SUMÁRIO
02. A BNCC no livro didático: um olhar
sociolinguístico
Luana Aparecida Matos
Leal Fernandes, Patrícia de Carvalho Pires e Nádima Silva Queiroz e Maria Fernanda
P. Araújo
04. A condição da mulher negra a partir das personagens de “Olhos d’água”,
de Conceição Evaristo
Mariana Marujo Velloso
08. A Libras entrou na roda: a
variação semântico-lexical dos sinais Cacuriá
e Tambor de crioula Ana Júlia de Sousa Gomes, Ana Beatriz
Rangel Urbano, Aryama Catheyrin
Fonseca Ferreira e Zuleica de Sousa
Barros
10. A língua(gem) religiosa na ópera Lídia de Oxum Ediane dos Santos Novaes e Gildeci de
Oliveira Leite
11. A linguagem de 0 a 12 meses em crianças com encefalopatia crônica da
infância (ECI) e o programa de estimulação precoce em âmbito fonoaudiológico
Elizabeth Matilda Oliveira Williams, Moniki Aguiar Mozzer Denucci, Aline
Silva Ribeiro e Carlos
Henrique Medeiros de Souza
12. A linguagem dos emojis
como recurso pedagógico: emoção representada no ciberespaço Moniki Aguiar Mozzer Denucci, Fabrizia Miranda de Alvarenga Dias (UENF),
Liliane Barreto Alves e Carlos Henrique Medeiros de Souza
13. Argumentação, livro
didático e BNCC: uma proposta de análise João Paulo Bulhões e Mattos
14. As implicações e possibilidades do ensino remoto na garantia de direitos
das linguagens na primeira infância à luz dos documentos educacionais: possíveis reflexões Ana Vitória Moreira Dias e Marinalva da Silva Ferreira
15. As múltiplas formas de linguagem como referências para a formação médica
no contexto do ensino contemporâneo Peterson Gonçalves Teixeira, Amaro
Sebastião de Souza Quintino, Jackeline
Barcelos Corrêa, Shirlena Campos de Souza Amaral e Crisóstomo Lima do Nascimento
16. Boletim de ocorrência de violência contra a mulher à luz dos gêneros do
discurso de Mikhail Bakhtin Cyntia dos Santos Jorge, Ellen Nolasco Cortat e Nathalia Reis de Medeiros
17. Booktubers e suas leituras de “dom casmurro”, de Mmachado de Assis:
maneiras de ler o cânone Reginaldo Silva Araujo e Filismina Fernandes Saraiva
18. Cícero e Archia em defesa da educação: as bases sólidas da tradição
humanística de ensino Stephanie Cunha dos Santos da Silva e Leonardo Ferreira Kaltner
19. Considerações discursivas sobre o uso de aplicativos em sala de aula
Paulo Hernandes Gonçalves da Silva, Marcondes Coelho Feitoza, Douglas
Ferreira Chaves, Haryson Huan Arruda da Silva Santos e Luís Alberto Libânio Lima
20. De rascunho a documento de processo: o desvelar do
texto em ambiente escolar sob as lentes da Crítica Genética Rogério Nascimento Bortolin
21. Descrição da ortografia portuguesa oitocentista em gramáticos brasileiros: a prescrição do princípio etimológico Alexandre Xavier Lima, Angélica de Oliveira
Castilho Pereira e Karine da Silva
Costa André
22. Discurso, mídia e poder na rede: diálogo à luz do
Círculo de Bakhtin Alan Eugênio Dantas Freire, Danielle Brito da Cunha e Guianezza
Saraiva Meira
23. Ensino da língua portuguesa na república tcheca
(a língua portuguesa como fonte de inspiração e de conhecimento) Iva Svobodová
24. Escritas de si em lima barreto – uma análise
interdisciplinar sob a perspectiva bioética Alinne Arquette Leite Novais, Moyana Mariano Robles-Lessa, Juliana da Conceição Sampaio Lóss e Hildeliza Boechat Cabral
25. Falares africanos no léxico do português brasileiro:
estratégias de ensino para o desenvolvimento da competência comunicativa e lexical Marco Túlio Santos Ledo e Jorge Augusto Alves da Silva
26. Feminicídio às avessas? Análise Crítica dos Discursos na minissérie
“Elize Matsunaga: Era uma vez um crime” Guianezza M. de Góis Saraiva Meira
27. Funks, análise morfológica e leitura de texto e mundo Ana Beatriz Antonio de Alcantara
28. Fontes manuscritas do judiciário oitocentista baiano: texto, documento e
dados Fabrício dos Santos Brandão
29. Futebol e sociedade: escolhas linguísticas revelando
visões de mundo Yasmin Vitória Pinho Ramon
30. Gastura enquanto sintoma:
uma investigação semântica em textos
literários antigos e artigos de linguística médica Renato
Faria da Gama, Maria Antônia Andrade Rangel, Fábio Ramos Sandes, João Paulo G.
B. de Moura, Lorena Pereira Escocard, Lucas
Correa Diminic e Lucas de Souza Gomes
31. Geomorfotopônimos
históricos: os morros na toponímia de minas gerais Marianna de Franco Gomes
32. Gíria de grupo: a presença da figura de linguagem na
fala das internas de um presídio de Vitória da Conquista Eliane Souza Pereira e Valéria Viana Sousa
33. Gramaticalização do lá na fala
popular soteropolitana Amanda Almeida de Jesus e Cristina dos Santos Carvalho
34. Humor e multimodalidade: clássicas atuações de Charlie Chaplin Valeria Fernandes Nunes
35. Identidade nacional e necropolitica em “Tenda dos milagres” Denise Oliveira de Carvalho e Gildeci de Oliveira Leite
36. Identidade feminina e musicalidade: quem era/é mulher
de verdade, Amélia? Raquel Oliveira de Araújo e Francisca Ramos-Lopes
37. Intertextualidade e interdiscursividade: uma análise de algumas das
versões da canção popular italiana
“Bella ciao” Denise Durante
38. Inválido? Pessoa com deficiência? O ambiente de enunciação
e o peso das palavras Bárbara Rangel Paulista, Shirlena Campos de Souza Amaral e Sérgio Arruda de
Moura
39. Jogos digitais no ensino de
inglês: um recurso multimodal em uma proposta pedagógica Laura de Almeida e Suellen Thomaz de Aquino Martins
40. Letramento e educação ambiental no contexto da
Educação Básica Gelbis Martins Agostinho, Aline Peixoto Vilaça Dias, Luciana
de Oliveira Silva, Ralph de Araujo Stellet, Eliana Crispim França
Luquetti e Carlos Henrique Medeiros de Souza
41. Me perdoem as belas, mas beleza é essencial? Uma
leitura do conto “a caolha”, de Júlia Lopes de Almeida Brenda da Silva Dias e Kátia Carvalho da
Silva Rocha
42. Mulher itaparicana: um estudo cognitivo sócio-histórico
sobre a conceptualização da mulher nas novelas de Xavier
Marques Michelle Regina da Silva Santos e Elisângela Santana dos Santos
43. Notícias de um projeto lexicográfico: “Bahia de todos os pratos, dicionário da cozinha baiana” Lise Mary Arruda Dourado e Celina Márcia de Souza Abbade
44. O autismo nas entrelinhas da linguagem pragmática Fabrízia Miranda de Alvarenga Dias, Moniki Aguiar Denucci, Raquel França Freitas e Eliana Crispim França Luquetti
45. O catolicismo popular e os paradigmas sociais no conto
“O negrinho escravo” (2004), de Mestre Didi Sílvia Nascimento dos Santos e Filismina
Fernandes Saraiva
46. O contemporâneo na perspectiva do (da)motivo + ação, no conto “Passeio
noturno parte II”, de Rubem Fonseca Ana Patrícia Sampaio Pereira e Ana Cristina Teixeira de Brito Carvalho
47. O corpo feminino e a metáfora da nudez: um olhar sobre a perspectiva
africana na obra “O alegre canto da perdiz”, de Paulina Chiziane Ana Gabriella Ferreira da Silva Nóbrega, Francisca Maria de Souza Ramos-Lopes
e Cid Augusto da Escossia Rosado
48. O ensino da leitura: uma análise a respeito da
temática da leitura nas práticas curriculares Bianca Amaral Freitas e Raquel França Freitas
49. O ensino de leitura na
Educação Básica Maria de Fatima de Mello
50. O exercício epistolar na antiguidade Tatiana de Oliveira Miguez
51. Jornal escolar: proposta para a formação de
leitores críticos em escolas públicas Aparecida Maria Peres Mainenti e Karoline
Guimarães Castro Ferreira
52. O livro paradidático e a formação leitora no espaço escolar Sophia Letícia Ramos Gomes e Denise Salim Santos
53. O uso de manchetes e chamadas de jornais no
ensino da Língua Inglesa Amanda Gabriele Domingos de Souza e Aira Suzana Ribeiro Martins
54. O uso dos gêneros textuais como estratégia de letramento no processo de
ensino–aprendizagem na EJA Bianca Amaral Freitas, Cíntia Rocha Barreto, Flávia Lopes Barbosa Siqueira e Sinthia Moreira Silva
55. O uso das vogais médias pretônicas na fala de Caravelas-BA Daillane dos Santos Avelar
56. O uso de jogos de palavras cruzadas e bingo de sílabas na alfabetização
de jovens e adultos Luciene Guida Cardoso e Aira Suzana Ribeiro Martins
57. Os insultos pastoris e o refinamento linguístico, na
terceira Bucólica, de Virgílio Tobias Vilhena de Moraes e Márcio Luiz
Moitinhar Ribeiro
58. Poder, racismo religioso e decolonialidades no instagram: contribuições da Análise do Discurso Alan Eugênio Dantas Freire, Danielle Brito da Cunha e Guianezza M. de Góis
Saraiva Meira
59. Por uma análise de discurso crítica decolonial
do sul do sul: apresentação de interesses de pesquisa a partir
da abordagem sociológico e comunicacional do discurso (ASCD) Maiane
Vasconcelos de Brito, Ana Cecilia dos Santos Azevedo, Leoni
Ramos Souza Nascimento, José Domingos Angelo Santos e José Souza dos Santos
60. Principais fatores da evolução do latim vulgar na
península Ibérica: conceitos fundamentais José Mario Botelho
61. Racismo recreativo no Brasil: uma análise do caso vivenciado pelo professor
de Geografia, João Luiz Pedrosa, no Big Brother Brasil 2021 (BBB 21) Raquel do Rosario Silva, Gabriela do Rosario Silva, Camila do Rosario Silva Barreto e Shirlena Campos de Souza Amaral
62. Reflexão das terminologias atribuídas à pessoa
com deficiencia na literatura infantojuvenil a partir dos signos linguísticos:
mundo imaginário ou estigmas? Bárbara Rangel Paulista, Flavio da Silva Chaves, Shirlena Campos de
Souza Amaral e Crisóstomo Lima do
Nascimento
63. Reflexões sobre a Linguística no campo do direito Alice de Souza Tinoco Dias, Viviane Carneiro Lacerda Meleep e Rosalee
Santos Crespo Istoe
64. “Rio severino”: sentidos de Brasil em um livro didático Lorena Ferreira Mafra, Lívia Cristina de Souza Sigliani, Daniela
Ribeiro de Jesus e Adilson Ventura
65. “Um retoque aqui, outro ali”: Padrões de beleza na mídia digital instagram
à luz da LSF Carla Daniele Saraiva Bertuleza e Guianezza M. de Góis Saraiva Meira
66. Uma abordagem teórica a respeito dos tipos de linguagem característicos do transtorno
do espectro autista Cristina de Fátima de Oliveira Brum Augusto de Souza, Lucas Capita Quarto e Juliana da Conceição Sampaio Lóss
67. Uma análise meta-historiográfica da dedicatória
da Cartinha com os preceitos e mandamentos da Santa Madre Igreja (1539),
de João de Barros Viviane Lourenço Teixeira
68. Uma aproximação possível? O romance polifônico
de Dostoiévsk e os heterônimos de Fernando Pessoa
Cesar Christian Ferreira dos Santos
69. Uma sabedoria com cor e sem preço: uma violência com as crianças e
adolescentes das classes populares Moacir dos Santos da Silva e Sérgio Arruda de Moura
70. Variação linguística: um novo olhar para os estudos da língua a partir
da realidade de Espinosa-MG Patrícia de Carvalho Pires, Luana Aparecida Matos
Leal Fernandes, Jemyma Donato Pereira, Vanessa Marques da Silva e Sheila da
Silva
71. Zora Seljan e sua “Festa do Bomfim”: uma conexão
de axé Taisa Maria Souza e Gildeci de Oliveira Leite
|