Cadernos do CNLF, v. XXV, n. 03,
Anais do XXV CNLF, Textos Completos
tomo ii
____ VOLUME COMPLETO ____

SUMÁRIO
      Apresentação
      José Mario Botelho
01. A agricultura familiar no assentamento rural Boa Sorte em Araguatins-TO: um olhar para as conexões de Netweaving
      João Guilherme Vieira Santos, Alcides dos Reis Cordeiro Filho e Paulo Hernandes Gonçalves da Silva
02. A educação de surdos e os sentidos culturais comunicados por meio de memes compartilhados em redes sociais
     
Gilson Borges de Souza, Ana Paula Borges de Souza, Sabrina de Oliveira Borges e Carlos Henrique Medeiros de Souza
03. A elipse na perspectiva da gramática de construções
       Elenita Alves Barbosa e Valéria Viana Sousa
04. escrita autobiográfica como processo identitário e memorialístico de gestores educacionais da rede pública municipal de Campos dos Goytacazes
      Victor da Penha Miranda
05. A formação continuada e a identidade profissional do professor de Inglês no e para o contexto do uso da tecnologia como ferramenta pedagógica
      Franqueslane Ferreira de Lima e Selma Maria Abdalla Dias Barbosa
06. A gamificação como processo de ensino e aprendizagem de substantivos
      Antonio Cilírio da Silva Neto, Jonas Lima Fernandes, Jonas Pereira da Conceição e Jordean Marques Silva
07. A Gramática de Ernesto Faria – Um estudo sobre os pronomes
      Andressa Coelho Froz e Leonardo Ferreira Kaltner
08. A identidade musical de Mato Grosso do Sul nos escritos de Maria da Glória Sá Rosa
      Suayne Kamilla Alves Costa, Aline Saddi Chaves e Adriana Lúcia de Escobar Chaves de Barros
09. A importância das tecnologias no processo de ensino–aprendizagem da Língua Portuguesa
      Marlene Soares Freire Germano, Ester Portugal da Silva Rocha, Mayara Xavier Vito Pezarino e Verusca Moss Simões dos Reis
10. marcação de espaços mentais alternativos pelos gestos e pela direção do olhar em videoaulas de Língua Portuguesa: dualidades e oposições
     Ane Novais Pires dos Santos, André Lisboa Santos e Maíra Avelar Miranda

11. A natureza contrafactual dos gestos de negação no português brasileiro: uma análise cognitiva e multimodal de dois vídeos do talk showQue história é essa, Porchat?”
     Natalia Brito Silva, Beatriz Graça e Maíra Avelar Miranda

12. A paisagem machadiana vista nos primeiros romances
       Lucia Maria Moutinho Ribeiro

13. Análise das Figuras de Linguagem, presentes em memes
     Anni Gabriely Santos Alves e Adriana Lúcia de Escobar Chaves de Barros

14. Análise de metáforas sobre a morte por Covid-19: estudos de caso em Vitória da Conquista, Bahia?”
     Igor Andrade Santos, Maíra Avelar Miranda, Felipe Watarai e Tereza Cristina Rego Brito

15. Análise do conto de Marina Colasanti numa perspectiva interdisciplinar: Literatura e Geografia
      Franqueslane Ferreira de Lima, Irenis Cesar da Silva e Núria Américo de Azevedo

16. Aspectos da cultura afro-brasileira em “Jubiabá”
      Luana Cristine da Silva e Maria da Conceição Reis Teixeira

17. Associando música e cultura afro-brasileira no ensino de Língua Inglesa
      Laura de Almeida

18. Breves vieses conceituais sobre políticas públicas para a qualidade da educação brasileira
      Leila Alves da Costa Monteiro, Marcondes Coelho Feitoza, Israel de Paula Maia, José James Torres da Silva, Taísa Resende de Moraes Vieira e Paulo Hernandes Gonçalves da Silva

19. Comunicação judicial: o uso da linguagem pelo oficial de justiça e o acesso à informação
     Flávia Teixeira Silva Pires e Carlos Henrique Medeiros de Souza

20. Comunidades tradicionais e projeto de educação ambiental pescarte: pedagogia social, linguagem e temas geradores para conscientização e reconhecimento social
     Manuela Chagas Manhães, Sulamita Conceição Ribeiro de Oliveira, Kaio Lucas Ritter Motta e Victor Muniz Thomas

21. Construções discursivas no espaço urbano da cidade do Salvador: a Rua Chile
      Maiza Keelly Barbosa dos Santos e Gilberto Nazareno Telles Sobral

22. Contribuições da Fonética e Fonologia para o desenvolvimento da fluência
      Alneci do Rego Monteiro Morales e Adriana Lúcia de Escobar chaves de Barros

23. Crítica filológica e materialidade textual na dramaturgia de Ildásio Tavares
      Rosa Borges

24. Discursividade em painéis de apoio aos profissionais da saúde que atuaram na linha de frente na pandemia de Covid-19: alteridade e significação
     
Ana Paula Borges de Souza, Gilson Borges de Souza, Sabrina de Oliveira Borges e Fernanda Castro Manhães

25. Discurso de Tieta: análise crítico-discursiva de uma cena da novela Tieta para o ensino de Língua Portuguesa
     
Juliano Dumani e Cláudia Cristina Mendes Giesel

26. Educação de surdos no brasil no século XX: uma análise historiográfica da obra ensino oro-áudio-visual para deficientes da audição, de Ana Rímoli de Faria Dória
     
Vanessa Gomes Teixeira Anachoreta

27.
Educação ubíqua: práticas docentes inovadoras para o ensino de Língua Inglesa
      Claudia Pungartnik e Givanildo Silva Santos

28. Estado democrático de direito X racismo ambiental, estigma e universos simbólicos: consequências para as comunidades pesqueira artesanal de Armação dos Búzios
      Manuela Chagas Manhães, Sulamita Conceição Ribeiro de Oliveira, Kaio Lucas Ritter Motta e Victor Muniz Thomas

29. “Gritos bárbaros” na modernidade carioca: rumo a uma edição crítica dos poemas (1916–1925), de Moacyr de Almeida (1902 –1925)
      Mario Newman de Queiroz

30. Histórias em quadrinhos em sala de aula: uma proposta de língua portuguesa com matemática para o ensino
      Priscilla Gevigi de Andrade Majoni e Higor Soares Majoni

31. Imaginar, calcular e deduzir em construções parentéticas epistêmicas no português brasileiro e europeu contemporâneo
      Cristina dos Santos Carvalho, Marta Mascarenhas de Oliveira e Eduardo Ferreira dos Santos Almeida

32. Letramento digital: abordando a variação social na mídia instagram
      Fernanda Kalliane Lopes Rocha Cesarino e Joerberson Siqueira Tavares

33. Linguajar ou língua(gem): uma análise do vocabulário gírio presente em uma comunidade de fala marginalizada
      Eliane Souza Pereira e Valéria Viana Sousa

34. Materialidade, texto e censura: leitura crítico-filológica do texto “A formiguinha professora”, de Lúcia di Sanctis
      Débora de Souza

35. Metaverso: reflexões acerca da cognição e da linguagem no exercício da docência
      Moyana Mariano Robles-Lessa, Marlene Soares Germano, Carlos José de Castro e Carlos Henrique Medeiros de Souza

36. Modernismo e aristocracia
      Maria Cristina de Oliveira Prates e Anne Caroline de Morais Santos

37. Multimodalidade e capacidade informacional de ferramentas comunicativas para a identificação e tratamento da dor crônica em adultos
      Olavo Ferreira Nunes, Lara Amorim D’Ávila Prottes, Sabrina de Oliveira Borges e Fernanda Castro Manhães

38. O ensino da Língua Espanhola na pandemia, na produção científica educacional por uma perspectiva da Linguística Aplicada
      Lindomar Bento de Souza e Adriana Lucia de Escobar Chaves de Barros

39. O estudo das variações regionais no contexto digital
      Claudia Maria Benício Barros e Ivanisa Dias de Sales

40. O gênero discursivo “zine” e sua relação com a história, a cultura e a sociedade
      Lydiane Marques Coimbra e Aline Saddi Chaves

41. O gênero meme na aula de Inglês: provocações da linguística cognitiva
      Caique Souza Alves, Maíra Avelar, Anderson Alves Chaves e Victor Lima dos Santos

42. O golpe da vidente: análise discursiva e atualização dos efeitos de sentidos
      Patrícia Rebouças Oliveira e Gilberto Nazareno Telles Sobral

43. O idoso e suas relações com as mídias sociais: uma análise do sujeito idoso frente às novas tecnologias digitais
      Viviane Carneiro Lacerda Meleep, Alice de Souza Tinoco Dias e Rosalee Santos Crespo Istoe

44. O juridiquês sob a perspectiva discursiva e social
      Alice de Souza Tinoco Dias, Viviane Carneiro Lacerda Meleep, Aline Souza Tinoco Gomes de Melo e Rosalee Santos Crespo Istoe

45. O movimento playing for change e a sociolinguística: a músicacomo meio de comunicação
      Flávia Teixeira Silva Pires, Karla de Mello Silva, Aline Souza Tinoco Gomes de Melo e Eliana Crispim França Luquetti

46. O processo de rememoração e linguagem não verbal: participação ativa e seu impacto na deslegitimação da dominação das classes dominantes para com a comunidade tradicional de pesca de Armação dos Búzios
      Manuela Chagas Manhães, Sulamita Conceição Ribeiro de Oliveira, Kaio Lucas Ritter Motta e Victor Muniz Thomas

47. O teatro nas periferias de Salvador nas décadas de 1970 e 1980: uma leitura dos suportes materiais
      Isabela Santos de Almeida

48. O texto escrito em solidariedade: a crítica genética desvelando a voz do professor em produções escolares
      Rogério Nascimento Bortolin

49. O verbo “ir” nas cosntruções em uso
      Milca Cerqueira Etinger Silva e Valéria Viana Sousa

50. Os “Bastião” e o sotaque: uma abordagem sociolinguística sob a perspectiva do preconceito linguístico vivenciado pelos participantes do BBB21
      Mayara Xavier Vito Pezarino, Ester Portugal da Silva Rocha, Lorrane Estacio do Prado da Silva e Eliana Crispim França Luquetti

51. Pandemia de Covid-19 – uma crise sanitária e social: efeitos discursivos do negacionismo de figuras de poder
      Pedro Renato Teixeira Baptista, Adriana Beatriz Levone Affonso e Elizabeth da Conceição Carvalho Nunes e Carlos Henrique Medeiros de Souza

52. Reflexões sobre o discurso digital em tempos de pandemia de Covid-19 no Brasil
      Ana Paula Lima Santos

53. Reflexões no Salmo 23 sob a perspectiva da textualidade e discursividade de Michel Pêcheux
      Antonio Cilírio da Silva Neto e Raquel Alves da Silva

54. Retórica na grécia antiga: contexto de origem e questionamentos
      Eduardo da Silva de Freitas

55. Revisitando a construção agora: uma abordagem centrada no uso
      Ramilda Viana Gomes da Silva e Valéria Viana Sousa

56. Sufixos formadores de profissão: as relações sociais do trabalho e seus reflexos na língua
      Lívia Abrantes Gomes

57. Sumário de culpa oitocentista baiano: edição semidiplomática, aspectos codicológicos e paleográficos
      Fabrício dos Santos Brandão

58. Traços linguísticos de conservação no português falado em Rio das Rãs
      Jodalmara Oliveira Rocha Teixeira, Jorge Augusto Alves da Silva e Marian dos Santos Oliveira

59. Um breve estudo sobre cruzamento vocabular: análise da produtividade e criatividade do falante
      Manoel Francisco Felismino Freires

60. Uma ótica discursiva sobre o papel da educação no combate à violência
      Décio Dias dos Reis, Edinho Benésio Santos, Regina Dias Araújo, Luís Alberto Libânio Lima, Marcone Pereira da Silva e Paulo Hernandes Gonçalves da Silva

61. Vertentes críticas: interfaces entre filologia e arquivística na organização de acervos do ATTC
      Manoela Nunes de Jesus (UFBA) e Rosa Borges (UFBA)