SUMÁRIO
04.
A escrita
autobiográfica como processo identitário e memorialístico de gestores
educacionais da rede pública municipal de Campos dos Goytacazes
Victor
da Penha Miranda
08. A
identidade musical de Mato Grosso do Sul nos
escritos de Maria da Glória Sá Rosa
Suayne
Kamilla Alves Costa, Aline
Saddi Chaves e Adriana
Lúcia de Escobar Chaves de Barros
10. A marcação
de espaços mentais alternativos pelos gestos e pela direção do olhar em
videoaulas de Língua Portuguesa: dualidades e oposições
Ane
Novais Pires dos Santos, André
Lisboa Santos e Maíra
Avelar Miranda
11.
A
natureza
contrafactual dos gestos de
negação no português brasileiro: uma análise cognitiva e multimodal de
dois
vídeos do talk show “Que
história é essa, Porchat?”
Natalia
Brito Silva, Beatriz
Graça e Maíra
Avelar Miranda
12. A
paisagem machadiana vista nos primeiros romances
Lucia
Maria Moutinho Ribeiro
13. Análise
das Figuras de Linguagem, presentes
em memes
Anni
Gabriely Santos Alves e Adriana
Lúcia de Escobar Chaves de Barros
14. Análise
de metáforas sobre a morte por Covid-19:
estudos de caso em Vitória da Conquista, Bahia?”
Igor
Andrade Santos, Maíra
Avelar Miranda, Felipe Watarai
e Tereza Cristina Rego Brito
15. Análise
do conto de Marina Colasanti numa
perspectiva interdisciplinar: Literatura
e Geografia
Franqueslane
Ferreira de Lima, Irenis
Cesar da Silva e
Núria
Américo de
Azevedo
16. Aspectos
da cultura afro-brasileira em “Jubiabá”
Luana
Cristine da Silva e Maria
da Conceição Reis Teixeira
17. Associando
música e cultura afro-brasileira
no ensino de Língua Inglesa
Laura
de Almeida
18. Breves
vieses
conceituais sobre políticas públicas para a qualidade da educação
brasileira
Leila
Alves da Costa Monteiro, Marcondes
Coelho Feitoza, Israel de Paula Maia, José
James Torres da Silva, Taísa Resende de Moraes Vieira e Paulo
Hernandes Gonçalves da Silva
19. Comunicação
judicial: o uso da linguagem pelo
oficial de justiça e o acesso à informação
Flávia
Teixeira Silva Pires e Carlos
Henrique Medeiros de Souza
20. Comunidades
tradicionais e projeto de educação ambiental pescarte:
pedagogia social, linguagem e temas geradores para conscientização e
reconhecimento social
Manuela
Chagas Manhães,
Sulamita Conceição Ribeiro de Oliveira, Kaio
Lucas Ritter Motta e Victor Muniz Thomas
21. Construções
discursivas no espaço urbano da
cidade do Salvador: a Rua Chile
Maiza
Keelly Barbosa dos Santos e Gilberto
Nazareno Telles Sobral
22. Contribuições
da Fonética e
Fonologia para
o desenvolvimento
da fluência
Alneci
do Rego Monteiro Morales e Adriana
Lúcia de Escobar chaves de Barros
23. Crítica
filológica e
materialidade textual na dramaturgia de Ildásio
Tavares
Rosa
Borges
24. Discursividade
em painéis de apoio aos
profissionais da saúde que atuaram na linha de
frente na pandemia de Covid-19: alteridade
e significação
Ana
Paula Borges de Souza, Gilson
Borges de Souza, Sabrina de Oliveira Borges e Fernanda
Castro Manhães
25. Discurso
de Tieta: análise crítico-discursiva de
uma cena da novela Tieta para o ensino de
Língua Portuguesa
Juliano
Dumani e Cláudia
Cristina Mendes Giesel
26. Educação
de surdos no brasil no século XX: uma
análise historiográfica da obra ensino oro-áudio-visual
para deficientes da audição, de
Ana Rímoli de
Faria Dória
Vanessa
Gomes Teixeira Anachoreta
27. Educação
ubíqua: práticas docentes inovadoras para
o ensino de Língua Inglesa
Claudia
Pungartnik e Givanildo
Silva Santos
28. Estado
democrático de direito X racismo ambiental,
estigma e universos simbólicos: consequências para as comunidades
pesqueira artesanal
de Armação dos Búzios
Manuela
Chagas Manhães, Sulamita
Conceição Ribeiro de Oliveira, Kaio
Lucas Ritter Motta e Victor Muniz Thomas
29. “Gritos
bárbaros” na modernidade carioca: rumo a
uma edição crítica dos poemas (1916–1925), de Moacyr de Almeida (1902
–1925)
Mario
Newman de Queiroz
30. Histórias
em quadrinhos em sala de aula: uma proposta
de língua portuguesa com matemática para o ensino
Priscilla
Gevigi de Andrade Majoni e Higor
Soares Majoni
31. Imaginar,
calcular e
deduzir em construções parentéticas
epistêmicas no
português brasileiro e europeu contemporâneo
Cristina
dos Santos Carvalho, Marta
Mascarenhas de Oliveira e Eduardo Ferreira dos Santos
Almeida
32. Letramento
digital: abordando a variação social
na mídia instagram
Fernanda
Kalliane Lopes Rocha Cesarino e Joerberson
Siqueira Tavares
33. Linguajar
ou língua(gem): uma análise do vocabulário gírio presente em
uma comunidade de fala marginalizada
Eliane
Souza Pereira e Valéria Viana Sousa
34. Materialidade,
texto e censura: leitura crítico-filológica do texto “A formiguinha professora”, de Lúcia di Sanctis
Débora
de Souza
35. Metaverso:
reflexões acerca
da cognição e da linguagem no exercício
da docência
Moyana
Mariano Robles-Lessa, Marlene
Soares Germano, Carlos José de
Castro e Carlos Henrique Medeiros de Souza
36. Modernismo
e aristocracia
Maria Cristina de Oliveira Prates
e Anne Caroline de
Morais Santos
37. Multimodalidade
e capacidade informacional de ferramentas
comunicativas para a identificação e tratamento da dor crônica em
adultos
Olavo
Ferreira Nunes,
Lara Amorim D’Ávila Prottes, Sabrina de
Oliveira Borges e Fernanda Castro Manhães
38. O
ensino da Língua Espanhola na pandemia, na produção
científica educacional por uma perspectiva da Linguística Aplicada
Lindomar
Bento de Souza e Adriana Lucia de Escobar Chaves de Barros
39. O
estudo das variações regionais no contexto digital
Claudia
Maria Benício Barros e Ivanisa
Dias de Sales
40. O
gênero discursivo “zine” e sua relação com a história,
a cultura e a sociedade
Lydiane
Marques Coimbra e Aline
Saddi
Chaves
41. O
gênero meme na aula de Inglês: provocações da linguística
cognitiva
Caique
Souza Alves, Maíra
Avelar, Anderson
Alves Chaves e Victor
Lima dos Santos
42. O
golpe da vidente: análise discursiva e atualização dos efeitos de
sentidos
Patrícia
Rebouças Oliveira e Gilberto
Nazareno Telles Sobral
43. O
idoso e suas relações com as mídias sociais:
uma análise do sujeito idoso frente às novas tecnologias digitais
Viviane
Carneiro Lacerda Meleep, Alice
de Souza Tinoco Dias e Rosalee Santos Crespo Istoe
44. O
juridiquês sob a perspectiva discursiva e social
Alice
de Souza Tinoco Dias, Viviane
Carneiro Lacerda Meleep, Aline
Souza Tinoco Gomes de Melo e Rosalee
Santos Crespo Istoe
45. O
movimento playing for change e a
sociolinguística: a músicacomo meio de comunicação
Flávia
Teixeira Silva Pires, Karla
de Mello Silva, Aline
Souza Tinoco Gomes de Melo e Eliana
Crispim França Luquetti
46. O
processo de rememoração e linguagem não
verbal: participação ativa e seu impacto na deslegitimação da dominação
das
classes dominantes para com a comunidade tradicional de pesca de
Armação dos Búzios
Manuela
Chagas Manhães,
Sulamita Conceição Ribeiro de Oliveira, Kaio
Lucas Ritter Motta e Victor Muniz Thomas
47. O
teatro nas periferias de Salvador nas décadas de 1970 e 1980: uma
leitura dos suportes materiais
Isabela
Santos de Almeida
48. O
texto
escrito em solidariedade:
a
crítica genética desvelando a voz do professor
em produções escolares
Rogério
Nascimento Bortolin
49. O
verbo “ir” nas cosntruções em uso
Milca
Cerqueira Etinger Silva e Valéria
Viana Sousa
50. Os
“Bastião” e o sotaque: uma abordagem sociolinguística sob a
perspectiva do preconceito linguístico vivenciado pelos participantes
do BBB21
Mayara
Xavier Vito Pezarino, Ester
Portugal da Silva Rocha, Lorrane Estacio do Prado da
Silva e Eliana Crispim França Luquetti
51. Pandemia
de Covid-19 – uma crise sanitária e
social:
efeitos discursivos do negacionismo de figuras de poder
Pedro
Renato Teixeira Baptista,
Adriana Beatriz Levone Affonso e Elizabeth
da Conceição Carvalho Nunes e Carlos Henrique Medeiros de Souza
52. Reflexões
sobre o discurso digital em tempos de pandemia de Covid-19 no
Brasil
Ana
Paula Lima Santos
53. Reflexões
no Salmo 23
sob a perspectiva da textualidade e discursividade de Michel Pêcheux
Antonio
Cilírio da Silva Neto e
Raquel Alves da Silva
54. Retórica
na grécia antiga: contexto de origem e
questionamentos
Eduardo
da Silva de Freitas
55. Revisitando
a construção agora:
uma
abordagem centrada no uso
Ramilda
Viana Gomes da Silva e Valéria
Viana Sousa
56. Sufixos
formadores de profissão: as relações
sociais
do trabalho e seus reflexos na língua
Lívia
Abrantes Gomes
57. Sumário
de culpa oitocentista baiano:
edição
semidiplomática, aspectos
codicológicos
e paleográficos
Fabrício
dos Santos Brandão
58. Traços
linguísticos de conservação no português
falado em Rio das Rãs
Jodalmara
Oliveira Rocha Teixeira, Jorge
Augusto Alves da Silva e Marian
dos Santos Oliveira
59. Um
breve estudo sobre cruzamento vocabular:
análise
da produtividade e criatividade do falante
Manoel
Francisco Felismino Freires
60. Uma
ótica discursiva sobre o papel da educação no combate à violência
Décio
Dias dos Reis, Edinho
Benésio Santos, Regina Dias Araújo, Luís
Alberto Libânio
Lima, Marcone
Pereira da Silva e Paulo
Hernandes Gonçalves da Silva
61. Vertentes
críticas: interfaces entre filologia e arquivística na
organização de acervos do ATTC
Manoela
Nunes de Jesus (UFBA) e Rosa
Borges (UFBA)
|