Cadernos do CNLF, v. XXV, n. 03,
Anais do XXV CNLF, Textos Completos
tomo i
____ VOLUME COMPLETO ____

SUMÁRIO
      Apresentação
      José Mario Botelho
01. A dura realidade da mulher moradora de comunidades, por meio do olhar de Conceição Evaristo
      Dorcas Pinto Paiva e Andre Benatti
02. A formação inicial de professores alfabetizadores no Brasil e a política nacional de alfabetização
     
Andreia Cristina da Silva
03. A gênese de “Memorial de Aires” por meio do epistolário e da Crítica Literária
       Fabiana da Costa Ferraz Patueli Lima
04. A gíria e suas manifestações sociais: uma análise das gírias de um grupo de jovens funkeiros de São Paulo
      João Soares Rampi e Raul Silvestre Benitez Aguilera
05. A língua latina e a “Eneida”: um método de ensino
      Fernanda de Oliveira Leite Vieira de Castro e Leonardo Ferreira Kaltner
06. A literatura infantil indígena como recurso de contato literário de alunos indígenas
      Paulo Fernando de Lucena Borges Ferreira
07. Artigo retirado a pedido da autora.
08. A noção de ethos em Aristóteles e Maingueneau
      Sonia Gonçalves Batista Dias
09. Acessibilidade comunicacional: língua e identidade cultural na educação do surdo
      Joicy de Souza Ribeiro Quitete
10. Análise e avaliação de aplicativos para o ensino de Língua Inglesa
     Márcio Luiz Corrêa Vilaça e Lilia Aparecida Costa Gonçalves

11. Análise sociorretórica da seção “Introdução” de monografias da área de Letras–UFRRJ
     Millena Goes da Costa e Marli Hermenegilda Pereira

12. Artes, afectos e perceptos nas vivências semióticas e aiônicas dos bebês e das crianças
       Luiz Roberto Peel Furtado de Oliveira, Antonio Cilírio da Silva Neto e Misleine Andrade Ferreira Peel

13. As contribuições de Geoffrey Chaucer para a Literatura Inglesa Medieval
     João Bittencourt de Oliveira

14. As múltiplas representações do fonema /s/ no livro didático do Ensino Fundamental: uma proposta de análise
     Lucirene da Silva Carvalho e Vanessa da Silva Braz

15. Diálogos entre Berman e Macunaíma
      Cesar Christian Ferreira dos Santos

16. Didática no ensino da Língua Inglesa: a importância de jogos educativos no processo de aprendizagem
      Uilian Mendes da costa e Elza Sabino da Silva Bueno

17. Dino Preti e os pressupostos para uma análise sociolinguística em textos literários
      Keila Vasconcelos Menezes e Raquel Meister Ko Freitag

18. Educação em diferentes contextos
      Hugo Augusto Turaça Leandro e Tais Turaça Arantes

19. Entre saudações, abraços e bênçãos: um percurso epistolográfico e estilístico nas correspondências da família Rodrigues Ferreira
     Mariana Rodrigues Ferreira Fantinelli Delecrode e Edina Regina Pugas Panichi

20. Estilo e variação linguística no gênero textual canção popular: uma proposta de ensino da Língua Portuguesa
     Letícia Maria de Jesus Monteiro

21. Estratégias (hiper)textuais e(m) ensino de redação do ENEM no Instagram
      Ana Clara Benevides Lopes, Márcia Helena de Melo Pereira, Ana Claudia Oliveira Azevedo e Filipe Santos Guerra

22. Gênero normativo: estrutura potencial de gênero – operadores argumentativos
      Nelia Edna Miranda Batisti e Edina Regina Pugas Panichi

23. Linguagem e identidade na tradução da legendagem do filme “Bacurau”: uma perspectiva de ensino de línguas adicionais através da tradução audiovisual (TAV)
      Luana Senger dos Santos e Laura de Almeida

24. Línguas em contato: a influência da língua espanhola na escrita dos adolescentes em uma escola municipal na cidade de Tabatinga-AM
     
Adriana Aparecida das Neves de Queiroz, Breno Guilherme Mendes Obando e Francisco Carlos da Silva Marinho

25. Marcação diferencial de agente (DAM) em latim clássico
     
Élder Henrique Attala e Paiva

26. Nada neste livro é verdadeiro: o contexto histórico em que Cama de gato foi escrito
     
Diane Nascimento de Oliveira e Thiago Martins Caldas Prado

27.
O discurso humorístico: um lugar de resistência na língua
      Ivana Salum Acunha

28. Os duplos na estrutura sintática do latim clássico: duplo acusativo e duplo dativo
      Márcio Luiz Moitinha Ribeiro e Ivan Miranda Frias

29. Os (outros) sujeitos do discurso literário: o lugar do sujeito ledor em uma análise semiolinguística do discurso
      Elisson Ferreira Morato

30. Pandemia de Covid-19 e os discursos produzidos nas mídias sociais: uma revisão bibliográfica
      Alice Monteiro Tannus, Rosalee Crespo Istoe, Lidiane Silva Torres e Elizabeth da Conceição Carvalho Nunes

31. Para a história do pensamento linguístico no Brasil: o período missionário quinhentista
      Leonardo Ferreira Kaltner

32. Projeto seguidores de Esopo: contação de histórias – caminhos possíveis para a formação do leitor literário
      Andreia Cristina da Silva

33. Protestante, ecumênica e inclusiva: uma igreja em três determinações discursivas
      Dilermando Moraes Costa

34. Regularidades e recursividades criativas: gêneses textuais
      Edina Regina Pugas Panichi

35. Repertórios linguístico-culturais comunicados por charges: a pandemia de Covid-19 e o trabalho dos profissionais da saúde
      Adriana Beatriz Levone Affonso, Pedro Renato Teixeira Baptista, Elizabeth da Conceição Carvalho Nunes e Fernanda Castro Manhães

36. SER OU NÃO SER: representatividade política da personagem Claudius, em “Hamlet”
      Adelson Oliveira Mendes e Adriana Gomes

37. Toponímia na escola – pesquisa científica no Fundamental II marcas culturaisda comunidade do Arenoso
      Amilca Maria de Lima Fernandes

38. Um estudo com quadrinhos para o ensino de Língua Portuguesa
      Rosa Maria Aparecida Nechi Verceze

39. Uma breve análise crítica de textos dos séculos XIV-XVI para uma reflexão sobre a periodização tradicional com foco na emergência de um português pré-moderno
      José Mario Botelho

40. Uso do aplicativo Whatsapp no ensino de Língua Portuguesa na educação superior: possibilidades e limitações
      Lilia Aparecida Costa Gonçalves e Márcio Luiz Corrêa Vilaça

41. Variações linguísticas e suas mutabilidades históricas
      Diego Carmo e Nayra de Paiva Oliveira