SUMÁRIO
04. A feiúra como opção
estética em “memórias de marta”
Flávia Marçal Meslin Pires e Carmem Lucia Negreiros de
Figueiredo Souza
08. A introspecção e as relações interpessoais na literatura
contemporânea: uma análise em dois microcontosPaulo Hernandes Gonçalves da Silva e Eliane Cristina Testa
10. A Linguística Sistêmico-Funcional como ferramenta para o ensino da
produção textual
Michele Cristine Silva de Sousa e Elisa da Silva de Almeida
11. A questão da norma padrão na perspectiva da Sociolinguística
Variacionista: debatendo e combatendo o preconceito linguísticoLaylla Pereira de Moraes
12. A questão da morte em O cavalo e seu menino, de C. S. Lewis, e sua importância no
processo de formação da psique da criançaCarla Cristina de Moraes Gomes e Mario Cesar Newman de Queiroz
13. A tríade autor–obra–público no século XVII Rebeca Venezia Diogo
dos Santos e Ana Lúcia Machado
de Oliveira
14. A utilização das tirinhas no ensino de língua portuguesa: por um olhar
mais atencioso ao textoStéphanie Corlette Coutinho
15. A variação pronominal “nós/a gente”: identidade e preconceito linguísticoAlexandre Emanuel Alves da Silva e Clézio
Roberto Gonçalves
16. Abordagem do gênero crônica através da obra “o incrível e o inacreditável”, de luis
fernando veríssimoTatiane Ribeiro Rocha e Taiane Horta Valim
17. Abrindo a caixa de pandora: reconstrução da memória cultural de Santo
Antônio de Jesus através de documentos escritos – notícias de uma pesquisa em andamentoMaria Ionaia de Jesus Souza
18. Aliando o uso da tecnologia
no ensino–aprendizagem de línguasLaura de Almeida
19. Análise
de expressões de origem religiosa em comentários da InternetKarine da Silva Costa André, Isabel Arco Verde Santos, Karine Sant’Anna de Andrade e Roberta Maria Fernandes da Silva
20. Análise da conjunção e em artigos de opinião: uma abordagem funcionalistaKarine da Silva Costa André
e Isabel Arco Verde Santos
21. Análise dos discursos médicos na imprensa sobre os surtos de chikungunya
BrasilRenato da Silva
22. Aulas metapresenciais na UFSB: as contribuições das tecnologias para o
ensino híbrido de língua inglesaClaudia Pungartnik e Givanildo Silva Santos
23. Azul, rosa e o uso da metonímia conceptual nas representações de gênero em charges e quadrinhosAna Paula Ferreira
24. Carol Dall Farra sobre o ser marginal e o ser
marginalizado na poesia Fabiana Bazilio Farias
25. Círculo e circularidade nos
sermões de Padre Antônio Vieira Ghabriel Ibrahim Ermida Tinoco Alves e Ana Lúcia Machado de Oliveira
26. Crime e cotidiano em Sant’Anna do Catu oitocentista sob a perspectiva da
filologia e da história Fabrício dos Santos Brandão
27. Da genética textual à estilística: um olhar para os textos produzidos em
sala de aulaRogério Nascimento Bortolin e Edina Regina Pugas Panichi
28. De clausuras e canonizações: reflexões sobre mulheres e conventos em “A
monja de Lisboa”Tatiana Alves Soares
29. Desenvolvimento morfossintático aos dois anos de idade: resultados de
uma coleta longitudinalThamiris Santos Halasz de Farias e Marina R. A. Augusto
30. Dramaticidade em Antônio Vieira: aspectos do Theatrum SacrumFernando Barboza de Carvalho e Ana Lúcia Machado de Oliveira
31. Ecos da prisão: “Memórias do cárcere” e “Memórias de um sobrevivente”Fátima Almeida da Silva
32. “Eloi, eloi, lamá sabactani?”. Intertextualidade e intergeneri-cidade
na construção dos sentidos da música “diáspora” (2017), dos TribalistasWellington Couto de Almeida e Isabel Arco Verde Santos
33. Entre letras e melodias: análise genética e estilística em Pedro valençaMariana Rodrigues Ferreira Fantinelli e Edina
Regina Pugas Panichi
34. Entre tramas cerebrais e os fenômenos da rua: Alberto Mussa
e a construção de sua imagem como escritor na cena literária contemporâneaJoyce Silva Braga
35. “Escrevivendo o mundo” – a importância do letramento literárioVanessa de Lima Morais Silva e Silvana Moreli Vicente Dias
36. Estatuto do nascituro: implicações nos direitos femininos à luz da
análise crítica do discursoGuianezza Mescherichia de Góis Saraiva Meira e Antonio Carlos Meira de
Brito
37. Estratégias argumentativas usadas nas colunas de Ancelmo Gois: o recurso
aos valoresBruno Silva Lopes
38. Face, emoções e (im)polidez
nas conversações em redes: os elementos expressivos como marcadores de tensões e conflitos
em interações virtuaisMarcele Mendes Goulart e Victoria
Wilson da Costa Coelho
39. Figurações do escritor na prosa contemporâneaFátima Cristina Dias Rocha
40. Hibridismo na escrita biográfica de Ana MirandaPatricia Horta
41. Joaquim Cardozo como poeta e crítico de arte no livro
“O interior da matéria”Yael Fernando Carvalho Torres
42. “José”: de Drummond a Paulo Diniz e Tibério AzulCamila Novaes Maia e Leonardo
Davino de Oliveira
43. Leitura: liberdade e generosidade que o texto ofereceMaria de Fátima de Mello
44. Letramento literário no contexto da educação inclusiva:
reflexões e uma proposta prática para o ensino de Língua PortuguesaChristiana Ribeiro Milito e Silvana Moreli Vicente Dias
45. Literatura e modernidade: o cinematógrafo de João do
RioCamila de Souza Barros da Silva
46. Lusofonia e africanidade além da curva: uma leitura do
conceito “lusofonia” em Moçambique pela visão de Mia CoutoMarcela Coitinho de Aquino e Castro e Silvana Moreli Vicente Dias
47. “Memórias de um Sargento de Milícias” e a criação da Divisão Militar da Guarda
Real da Polícia (DMGRP)Paulo Henrique dos Santos e Mario Cesar Newman de Queiroz
48. Metonímia conceptual nos diários de aprendizagem de espanhol como língua
adicional em aulas síncronas on-lineAna Beatriz Simões
49. #MEUEXABUSIVO: análise crítica discursiva de um post
na página “quebrando o tabu”
Guianezza Mescherichia de Góis Saraiva Meira
50. Moduan Matus e Chacal em diálogo: poéticas marginais
Eduardo Maciel de Salles e Idemburgo Pereira
Frazão Félix
51. “Monumento santa cruz”: uma narrativa do silêncio
Rafael Garcia Madalen Eiras
52. New philology: transformações teóricas e de bases materiais
Mario Cesar Newman de Queiroz
53. O artista e a perda do halo
Lohane Cristine de Araujo Guimarães
54. O cego e a criança no meio do redemoinho
Tatiana Alves Soares
55. O combate com a sombra – a alteridade indígena em Antônio Vieira
Carla Oliveira e Ana
Lúcia Machado de Oliveira
56. O ensino de Língua Portuguesa e a construção de sentidos no gênero
textual reportagem: as produções textuais dos alunos da 2ª série do Ensino Médio
do CODAP/UFS em cena
Urandi Rosa Novais
57. O espaço público como texto – visão semiótica do meio
urbano
Fernanda de Fátima Fernandes Pereira e Renato da Silva
58. O fantasma do verme: a voz de Pedro Kilkerry em canção
Gabriel Costa Resende Pinto Bastos dos Santos e Leonardo Davino de
Oliveira
59. O Imperial Instituto dos Meninos Cegos e a Historiografia
Linguística
Barbara Poubel dos Santos
60. O papel das metáforas conceptuais em fábulas
Karine Souza da Silva
61. O percurso epistolográfico machadiano: do nascimento
do poeta à consagração do romancista
Tatiana de Oliveira Miguez
62. O poeta em deslocamento. Apresentando Ricardo Domeneck
Samuel Ramos de Macedo e Ana
Cristina Rezende de Chiara
63. O processo de criação judicial: contribuições para a teoria da decisão
judicial a partir da crítica genética
Roberto Lima Santos e Edina Regina Pugas Panichi
64. “O tempo não permite mais e fico como quer”: a multifuncionalidade do juntor “e” no gênero epistolar
comercial do século XVIII
Juliana Pereira Guimarães e Luiz Palladino Netto
65. O triunfo da morte na oratória de Antônio Vieira
Felipe Lima da Silva
66. Os muros que delimitam “Diário do hospício” como gênero diário
Thais da Silva César e Carmem Lúcia Negreiros de Figueiredo
67. Os saberes dos alunos e a prática docente em língua portuguesa –
interação, criatividade e transformação
Moacir dos Santos da Silva e Eliana Crispim França Luquetti
68. Patrimônios culturais em Duque de Caxias: mídia, discurso e formação de
público
Ana Paula Cavalcante Lira do Nascimento e Renato da
Silva
69. Português
língua estrangeira: ensino–aprendizagem intercultural no âmbito da UFRRJ
Ana Beatriz Faltz Pereira Amaral, Angela
Marina Bravin dos Santos e Jéssica
Marques da Costa Tostes
70. (Re)Forçando identidades: uma proposta de
análise crítica do discurso de textos jornalísticos
para uma turma do primeiro ano do Ensino Médio
Victor Hugo Mendes da Silva Pereira, Claudia Cristina Mendes Giesel e Larissa Portella Santos
Adriane Fabiano de Oliveira, Daniella Tavares Potrique e Fernanda Iglesias Webering
72. Tecnologia aplicada a educação: multiletramentos na
esco-la
Vanessa de Lima Morais Silva, Cláudia Cristina Mendes Giesel, Flavia Cunha e Sayonarah Almeida
73. Um comentário crítico sobre o comportamento do adjetivo
dentro do grupo nominal em Fasti, por
Ovidio
Eliana da Cunha Lopes e Marilene Meira da Costa
74. Um novo olhar para os verbos: da Gramática Tradicional à perspectiva
discursiva
Yasmin Cibelle Soares da Silva Alves
75. Um trabalho diacrônico da organização o saber: da enciclopédia à Wikipédia
Catarina Lobo Gonçalves
76. Uma abordagem
cognitivo-funcional: uma perspectiva sincrônica da competição pelo uso nas construções [xmente]
Giselly Duarte Ferreira da Fonseca
77. Uma análise comparativa da argumentatividade em artigos de opinião
publicados em Veja e Carta Capital
Graziela Borguignon Mota e Vitor Fernandes Gonçalves
78. Uma rota de
construcionalização do verbo ‘passar’ de pleno a auxiliar
Geisa Maria Jayme Jordão
79. Usos da linguagem em sentenças judiciais para retificação de nome e sexo
de pessoas transgêneras
Marcia Teshima e Edina
Regina Pugas Panichi
Rodrigo Ségges Ferreira Barros
|