2017), dos Tribalistas
Wellington Couto de Almeida e Isabel Arco Verde Santos

33. Entre letras e melodias: análise genética e estilística em Pedro valença
Mariana Rodrigues Ferreira Fantinelli e Edina Regina Pugas Panichi

34. Entre tramas cerebrais e os fenômenos da rua: Alberto Mussa e a construção de sua imagem como escritor na cena literária contemporânea
Joyce Silva Braga

35. “Escrevivendo o mundo” – a importância do letramento literário
Vanessa de Lima Morais Silva e Silvana Moreli Vicente Dias

36. Estatuto do nascituro: implicações nos direitos femininos à luz da análise crítica do discurso
Guianezza Mescherichia de Góis Saraiva Meira e Antonio Carlos Meira de Brito

37. Estratégias argumentativas usadas nas colunas de Ancelmo Gois: o recurso aos valores
Bruno Silva Lopes

38. Face, emoções e (im)polidez nas conversações em redes: os elementos expressivos como marcadores de tensões e conflitos em interações virtuais
Marcele Mendes Goulart e Victoria Wilson da Costa Coelho

39. Figurações do escritor na prosa contemporânea
Fátima Cristina Dias Rocha

40. Hibridismo na escrita biográfica de Ana Miranda
Patricia Horta

41. Joaquim Cardozo como poeta e crítico de arte no livro “O interior da matéria”
Yael Fernando Carvalho Torres

42. “José”: de Drummond a Paulo Diniz e Tibério Azul
Camila Novaes Maia e Leonardo Davino de Oliveira

43. Leitura: liberdade e generosidade que o texto oferece
Maria de Fátima de Mello

44. Letramento literário no contexto da educação inclusiva: reflexões e uma proposta prática para o ensino de Língua Portuguesa
Christiana Ribeiro Milito e Silvana Moreli Vicente Dias

45. Literatura e modernidade: o cinematógrafo de João do Rio
Camila de Souza Barros da Silva

46. Lusofonia e africanidade além da curva: uma leitura do conceito “lusofonia” em Moçambique pela visão de Mia Couto
Marcela Coitinho de Aquino e Castro e Silvana Moreli Vicente Dias

47. “Memórias de um Sargento de Milícias” e a criação da Divisão Militar da Guarda Real da Polícia (DMGRP)
Paulo Henrique dos Santos e Mario Cesar Newman de Queiroz

48. Metonímia conceptual nos diários de aprendizagem de espanhol como língua adicional em aulas síncronas on-line
Ana Beatriz Simões

49.
#MEUEXABUSIVO: análise crítica discursiva de um post na página “quebrando o tabu”
Guianezza Mescherichia de Góis Saraiva Meira

50. Moduan Matus e Chacal em diálogo: poéticas marginais
Eduardo Maciel de Salles e Idemburgo Pereira Frazão Félix

51. “Monumento santa cruz”: uma narrativa do silêncio
Rafael Garcia Madalen Eiras

52. New philology: transformações teóricas e de bases materiais
Mario Cesar Newman de Queiroz

53. O artista e a perda do halo
Lohane Cristine de Araujo Guimarães

54. O cego e a criança no meio do redemoinho
Tatiana Alves Soares

55. O combate com a sombra – a alteridade indígena em Antônio Vieira
Carla Oliveira e Ana Lúcia Machado de Oliveira

56. O ensino de Língua Portuguesa e a construção de sentidos no gênero textual reportagem: as produções textuais dos alunos da 2ª série do Ensino Médio do CODAP/UFS em cena
Urandi Rosa Novais

57. O espaço público como texto – visão semiótica do meio urbano
Fernanda de Fátima Fernandes Pereira e Renato da Silva

58. O fantasma do verme: a voz de Pedro Kilkerry em canção
Gabriel Costa Resende Pinto Bastos dos Santos e Leonardo Davino de Oliveira

59. O Imperial Instituto dos Meninos Cegos e a Historiografia Linguística
Barbara Poubel dos Santos

60. O papel das metáforas conceptuais em fábulas
Karine Souza da Silva

61. O percurso epistolográfico machadiano: do nascimento do poeta à consagração do romancista
Tatiana de Oliveira Miguez

62. O poeta em deslocamento. Apresentando Ricardo Domeneck
Samuel Ramos de Macedo e Ana Cristina Rezende de Chiara

63. O processo de criação judicial: contribuições para a teoria da decisão judicial a partir da crítica genética
Roberto Lima Santos e Edina Regina Pugas Panichi

64. “O tempo não permite mais e fico como quer”: a multifuncionalidade do juntor “e” no gênero epistolar comercial do século XVIII
Juliana Pereira Guimarães e Luiz Palladino Netto

65. O triunfo da morte na oratória de Antônio Vieira
Felipe Lima da Silva

66. Os muros que delimitam “Diário do hospício” como gênero diário
Thais da Silva César e Carmem Lúcia Negreiros de Figueiredo

67. Os saberes dos alunos e a prática docente em língua portuguesa – interação, criatividade e transformação
Moacir dos Santos da Silva e Eliana Crispim França Luquetti

68. Patrimônios culturais em Duque de Caxias: mídia, discurso e formação de público
Ana Paula Cavalcante Lira do Nascimento e Renato da Silva

69. Português língua estrangeira: ensino–aprendizagem intercultural no âmbito da UFRRJ
Ana Beatriz Faltz Pereira Amaral, Angela Marina Bravin dos Santos e Jéssica Marques da Costa Tostes

70. (Re)Forçando identidades: uma proposta de análise crítica do discurso de textos jornalísticos para uma turma do primeiro ano do Ensino Médio
Victor Hugo Mendes da Silva Pereira, Claudia Cristina Mendes Giesel e Larissa Portella Santos

Adriane Fabiano de Oliveira, Daniella Tavares Potrique e Fernanda Iglesias Webering

72. Tecnologia aplicada a educação: multiletramentos na esco-la
Vanessa de Lima Morais Silva, Cláudia Cristina Mendes Giesel, Flavia Cunha e Sayonarah Almeida

73. Um comentário crítico sobre o comportamento do adjetivo dentro do grupo nominal em Fasti, por Ovidio
Eliana da Cunha Lopes e Marilene Meira da Costa

74. Um novo olhar para os verbos: da Gramática Tradicional à perspectiva discursiva
Yasmin Cibelle Soares da Silva Alves

75. Um trabalho diacrônico da organização o saber: da enciclopédia à Wikipédia
Catarina Lobo Gonçalves

76. Uma abordagem cognitivo-funcional: uma perspectiva sincrônica da competição pelo uso nas construções [xmente]
Giselly Duarte Ferreira da Fonseca

77. Uma análise comparativa da argumentatividade em artigos de opinião publicados em Veja e Carta Capital
Graziela Borguignon Mota e Vitor Fernandes Gonçalves

78. Uma rota de construcionalização do verbo ‘passar’ de pleno a auxiliar
Geisa Maria Jayme Jordão

79.
Usos da linguagem em sentenças judiciais para retificação de nome e sexo de pessoas transgêneras
Marcia Teshima e Edina Regina Pugas Panichi

Rodrigo Ségges Ferreira Barros